PRINCIPAL EQUIPE LIVRO DE VISITAS LINKS ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES ARQUIVO DE COLUNAS CONTATO |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
. 01º Capítulo: Os Primórdios (Anos 60) . 02º Capítulo: Do Preto e Branco o Homem Coloriu (Anos 70) . 03º Capítulo: A Era da Televisão – Anos 80 (1ª Parte - 1980-1983) . 04º Capítulo: Aconteceu, virou Manchete – Anos 80 (2ª Parte: 1984-1987) . 05º Capítulo: Na Tela da TV no meio desse povo (Virada Anos 80/90) . 06º Capítulo: O Canto dessa Cidade é meu! (Anos 90) . 07º Capítulo: Enfim, o carnaval da liberdade (Anos 2000) . 08º Capítulo: É o teu futuro que me seduz (Anos 2010) . 09º Capítulo: Como será o Amanhã? . 10º Capítulo: Carnaval, te Amo! Na Vida és tudo pra mim! (2022) 4 de maio de 2023, nº 61 O
carnaval mais esperado dos últimos tempos; Globo faz
transmissão multiplataforma mostrando outros sotaques; Bandfolia
exibe a Série Ouro do Rio de Janeiro; SBT apresenta os melhores
momentos da folia em Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São
Paulo; TV Brasil faz transmissão nacional dos desfiles da Nova
Intendente. O Carnaval deixou de ser atraente na TV?
Chegou o carnaval
“Incrível, Fantástico, Extraordinário” (David Corrêa, Tião Nascimento e J. Rodrigues) – Samba-enredo da GRES Portela 1979.Vou me abraçar com a cidade Eu quero saber só da folia Nesta festa que irradia Sonhos mil, felicidades O carnaval é a maior festa popular do Brasil e, pode-se dizer, que a mais aguardada também. E a folia de 2023 foi a mais esperada dos últimos tempos, após dois anos com as comemorações interrompidas durante o calendário litúrgico devido à pandemia da Covid-19. Arrefecida a circulação do coronavírus, graças à aplicação de vacinas e outras medidas preventivas, a realização do carnaval 2023 nas datas previstas estava garantida. Como falamos no capitulo anterior, o novo encontro marcado com Rei Momo após a atípica folia fora de época de 2022 aconteceu de 18 a 21 de fevereiro de 2023. Na verdade, começara um pouquinho antes. SELEÇÃO DO SAMBA
O
grito de carnaval foi dado em novembro de 2022 com o retorno do
“Seleção do Samba”, parceria da Liga
Independente das Escolas de Samba/Liesa e TV Globo. A
atração mostrou as escolhas dos sambas de cada uma das 12
escolas do Grupo Especial do carnaval do Rio. Sucesso no ano anterior
devido às restrições sanitárias impostas
pela pandemia, o especial apresentou os bastidores da escolha de cada
samba-enredo do Grupo Especial do Rio.
Com apresentação de Milton Cunha, a emissora dividiu o programa em uma série de três episódios, exibidos nas madrugadas dos sábados de novembro, sempre após o “Altas Horas”. Milton Cunha comandou as versões carioca e paulistana do Seleção do Samba. Foto: Rogerio Resende/Globo.
Houve
mudanças em relação a 2021. As
gravações aconteceram nas quadras e foram documentadas de
forma fiel ao que ocorre tradicionalmente em cada
agremiação. No ano passado, as finais foram gravadas na
Cidade do Samba.
Além de mostrar as obras finalistas e o campeão de cada escola, a produção contou também um pouco da história das agremiações através de personagens marcantes. Cada
semana quatro escolas apresentaram seus três sambas finalistas.
Esta etapa preliminar foi previamente gravada nos Estúdios
Globo, na primeira semana do mês de outubro, véspera das
finais de samba. Por este motivo, até o dia 30 de setembro,
todas as escolas precisaram enviar para a TV Globo, através da
Liesa, suas três obras finalistas.
PROGRAMA 1 (ao ar no dia 12/11/2022) – exibiu as finais: 07/10 (Sex) – Paraíso do Tuiuti 08/10 (Sab) – Estação Primeira de Mangueira 09/10 (Dom) – Unidos de Vila Isabel 11/10 (Qua) – Acadêmicos do Salgueiro PROGRAMA 2 (ao ar no dia 19/11/2022) – exibiu as finais: 14/10 (Sex) – Portela 15/10 (Sab) – Império Serrano 16/10 (Dom) – Unidos do Viradouro 17/10 (Seg) – Imperatriz Leopoldinense PROGRAMA 3 (ao ar dia 26/11/2022) – exibiu as finais: 20/10 (Qui) – Beija Flor 21/10 (Sex) – Acadêmicos do Grande Rio 22/10 (Sab) – Unidos da Tijuca 23/10 (Dom) – Mocidade Independente de Padre Miguel O
que foi mantido do formato 2022 foi o lançamento dos sambas, em
suas versões oficiais, nas plataformas digitais posteriormente
à exibição de cada programa.
Em seguida, a partir de 3 de dezembro, o público assistiu nas noites de sábado à versão paulistana do “Seleção do Samba” (também com a apresentação de Milton Cunha) celebrando os hinos das 14 escolas do grupo especial que desfilaram no sambódromo do Anhembi. Outra inovação percebida foi a gravação das vinhetas-clipes com trechos dos sambas-enredo para serem exibidas nos intervalos da programação da TV Globo. As imagens foram gravadas nas quadras das escolas durante as finais de escolha dos hinos. Em
média com 30 segundos de execução do samba enredo
em playback (um trecho da letra ou o refrão de cabeça),
apareciam cenas das finais de samba enredo realizada na quadra de cada
escola, além da respectiva letra do samba na parte inferior da
tela como legenda.
TV BRASIL MOSTRA FOLIA EM VÁRIAS CIDADES DO PAÍS COM PARCEIRAS DA REDE
A
TV Brasil fez ampla cobertura jornalística ao vivo com
transmissões especiais para comemorar o Carnaval em diversas
regiões do país. A programação
começou mais cedo na telinha da emissora pública com um
“esquenta” no sábado, dia 11 de fevereiro, às
21h.
O canal reuniu um time de apresentadores para comandar a faixa “Carnavais do Brasil”. A produção combina shows, transmissões de desfiles de escolas de samba e entradas ao vivo do jornalismo para acompanhar a festa nos quatro cantos do território nacional. Ancorada direto dos estúdios da TV Brasil, no Rio de Janeiro, a cobertura durou cerca de dez dias, destacando o que de mais importante aconteceu na folia pelo país. O conteúdo mobilizou equipes próprias e de emissoras parceiras que integraram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Também
participaram do sistema de comunicação pública
durante o carnaval a Rádio Nacional (que forma a Empresa Brasil
de Comunicação (EBC) junto com a própria TV
Brasil) e outros veículos públicos como a Rádio
MEC e a Agência Brasil.
Com
a faixa Carnavais do Brasil, a emissora pública fez ampla
cobertura jornalística ao vivo em diversas regiões do
país.
Na
primeira noite de transmissões, os apresentadores Bia Aparecida
e Bruno Barros receberam comentaristas para um papo informal sobre as
diferentes características do carnaval no país de
dimensões continentais. O público também
pôde participar com a hashtag #CarnavaisdoBrasil nas redes sociais.
Logo após o aquecimento no estúdio, a partir das 22h, a TV Brasil apresentou o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Vitória, capital capixaba, em parceria com a TVE do Espírito Santo (ver abaixo). Durante a transmissão, os apresentadores no estúdio situado na Cidade Maravilhosa também contaram com a participação do jornalismo da TV Brasil. As equipes estiveram posicionadas em pontos estratégicos do Rio de Janeiro e de São Paulo para revelar os bastidores da folia no final de semana que antecede os festejos. A atração mostrou flashes do carnaval paulista com destaque para o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso II, direto do Sambódromo do Anhembi. Além de Bia Aparecida e Bruno Barros, o time para conduzir a apresentação da faixa Carnavais do Brasil na programação da emissora pública teve os profissionais Anna Karina de Carvalho, Eliane Benício, Luciana Valle, Marília Arrigoni, Morillo Carvalho, Munike Moret, Priscila Rangel, Tâmara Freire e Tiago Alves. A programação Carnavais do Brasil
seguiu na quinta-feira, dia 16, a partir das 21 horas, com a
retransmissão ao vivo e em rede nacional dos principais
blocos de Salvador em parceria com a TVE da Bahia. No dia seguinte,
sexta-feira, dia 17, a festa começou mais cedo, às 16h. A
emissora pública começou os trabalhos em estúdio
para mostrar a animação do carnaval com imagens de
Salvador, Recife e Olinda.
A faixa ainda contou com a entrada de diversas regiões do país, além da reportagem no Rio de Janeiro e em São Paulo. Após uma pausa entre 19h e 21h, para o telejornal Repórter Brasil e a novela "A Terra Prometida", a diversão dos foliões tomou conta da telinha madrugada adentro, até por volta de 1h15. No sábado, dia 18, logo depois dos telejornais locais, às 12h15, a TV Brasil exibiu shows gravados pelas emissoras parceiras da RNCP. À tarde, às 16h, o comando voltou para o estúdio da TV Brasil, no Rio, que apresentou as transmissões ao vivo da Bahia e de Pernambuco. Depois do intervalo entre 19h e 21h, a folia se estendeu até às 4h. A programação da faixa Carnavais do Brasil embalou foliões a partir de 14h de domingo (19). Do estúdio, os apresentadores ressaltaram performances dos blocos país afora e a expectativa para os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, pelo Grupo Especial, e de São Paulo, válidos pelo Grupo de Acesso, além de valorizar a animação de cidades nordestinas e os flashes do jornalismo. A transmissão se estendeu até 5h30. Já na segunda (20) e terça-feira (21), a folia entrou no ar na TV Brasil desde 13h. O Carnaval só tem intervalo entre 19h e 21h para invadir a madrugada com os mais animados blocos e espetáculos da cultura popular nacional. O destaque principal de quarta-feira (22) foi um programa especial após a apuração da escola de samba campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro. A emissora pública reuniu grandes nomes da folia para repercutir a apuração, analisar e debater o título da agremiação vencedora, falar sobre os principais destaques da avenida, comentar as surpresas e abordar as decepções. Transmissão multiplataforma O destaque da cobertura da TV Brasil foi fazer uma transmissão multiplataforma. A programação da emissora pública pôde ser conferida ao vivo e on demand por canal aberto, TV por assinatura e parabólica e pela internet, através do site https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv. A atração Carnavais do Brasil também pôde ser acessada no TV Brasil Play (pelo site tvbrasilplay.com.br), ou por aplicativo no smartphone, além das redes sociais da TV Brasil pelo Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. TV BRASIL Narração: Bia Aparecida e Bruno Barros. Comentários e reportagens: Anna Karina de Carvalho, Eliane Benício, Luciana Valle, Marília Arrigoni, Morillo Carvalho, Munike Moret, Priscila Rangel, Tâmara Freire e Tiago Alves. VITÓRIA, ONDE A FOLIA COMEÇA MAIS CEDO
Como
de praxe, Vitória inaugurou o circuito nacional da folia no
Brasil por ser a primeira capital a realizar seu carnaval. Os desfiles
das escolas de samba do grupo especial do Carnaval capixaba, na
Passarela Sambão do Povo, em Vitória, foram transmitidos
ao vivo para todo o país, através da TV Educativa
Espírito Santo (TVE-ES), emissora integrante do sistema
Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV ES), em
parceria com a TV Brasil, pertencente à Empresa Brasileira de
Comunicação (EBC). A exibição em rede
nacional celebrou os 40 anos de transmissão dos desfiles
capixabas pela TVE-ES.
Programação dos desfiles 2023Em 2023, a tevê educativa capixaba foi a única emissora aberta a exibir ao vivo os desfiles do Grupo A, realizados na sexta-feira (10 de fevereiro). Já os desfiles das sete escolas de samba do Grupo Especial, no sábado (11), foram exibidos ao vivo em rede nacional, com a TVE-ES gerando o sinal para a TV Brasil, distribuiu esse conteúdo para suas 52 afiliadas, cobrindo todo o território nacional durante 16 horas de transmissão. A TVE-ES montou uma estrutura especial para a transmissão ao vivo do desfile das escolas de samba nos dias 10 e 11 de fevereiro. Um estúdio personalizado foi montado em um camarote exclusivo no sambódromo capixaba. A apresentadora Verônica Salazar dividiu o estúdio com os comentaristas Vinícius Vasconcelos, Winny Rocha, Marcus Vinícius e Kátia Galvão. A equipe de reportagem da emissora fez entradas direto da concentração das escolas, das arquibancadas e de outros locais estratégicos, entrevistando os personagens que protagonizam o espetáculo. Várias câmeras estiveram posicionadas ao longo da avenida, com som e imagens de alta qualidade, fruto de uma parceria com a TV Gazeta. Grupo A – Sexta-feira – 10/02/2023 (Transmissão exclusiva TVE-ES) • 1ª – Imperatriz do Forte • 2ª – Império de Fátima • 3ª – Pega no Samba • 4ª – Independentes de São Torquato • 5ª – Chega Mais • 6ª – Mocidade da Praia • 7ª – Unidos de Barreiros Grupo Especial – Sábado – 11/02/2023 (Transmissão em rede nacional TVE-ES/TV Brasil) • 1ª – Unidos da Piedade • 2ª – Unidos de Jucutuquara • 3ª – Novo Império • 4ª – Independentes de Boa Vista • 5ª – Mocidade Unida da Glória • 6ª – Andaraí • 7ª – Chegou O Que Faltava Grupo B – Domingo – 12/02/2023 (Transmissão exclusiva TVE-ES) • 1ª- Rosas de Ouro • 2ª- União Jovem de Itacibá • 3ª – Mocidade Serrana • 4ª – Independentes de Eucalipto • 5ª – Tradição Serrana TVE-ES Narração: Verônica Salazar Comentários: Kátia Galvão, Marcus Vinícius, Vinícius Vasconcelos e Winny Rocha. CARNAVAL GLOBELEZA, A FESTA DE TODO MUNDO
A
festa de todo mundo. Esse foi o conceito do Carnaval Globeleza ganhou
as ruas em 2023. Como em anos anteriores, o público pôde
conferir uma cobertura multiplataforma da maior
manifestação popular do país, que tem carnaval de
todos os tipos (samba, axé, frevo, avenida e blocos de rua). E a
Globo inseriu tudo isso nas múltiplas janelas do conglomerado:
na TV Globo, no Globoplay, nos canais por assinatura Multishow, GNT e
GloboNews, e nas plataformas digitais G1 e Gshow, além do canal
internacional da emissora.
Além da transmissão já tradicional dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, esse ano, o canal retomou a exibição dos desfiles das escolas do grupo especial de São Paulo. Outra novidade é que a tela da Globo ganhou outros sotaques e o público pôde acompanhar uma cobertura especial do trio “Pipoca da Ivete”, exibido direto de Salvador, além do inédito programa “Glô na Rua”, que fez a cobertura com links ao vivo dos desfiles dos blocos carnavalescos do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Florianópolis. Globo modifica início das transmissões de carnaval e põe Ivete Sangalo a comandar a festa O grito de carnaval da TV Globo em 2023 quem deu foi Ivete Sangalo na quinta-feira, 16 de fevereiro, com o trio Pipoca da Ivete, que rendeu boa audiência para a emissora. Com transmissão ao vivo das 16h às 16h30, o evento, com condução da cantora baiana, foi líder isolado na TV aberta. De acordo com dados prévios da Kantar Ibope Media, obtido pelo Portal Alta Definição com fontes do mercado, o show marcou 10,5 pontos de média e 25,3% de share na Grande SP. A segunda colocada foi a Record TV, que marcou 4,9 de média com 11,8% de participação. Na sequência, SBT e Band disputaram o terceiro lugar, com, respectivamente, 2,6 e 2,0 pontos. A RedeTV! ficou em quinto na transmissão, com 1,3 de média. Além da exibição na TV aberta, o trio Pipoca da Ivete foi ao ar na íntegra no Globoplay. A apresentação ficou por conta de Rita Batista. A transmissão virou até cena de novela com uma gravação de “Vai Na Fé” (TV Globo), que teve direito até a palinha do personagem Lui Lorenzo (interpretado pelo ator José Loreto) com a rainha do Carnaval. No
entanto, se a atração fez o ibope da Globo aumentar no
Rio de Janeiro, a “pipoca” não estourou a
audiência em São Paulo.
A Pipoca da Ivete derrubou – nos televisores ligados na capital paulista – em 28% a média da novela “Chocolate com Pimenta” (que estava no ar na faixa vespertina Vale a Pena Ver de Novo), que havia passado antes. Já no Rio de Janeiro e no PNT (Painel Nacional de Televisão), que indica o desempenho das 15 maiores regiões metropolitanas do país, a folia comandada pela cantora baiana turbinou o ibope da faixa. Transmitido pela emissora das 16h às 16h30, o show comandado por Ivete Sangalo registrou 10,1 pontos na Grande São Paulo. A folia até se manteve na liderança sem maiores problemas, mas fez o ibope cair. Antes do Pipoca, “Chocolate com Pimenta” havia marcado 14,0 pontos, recorde da reprise neste dia da semana desde o fim de “O Cravo e a Rosa”, em setembro. O capítulo da novela entregou para o Carnaval com mais de 15,0 pontos, mas rapidamente o público paulista fugiu: a Globo estava com 9 pontos quando a transmissão diretamente de Salvador terminou. Na sequência, a Sessão da Tarde, com “A Era do Gelo: O Big Bang” (2016), voltou a elevar os índices ao anotar 12,7 de média. Cada ponto equivale a 76.953 domicílios na Grande SP. Ao considerar a média das quatro quintas anteriores, o Pipoca da Ivete manteve a audiência da faixa entre os paulistas. O desempenho foi impulsionado pelo bom resultado da Globo na faixa vespertina. Já no Rio de Janeiro, a atração anotou 13 pontos de ibope, crescimento de 18% da média da faixa nas quatro quintas-feiras imediatamente anteriores. Além disso, foi sintonizado por 31% dos televisores ligados no horário, aumento de cinco pontos percentuais. Já no mercado nacional, o Carnaval da cantora em Salvador registrou 11 pontos: 10% de crescimento em relação à média do horário. Glô na Rua A “Pipoca da Ivete”, com o trio de Ivete Sangalo no Farol da Barra, foi o mote para o pontapé inicial da transmissão da folia na capital baiana através do novo projeto da TV Globo, “Glô na Rua”, comandado pelos apresentadores baianos Rita Batista e Érico Brás. O programa mostrou os preparativos da folia carnavalesca em cinco capitais do país (Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Florianópolis). A atração foi uma tentativa da Globo de se aproximar do público durante o Carnaval e ter repercussão nas redes sociais com a cobertura de blocos. A transmissão aconteceu durante a tarde, entre os dias 18 e 21 de fevereiro (sábado a terça-feira), direto de um estúdio que simulou o cenário de disco voador, e mostrou os blocos de rua do Carnaval, além de contar histórias curiosas da folia e dicas de como aproveitar melhor a festa. O
“Glô na Rua” causou um mal-estar nos bastidores da
Globo antes de ganhar status de programa. A equipe da Globo Minas em
Belo Horizonte se negou a fazer a cobertura do carnaval de rua para a
atração durante o feriado. O quadro já é
apresentado nos programas “É de Casa”, “Mais
Você” e “Encontro”. Apesar de ter forte
tradição em blocos de rua, a capital mineira não
participou da transmissão em rede nacional por falta de verba. A
equipe trabalha em esquema de plantão no feriado, com escala
já definida, e ficaria complicado convocar profissionais para
atender à demanda.
Para substituir a Globo Minas, a emissora convidou a NSC TV, afiliada da emissora em Santa Catarina, que cobriu o buraco com a cobertura da festa em Florianópolis – que tem crescido sua participação no Carnaval por causa de eventos que recebem milionários. Anhembi e Sapucaí
Na sequência, houve a transmissão dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo, direto do Sambódromo do Anhembi, comandados, nos dias 17 e 18 de fevereiro (sexta e sábado, após o BBB23), pela nova dupla de apresentadores Aline Midlej e Rodrigo Bocardi, que tiveram a companhia de Ailton Graça, Alemão do Cavaco e Celso Viáfora, que comentaram sobre o desempenho de cada escola. No
Rio de Janeiro, Maju Coutinho e Alex Escobar comandaram a
apresentação dos desfiles do Grupo Especial carioca, no
sambódromo da Marquês de Sapucaí, nos dias 19 e 20
(domingo e segunda), com comentários de Milton Cunha e Pretinho
da Serrinha.
A transmissão dos desfiles do Rio e de São Paulo também pôde ser acompanhada pelo G1 e pelo Globoplay, para não-assinantes logados. Datas e ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro: 19/02 – DOMINGO 1ª Império Serrano (“Lugares de Arlindo”) 2ª Acadêmicos do Grande Rio (“Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!”) 3ª Mocidade Independente de Padre Miguel (“Terra de meu céu, estrela de meu chão”) 4ª Unidos da Tijuca (“É onda que vai... É onda que vem... Serei a Baía de Todos os Santos a se mirar no samba da minha terra”) 5ª Acadêmicos do Salgueiro (“Delírios de um paraíso vermelho”) 6ª Estação Primeira de Mangueira (“As Áfricas que a Bahia canta”) 20/02 – SEGUNDA-FEIRA 1ª Paraíso do Tuiuti (“Mogangueiro da cara preta”) 2ª Portela (“O azul que vem do infinito”) 3ª Unidos de Vila Isabel (“Nessa festa, eu levo fé!”) 4ª Imperatriz Leopoldinense (“O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida”) 5ª Beija-Flor de Nilópolis (“Brava Gente! O grito dos excluídos no Bicentenário da Independência” 6ª Unidos do Viradouro (“Rosa Maria Egipcíaca”) Globo News
O carnaval de rua também invadiu a programação da GloboNews. De 18 a 21 de fevereiro, o canal intensificou o noticiário sobre a folia. Um time de repórteres do jornalismo acompanhou, em tempo real, os blocos de ruas espalhados por todo país. Nos dias 18 e 19, houve flashes ao vivo nas edições especiais das 10h, meio-dia, 15h, 18h e no “Jornal das Dez”. Já nos dias 20 e 21, os repórteres entraram com informações atualizadas sobre os blocos nos telejornais “Conexão”, “Estúdio i”, “GloboNews Mais”, “Edição das 18h” e “Jornal das Dez”. Folia multiplataforma
A festa carnavalesca tomou conta ainda do Globoplay, GNT e Multishow, que trouxeram programações especiais pra marcar a manifestação popular que movimenta todo o país. Globoplay Além de ter exibido na íntegra e ao vivo a passagem do trio ‘Pipoca da Ivete’, e de outros trios que se destacaram no carnaval de Salvador, o Globoplay ainda fez a cobertura do carnaval de Recife, com a abertura dos festejos no dia 17; o desfile do Galo da Madrugada, no dia 18; e, em Olinda, do desfile do Homem da Meia-Noite, também no dia 18. Canal Multishow No sábado, 25 de fevereiro, o desfile das campeãs, no Rio, foi exibido com exclusividade pelo Multishow e com exibição aberta no Globoplay, para não assinantes logados. A
transmissão teve o comando de Mariana Gross, com
comentários de Milton Cunha, Lucinha Nobre e Ailton
Graça, e uma cobertura irreverente feita por Victor Di Castro,
Nany People, Ellen Roche e Rhudson Victor. As redes do Multishow
também contarão com trechos exclusivos e melhores
momentos do desfile.
GNT
E o GNT exibiu a segunda temporada de “Carnaval da Sabrina”, que acompanhou a verdadeira maratona da apresentadora Sabrina Sato antes e durante o carnaval. O reality acompanhou os ensaios e desfiles como rainha de bateria na Gaviões da Fiel e na Vila Isabel, as reuniões, as provas de figurino e sua presença vip nos camarotes do sambódromo. Com seis episódios, a atração, foi ao ar toda quarta-feira, sempre a partir das 22h30, no GNT, e também no Globoplay. G1 O portal G1 preparou um combo para quem quis conhecer mais sobre Carnaval. O superzoom de musas teve detalhes das rainhas de bateria, passistas e mulheres que brilharam na avenida. Aos interessados por instrumentos musicais, o portal disponibilizou uma apresentação dos principais itens usados no Carnaval e dicas de como tocar pandeiro. A cobertura em tempo real dos desfiles em Salvador, Rio de Janeiro, Pernambuco, Belo Horizonte e São Paulo contou com galerias de fotos, playlists de vídeos e reportagens no G1. Também foi possível ver os famosos nos camarotes, na avenida na Sapucaí e no sambódromo do Anhembi. GShow No Gshow, a cobertura teve ensaios fotográficos com personalidades do carnaval, entrevistas com famosos e lives com dicas de moda e beleza para entrar na folia. O público acompanhou os detalhes do tradicional Baile da Vogue e a animação do carnaval de Salvador. A cobertura do portal de entretenimento da Globo também acompanhou a apuração e a comemoração das escolas campeãs. Ensaios do Grupo Especial na Sapucaí são transmitidos com mega estrutura
A temporada de ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí para o Carnaval 2023 foi transmitida ao vivo pelo Youtube graças a uma mega estrutura preparada pela Liesa. Os treinos aconteceram aos domingos, de 15 de janeiro até o dia 12 de fevereiro, sempre a partir das 20h30. No dia 11 de fevereiro (sábado), houve a tradicional lavagem da pista de desfiles. Tudo pôde ser acompanhado por foliões do Brasil e do mundo inteiro pela internet. Essa foi a segunda vez que a entidade registrou os ensaios técnicos em tempo real com o auxílio da produtora audiovisual Fitamarela, especializada no mercado do samba, e do apresentador Milton Cunha. A parceria repetiu o sucesso do ano anterior, quando internautas assistiram aos ensaios em 534 mil pontos de acesso com média de três pessoas conectadas ao evento em cada um deles, na estimativa da Liesa. Cunha acompanhou as passagens das escolas pela Avenida diretamente do início da Sapucaí, no Setor 3. Conectado ao âncora, esteve o time de repórteres formado por Vivi Martins, Laíza Bastos e Mariana Moreno. Ao todo, cerca de 30 profissionais integraram o time responsável pela criação de conteúdo e suporte técnico da transmissão. Segundo Arthur Pereira, da Fitamarela, responsável pela tecnologia da transmissão, foi utilizado 10 câmeras de vídeo (uma delas alocada num drone, que pode chegar a até 50 metros de altura); duas gruas com até 6 metros de altura e 800 metros de cabos para a circulação de imagens. Os microfones para a captação de áudio das baterias e das repórteres são todos sem fio para evitar acidentes com os componentes. Para assistir aos ensaios o internauta teve que acessar e se inscrever no canal do Rio Carnaval no Youtube. RIO CARNAVAL/FITAMARELA Narração: Milton Cunha. Reportagens: Laíza Bastos, Mariana Moreno e Vivi Martins. Direção: Arthur Pereira (Fitamarela) BANDEIRANTES, O CANAL DO CARNAVAL Após muitos anos ausente do sambódromo do Rio de Janeiro, o Grupo Bandeirantes de Comunicação (através da TV aberta e das emissoras de rádio da empresa) anunciou, em novembro de 2022, uma novidade para o carnaval 2023: a Band Rio, afiliada carioca do conglomerado midiático paulista, iria transmitir, diretamente da Marquês de Sapucaí, os desfiles das 15 escolas de samba do Grupo Ouro (antigo Grupo de Acesso ou segunda divisão do carnaval carioca). A atração integrou a programação carnavalesca da emissora, conhecida como Band Folia. Até o ano anterior, a TV Globo era a detentora dos direitos da exibição do evento e retransmitia os desfiles da Série Ouro do Rio de Janeiro para todo o país, com exceção de São Paulo, uma vez que lá eram exibidas as agremiações do estado. Desde 2023, a Band assumiu esse papel. Os desfiles da Série Ouro aconteceram nos dias 17 e 18 de fevereiro, com o objetivo de disputar por uma vaga para vencer e conquistar um lugar no tão desejado Grupo Especial para o carnaval de 2024. Mas a cobertura da Band Folia 2023 começou no dia anterior, sexta-feira (17 de fevereiro). Pioneira em apostar na transmissão nacional da festa em Salvador, a Band fez uma imersão carnavalesca por todas as capitais. A ideia foi mostrar a energia vibrante que rola em cada canto do Brasil durante o Carnaval. A abertura aconteceu às 14h30, quando Catia Fonseca comandou o “Melhor da Tarde” direto do Marco Zero, no Recife, na companhia de Artur Tigre e Moab Augusto, apresentadores da TV Tribuna, afiliada da Band. Até terça-feira, a capital do frevo e a tela da Band receberam grandes nomes da música brasileira, como Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém, Chico César, Maria Rita, Caetano Veloso, João Gomes, Fundo de Quintal, Lenine, Emicida, Pabllo Vittar, Nando Reis, entre outros. Mais tarde, às 23h, Zeca Camargo e Juliana Guimarães abriram os trabalhos no estúdio montado dentro do camarote Planeta Band, no circuito Dodô (Barra – Ondina), em Salvador, onde se apresentaram artistas consagrados como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Xanddy Harmonia, Bell Marques, Durval Lélys, Leo Santana, Alinne Rosa e Daniela Mercury, que fez uma apresentação especial para marcar o início da transmissão. Diretamente do Farol da Barra, Betinho e Pâmela Lucciola foram os responsáveis pelas entrevistas especiais, levando o telespectador para cima dos trios elétricos e mostrando tudo o que rola por trás das câmeras. Tudo o que aconteceu no circuito Osmar (Campo Grande), centro histórico e os desfiles dos blocos afros pelas ruas de Salvador ficou a cargo de Val Benvindo, Maria Lorena Alves e Uziel Bueno. Em São Paulo, a folia rolou solta dentro do camarote Bar Brahma, que recebeu os shows de artistas como Zeca Pagodinho, Péricles, Sorriso Maroto, Diego Nogueira, Pixote, Alexandre Pires & Seu Jorge. O repórter Rafael Pessina cobriu todos os detalhes. A Band também mostrou os blocos que agitaram as ruas da capital paulista e de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Band Folia de volta ao sambódromo com a Série Ouro A Band exibiu com exclusividade, o primeiro dia de desfiles da Série Ouro do carnaval carioca. Os apresentadores Glenda Kozlowski e Sergio Mauricio estiveram a postos no estúdio montado no Camarote Nº1 na Sapucaí para apresentar o desempenho das escolas de samba na Avenida. Glenda cobriu o carnaval de 2009 a 2013 pela TV Globo e chegou a desfilar por Portela, Salgueiro e União da Ilha. Já o carnaval de 2023 marcou o début de Sérgio na apresentação da folia. Os comentários estiveram a cargo dos jornalistas Bruno Chateaubriand e Leonardo Bruno, e da geógrafa, gestora pública e ex-passista da Mangueira, Rafaela Bastos. A transmissão ainda contou com as participações especiais das apresentadoras do programa “Samba Coração”, na Band Rio, Evelyn Bastos, rainha de bateria da Mangueira, e Selminha Sorriso, primeira porta-bandeira da Beija Flor de Nilópolis. Na Band Rio (TV aberta e YouTube), a exibição começou às 21h, na sexta-feira, e às 20h30, no sábado. Seis equipes estiveram dedicadas para exibir todos os detalhes do evento até as 6h da manhã em 26 câmeras. Ao longo da programação, o público pôde votar em enquetes interativas no portal da Band (Band.com.br/carnaval) para ajudar a escolher a melhor escola. Confira a divisão e ordem das escolas que desfilaram na Série Ouro: Sexta-feira – 17 de fevereiro de 2023 1 - Arranco do Engenho de Dentro 2 - Lins Imperial 3 - Acadêmicos de Vigário Geral 4 - Estácio de Sá 5 - Unidos de Padre Miguel 6 - Acadêmicos de Niterói 7 - São Clemente Sábado – 18 de fevereiro de 2023 1 - União de Jacarepaguá 2 - Unidos da Ponte 3 - Unidos de Bangu 4 - Em Cima da Hora 5 - Unidos do Porto da Pedra 6 - União da Ilha do Governador 7 - Império da Tijuca 8 - Inocentes de Belford Roxo Recife e Salvador No sábado (18), às 12h30, sob o comando de Catia Fonseca, a emissora invadiu o Galo da Madrugada, maior bloco de rua do planeta, que apresentou em 2023 o tema “Viva a Vida, Viva o Frevo, Viva Enéas”, em homenagem ao fundador Enéas Freire. O artista plástico Ary Nóbrega (falecido em abril de 2020), que por mais de duas décadas foi responsável pela confecção das alegorias, também foi lembrado. O Band Folia também registrou os shows realizados no palco do camarote Planeta Band, que comemorou 21 anos em 2023, com atrações como Xanddy Harmonia, Lincoln, Psirico, É o Tchan, Parangolé, Filhos de Jorge, Jau, Luiz Caldas, Silva, Àttooxxá, Timbalada e Escandurras. Transmissão online e redes sociais No digital, o Band Folia contou com uma cobertura robusta, com câmeras instaladas em pontos específicos para registrar a folia em tempo integral em todas as praças. De onde estiver, o folião pôde acompanhar as transmissões ao vivo de vários carnavais da Band pelo Brasil no site Band.com.br/carnaval, no Bandplay e no YouTube do Band Folia. Conteúdos exclusivos direto da Sapucaí foram disponibilizados nas redes sociais do Band Entretê e Band Folia e no site oficial da emissora. Samba Coração No dia 10 de dezembro de 2022 – a dois meses da folia – estreou nas tardes de sábado da Band (16h) o programa “Samba Coração”. A atração tem o objetivo de apresentar reportagens, quadros de entretenimento e números musicais relacionados ao universo do carnaval do Rio de Janeiro. O programa é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com a Liesa. “Samba Coração” foi idealizado a partir do Departamento de Marketing da Liga, que com os acontecimentos da pandemia de Covid-19, começou a estimular projetos para a valorização do carnaval carioca, suprindo demandas de sambistas e organizadores do evento. O programa foi projetado como uma forma de empoderamento e protagonismo negro, sendo dirigido por Shirlene Paixão e Caíque Nogueira. A apresentação do programa ficou a cargo de Selminha Sorriso, porta-bandeira da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, e de Evelyn Bastos, rainha de bateria da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Além de âncoras, que formarão um dos poucos programas de TV apresentados apenas por mulheres negras, o “Samba Coração” contou com a participação de uma matriarca do samba: Tia Surica, da Velha Guarda da Portela. A baluarte da azul e branca tem um quadro próprio, em que compartilha dicas com os foliões. A
intenção era fazer um modelo inédito na TV: o
primeiro dedicado às escolas de samba cariocas e às
estrelas que as integram. Após a concepção do
“Seleção do Samba” (apresentado na TV Globo),
e a confirmação da Rede Bandeirantes na
transmissão dos desfile das escolas de samba da Série
Ouro do Rio de Janeiro em 2023, criou-se o conceito do “Samba
Coração”, idealizado pelo diretor de marketing da
Liesa, Gabriel David, com o objetivo de “suprir uma demanda do
público que vive a festa o ano inteiro, desejando se sentir
reconhecido na TV”.
O
conceito de “Samba Coração” foi idealizado
pelo diretor de marketing da Liesa, Gabriel David (ao centro da foto).
Crédito: Reprodução/Instagram
BAND Narração: Artur Tigre, Catia Fonseca, Glenda Kozlowski, Juliana Guimarães, Moab Augusto, Sergio Mauricio e Zeca Camargo. Comentários: Bruno Chateaubriand, Evelyn Bastos, Leonardo Bruno, Rafaela Bastos e Selminha Sorriso. Reportagens e entrevistas especiais (Salvador): Betinho, Maria Lorena Alves, Pâmela Lucciola, Uziel Bueno e Val Benvindo. Camarote Bar Brahma: Rafael Pessina. O MELHOR DO CARNAVAL BAIANO NAS MADRUGADAS NO SBT
O SBT Folia exibiu os melhores momentos do Carnaval de Salvador nas madrugadas do período de folia. A transmissão teve início na madrugada de sexta-feira, dia 17 de fevereiro, às 00h45, e foi ao ar neste mesmo horário ao longo do Carnaval, até o dia 21, terça-feira Gorda. Tendo
como carro-chefe mostrar trechos da folia na capital baiana, o programa
foi comandado pela jornalista Michelle Barros (egressa da TV Globo). A
atração também abordou as principais festas em
Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em 2022, Michele fez dupla com o apresentador Chico Pinheiro na transmissão do desfile das escolas de samba do grupo especial de São Paulo pela TV Globo e se desligou da emissora poucas semanas depois. Além
disso, Helen Ganzarolli – uma das estrelas do elenco do SBT
– também participou da apresentação em
São Paulo, enquanto Léo Sampaio foi o responsável
por levar todas as informações diretamente do
estúdio do SBT em Salvador.
Na capital baiana, o SBT Folia mostrou as atrações do circuito Dodô (Barra – Ondina), com os trios de Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Léo Santana, Xanddy Harmonia, Daniela Mercury, Banda Eva, Saulo Fernandes, entre outros. A atração também exibiu os principais eventos dos tradicionais carnavais de Olinda e do Recife, com um de seus blocos mais famosos, o Galo da Madrugada. Cobertura multimídia do SBT O SBT Folia 2023 foi transmitido no canal aberto da emissora de Silvio Santos, mas também foi possível acompanhar o sinal ao vivo pela internet, acessando o portal do SBT, sem ser necessário fazer cadastro na plataforma, ou através do canal no YouTube SBT LIVE. SBT Narração: Michelle Barros. Reportagens: Helen Ganzarolli e Léo Sampaio. DESFILES DA NOVA INTENDENTE GANHAM TRANSMISSÃO NACIONAL
Sucesso de transmissão em 2022 pela TV pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (TV Alerj), os desfiles da Intendente Magalhães passaram a ter cobertura nacional em 2023. Em fevereiro, a Superliga Carnavalesca fechou uma parceria com a TV Brasil para transmitir para todo o país os desfiles das 32 escolas de samba das séries Prata e Bronze (terceira e quarta divisão do carnaval do Rio de Janeiro) no novo palco oferecido ao público carioca. Os cortejos também serão televisionados pela TV Alerj, mas restrito ao Rio de Janeiro. A festa das séries Prata e Bronze mudou de endereço em 2023, para ganhar uma estrutura que passou a ter mais que o dobro da capacidade de público. Os desfiles foram realizados por 16 anos na Estrada Intendente Magalhães, da qual a nova estrutura herdou o nome. A “Nova Intendente”, com sua estrutura temporária, passou a ocupar um trecho na Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, na zona norte da cidade. As apresentações da Série Prata aconteceram nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Nova Intendente. Os desfiles da Série Bronze foram realizados nos dias 20 e 21 de fevereiro. O Grupo de Avaliação ocorreu no dia 19 de fevereiro. Arame de Ricardo desfilando pela Série Prata na pista da Nova Intendente. Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio.
A
pioneira cobertura do Carnaval da Intendente Magalhães, em 2022,
pela TV Alerj reuniu 80 profissionais, com oito câmeras, que
levaram ao público o caloroso desfile dos foliões na Zona
Norte do Rio. Além disso, um compacto de cada escola ficou
disponível no Youtube da emissora da Casa.
Ordem de Desfile SÉRIE PRATA – Superliga24/02, sexta-feira 1ª Unidos de Lucas 2ª União do Parque Acari 3ª Unidos da Vila Santa Tereza 4ª Raça Rubro-Negra 5ª Acadêmicos da Abolição 6ª Acadêmicos de Jacarepaguá 7ª Acadêmicos do Peixe 8ª Acadêmicos da Rocinha 9ª Unidos do Jacarezinho 10ª Caprichosos de Pilares 11ª União de Maricá 12ª Leão de Nova Iguaçu 13ª Independente da Praça da Bandeira 14ª Rosa de Ouro 15ª Acadêmicos de Santa Cruz 16ª Acadêmicos do Engenho da Rainha Ordem de Desfile SÉRIE PRATA – Superliga 25/02, sábado 1ª Flor da Mina do Andaraí 2ª Botafogo Samba Clube 3ª União do Parque Curicica 4ª Renascer de Jacarepaguá 5ª Sereno de Campo Grande 6ª Arame de Ricardo 7ª Mocidade Unida do Santa Marta 8ª Império da Uva 9ª Acadêmicos do Dendê 10ª União Cruzmaltina 11ª Acadêmicos da Diversidade 12ª Acadêmicos do Cubango 13ª Alegria da Zona Sul 14ª Independentes de Olaria 15ª Arrastão de Cascadura 16ª Unidos de São Cristovão TV ALERJ Narração: Fernando Cesar e Mônica Puga. Comentários: Fernando Cabeção e Ludmila de Aquino. Reportagens: Fernanda Nogueira, Fernando Oliveira, Marcela Buzelin, Natália Pugliese, Paulo Victor Viviani, Priscilla Leão e Rui Guilherme. TV CULTURA TRANSMITE O DESFILE DAS CAMPEÃS DO CARNAVAL DE SÃO PAULO 2023
A
TV Cultura de São Paulo repetiu 2022 e apresentou a festa das
campeãs do Carnaval paulista, diretamente do Anhembi. A
cobertura se deu no sábado, dia 25 de fevereiro, e teve
início às 23 horas.
O evento contou com desfiles da Mocidade Alegre (a vencedora do grupo especial deste ano), Mancha Verde, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real. Além delas, o desfile teve a presença da Vai-Vai (campeã do grupo de Acesso), e a Camisa Verde e Branco (vice do Acesso). Para finalizar, a Torcida Jovem fechou a festa por ter vencido o Grupo de Acesso 2. O
Desfile das Campeãs pela emissora pública foi liderado
por Adriana Couto, que teve as companhias de Cris Guterres e Roberta
Martinelli, diretamente do sambódromo paulistano. Durante a
transmissão, as três receberam convidados e integrantes
das escolas de samba.
As reportagens ficaram por conta de Laíze Câmara, Renata Simões, Rodrigo Leitão e Sérgio Colacino, que mostraram toda a emoção dos desfiles na avenida, na concentração e dispersão das escolas. Os
convidados que participaram da cobertura da TV Cultura foram Claudia
Alexandre, especialista em samba e escolas de samba; Dani Renzo,
arte-educadora e preparadora de casais Mestre Sala e Porta Bandeira em
16 escolas; Maíra da Rosa, arte-educadora, vocalista do grupo
Samba de Dandara e mestranda em educação pela PUC-SP;
Moises da Rocha, radialista dedicado ao samba que está à
frente do programa "O Samba Pede Passagem", da Rádio USP; e
Thobias da Vai-Vai, cantor, ator, radialista e ex-dirigente da Vai-Vai.
TV CULTURA SP Narração: Adriana Couto. Comentários: Cris Guterres e Roberta Martinelli. Convidados: Claudia Alexandre, Dani Renzo, Maíra da Rosa, Moises da Rocha e Thobias da Vai-Vai. Reportagens: Laíze Câmara, Renata Simões, Rodrigo Leitão e Sérgio Colacino. TV Globo comemora números da audiência do Carnaval 2023 no Rio de Janeiro e em São Paulo
A Globo, com os desfiles das Escolas de Samba de São Paulo 2023, cresceu 33% em audiência no primeiro dia de transmissão (8 pontos e 35% share) e 14% no segundo dia (8 pontos e 33% share) na praça paulista em relação às quatro semanas anteriores. O share é uma estimativa que indica o número total de espectadores de um programa num determinado momento em relação ao número total de pessoas que veem televisão. Exemplo: em determinada data, um programa da emissora X marcou 7,6 pontos e 16,5% de share. Isso significa que 16,5% dos aparelhos ligados no horário do programa estavam sintonizados na emissora. Na sexta (dia 17 de fevereiro), o desfile elevou a faixa da madrugada (7 pontos e 34% share), registrando a maior audiência e share
da faixa às sextas-feiras desde 07 de outubro de 2022. No
sábado (dia 18), foi a maior audiência e share da faixa da
madrugada aos sábados (7 pontos 34% share)
desde 31 de dezembro de 2022. Desconsiderando o ano novo, a faixa foi a
maior audiência desde o dia 17 de setembro de 2022.
A
apuração, que aconteceu entre às 15h56 e 18h07 da
terça-feira, dia 21, e que consagrou a Mocidade Alegre como
Campeã do Carnaval de SP, registrou 17 pontos e 33% share, um
crescimento de 13% no comparativo com a média da faixa das
quatro terças-feiras anteriores.
No Rio de Janeiro, a Globo cresceu 67% em audiência no primeiro dia (domingo, 19) com os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial (15 pontos e 53% share) e 89% de audiência no segundo dia (segunda-feira, 20 de fevereiro), com 17 pontos e 59% share, na praça do Rio de Janeiro em relação às quatro semanas anteriores. No domingo, foi a maior audiência e share da faixa da madrugada aos domingos (13 pontos 56% share) desde o último desfile de carnaval nesse dia da semana, ocorrido no dia 23 de fevereiro de 2020. Na segunda, foi a maior audiência e share da faixa da madrugada aos domingos (15 pontos 63% share) desde o último desfile de carnaval nesse dia da semana, no dia 24 de fevereiro de 2020. Baixa audiência afeta programas da linha de shows e teledramaturgia O Carnaval fez as novelas e programas da linha de shows da Globo registrarem queda na audiência. O Domingão com Huck sofreu na sua edição que foi ao ar no meio do feriado de Carnaval. O público parece ter fugido da atração da Globo na tarde de domingo (dia 19 de fevereiro), o que rendeu o pior índice do programa em um ano. A atração de Luciano Huck ficou com 12,1 pontos de média na Grande São Paulo, de acordo com dados da Kantar Ibope Media. O índice só é mais alto do que os 12,0 pontos anotados justamente no domingo de Carnaval de 2022. Já
na teledramaturgia a coisa também foi parecida, a começar
por “O Rei do Gado” (1996) na faixa da tarde de
segunda-feira (dia 20 e fevereiro). A trama escrita por escrita por
Benedito Ruy Barbosa rendeu apenas 14,9 pontos no Ibope de acordo com
dados obtidos através de fontes do mercado.
“Mar
do Sertão”, na sequência (faixa das 18h), registrou
somente 16,6 e “Vai na Fé” (faixa das 19h) iniciou a
semana com 19,8. “Travessia” (faixa das 21h) fechou com
22,6 e acabou sendo o produto mais visto do dia na capital paulista.
Na
segunda de Carnaval, o Big Brother Brasil anotou 20,3 – este
praticamente o único produto não afetado pelo feriado na
faixa noturna dentro da Globo.
CARNAVAL DEIXOU DE SER ATRAENTE NA TV?
Quem diria... a cobertura televisiva do carnaval pode estar com os dias contados? A hipótese apocalíptica é compartilhada por alguns analistas de tevê, como colunistas de sites de entretenimento e jornalistas. Até o início do ano, a Globo estava com dificuldades de conseguir patrocinadores para a sua cobertura do Carnaval. Até o início de fevereiro, apenas uma marca havia fechado contrato. A situação esteve complicada. O mercado publicitário torceu o nariz para investir em televisão até o mês de abril, e os desfiles das escolas não têm atraído mais os anunciantes. Só
a Brahma, marca de cerveja pertencente à Ambev, maior
distribuidora de bebidas do Brasil, comprou a cota de
patrocínio. Foi uma renovação do contrato que
já estava vigente desde 2021, quando o Carnaval ficou paralisado
pela Covid-19 e houve exibição de desfiles antigos.
Os diretores da emissora não culpam o departamento comercial, mas o mercado publicitário. Em diversas consultas feitas pela Globo, a resposta foi que as empresas não vão fazer grandes investimentos até abril – quando termina o BBB 23 e a programação de televisão terá novidades. Neste ano, a Globo testou um modelo de negócio diferente com o Carnaval de São Paulo. Pelo novo contrato, a emissora reduz o pagamento fixo para as agremiações e deposita um valor variável, que será repassado a depender de metas publicitárias alcançadas. A preocupação maior está justamente aí: se as vendas não forem tão bem como se esperava, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) pode ficar com o pé atrás na hora de renovar o contrato para 2024. Segundo Guilherme Ravache, do portal UOL, o fato da Globo ter vendido apenas uma cota de publicidade para a transmissão do Carnaval 2023 e caminhar para um prejuízo milionário é um banho de água fria na emissora carioca e nas escolas de samba. Para o colunista, o momento econômico é ruim e o mercado de publicidade está em crise, mas o fato é que “a transmissão dos desfiles não envelheceu bem na TV”. Sandro Nascimento, colunista do site Natelinha, ouviu de publicitários que “o mercado vive um momento de retração, com isso, colocar o anunciante nos meios digitais para impactar o público-alvo se mostra, na maioria dos casos, mais barato e eficaz. Além de que as marcas estão apostando, cada vez mais, na ativação presencial com o crescimento do Carnaval de rua”. Outro ponto fundamental apontado por Nascimento é que “todos – agências e anunciantes – foram unânimes em dizer que as transmissões dos desfiles das escolas de samba precisam mudar seu conceito como show para que o telespectador se renove”. Hoje, o público mais velho é o principal consumidor de Carnaval na TV. E principalmente, os desfiles têm pouca repercussão na segunda tela, como os anunciantes chamam as plataformas digitais. Para
o jornalista Britto Júnior, “o mundo está mudando
de uma maneira tão rápida que os jovens dessa nova
geração preferem cair na folia ao invés de sentar
na sala para assistir a transmissão. O Carnaval de rua cresce e
o da TV despenca na audiência. Isso afeta os patrocinadores, que
deixam de investir nas emissoras, e a procura pela
exibição da festa desaparece cada vez mais“. Britto
fez a análise, em seu canal do YouTube, comentando o que mudou
sobre o evento nas últimas décadas.
Globo, Carnaval e modelo de negócio ruim Os colunistas concordam que o Carnaval do Rio e de São Paulo, e as emissoras de TV, em boa medida têm seus destinos interligados e problemas semelhantes. A TV viu suas margens de lucro serem engolidas pelo digital com a fuga de audiência e anunciantes para as redes sociais e streaming. Já o Carnaval tradicional, que tem como um de seus principais modelos de negócio vender os direitos de transmissões dos desfiles para a TV, agora vê o dinheiro da Globo também diminuir. E não é um problema específico da emissora carioca, outras emissoras procuradas pelas ligas das escolas oferecem propostas até inferiores à da Globo, e sempre com divisão de receita. Se a TV vender pouco ou nada, as escolas também recebem pouco ou nada. A digitalização do Carnaval O concorrente da TV cada vez mais é o digital. O concorrente das escolas de samba do Rio e São Paulo são os blocos e festas de rua. Os concorrentes engoliram o modelo tradicional porque são mais flexíveis e deixam o controle na mão do consumidor. No digital (redes sociais e streaming) o internauta escolhe o que ver e quando ver. No Carnaval de rua é a mesma coisa, não há arquibancada, lugar marcado ou endereço certo como no sambódromo. Nas ruas o folião pode até mudar a ordem do que vai ver, já que há dezenas de blocos no Rio e em São Paulo. No sambódromo o espectador é obrigado a acompanhar a ordem determinada por terceiros. No digital e no Carnaval de rua é o consumidor que está no comando. Até na publicidade a analogia é válida. Com centenas de opções de eventos de rua para patrocinar, há muito mais facilidade para se negociar com organizadores de eventos e até a segmentação de audiência é mais fácil. Como no streaming, o Carnaval de rua também tem opção para todos os bolsos, até alternativa gratuita existe. A própria Globo parece entender essa dinâmica. As festas de rua nunca tiveram tanto espaço na emissora como em 2023. Segundo a Globo, “a festa de todo mundo” é o conceito do Carnaval Globeleza deste ano. Além dos desfiles, a Globo transmitiu a folia nas ruas de mais cinco cidades. Plataformas digitais de vídeo como o TikTok e Kwai também investiram pesadamente nos eventos de rua e têm tido sucesso em atrair anunciantes. De acordo com Britto Júnior, ainda não existe um formato que torne a transmissão do carnaval de rua atrativo. “O Carnaval na TV passa a ser a nova pedra no sapato da Rede Globo, pois sem patrocínio, não há faturamento“, comentou o jornalista aos internautas de seu canal, que existe há cerca de quatro anos e tem 76 mil inscritos. O
YouTube e centenas de influenciadores digitais pelo país
também faturaram ao aparecer mostrando ativações
comerciais dentro de camarotes, do alto de trios-elétricos.
Até os anônimos têm chance de compartilhar hashtags
e imagens e, quem sabe, viralizar.
Carnaval no streaming Britto Júnior ressalta que “as novas gerações acabam optando pela internet e o streaming, deixando de lado a TV aberta. Sendo assim, menos gente em frente às telas e menos anunciantes interessados em investir. Uma queda livre nos caixas das emissoras, que perdem o interesse na cobertura do Carnaval ao longo dos anos. Atualmente apenas a Globo exibe o festival“. As escolas paulistanas e cariocas sabem que precisam se adaptar e já têm testado transmissões no streaming, resta saber se será suficiente para atender às expectativas dos novos consumidores. Mudar a transmissão dos desfiles apenas para plataformas digitais não resolverá a questão. O problema apenas mudaria de lugar. O fundamental é que isso talvez não seja suficiente para atrair o mais importante: o espectador. O dilema do Carnaval do Rio e São Paulo é o dilema da TV: como se reinventar sem perder o público atual. Como criar um novo modelo de negócios sem abrir mão do que já funciona e ainda dá muito dinheiro. A venda de ingressos e patrocínios dentro dos sambódromos segue trazendo milhões para as ligas e deve crescer neste ano. A Globo apostou no streaming, e apesar dos prejuízos da área, tem perspectivas favoráveis, já que segue crescendo o número de assinantes na plataforma e batendo recordes de horas assistidas no Globoplay. As ligas podem aprender muito com os erros e acertos da Globo em sua digitalização. E uma lição parece clara: os altos números de publicidade e de faturamento vão ficar no passado. O momento é de se reinventar. Audiência da apuração de 2023 na TV Globo cresce 121% Apesar do quadro caótico pintado por analistas de tevê sobre o futuro do carnaval na telinha, a audiência da apuração de 2023 registrou excelentes índices. Com a apuração dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do RJ, que consagrou a Imperatriz Leopoldinense como campeã do Carnaval de 2023, a Globo cresceu 121% em audiência, ao marcar 31 pontos e 56% de participação no Rio de Janeiro, no comparativo com a média da faixa de horário das quatro quartas-feiras anteriores. A audiência da apuração superou a de 2022. Já
em São Paulo, a apuração registrou 14 pontos de
audiência e 29% de participação, um aumento de 17%
em relação às quatro quartas-feiras anteriores.
OUTROS POLOS CARNAVALESCOS PELO PAÍS EM 2023
Carnaval em Belém do Pará Após dois anos sem desfile de carnaval na capital paraense, o sambódromo da Aldeia Cabana voltou a receber o brilho e a alegria das Escolas de Samba de Belém. O desfile teve a transmissão ao vivo e exclusiva da TV e Portal Cultura em canal aberto e site, além da rede social Facebook e plataforma de vídeos Youtube. A programação começou na sexta-feira (dia 10 de fevereiro), com a equipe de jornalismo com flashes mostrando as apresentações das agremiações do grupo de acesso, e seguiu no sábado (11) e no domingo (12), com transmissão ao vivo dos desfiles do grupo especial, no canal 2.1 da televisão e no www.portalcultura.com.br, comandada pelos apresentadores Anna Paula Mello e Isidoro Calixto. Desfilaram no primeiro dia pelo grupo especial (na ordem de apresentação) Acadêmicos da Pedreira, Embaixada de Samba do Império Pedreirense, Rancho Não Posso Me Amofiná, Piratas da Batucada e Deixa Falar. No dia seguinte foi a vez de Os Colibris, Xodó da Nega, Bole-Bole, Matinha e Império do Samba Quem São Eles. Após
dois anos sem desfile a Aldeia Cabana voltou a receber o brilho e a
alegria das escolas de samba de Belém. Foto: Michel Jorge/Ascom
Fumbel.
Desde
2019 a TV e Portal Cultura realizam o resgate da transmissão do
desfile oficial das escolas de samba de Belém, que ficou sem ser
exibido por quase uma década.
Em
2023 o evento foi também abordado durante a grade de
programação da emissora por meio dos videoclipes
produzidos pelas agremiações e, ainda, dentro do programa
Sem Censura, com a presença de parte das escolas de samba, para
falar sobre os temas trabalhados.
REDE E PORTAL CULTURAL DO PARÁ Apresentação: Anna Paula Mello e Isidoro Calixto. Carnaval em Corumbá A programação oficial do carnaval de Corumbá, considerado o melhor e maior Carnaval da região Centro-Oeste, foi lançada na noite do dia 31 de janeiro. Em 2023, Corumbá teve 16 dias de festa, reunindo eventos como concursos de marchinhas, rodas de samba, ensaios técnicos, apresentação de blocos e cordões carnavalescos, shows de artistas locais e nacionais, concursos de fantasias e o auge da folia acontecendo com o desfile das dez escolas de samba da cidade, no domingo e segunda-feira (19 e 20), cinco em cada noite na Avenida General Rondon. Parceria do Diário Corumbaense e site Cidade Branca possibilitou a transmissão dos desfiles das escolas durante dois dias da festa. No
domingo (19) desfilaram: Caprichosos de Corumbá, Mocidade
Independente da Nova Corumbá, Império do Morro,
Marquês de Sapucaí e Acadêmicos do Pantanal.
Na segunda-feira (20) foi a vez de Estação Primeira do Pantanal, Imperatriz Corumbaense, Unidos da Major Gama, A Pesada e Unidos da Vila Mamona. Carnaval em Florianópolis
Após três anos à espera da maior festa do Brasil, os foliões de Santa Catarina finalmente puderam contar com a transmissão multiplataforma dos desfiles das escolas de samba em Florianópolis. Na NDTV, foram sete horas ao vivo de programação com todos os detalhes direto da Passarela do Samba Nego Quirido no sábado, dia 18 de fevereiro, com conteúdo disponível no Portal ND+ e envolvimento de toda a equipe de jornalismo do Grupo ND. Com mais de 120 profissionais envolvidos, a NDTV (afiliada da Rede RecordTV) se tornou a emissora oficial do Carnaval 2023 em Florianópolis. Os espectadores puderam conferir na tela todos os detalhes dos desfiles com exclusividade das 22h30 às 5h25. A cobertura do Portal ND+, por sua vez, teve início às 15h30, já trazendo os bastidores e preparativos dos desfiles que começaram às 17 horas. Com mais de 120 profissionais envolvidos, a NDTV se tornou a emissora oficial do Carnaval 2023 em Florianópolis.
Todos
os programas da NTDV tiveram matérias especiais sobre o tema,
que podem ser conferidas no ND+. De acordo com a gerente de jornalismo,
Andreza Oliveira, a cobertura do Carnaval passou a ser uma das
prioridades do Grupo ND, para que os espectadores já estivessem
familiarizados com o tema no grande dia.
A transmissão ao vivo foi liderada pelos apresentadores Raphael Polito e Amanda Santos, com os repórteres Helton Luiz e Lucas Leal direto da pista. No estúdio, montado na Passarela Nego Quirido, participaram dois comentaristas experientes sobre o tema Carnaval: André Calibrina, com mais de 40 anos de história com a festa em Florianópolis. E o historiador Marcelo Machado, que vive o tema há mais de 26 anos. No
domingo (19), a Record News exibiu, às 13h30, um compilado dos
melhores momentos do Carnaval na avenida. Na segunda (20), às
16h, a apuração também foi transmitida na Record
News, quando foi conhecida a grande campeã do Carnaval 2023 em
Florianópolis – a União da Ilha da Magia. A
cobertura completa esteve em todos os telejornais e plataformas do
Grupo ND.
A
NDTV utilizou 12 câmeras na passarela, além de gruas,
drone ao vivo e realidade aumentada. A alta tecnologia digital teve
como objetivo que o público em casa mergulhasse no
espetáculo, sem perder nenhum detalhe.
As câmeras têm um sistema triaxial, caminhão externo e drone, estrutura digna de transmissões internacionais. A realidade aumentada foi um dos recursos do Grupo ND para valorizar os patrocinadores. Os anunciantes tiveram suas propagandas expostas com a realidade virtual. É nela que as imagens aparecem de forma inédita, com movimento. Até mesmo o relógio que mostra o tempo dos desfiles teve bandeiras especiais dos patrocinadores tremulando no ritmo do samba. De acordo com a Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), esta foi a ordem de desfile do carnaval da capital catarinense e os respectivos enredos: 1. Jardim das Palmeiras (“Ribalta josefense – o teatro brasileiro em cena no Adolpho Mello”) 2. Império Vermelho e Branco (“Urihi: a terra floresta pede socorro”) 3. Acadêmicos do Sul da Ilha (“Na voz de um torcedor: Avaí, a lenda de um campeão”) 4. Nação Guarani (“Massiambu – paraíso místico Guarani”) 5. União da Ilha da Magia (“Ô mané, que festa é essa? É o Dazaranha mostrando ao mundo que um dia lindo a gente faz!”) 6. Os Protegidos da Princesa (“Mil faces sobrevivem no palco da ilusão – solte a voz por resistência e tradição”) 7. Dascuia (“Africanidades catarinenses”) 8. Consulado (“Magamalabares”) 9. Unidos da Coloninha (“Nego Quirido, palco de eternos carnavais”) 10. Embaixada Copa Lord (“O orocongo do Gentil”) NDTV Narração: Amanda Santos e Raphael Polito. Comentários: André Calibrina e Marcelo Machado. Reportagem: Helton Luiz e Lucas Leal. Gerente operacional e de produção: Adriana Heller. Gerente de jornalismo: Andreza Oliveira. Carnaval em Manaus O desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus para o Carnaval 2023 ocorreu no sábado, 18 de fevereiro de 2023, no sambódromo da capital amazonense, com entrada gratuita. A TV A Crítica fez a transmissão do desfile do Grupo Especial de Manaus, com apresentação de Naiandra Amorim e Amaral Augusto. A cobertura aconteceu pela emissora, no canal 4.1 e no YouTube, pela https://www.youtube.com/@TVACritica/. Ordem de apresentação e enredos: Vila da Barra – “Ratanabá: O segredo milenar da Amazônia” Primos da Ilha – “D’Além mar, o Amazonas conquistou! José Azevedo, o legado do gajo sonhador” Andanças de Ciganos – “Não deixe o samba morrer, não deixe a cultura acabar, o povo cigano clama: ‘salve’ a cultura popular!” Reino Unido da Liberdade – “Bate forte o tambor, Furiosa! Eu quero é Tic, tic, tac! A Reino Unido abre as cortinas para Zezinho Corrêa” Mocidade Independente de Aparecida – “A Essência… A Seiva… A Fonte… Vitae” A Grande Família – “Eirunepé, o Cordel Amazônico” Unidos do Alvorada – “Obu Manaó – O alvorecer da cura, sob as bênçãos do céu. Anauê, Samel!” Vitória Régia – “A nossa especialidade é ser especial, por um mundo mais acessível e humano” TV A CRÍTICA Narração: Amaral Augusto e Naiandra Amorim. Carnaval em Porto Alegre Os desfiles das escolas de samba de Porto Alegre em 2023 tiveram transmissão ao vivo por três canais: TVE (emissora de televisão pública do estado do Rio Grande do Sul), TV Brasil e pela plataforma de vídeos Cubo Play. A folia na capital gaúcha – como vem ocorrendo desde 2017 – aconteceu fora de época, nos dias 3 e 4 de março (sexta-feira e sábado, respectivamente). Em Porto Alegre, as escolas são divididas em duas categorias (oficialmente chamada de Séries): Ouro (equivalente ao grupo especial) e Prata (grupo de acesso). Na TVE, a transmissão foi feita em tempo integral, em parceria com a Cubo Play na sexta, das 19h40 às 5h, e no sábado, das 19h30 às 5h. Na sexta, desde as 18h30, o telejornal Redação TVE foi veiculado no Complexo Cultural do Porto Seco, palco dos desfiles, localizado na zona norte da cidade. Pela TV Brasil, a folia em Porto Alegre animou a faixa “Carnavais do Brasil” nos dias 3 e 4, de meia-noite às 5h30, com a apresentação das escolas da Série Ouro. Foi a primeira vez que os desfiles da categoria principal do carnaval porto-alegrense foram retransmitidos nacionalmente pela emissora pública brasileira, do Governo Federal, formada por três emissoras (RJ, SP e DF) e mais 63 afiliadas espalhadas pelo país. Na região da Grande Porto Alegre e imediações, a TVE pode ser sintonizada no sistema digital, no canal 7.1 ou online no site da TVE. Cerca de 70 profissionais trabalharam nos dois dias da cobertura no Porto Seco. Foram utilizadas 12 câmeras, incluindo um drone, num total de 23 horas de transmissão. Medição da audiência em TV aberta no Rio Grande do Sul dos dias 03, 04 e 05 de março indicou que a transmissão do Carnaval de Porto Alegre, na TVE, superou 3 pontos, o que significa pelo menos 120 mil lares assistindo os desfiles do Porto Seco. Nas duas noites de desfiles, a TVE ficou por horas em segundo lugar e, em mais de um momento, liderou, superando todas as emissoras comerciais (Globo/RBS, Record, SBT, Band e Pampa). Um marco histórico para a comunicação pública. Além disso, o Carnaval de Porto Alegre foi exibido pela internet nos canais da Cubo Play (detentora dos direitos de transmissão do evento) e da prefeitura da Capital. Nestas plataformas, os desfiles e a apuração ultrapassaram meio milhão de visualizações. ORDEM DE DESFILES E ENREDOS DO CARNAVAL DE POA 2023 Sexta-feira (03/03) Série Prata Acadêmicos da Orgia (“Acadêmicos da Orgia Exalta Oliveira Silveira, o Poeta da Consciência Negra”) Mocidade da Lomba do Pinheiro (“Diáspora Negra, a Travessia Sombria… Por Que Orunmilá, Por Que?”) Praiana (“NKISI e a Herança Ancestral da Civilização Banto”) Império da Zona Norte (“A Zona Norte Enraizada Nesse Chão: Pedro Guilherme, a Semente de um Império de Paixão”) Copacabana (“Copacabana Canta Agudás, Ideais de Liberdade da Negritude que Sacode a Bom Jesus e o Porto Seco”) Série Ouro Bambas da Orgia (“Ilu Ayê! Escola de Bamba é Portela”) Fidalgos & Aristocratas (“Laroyê, Xica da Silva! Xica é Modjubá, um Legado Africano, a Resistência de uma Raça”) Acadêmicos de Gravataí (“Brilha nos Olhos da Onça Negra, Gravataí: a Cidade do Futuro”) Imperatriz Dona Leopoldina (“Sozinhos Somos Fortes, Juntos Somos Imbatíveis! A Cooperação nos Fará Campeões!”) Unidos de Vila Isabel (“O Que Vale Ouro?”) Sábado (4/3) Tribo Os Comanches (entidade carnavalesca convidada) – “Comanches nos caminhos das matas revive os tempos do amor da bebida sagrada de Jurema” Série Prata Protegidos de Princesa Isabel (“Vigiai e Orai: Em Qualquer Brecha o Pecado Faz a Festa”) Filhos de Maria – (“Obirici, a Hstória Não Contada”) Samba Puro (“Caá Yari, Ouro Verde, Tradição e Patrimônio Cultural dos Pampas”) União da Tinga (“Restinga: o Quilombo que Deu Certo”) Unidos da Vila Mapa (“Sara Forbes, a Princesa Africana”) Série Ouro Império do Sol (“Resido na Morada do Amor, Faço este Samba com Emoção para Falar do Direito à Habitação”) Imperadores do Samba (“Theatro São Pedro: Sublime sobre o tempo”) União da Vila do IAPI (“Na Locomotiva da Memória, a Vila Canta Bodas de Diamante, Integração Brasil/Coréia do Sul”) Estado Maior da Restinga (“Bendita És Tu, ‘Anastácia’, Negra dos Olhos Azuis") Realeza (“A Divina Realeza do Basfond é Uma Dama de Barba Malfeita”) CUBO PLAY / TVE-RS / TV BRASIL
Narração: Fernanda Bastos, Simone Feltes e Vinicius Brito. Comentários: Éder de Barros e Édy Dutra. Reportagem: Dalva Bavaresco, Dani Pitta, Elias Costa, Israel Ávila, Lisele Félix e Renan Silva Neves. Coordenação: Caio Klein e Hilda Haubert. Carnaval em Uruguaiana O Carnaval de Uruguaiana 2023 não teve transmissão de emissoras de tevê. A cobertura se deu através de rádio, redes sociais e internet. A parceria entre o portal carnavalesco SambaSul e Rede de Rádios Jovem Hits mais uma vez levou aos quatro cantos do mundo as imagens e a melhor cobertura dos desfiles da retomada do Carnaval de Uruguaiana após três anos. Todos
os detalhes, comentários e as melhores análises da
passagem de cada uma das oito escolas de samba na passarela do samba da
Avenida Getúlio Vargas estiveram ao vivo também no
Facebook do SambaSul nos dias 09, 10 e 11 de março.
ORDEM DE DESFILES DO CARNAVAL DE URUGUAIANA 2023
(QUINTA-FEIRA - 09 DE MARÇO) Império Serrano Apoteose do Samba Unidos da Cova da Onça Os Rouxinóis Imperadores do Sol (SEXTA-FEIRA - 10 DE MARÇO) Apoteose do Samba Império Serrano Bambas da Alegria Deu Chucha na Zebra União da Ilha do Marduque (SÁBADO - 11 DE MARÇO) Bambas da Alegria Os Rouxinóis Deu Chucha na Zebra Imperadores do Sol União da Ilha do Marduque Unidos da Cova da Onça CARNAVAL EM SANTOS – Na Baixada Santista, o carnaval retornou após mais de mil dias
Entre todos os eventos carnavalescos realizados nas cidades que compõem a Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente), o de Santos é considerado o mais forte, razão pela qual costuma atrair escolas de samba de outros municípios. A folia santista é considerada uma das mais tradicionais do estado de São Paulo. Os desfiles das escolas de samba do carnaval de Santos passaram a ser uma semana antes da data oficial, semelhante ao Carnaval de Vitória, a fim de não coincidir com os demais grandes carnavais. Em 2023 houve a reencontro entre o público carnavalesco e a festa, após mais de mil dias separados desde a última vez. O portal g1 Santos e a TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, transmitiram, ao vivo, o desfile das escolas de samba de Santos, que ocorreram nos dias 10 e 11 de fevereiro (sexta e sábado), na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. Essa foi a primeira vez na história que os desfiles tiveram transmissão pela TV Tribuna. Nos dois dias, o g1 Santos exibiu os desfiles para o Brasil e o mundo. Já pela TV Tribuna, a transmissão do primeiro dia começou logo após o Jornal da Globo e, do segundo dia, após o Big Brother Brasil 23. Apenas as escolas de samba que disputam o grupo especial fizeram parte da transmissão. Toda
a transmissão contou com uma equipe de aproximadamente 100
profissionais dos setores de jornalismo, operação,
programação, tecnologia, engenharia, comercial,
marketing, além de trabalhadores que foram terceirizados
exclusivamente para o evento. O estúdio do g1 Santos e da TV
Tribuna foi montado em frente ao recuo das baterias.
A edição de 2023 foi a primeira do Carnaval de Santos após o início da pandemia da Covid-19. No primeiro dia de desfiles (sexta, dia 10), as agremiações do Grupo de Acesso se apresentam a partir das 20h, na seguinte ordem: Dragões do Castelo, Unidos da Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias. Na mesma noite, as escolas de samba Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas desfilam pelo Grupo Especial. Já no sábado (11), as primeiras agremiações a entrarem na passarela também foram as do Grupo de Acesso. A Padre Paulo inaugurou a noite, seguida da Império da Vila e Imperatriz Alvinegra. Logo após, as escolas Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial, todas do Grupo Especial, fecharam o desfile. TV TRIBUNA Narração: Antonio Marcos. Comentários: Luiz Linna, Nina Barbosa e Mano J. Reportagem: Luciana Moledas, Mariane Rossi e Matheus Croce. Direção: Alexandre Lopes. Próximo encontro marcado com Rei Momo: dias 10 (sábado), 11 (domingo), 12 (segunda-feira) e 13 (terça-feira) de fevereiro de 2024 – período oficial de Carnaval. A alegria já contagiou
A ordem do rei é brincar Quatro dias sem parar (David Correa, J. Rodrigues e Tião Nascimento – Portela 1979) Gerson Brisolara (Rixxa Jr.) rixxajr@yahoo.com.br |
Tweets by @sitesambario Tweets by @sambariosite |