PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Luiz Carlos Rosa

SAMBARIO É DEZ

29 de maio de 2014, nº 14, ano VI

Amigo sambista,

A minha história com o site SAMBARIO começou no início de 2006. Na época adorava fazer pesquisas sobre a História do Carnaval e principalmente das agremiações inativas e inexistentes. Evidentemente, naquela época tinha BASTANTE TEMPO para isso. Como não tinha acesso a Internet em minha casa, ficava perambulando de Lan House a Lan House só pra desfrutar das atualizações do site que eu descobri por acaso. Estava em um outro endereço eletrônico especializado em carnaval quando acessei vários links, entre eles o do SAMBARIO. Pronto! Achei o que eu queria! Confesso que fiquei viciado. Torcia muito para que os colunistas apresentassem seus artigos, e claro: os Comentários dos Sambas. Me identifiquei muito com os comentários porque algumas análises de um determinado samba "batiam" também com a minha visão. Evidente que tambem discordava de um comentário ou outro. E é por isso que o SAMBARIO é tão legal: dá a oportunidade de o internauta também expor sua opinião sobre algum álbum de samba-enredo.

Em agosto de 2006 surgiu essa oportunidade de contribuir com o SAMBARIO e fiz duas análises: os LP's do Grupo Especial de 1972 e 1977. Confesso que não fui feliz analisando os sambas naquela época. Fui extremamente injusto com a São Carlos 1972. Dei um 9,2 para um sambaço que deveria ser no mínimo 9,8. O samba do Império Serrano 1972 na realidade merecia uma nota mais condizente com seu sambinha, mas dei um 9. No samba da Império da Tijuca de 1977 acabei me equivocando. Disse que este samba que exaltava o Mestre Vitalino era um dos três melhores da escola junto com o de 1971 e 1986. Mas esqueci dos maravilhosos sambas de 1969, 1981 e 1983, que são bem superiores na minha opinião. O certo é que o samba de 77 está no TOP 10 da escola tijucana.

Outra seção do site que aprecio é a dos Intérpretes. É bom saber em que escola o seu cantor preferido passou, ou se ele participa das disputas de samba. E também as diversas fotos, principalmente dos mais cascudos ou daqueles já falecidos. Faço até um pedido pra algum internauta por noticias do antigo intérprete Beto, da Unidos do Cabuçu.

E os artigos do SAMBARIO são de extremo bom gosto pra quem gosta de carnaval. Eu admiro bastante as colunas do polêmico colega João Marcos. O seu artigo de número 27 falando sobre a padronização dos sambas-enredo e ainda afirmando que "É TUDO JAPONÊS!" me chamou a atenção. Outro artigo interessante de JM é o de numero 45 quando se mostra cômico, totalmente diferente do colunista que nós conhecemos, sobre os sambinhas que ele ouviu e consequentemente foram mal cantados durante a viagem de barcas para Niterói.

O Rixxa Jr com seus TOP's 10 nutre os sambistas de informações. Os meus preferidos são o artigo 8 sobre as 10 maiores junções e o artigo 17 com os melhores sambas afros da história do carnaval. É claro que DISCORDEI um pouco, mas faz parte...

O companheiro Cláudio Carvalho ou Pai Cláudio mandou super bem com o seu artigo que eu gostei muito: o de número 6 sobre o GUIA DO COLECIONADOR. O artigo 7 sobre a FOLIA FLUMINENSE também é imperdivel.

E pra relembrar dos grandes desfiles de outrora nada mais nada menos que os artigos do colega Marcelo Guirelli. A sua coluna 10, sobre o carnaval de 85, é pra ler fazendo lanche!

O SAMBARIO tem um TOQUE FEMININO de Denise, que expõe suas análises de forma inteligente e convincente.

Temos também a Passarela Virtual mostrando tudo sobre o Carnaval Virtual, o Olhar Externo com a visão de quem está por dentro do carnaval, entre outros artigos...

E há o Editorial SAMBARIO com o nosso "presida" Marco Maciel, que faz de tudo um pouco aqui no site. É emocionante suas homenagens aos grandes sambistas, como fez nos editoriais de número 26 com o ex-sumido interprete Sobrinho e uma merecida exaltação ao grande interprete Abilio Martins, que virou até enredo da Bambas Sambario, a nossa escola virtual.

Neste aniversário de 10 anos, sinto a falta de dois colaboradores que fizeram parte do SAMBARIO e deram uma sumidinha: Mestre Sambinha e Gabriel Carin. Aliás, Carin brilhantemente nos brindou com a sessão Carnavalescos.

Enfim, é um grande privilégio fazer parte dessa casa, uma verdadeira Casa de Bamba, e que a nossa rapaziada sabe MUITO sobre o quesito samba de enredo.

E que venham mais 10, 20, 50, 100 anos de SAMBARIO. Parabéns a todos leitores, colaboradores e em especial ao Mestre Maciel pela idealização do site. Parabéns SAMBARIO !!!

QUE O NOSSO TAMBOR CONTINUE SEM
SEMPRE A RUFAR DENTRO DE NÓS, GRAÇAS A DEUS!!!

Luiz Carlos Rosa
luizfuga@yahoo.com.br