PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Editorial Sambario

Edição nº 52 - 18/11/2013

A Semana Abílio Martins - 20 anos sem o Cigano do Samba - O próximo domingo reserva uma data especial para os sambistas, principalmente aos simpatizantes de sambas-enredo, sobretudo os mais antigos. Em 24 de novembro, completará-se 20 anos da partida de Abílio Martins para a roda de samba divina. Um dos maiores cantores que o gênero já conheceu, Abílio infelizmente não teve o reconhecimento que merecia. Talvez pela distância do registro de seus trabalhos solo nos anos 60, lançados por gravadoras modestas. Os 70 e o começo da década de 80 até que geraram mais frutos para o cantor, como o resgate precioso de sambas-enredo dos primórdios do Carnaval através de diversas coletâneas, além de puxar várias agremiações cariocas na avenida, ainda que não parasse em nenhuma, ganhando a alcunha de "Cigano do Samba".

Por ter se distanciado do mundo do samba nos últimos anos de vida, morreu esquecido em 24 de novembro de 1993. Porém, com o advento da Internet, sua vasta obra obrigatória para qualquer folião retirou este grande artista do injusto limbo, onde muitos talentos inigualáveis repousam para a eternidade. Afinal, quantos Abílios Martins se perderam com o tempo? Não só no samba e na música, mas em qualquer segmento artístico? Pelo menos a grande rede ajuda a resgatar algumas raridades.

Nestes quase 10 anos de jornada, o SAMBARIO, o site dos sambas-enredo, desde o início sempre enalteceu a figura de Abílio Martins, cuja ficha foi uma das primeiras a constarem na tradicional seção Intérpretes, assim como nossa equipe, nos comentários dos sambas de diversos anos, reconhece com orgulho tudo o que Abílio representa para a história do samba-enredo.

Uma das vozes mais marcantes do Carnaval do Rio de Janeiro em todos os tempos. Abílio Martins - assim como Jamelão e Roberto Ribeiro -, é sempre uma referência em se tratando de interpretação de samba-enredo. Voz grave (em alguns momentos quase gutural), bem timbrada e com uma notável marcação rítmica, Abílio sempre foi identificado com as chamadas escolas menores, mas nem por isso as tratava como tal. (Rixxa Jr.)

O samba em si é uma porcaria, mais genérico impossível, porém o experiente intérprete consegue torná-lo a faixa mais agradável do ano. É impressionante. Desde a entonação (...), a divisão de sílabas perfeita, a sustentação da tonalidade, tudo que Abílio faz nesta faixa é perfeito. (João Marcos)

Abílio Martins sem sombra de dúvidas é um dos melhores interpretes que o carnaval interplanetário já conheceu. (Luiz Carlos Rosa)

A partir de hoje (18/11) até o próximo domingo (24/11), o SAMBARIO promoverá a Semana Abílio Martins. Todas as atualizações da semana focarão a imagem deste grande cantor, como forma de homenagem aos 20 anos de sua morte. Seus sambas-enredo, bem como LP's raros, serão disponibilizados para download para que o simpatizante de Carnaval, que não conhece a obra de Abílio, tome conhecimento de seus registros fonográficos, imprescindíveis para a memória da dita ópera carnavalesca. E para encerrar a semana, no aniversário de duas décadas de sua partida, será divulgada a sinopse do enredo da escola virtual Bambas Sambario que, como não poderia deixar de ser, falará da vida de Abílio Martins em seu próximo desfile na LIESV.

Confira o cronograma da Semana Abílio Martins no SAMBARIO:

18/11 - Editorial Sambario especial
19/11 - Sambas-enredo na voz de Abílio - download
20/11 - LP Grandes Sucessos da E.S. Portela (1962) - download
21/11 - LP Samba, Oração do Morro (1963) - download
22/11 - LP Voltei (1968) - download
23/11 - LP Isto é Samba Autêntico (1969) - download
24/11 - 20 anos sem Abílio - Sinopse Bambas Sambario do enredo "Abílio Martins - O Cigano do Samba"

Para encerrar, fiquem com este artigo escrito por Sérgio Cabral sobre Abílio, datado de 9 de novembro de 1961, para o Jornal do Brasil.