PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

CARNAVAL 2023 PELO BRASIL – DESFILES DE PORTO ALEGRE

  
CARNAVAL 2023 PELO BRASIL – DESFILES DE PORTO ALEGRE

3 de março de 2023, nº 57

Quem pensa que o carnaval dura só os quatro dias no calendário litúrgico precisa se atualizar urgentemente. Já alguns anos o país vive não apenas os festejos de carnaval, mas sim uma “temporada de carnaval”, que se inicia logo depois do réveillon e se estende, em alguns casos, até o mês de maio. Sim, senhoras e senhores, acreditem que já houve – e ainda pode ter – carnaval no quinto mês do ano, às portas do inverno.

No sul do país existe o que se convencionou chamar de “carnaval fora de época”, que é o período em que cidades gaúchas realizam seus desfiles de escolas de semana nos finais de semanas subsequentes ao carnaval, visando fomentar o turismo e sem a concorrência dos festejos das demais praças carnavalescas.

Em Porto Alegre, os desfiles acontecem nesta sexta e sábado, dias 3 e 4 de março, na passarela do samba Carlos Alberto Barcellos Roxo, no Complexo Cultural do Porto Seco. Em 2022, quando os desfiles foram realizados no mês de maio, a Imperadores do Samba conquistou seu 21° título, homenageado os lugares emblemáticos de Porto Alegre (palcos, ruas, monumentos, parques e estádios de futebol). Confira o que as 10 escolas do Grupo Ouro (grupo especial) da capital gaúcha vão apresentar: 


6ª FEIRA (03 de Março) 

BAMBAS DA ORGIA (00h10)

Com “Ilu-Ayê, Escola de Bamba é Portela”, os Bambas da Orgia homenageiam sua madrinha, a escola de samba Portela, pelo centenário de fundação.

Compositores do samba: Rafael Tubino, Gustavinho Oliveira, Max Lopes, Diego Bodão, Charles Silva, Marcel da Cohab e Diego Nicolau.


(versão oficial)

 

FIDALGOS E ARISTOCRATAS (01h20)

A Fidalgos e Aristocratas vai mostrar na avenida no carnaval 2023 o enredo “Laroyê Xica da Silva, Xica é Modjubá – Um Legado Africano, a Resistência de uma Raça”, a força guerreira de Xica da Silva, exemplo de vida, de luta, realizações e conquistas, a dignidade, força e grandeza da raça negra. 

Compositores do samba: Lucas Donato, Akauã Pedroso, André Felipe ZL e Antônio Santiago.


(versão concorrente)

 

ACADÊMICOS DE GRAVATAÍ (02h30)

No ano em que a cidade de Gravataí celebra seus 260 anos de fundação, a Acadêmicos de Gravataí vislumbra o amanhã e leva para a avenida o enredo “Brilha nos Olhos da Onça Negra: Gravataí, a Cidade do Futuro”, que traça um paralelo entre a realidade e a imaginação, projetando uma cidade futurista.

Compositores do samba: Thiago Meiners, Borracha, Juninho, Guilherme Kauã e Igor Vianna.


(versão oficial)

 

IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA (03h40)

A Imperatriz Dona Leopoldina vai apresentar o cooperativismo na Avenida, com o enredo “Sozinhos Somos Fortes, Juntos Somos Imbatíveis! A Cooperação Nos Fará Campeões”. A escola de cores laranja e preto vai abordar a atividade como a colaboração entre pessoas com interesses em comum, desde o cooperativismo primitivo, representado pelas tribos e quilombos, até o  atual, que aborda as cooperativas de reciclagem, de moradia, de economia solidária e de educação.

Compositores do samba: Vinícius Brito, Vinicius Maroni, Lucas Donato, Andy Lee e Victor Nascimento.


(versão oficial)

 

UNIDOS DE VILA ISABEL (04h50)

“O que vale ouro?” Essa é a pergunta que a Unidos de Vila Isabel vai responder na Avenida. O desfile terá referências à importância do ouro para algumas culturas e segue com a ideia do que vale ouro para cada pessoa.

Compositores do samba: Claudinho, Gabriel Machado, José Lopes, Josemar Manfredini, Juliano Centeno e Manoel Neto.


(versão oficial)

 

Sábado (04 de março):
 

IMPÉRIO DO SOL (00h10)

A Império do Sol está preparando um desfile com um tema que trabalha uma questão social do país. Para 2023, a escola de São Leopoldo vai apresentar “Resido na morada do amor, faço este samba com emoção para falar do direito à habitação”. 

Compositores do samba: Rico Bernardes, Mamau de Castro, Lucas Donato, André Felipe ZL, João Sarmento, Akauã Pedroso e Antonio Santiago. 


(versão concorrente)

 

IMPERADORES DO SAMBA (01h20)

A atual campeã do carnaval de Porto Alegre destaca no enredo deste ano um dos mais emblemáticos palcos do Rio Grande do Sul. A proposta do desfile da vermelho e branco é contar a história dos 165 anos do Theatro São Pedro, com o enredo “Sublime sobre o tempo” . 

Compositores do samba: Mamau de Castro, Vini Vila, Sandro Buddy, Marcelo Trindade, Rodrigo Ferreira, Antonio Santiago, Akauã Pedroso e Diego Masys.


(versão oficial)

 

UNIÃO DA VILA DO IAPI (02h30)

A União da Vila do IAPI entra na Avenida com uma temática oriental, com a homenagem aos 60 anos da imigração sul-coreana no Brasil. As cores do país asiático correspondem com as cores da identidade da escola: azul, vermelho e branco.

Compositores do samba: Edinei Martins, Bruno Martins, Zeroca e Leozinho Nunes


(versão oficial)

 

ESTADO MAIOR DA RESTINGA (03h40)

A Estado Maior da Restinga homenageia a mulher que se tornou símbolo de resistência à escravidão: Anastácia, mulher negra dos olhos azuis. A escola apresentará a história da escravizada Anastácia levando para a Avenida a ancestralidade, a espiritualidade dela, no sentindo de proteção, fé, compaixão e poder de curar. O título é "Bendita és Tu, Anastácia. Negra dos Olhos Azuis".

Compositores do samba: Diego Gaúcho, Gabriel Santiago, Rodrigo França, Leandro Queiroz e Sérgio Rosano.


(versão oficial)


REALEZA (04h50)

Após o emblemático desfile sobre os Lanceiros Negros, que lhe rendeu o inédito título do Grupo Prata em 2022, a Realeza presta uma homenagem a “Nega Lu” (Luiz Airton Farias Bastos, como está registrado na certidão de nascimento), personagem Lgbtqia+ ousada e perseverante, que deixou sua marca na cena boêmia de Porto Alegre entre os anos 1970 e 1990, com o enredo “Divina Realeza do Basfond é uma Dama de Barba Malfeita”. 

Compositores do samba: Marcelo Adnet, André Carvalho, Baby do Cavaco, Fabiano Paiva, Fofão, Gabriel Machado e Gustavo Albuquerque.


(versão oficial)

 

Transmissão 

Os desfiles de Porto Alegre serão transmitidos pela TVE-RS e TV Brasil, com transmissão nacional, e pela plataforma Cubo Play, através do site e YouTube.



Coluna anterior: Carnaval para Assistir e Ler
Coluna anterior: Top 10 Sambario - Cantores que se arriscaram no carro de som das escolas de samba
Coluna anterior: Top 10 Sambario - Enredos Engajados
Coluna anterior: Top 10 Sambario - Escolas que Levaram Elencos de TV para os Desfiles
Coluna anterior: O que está Acontecendo com a Flor Amorosa de Três Raças?
Coluna anterior: Mais Dez Enredos que poderiam virar Roteiros de Dramaturgia


Gerson Brisolara (Rixxa Jr.)
rixxajr@yahoo.com.br