PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

IBA NUNES - A CABUÇU EM PESSOA
 
IBA NUNES - A CABUÇU EM PESSOA

10 de novembro de 2022, nº 20


Amigos do Sambario! Quem vos escreve é Túlio Rabelo, do canal TR - Sambas de Enredo. Nesta nova coluna irei reverenciar o presidente de honra, compositor e um dos fundadores da Unidos do Cabuçu, Iba Nunes, nascido em 01/03/1934, hoje com 88 anos. Iba Nunes exerceu durante toda a vida a profissão de bancário, sendo em paralelo, sambista desde 1945, quando aos 11 anos fez parte da fundação da Unidos do Cabuçu. Conforme relato Iba Nunes, são mais de 50 participações em disputas de samba enredo da Cabuçu, tendo vencido em 1956, 1958, 1960, 1962, 1964, 1968, 1969, 1970, 1975, 1976 e 1984.


Antes de dar prosseguimento à coluna, um breve relato extraido de seu Facebook: “Primeiro campeão da passarela em 1984 com o enredo Beth Carvalho a Enamorada do Samba. Um samba vencido na Cidade de Santos Dumont (Minas Gerais) e um na Cidade de Paulo Frontin. Classificado no Festival da Rede Manchete com musica para Carnaval. Pertenci a Ala de Compositores do Império Serrano em 1972 e fui da Ala de Compositores da Mangueira em 1983/84. Tomei parte no filme Rio 40 Graus, grande parte filmado no SERES Unidos do Cabuçu. Fui fundador da Ala dos compositores do Cabuçu e mais tarde presidente da mesma. 18 anos tesoureiro do Cabuçu, 2 anos secretário, Diretor da Associação das Escolas de Samba da Cidade do RJ. Fundador e sócio efetivo numero um da Associação das Velhas Guardas da Cidade do RJ. 3 anos componente da Galeria da Velha Guarda do Acadêmicos do Grande Rio, fui Velha Guarda da novela Senhora do Destino, fundei várias entidades de velhas guardas. Em 2010 fui jurado dos desfiles em Nova Friburgo e também sou bastante habilidoso nas necessidades caseiras”.

O mais notório… "Beth Carvalho, a enamorada do samba" (1984) 

Nesse ano de 2022, tive a honra de estar em contato com o Iba, mesmo que em um grupo no WhatsApp. Papo vai, papo vem… e áudios preciosos foram aparecendo. Era, quanta alegria, o Senhor Iba Nunes relembrando suas memórias, seus sambas que não possuem gravação, mas que durante todo esse tempo não caiu no esquecimento em sua mente. Prontamente, me disponibilizei a divulgar e ajudar a preservar este material em meu canal TR - Sambas de Enredo. Vamos aos tesouros:


Unidos do Cabuçu 1956


Unidos do Cabuçu 1960 (1960 é o ano certo. Inicialmente, haviamos apontado erroneamente como 1958) 


Unidos do Cabuçu 1962


Unidos do Cabuçu 1964


Unidos do Cabuçu 1968


Unidos do Cabuçu 1969


Unidos do Cabuçu 1975


Unidos do Cabuçu 1987 - Samba Finalista de Iba Nunes, Amauri e Bahia:
 

Iba Nunes e Vadinho homenageiam Martinho da Vila em forma de samba:


Iba Nunes - Samba de Terreiro em homenagem a Joaquim Casemiro Calça Larga:
 

“O samba tem raízes” - Samba de Iba Nunes, Amauri Alves e Valmir Santos:
 
Faltava a cereja do bolo: uma live com o Iba Nunes. Ela, é claro, ficou a cargo do Site Sambario, mais especificamente com Marco Maciel e Gerson Brisolara. Muitas histórias, muita humildade, um carisma sem igual. Confira a live abaixo:



Pra finalizar, a singela homenagem de Iba Nunes, Celsinho, Pagodinho e Amauri ao glorioso Noca da Portela.

 

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube 

Coluna anterior: Poderia ser melhor?
Coluna anterior: Olha o Sossegão no Pedaço!
Coluna anterior: Versos Imortais
Coluna anterior: Carnaval Paulistano em VHS
Coluna anterior: Carnaval Carioca em VHS
Coluna anterior: Discografia dos Blocos de Enredo
Coluna anterior: Lista: Veja mais de Sambas Concorrentes Gravados com Nomes Aleatórios por aí
Coluna anterior: Concurso de Samba-Exaltação ao Rio - 1977

Túlio Rabelo
Twitter: @EnredoTR
Canal TR - Sambas de Enredo