PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

CARNAVAL CARIOCA EM VHS

CARNAVAL CARIOCA EM VHS

17 de junho de 2022, nº 15

Bem, amigos do Sambario! Quem vos escreve é Túlio Rabelo, do canal TR - Sambas de Enredo. Nesta nova coluna, irei divulgar para vocês raros vídeos do Carnaval Carioca gravados em Fitas de Videocassete, popularmente chamado de Fitas VHS.

Não se trata dos desfiles transmitidos pela TV que as pessoas gravavam enquanto assistiam. Eu estou falando aqui daqueles desfiles no qual alguém ligou uma câmera amadora e gravou o desfile, o barracão ou a quadra, salvando em VHS. Sem transmissão na TV, os Blocos e as Escolas de Samba de grupos inferiores precisavam recorrer a este artifício para registrar suas lembranças. Muito material certamente se perdeu por não ter sido digitalizado a tempo, mas hoje trarei aqui o que encontrei em minhas pesquisas.

Iniciando com um Documentário de Miguel Freire sobre o Carnaval 1979 “A Guerra do Reino Divino“ da Lins Imperial. Mostra a discussão do enredo, baseado em uma lenda que Jô Oliveira desenhou, bem como a disputa de samba, o barracão e o desfile. Créditos: Todor 2112



Mostrando a alegria do povão da Acadêmicos da Rocinha na preparação para a estreia no Grupo A no Carnaval 1992, o vídeo a seguir gravado direto da quadra traz como destaque os sambas de 1990 e 1991 sendo cantados AO VIVO. Tempos que não voltam mais… Créditos: RocinhaORG Comunidade Cultural

 

Campeão do Grupo 2 (segunda divisão) dos Blocos de Enredo, o Unidos do Anil apresentou o enredo “"Mais", que nega é essa?”, uma homenagem a Jorge Lafond, que segundo os jornais antigos, marcou presença, desfilando junto ao Bloco na Avenida 28 de Setembro em Vila Isabel. Nota-se a alegria do povão, que com atenção assistia aos desfiles no local. Créditos: marco beck

 

Melhorei o audio e fiz duas passadas deste samba de 1992, e coloquei a letra em vídeo publicado no TR - Sambas de Enredo.

Com o enredo “Meu Eterno Nordeste” e um samba muito bonito, a Acadêmicos do Cachambi fez em 1997 o que aparenta ser seu último Carnaval. Primeiramente, na postagem original o título do vídeo apontava para o desfile da Unidos do Anil, que era Bloco em 1997, sendo que ao ver o abre-alas nos primeiros segundos do vídeo fica claro que quem está desfilando é a Acadêmicos do Cachambi. Pesquisando nos arquivos e sites de internet, nota-se que Cachambi foi campeã do Grupo E em 1997. A Unidos do Anil, que era bloco, filiou-se à AESCRJ em 1997 pro Carnaval de 1998. O certo seria ela estrear no Grupo E e não no Grupo D como de fato estreou. Sendo assim, é praticamente certeza que o Anil comprou a vaga do Acadêmicos de Cachambi e estreou em seu lugar no Grupo D de 1998. Com isso, Cachambi enrolou a bandeira. Créditos: marco Beck. Samba AO VIVO + Letra no meu canal

 

No ano de 1998 a Unidos do Anil em desfile pelo Grupo D, com o enredo era “Esta Terra é Minha, Ninguém Tasca, eu Vi Primeiro”, obteve a terceira colocação, batendo na trave na disputa pelo acesso. Por não termos a letra, por ter poucos minutos e devido a ausência de uma passada inteira cantada, não foi possível fazer um áudio ao vivo com o samba enredo de 1998. Mas segue o desfile. Créditos: marco Beck

 

Contrastando com os vídeos anteriores, a Unidos de Bangu, por sua vez, desfilou no Carnaval 1993 praticamente sem público, já no amanhecer. Com um samba simpático para o enredo “Alerta, vamos sambar, aí vem a Emilinha” em homenagem a Emilinha Borba, eterna rainha do rádio, a agremiação já demonstrava estar em crise, o que a levou poucos anos depois a interromper as atividades entre 1999 e 2012. Créditos: phlaviocarvalho (Figurinista Phlavio Carvalho). Fiz um vídeo com duas passadas deste samba, acompanhado de letra.

 

Em seu penúltimo desfile no Carnaval de Niterói (RJ), a Acadêmicos do Sossego apresentou o desfile "Só vai ao Bonfim quem tem", alcançando o vice-campeonato no Carnaval 1994, com um belíssimo samba enredo. Estreando no Carnaval do Rio de Janeiro/RJ em 1996, a Sossego apresentou “E o cinema virou samba, tem pipoca no ar”, uma exaltação ao Cinema Nacional. Com um vice-campeonato no Grupo E, a agremiação subiu de grupo. Campeã do Grupo D em 1997 com o enredo “Olha o Passarinho, um álbum de família”, a Sossego contou com o talento do grande carnavalesco Mauro Quintaes. Mais uma vez, um samba bonito.

Voltando a falar da Acadêmicos do Sossego, agora para o Carnaval de 1998, encontra-se material dos bastidores no barracão e material do desfile. Com o enredo “Em Busca do Destino”, a agremiação ficou em terceiro lugar no Grupo C e ascendeu ao Grupo B do ano seguinte. O desfile gravado foi uma apresentação extra na Avenida Amaral Peixoto em Niterói/RJ. Por fim, estreando no Grupo B em 1999, a Sossego trouxe como tema "500 anos de Brasil - O que Caminha viu e não viu". As filmagens mostram o desfile com o samba ao vivo e ao fim filmagens do barracão e da quadra com a versão de estúdio do samba. Em um único vídeo, anexado abaixo, compilei todo esse material da Acadêmicos do Sossego.
Créditos: Almir Jhunior


Antes de seguir adiante, preciso comentar uma curiosidade da edição do áudio de 1996. Editei o áudio de todos esses sambas da Sossego para obtermos duas passadas e letra. Por ter cortes a todo momento, eu tive que fazer remendos para atingir esse objetivo com o samba de 1996. Um verso, em especial, deu trabalho. Trata-se de “E encontrar Leila Diniz”, que só apareceu uma vez e de forma bem discreta. Confira o samba AO VIVO + a Letra no meu canal

 

Desfilando pelo Grupo B, a Paraíso do Tuiuti exaltou a França com o enredo “Oui Oui, a França Esteve Aqui!'', obtendo a quarta colocação. Créditos: Acervo RMarçal. Samba Enredo na Versão de Estúdio.


Vale destacar que o canal Acervo RMarçal publicou todos os desfiles do Grupo B de 1999, bem como publicou outras diversas raridades que, por serem muitas, não é possível citar aqui. Mas citarei também a Vila Kennedy 2000, no próximo comentário.

Campeã do Grupo C em 2000, a Unidos da Vila Kennedy encantou a Avenida Rio Branco com seu lindo samba enredo "Criança Brasil - Um sonho, uma esperança", já no amanhecer. Créditos: ACERVO RMarçal. Samba Enredo na Versão de Estúdio.
 
 

Ainda sobre a Unidos da Vila Kennedy, venho informá-los que existem três fitas VHS a serem digitalizadas com filmagens da quadra nos preparativos para o Carnaval 1996, cujo enredo homenageou Jorginho do Império, que está presente nestas filmagens. O conteúdo da fita abrange show do Jorginho, disputa de samba pra 1996, festa do samba campeão, samba do ano anterior (1995) sendo cantado, etc. Inclusive há também filmagens do ano anterior em uma confraternização caseira feita pelos compositores campeões de 1995.

Confira neste vídeo trechos da fita VHS gravados direto da TV, enquanto é tocado o samba enredo de 1995 “História e Herança de uma Raça”. Créditos: André Baiacu, em parceria com meu canal TR - Sambas de Enredo.

 

Com o enredo “O Leão no Caminho do Ouro”, a escola de samba Leão de Nova Iguaçu se sagrou campeã do Grupo B no Carnaval 2000, em uma ótima apresentação. Créditos: Loja do Carnaval (acervo) e canal da agremiação no YouTube

 

Postei no YouTube dois vídeos com o samba enredo AO VIVO. Uma produzida a partir do vídeo do desfile e a outra advinda do acervo do Flávio Souza.

Além de tudo o que já falamos, possivelmente teríamos mais um vídeo, mas infelizmente o material se perdeu. Conta a história que o Palhaço Carequinha, homenageado pelo enredo da Unidos de Bangu em 1990, mandou gravar o desfile da agremiação. Porém, na saída da Avenida Rio Branco, ele teve seus pertences roubados, incluindo a filmadora que registrou o desfile. Os relatos dão conta de que ele ficou muito triste por ter perdido essa gravação.


Acredito que esta letra tenha sido extraída do Jornal O Globo, com a foto sendo editada pelo André Baiacu.

Finalizando, vale destacar novamente o acervo de vídeos do Acervo RMarçal (Rafael Marçal), bem como lembrar do canal TaNToS CarNAVaiS (Marcelo Guireli) e do Canal do Chico Frota, entre outros. Chico Frota mostrará em breve via live na Rádio Arquibancada o primeiro desfile da Porto da Pedra no Carnaval da cidade maravilhosa, quando desfilou no Grupo de Avaliação e, posteriormente, recebeu o convite para disputar o Grupo de Acesso, pulando assim muitas etapas.

Na próxima publicação, dando prosseguimento a este tema, divulgarei para vocês vídeos raros do Carnaval Paulistano gravados em Fitas VHS. Abraços!!!

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube 

Coluna anterior: Discografia dos Blocos de Enredo
Coluna anterior: Lista: Veja mais de Sambas Concorrentes Gravados com Nomes Aleatórios por aí
Coluna anterior: Concurso de Samba-Exaltação ao Rio - 1977
Coluna anterior: 50 Grandes Sambas-Enredo Carnaval/SP - Grupos de Acesso (1976-2008)

Túlio Rabelo
Twitter: @EnredoTR
Canal TR - Sambas de Enredo