PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Editorial Sambario
Edição nº 93 - 04/05/2022

CARNAVAL 2022 PELO BRASIL - DESFILES DE PORTO ALEGRE


A Bambas da Orgia no Carnaval de 2020, quando foi campeã celebrando seus 80 anos. Foto: Isadora Neumann / Agencia RBS

Seguindo os guias dos Carnavais pelo Brasil, em que Carlos Fonseca trouxe os sambas e os enredos de Vitória, Niterói e Corumbá para 2022, teremos neste final de semana o tradicional desfiles das escolas de samba de Porto Alegre, comemorativo aos 250 anos da cidade, festejado no último 26 de março.

O Carnaval da capital gaúcha vem ocorrendo fora de época desde 2017, não sendo realizado em 2018 por questões financeiras e em 2021 devido à pandemia. O último desfile aconteceu em 2020, com a Bambas da Orgia levantando seu 21º campeonato, desempatando o duelo histórico com a Imperadores do Samba, que possui 20 títulos.

Os desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco acontecerão nos dias 6, 7 e 8 de maio. Duas ligas realizam a gestão: a União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA) e a União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA).

Na sexta-feira (dia 6), abrem a festa as escolas da Série Prata (segundo grupo), com cada agremiação tendo 50 minutos para se apresentar. Pela ordem, entrarão na passarela a partir das 21h a Tribo Carnavalesca Os Comanches (Porto Alegre é o único Carnaval do país com as tribos), Unidos da Vila Mapa, Copacabana, Realeza, Praiana, Unidos de Vila Isabel de Viamão, União da Tinga e Academia de Samba Puro.

No domingo (8 de maio), é a vez da Série Bronze (terceiro grupo). Primeiramente teremos duas escolas convidadas com meia hora de desfile: Filhos da Candinha e Império dos Herdeiros. Na sequência, iniciando às 19h, disputarão o acesso (com 40 minutos pra passar pelo Porto Seco): Academia de Samba Cohab-Santa Rita (Guaíba), Protegidos da Princesa Isabel (Novo Hamburgo), Unidos do Guajuviras (Canoas), Mocidade da Lomba do Pinheiro, Acadêmicos da Orgia e Filhos de Maria.

Veremos na sequência os enredos e os sambas da Série Ouro, equivalente ao Grupo Especial de Porto Alegre. São nove escolas disputando o título, com 60 minutos pra mostrar aos espectadores suas alegorias e fantasias. O espetáculo da chave principal no Porto Seco ocorrerá no sábado, 7 de maio, a partir das 21h.



FIDALGOS E ARISTOCRATAS - Campeã da Série Prata em 2020, a tradicional agremiação do bairro Praia de Belas, uma das mais antigas da cidade, abrirá a elite do Carnaval porto-alegrense, onde volta a desfilar depois de 15 anos (ausente desde 2007), com o enredo "Fidalgos no Mundo da Lua", transformando em ilusão o brilhante satélite da Terra. O carnavalesco é Reinaldo Oliver e os intérpretes são Bruno Martins e Renan Ludwig. O samba-enredo é de autoria de Bruno Martins e Akauã Pedroso. A agremiação tem um título da principal divisão da capital gaúcha, conquistado em 1973.



ACADÊMICOS DE GRAVATAÍ - A Onça Negra de Gravataí apresentará o enredo "Kambô: Vem da Floresta, o Ritual De Cura da Humanidade!", desenvolvido por Raphael Soares, que cantará a cura através da sabedoria indígena da tribo amazônica Kaxinawá. O samba-enredo é assinado por Viny Machado, Leandrinho LV, Nando do Cavaco, Jacopetti, Xandinho Nocera, Giuliano Paim, Rodrigo Godoi, Thiago Tarlher, Diley Machado, Alcides Jr, André Filosofia e Ronny Potolski e será defendido no Porto Seco por Igor Vianna e Paulinho Lima. Os carnavalescos são Rafael Saraiva e Ramon Gadenz.



UNIÃO DA VILA DO IAPI - Última colocada na Série Ouro-2020, a Locomotiva se manteve no primeiro grupo após contestar sua queda em virtude da punição pelo atraso do início do desfile, em que alegou falhas na organização do evento para justificar as dificuldades em inserir os destaques nos carros. O enredo pra 2022 é "Na Locomotiva da Cultura Popular fiz Porto Alegre Minha Morada. O Príncipe Negro de Ajudá é Força, Raiz e Fé - IAPI, Batuque, Axé", de autoria de Walter Honorato, Cláudio Russo e Bianca Behends, desenvolvido pelo carnavalesco Sérgio Guerra. O desfile contará a história do príncipe Custódio, que consolidou a religião africana no Rio Grande do Sul. Os compositores Claudio Russo, Waltinho Honorato, Tico do Gato, Vitor Alves e Zeca Swinguinho assinam o samba, cantado pelos intérpretes Gerson Borracha, Lú Astral e Vilsinho Astral. Vice-campeã quatro vezes, a tradicional escola ainda busca seu primeiro título.



IMPÉRIO DO SOL - A escola de São Leopoldo vem com enredo de protesto contra o racismo e lamento diante das mazelas sofridas pelo negro, cujo título é inspirado na música da saudosa Elza Soares. Desenvolvido pelos enredistas Tainara Cáceres, Ramão Carvalho e Altamiro Lopes e artisticamente por uma comissão, "A Carne Mais Barata do Brasil Será Sempre a Carne Negra?" rendeu um samba-enredo, por parte da Majestosa do Vale dos Sinos, de autoria de Vinicius Brito, Vinícius Maroni, Saimon e Fábio Canalli. O intérprete é Joel Alves, cantor da escola leopoldense desde a década de 90.



BAMBAS DA ORGIA - A atual campeã defenderá seu título trazendo "No Sagrado e no Profano, Sob as Benções de Maria e Iemanjá", desenvolvido por Pedro Linhares. O samba da azul-e-branco do bairro Floresta, que exalta Nossa Senhora e a Rainha do Mar, é cantado por Dodô Ananias e Fábio Ananias, e assinado por Gustavinho Oliveira, Rafael Tubino, Diego Nicolau, Max Lopes, Diego Bodão e Charles Silva. O carnavalesco da Águia é Edy Brittes, que promete uma romaria no Porto Seco.



ESTADO MAIOR DA RESTINGA - Tinga, teu povo te ama! 
Detentora de nove títulos, o Cisne não vence desde 2012. O tricolor da Zona Sul homenageia o Parque Farroupilha, mais conhecido como Parque da Redenção, situado no coração da capital gaúcha. O enredo é "A Restinga de Alma e Coração, Canta a Redenção na Porto Alegre da Minha Paixão", com o samba de Marcelo Pujol, Thayson Marques, Jonathan Correa, Barcelos, Leo Machado, Nian Vieira, Rodrigo Fileh e Henrique Trezeguet sendo defendido pelos intérpretes Evandro Medina e Tinga (que, sugestivamente, estreará na... Restinga). 



IMPERADORES DO SAMBA - A vermelho-e-branco oferecerá "Um Espetáculo Entre os Palcos da Cidade", transformando em alegorias e fantasias locais tradicionais de Porto Alegre como o Theatro São Pedro, a Orla do Guaíba, a Casa de Cultura Mário Quintana, os estádios da dupla Grenal, entre outros. O samba-enredo, que será defendido pelo experiente intérprete Sandro Ferraz, foi composto por Fagner Presidente, Chico Professor, Fred Feijó, Maninho Veiga e Marcele Cassalha. O enredo, assinado por Fábio Castilhos, é desenvolvido pelo carnavalesco Silvio Oliveira.



IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA - Campeã em 2010 e 2016, a escola laranja e preta do Rubem Berta virá com o enredo "Me Respeita!", em que defenderá os direitos das mulheres, contestará os preconceitos sofridos por elas e exaltará personalidades femininas marcantes. Composto por Andy Lee, Vinícius Maroni, Vinicius Brito, Victor Nascimento e Lucas Donato, o samba será interpretado no Porto Seco por Viny Machado. O carnavalesco é Michael Smith, também autor do enredo.



IMPÉRIO DA ZONA NORTE - Fechando a Série Ouro de Porto Alegre, os leões alados coroados do bairro Navegantes homenageiam os 250 anos da capital gaúcha com o enredo "Memórias da Zona Norte Ressoam Tambores Imperianos. É o Presente Dourado 'Pra Ti' Mui Leal Porto Alegre". O samba-enredo foi desenvolvido por Jéferson Lima, Jorge Goulart e Victor Alves e será defendido na avenida pelo intérprete Gabriel Pereira. Os carnavalescos são Davi Gbanna e Guaraci Feijó. A Império possui dois campeonatos (1982 e 2008).

A transmissão dos desfiles das escolas de samba de Porto Alegre acontecerá através da plataforma CuboPlay, que terá seu sinal retransmitido pela TVE-RS na TV aberta. Mais informações neste link, onde também é possível assistir aos clipes das escolas

Fonte dos vídeos com os sambas-enredo: canal Carnaval Alegre RS

Obrigado ao site Confraria da Folia por enriquecer as informações

Coluna anterior: Exu Venceu
Coluna anterior: Análises - Série Ouro e Grupo Especial 2022 na Sapucaí
Coluna anterior: O Bem Sempre Vence!

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube