PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

TEM ANITTA NO SAMBA... ENREDO!
      

28 de junho de 2024, nº 90

Coluna anterior: Abram Alas, 2025 vem aí!

Coluna anterior:
 
Um Rufar para Três Mestres

Coluna anterior:
Em Brasa Rubra, as Pazes com a História

Coluna anterior:
 
Alafiou, Sapucaí!



TEM ANITTA NO SAMBA... ENREDO!


Grande atrativo das escolas de samba no segundo semestre de cada ano, as disputas de samba-enredo sempre contaram com ilustres presenças ao longo da história. Por duas vezes (em 2019 e 2021) listamos aqui nesta coluna alguns famosos que já se aventuraram na composição de um samba concorrente, vencedores ou não, como os casos dos jornalistas Pedro Bial e Alex Escobar, da atriz Suzana Pires e até mesmo dos funkeiros Latino e Mister Catra (1968-2018). Um nome mais recorrente nos últimos anos foi o do comediante Marcelo Adnet, que em 2024 foi um dos autores do samba-enredo da Mocidade, sobre o caju.

Essa seleta lista de famosos-compositores ganhou um reforço e tanto esta semana: Anitta. A cantora carioca, dona de hits como “Show das Poderosas”, “Envolver” e correlatos, terá um samba concorrente na Unidos da Tijuca, assinando ao lado de nomes peso-pesados do samba como Fred Camacho (caneta em vários sambas do Salgueiro) e Diego Nicolau, também autor do “caju” da Mocidade – a parceria ainda conta com Estêvão Ciatta, marido da apresentadora Regina Casé, e o pagodeiro Feyjão.




A entrada da “Poderosa” no certame não é por acaso: em 2025, a escola do Borel (que busca se recuperar do ingrato décimo primeiro lugar deste ano) abrirá a segunda-feira de desfiles falando de Logun Edé, seu orixá de cabeça. Vale lembrar que no mês passado, a artista, que é do Candomblé, perdeu mais de 200 mil seguidores numa rede social ao divulgar imagens em um terreiro para o lançamento de um clipe.




É óbvio, evidente, claro e cristalino que a inesperada presença da cantora em uma das parcerias vai atrair público e marketing pra Tijuca. E, porque não, um fluxo de público maior que o esperado nas eliminatórias que a escola promover até 21 de setembro, data da final. O fator que move isso? A curiosidade. Seja fã dela ou não, alheio ao processo de carnaval ou não, 8 entre 10 pessoas vão querer ver. Só a notícia em si (dada por esse colunista ao final da Live Sambario Debate na última terça-feira) causou um impacto enorme. É um movimento que, além do fator surpresa e do chamariz, traduz o momento atual da artista em querer reafirmar sua fé sem temer preconceitos e julgamentos. Quando se fala da Anitta no Carnaval, geralmente se associa a fatos relacionados aos noticiários de celebridades. Ver a “girl from Rio” numa parceria concorrente de samba-enredo será uma experiência curiosa. E já é a grande história desse carnaval.

Que a presença “poderosa” seja muito bem-vinda ao universo das disputas.