PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

2024 EM CONSTRUÇÃO
       
   
2024 EM CONSTRUÇÃO


Coluna anterior: Ô Abram Alas ao Mercadão do Carnaval 2024

Coluna anterior: A História de Jamerson, o Componente que Estampou a Capa do CD de 2002 - A Última da Imperatriz (Antes de 2024)

Coluna anterior: 20 Anos de uma Apuração que tem muito o que Falar

Coluna anterior: Sapucaí veio contar pra Vocês: 22 Anos Depois, Campeã mais uma Vez



25 de março de 2023, nº 80


Mais alguns destaques do noticiário carnavalesco.

'

'

Enredos já anunciados

São “Hutukara” no Salgueiro, “Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular” na Porto da Pedra, “Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da Cigana Esmeralda” na Imperatriz e “Nosso destino é ser onça” na Grande Rio. A Academia do Samba fará uma defesa dos povos indígenas através da mitologia Yanomani, o Tigre gonçalense aborda um antigo livro ilustrado com xilogravuras influente na cultura nordestina. A Rainha de Ramos vai defender o título debruçado nos ensinamentos místicos do testamento da cigana Bruges de Esmeralda, escrito há 100 anos pelo poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, enquanto a vencedora anterior desbrava as simbologias da onça nas cosmovisões dos povos originários e em diferentes expressões das artes e das culturas brasileiras.





O primeiro enredo da Série Ouro

É da Unidos de Padre Miguel o primeiro tema anunciado para 2024 no Acesso: “O Redentor do Sertão”, assinado pelos carnavalescos Edson Pereira e Lucas Milato, conta a história de Padre Cícero e viaja no imaginário místico popular do povo sertanejo.




'


Enredo também em São Paulo

A Mancha Verde foi a primeira do Grupo Especial a divulgar o que vai apresentar no Anhembi em 2024: “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta” será desenvolvido por André Machado em seu segundo ano na alviverde.

'

Não só no Especial...

O Acesso 1 tem duas escolas com enredo definido: “Os encantos da raiz do Mandacaru” na Colorado do Brás e “Um causo arretado de um povo pra lá de valente... O cordel de um Nordeste independente” na estreante Dom Bosco. Duas escolas do Acesso 2 também anunciaram enredo: Imperatriz da Paulicéia com “Maracatu - Bendito é o seu rito” e Amizade Zona Leste com “Eduardo Basílio. Um Mar de Rosas de Ouro do Quilombo da Brasilândia para o Mundo”

 

O que Porto da Pedra, UPM e Dom Bosco tem em comum?

Rodrigo Cardoso. O artista gaúcho, popularmente conhecido como “Rodriguérrimo” nas redes, é o responsável pelas logos dos enredos das três escolas. Uma mais impactante que a outra. Ele também assina as identidades visuais do “Bar Apoteose” e do “Carnaval em Destaque”, programa que este colunista apresentou na Rádio Coisa Nossa entre 2021 e 2022. Talento puro.

 

Surpreendente mudança em SP

Afastada em 2023 devido a gravidez, Karina Zamparolli deixou o posto de porta-bandeira da Mocidade Alegre por razões de ordem pessoal. Sua substituta Natália Lago teve o contrato renovado e segue no posto.

 

Esperada mudança em SP

A LigaSP anunciou que terá mudanças no julgamento para o ano que vem e que um grupo técnico foi criado para tal. Vamos aguardar...

 

Agendinha

Será no dia 20 de junho o sorteio da ordem de desfiles do Grupo Especial carioca para 2024. Pelo regulamento, Porto da Pedra abre o domingo (11 de fevereiro) enquanto a Mocidade abre a segunda-feira de desfiles, 12 de fevereiro.

'


Agendinha (II)

Muito antes disso, será lançado no dia 31 o álbum com as versões ao vivo da avenida dos sambas do Grupo Especial de 2023, em expediente que volta a ser feito após 25 anos. Os áudios foram extraídos dos desfiles oficiais e mixados pelo Estúdio Century, com produção de Pretinho da Serrinha. O primeiro EP a ser divulgado nas plataformas digitais terá as seis primeiras colocadas - Imperatriz, Viradouro, Vila Isabel, Beija-Flor, Mangueira e Grande Rio. O segundo EP, com as demais escolas, será lançado em abril.

 

Tempo, tempo, tempo...

A partir de hoje esta coluna entrará em um período sabático. Um tempo fora se faz necessário pra reorganizar as ideias.

'


'


A última volta do ponteiro...

Outro enredo anunciado no carnaval carioca é um senhor enredo: Alcione será homenageada por sua querida Estação Primeira de Mangueira em 2024. O lançamento oficial será no dia 28 de abril, data dos 95 anos da verde e rosa.

Expectativa alta para ver a Marrom sendo exaltada pela terceira vez na Sapucaí – a segunda só no Grupo Especial

 

Sambando por Aí fecha esta edição rendendo homenagens a Mário Borriello, carnavalesco campeão pelo Salgueiro em 1993 com o lendário e inesquecível “Peguei um Ita no Norte”, que morreu aos 77 anos no último dia 11.