PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Ô ABRAM ALAS AO MERCADÃO DO CARNAVAL 2024
       
   
Ô ABRAM ALAS AO MERCADÃO DO CARNAVAL 2024


Coluna anterior: A História de Jamerson, o Componente que Estampou a Capa do CD de 2002 - A Última da Imperatriz (Antes de 2024)

Coluna anterior: 20 Anos de uma Apuração que tem muito o que Falar

Coluna anterior: Sapucaí veio contar pra Vocês: 22 Anos Depois, Campeã mais uma Vez



23 de março de 2023, nº 79


Um carnaval mal acabou e outro já está no horizonte. Faz menos de 1 mês que a Imperatriz soltava o grito da garganta pra festejar um título que não vinha desde 2001 e as movimentações do mercado carnavalesco visando 2024 estão a dois mil por hora, já que foi tanta troca, mas tanta troca, que o mais atento fica perdido. Como manda a tradição, trazemos aqui um panorama do vai e vem do carnaval carioca pontuando alguns destaques, em formato que remete ao famoso "vai e vem do mercado" do saudoso jornal Lance! nas décadas passadas.

Importante destacar ao caro leitor: as informações do quadro abaixo tem como base o que foi anunciado pelas escolas até o fechamento desta coluna, portanto, desconsiderando movimentações que tenham acontecido após a publicação do mesmo - algumas escolas, por exemplo, ainda não oficializaram renovações e/ou trocas em determinados segmentos.

 

LEGENDA: Nome (cargo, nas chegadas, escola de onde veio / nas saídas, escola para onde vai)



O abre-alas do desfile campeão da Imperatriz (Foto: Ewerton Fintelman/Sambario)


IMPERATRIZ

 

Quem veio: ninguém

Quem fica: Toda a equipe atual (carnavalesco, intérprete, direção de carnaval, mestre de bateria, mestre-sala e porta-bandeira e coreógrafo) foi renovada para 2024 no dia seguinte a conquista do título

Quem vai: ninguém

 

VIRADOURO

 

Quem veio: Wander Pires (intérprete, Paraíso do Tuiuti)

Quem fica: Tarcísio Zanon (carnavalesco), João Gustavo Melo (enredista), Julinho e Rute (mestre-sala e porta-bandeira), Priscilla Mota e Rodrigo Negri (coreógrafos da comissão de frente), Ciça (mestre de bateria), Alex Fab e Dudu Falcão (diretores de carnaval), Jefferson Coutinho e Marcos Mendes (direção de harmonia)

Quem vai: Zé Paulo Sierra (intérprete, contratado pela Mocidade)

 

DESTAQUE: depois de conquistar o segundo Estandarte de Ouro da carreira, WANDER PIRES volta à Viradouro com duas missões árduas: suceder Zé Paulo Sierra após 9 anos e uma grande identificação com a escola de Niterói e apagar de vez a nada saudosa passagem pela agremiação em 2010.




'

VILA ISABEL

 

Quem veio: Vinícius Natal (enredista, Grande Rio)

Quem fica: Toda equipe teve o contrato renovado para 2024

Quem vai: ninguém

 

DESTAQUE: responsável pelos últimos enredos da Grande Rio, VINÍCIUS NATAL retorna a Vila para auxiliar Paulo Barros no desenvolvimento do próximo desfile.

'

'

BEIJA-FLOR

 

Quem veio: João Vitor Araújo (carnavalesco, Paraíso do Tuiuti)

Quem fica: A escola ainda não confirmou manutenções de segmentos

Quem vai: Alexandre Louzada (carnavalesco, contratado pela Unidos da Tijuca), André Rodrigues (carnavalesco, contratado pela Portela)

 

DESTAQUE: indo pro seu décimo desfile como carnavalesco, JOÃO VITOR ARAÚJO ganha a grande chance de sua carreira: assinar o desfile da Beija-Flor. Responsabilidade imensa.

'



MANGUEIRA

 

Quem veio: Lucas Maciel e Karina Dias (coreógrafos da comissão de frente, Paraíso do Tuiuti), Junior Cabeça (diretor de carnaval)

Quem fica: Guilherme Estevão e Annik Salmon (carnavalescos), Marquinho Art’Samba e Dowglas Diniz (intérpretes), Matheus Olivério e Cinthya Santos (mestre-sala e porta-bandeira), Rodrigo Explosão e Taranta Neto (mestres de bateria), Amauri Wanzeler (diretor de carnaval), Helton Dias (diretor de harmonia)

Quem vai: Cláudia Motta (coreógrafa da comissão de frente)

 

GRANDE RIO

 

Quem veio: ninguém

Quem fica: Toda a equipe atual (carnavalescos, intérprete, direção de carnaval, coreógrafos mestre de bateria, mestre-sala e porta-bandeira) foi renovada para 2024

Quem vai: Vinícius Natal (enredista, contratado pela Vila Isabel)

 

SALGUEIRO

 

Quem veio: Wilsinho Alves (diretor de carnaval, Império Serrano), Igor Ricardo (enredista)

Quem fica: Edson Pereira (carnavalesco), Emerson Dias (intérprete), Patrick Carvalho (coreógrafo), Guilherme e Gustavo (mestres de bateria), Sidclei e Marcella Alves (mestre-sala e porta-bandeira)

Quem vai: Julinho Fonseca (diretor de carnaval, contratado pela Portela), Fagney (diretor de harmonia)

 

PARAÍSO DO TUIUTI

 

Quem veio: Jack Vasconcelos (carnavalesco, Unidos da Tijuca), Pixulé (intérprete, Unidos de Bangu)

Quem fica: Raphael e Dandara Ventapane (mestre-sala e porta-bandeira), Marcão (mestre de bateria), André Gonçalves e Julio Cezar (diretores de carnaval)

Quem vai: Rosa Magalhães (carnavalesca), João Vitor Araújo (carnavalesco, contratado pela Beija-Flor), Wander Pires (intérprete, contratado pela Viradouro), Lucas Maciel e Karina Dias (coreógrafos da comissão de frente, contratados pela Mangueira)

 

DESTAQUE: 10 anos depois de defender o Império da Tijuca no até hoje lembrado “Batuk”, PIXULÉ volta a ter uma chance de atuar no Grupo Especial, defendendo (com muita habilidade) as cores da escola de São Cristóvão.



'

UNIDOS DA TIJUCA

 

Quem veio: Alexandre Louzada (carnavalesco, Beija-Flor), Ito Melodia (intérprete, Império Serrano), Lucinha Nobre (porta-bandeira, Portela), Marquinho Marino (diretor de carnaval, Mocidade)

Quem fica: Fernando Costa (diretor de carnaval), Matheus André (mestre-sala), Casagrande (mestre de bateria)

Quem vai: Jack Vasconcelos (carnavalesco, contratado pela Paraíso do Tuiuti), Wantuir (intérprete, contratado pela Porto da Pedra), Wic Tavares (intérprete), Denadir (porta-bandeira, contratada pela Porto da Pedra)

 

DESTAQUE: o amuleto ouro e azul voltou a ser sua luz, e 14 anos depois LUCINHA NOBRE volta a defender o pavilhão tijucano.

'



PORTELA

 

Quem veio: André Rodrigues (carnavalesco, Beija-Flor), Antonio Gonzaga (carnavalesco, Arranco), Squel Jorgea (porta-bandeira), Junior Schall (diretor de carnaval), Julinho Fonseca (diretor de harmonia, Salgueiro)

Quem fica: Gilsinho (intérprete), Marlon Lamar (mestre-sala), Nilo Sérgio (mestre de bateria), Leonardo Senna e Kelly Siqueira (coreógrafos da comissão de frente)

Quem vai: Renato Lage e Márcia Lage (carnavalescos, ano sabático), Lucinha Nobre (porta-bandeira, contratada pela Unidos da Tijuca), Márcio Emerson, Jorge Barbosa, Sérvolo Alves e Walter Moura (diretores de harmonia) e Claudinho Portela e Higor Machado (diretores de carnaval)

 

DESTAQUE: Mudança de rota. Assim pode ser definida a volta de SQUEL JORGEA ao carnaval. A consagrada porta-bandeira que anunciou a aposentadoria no ano passado mudou de ideia e vai defender as cores da escola de Madureira.

'



MOCIDADE

 

Quem veio: Zé Paulo Sierra (intérprete, Viradouro)

Quem fica: Marcus Ferreira (carnavalesco), Dudu (mestre de bateria), Diogo Jesus e Bruna Santos (mestre-sala e porta-bandeira)

Quem vai: Marquinho Marino (diretor de carnaval, contratado pela Unidos da Tijuca), Nino do Milênio (intérprete, contratado pela União de Maricá)

 

DESTAQUE: Novos ares, nova escola da emoção. Após 9 anos de Viradouro, ZÉ PAULO SIERRA tem agora o desafio de defender a estrela-guia de Padre Miguel.




'


PORTO DA PEDRA

 

Quem veio: Denadir (porta-bandeira, Unidos da Tijuca), Wantuir (intérprete, Unidos da Tijuca), Júnior Scapin (coreógrafo da comissão de frente, Império Serrano)

Quem fica: Mauro Quintaes (carnavalesco), Diego Araújo (enredista), Rodrigo França (mestre-sala), Pablo (mestre de bateria)

Quem vai: Nêgo (intérprete, contratado pela União da Ilha), Laryssa Victória (porta-bandeira), Paulo Pinna (coreógrafo da comissão de frente, permanece na Mocidade)

 

DESTAQUE: Volta as origens. 26 anos depois, WANTUIR reencontra o caminho de São Gonçalo e retorna à Porto da Pedra para na sua potente voz outra vez fazer o tigre mostrar as garras na avenida.

'

'

DESTAQUES DA SÉRIE OURO

- Até a eleição (antecipada para o próximo sábado), o Império Serrano está sem equipe para 2024

- O carnavalesco Edson Pereira chegou a se despedir da Unidos de Padre Miguel, mas após conversar com a direção da escola, acertou sua permanência no Boi Vermelho, agora fazendo dupla com Lucas Milato

- Tiago Martins é o novo carnavalesco da Acadêmicos de Niterói; seu único trabalho foi na São Clemente em 2022

- Nêgo foi anunciado como novo intérprete da União da Ilha. Será que vem outro título?

- Bruno de Oliveira é o novo carnavalesco da São Clemente.

- Igor Vianna retorna à Unidos de Bangu, agora dividindo o microfone oficial com a cantora Pipa Brasey

- Tem-Tem Jr deixou a Vigário Geral após 3 anos como intérprete da escola; o provável destino é o Império Serrano (o que pode se confirmar após a eleição)

- União de Maricá anunciou Wilsinho Alves como diretor de carnaval e Nino do Milênio como seu novo intérprete. E há a expectativa de mais nomes de peso a chegar. Maricá promete estrear na Sapucaí chutando a porta, olho neles...

- Parque Acari anunciou as renovações do carnavalesco André Tabuquine e do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Layne e Léo Chocolate.