PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

SAPUCAÍ VEIO CONTAR PRA VOCÊS: 22 ANOS DEPOIS, CAMPEÃ MAIS UMA VEZ
     
   
SAPUCAÍ VEIO CONTAR PRA VOCÊS: 22 ANOS DEPOIS, CAMPEÃ MAIS UMA VEZ


1º de março de 2023, nº 76


E foi-se então... um jejum de 22 anos. Tal como nas fábulas dos cordéis nordestinos sobre a chegada de Lampião ao céu e ao inferno que cantou na Sapucaí na segunda-feira de carnaval, a Imperatriz Leopoldinense saiu do inferno de um rebaixamento em 2019 para o céu de sua nona taça, a qual perseguia desde 2001. Festa em Ramos, no Complexo do Alemão... festa em toda Zona da Leopoldina. Sem o talento dos cordelistas, algumas linhas sobre o que a Sapucaí leva dos desfiles de 2023.



Imperatriz, a grande campeã (Foto: Carlos Fonseca/Sambario)


GRUPO ESPECIAL

 

- Qualquer coisa que não fosse um título de Imperatriz, Vila Isabel ou Viradouro seria injusto. São três escolas competentes dentro da pista e fora dela. Ao fim das notas, venceu a Imperatriz. Mesmo que particularmente tivesse ressalvas aqui e ali, passou perfeita em praticamente todos os quesitos. Fim do jejum pra escola que renasceu do baque de quatro anos atrás. Leandro Vieira – que tirou a Mangueira da fila com esta vindo de um décimo lugar e repetiu a dose em Ramos – se consolida como um dos maiores artistas do carnaval.

'

- Ainda que as justificativas de duas notas em Harmonia e Bateria sejam, no mínimo, complicadas, a Viradouro aparece outra vez figurando entre as três primeiras. Não há dúvidas da sua consolidação como grande potência do carnaval na atualidade. Tende ser a escola a ser batida.

'

- E Paulo Barros? Ah, o homem sabe se reinventar e tá no “game” novamente...

'

- As demais colocadas do G6 estavam dentro do prognóstico – apesar de que a Mangueira (e até mesmo a Grande Rio) poderia ter ficado a frente da Beija-Flor. E o Salgueiro, como se previa, perdeu a invencibilidade e ficou fora das campeãs onde estava desde 2008. Um presente amargo (e talvez necessário) no aniversário de 30 anos do Ita, completados no dia da apuração.

'

- Pelos contextos bem parecidos, o frustrante centenário da Portela pode ser comparado aos dos clubes de futebol como Flamengo, Botafogo, Corinthians, Grêmio, dentre outros. Um desfile para os portelenses riscarem da memória.

'

- Uma pena o rebaixamento do Império Serrano, apesar de que os (muitos) contextos políticos dificilmente a segurariam no grupo. Foi um desfile bem imponente. E a Mocidade precisa construir dois bustos, do casal de mestre-sala e porta-bandeira e de Mestre Dudu, na porta da quadra...

'

SÉRIE OURO



A Invenção da Amazônia levou a Porto da Pedra de volta ao Grupo Especial (Foto: Bruno Surcin)

'

- A hora de vencer finalmente chegou. E chegou numa apresentação tecnicamente impecável. Porto da Pedra volta a elite e faz São Gonçalo ter um pouco de alegria, já que a cidade sofreu com as recentes tragédias provocadas pela chuva.

'

- A lamentar os problemas enfrentados por Lins Imperial e União de Jacarepaguá que culminaram em seus rebaixamentos. E dar as boas vindas às estreantes União de Maricá e União do Parque Acari, que sobem junto à Sereno de Campo Grande – regressada ao Sambódromo após 10 anos.

'

SEÇÃO DE CURIOSIDADES

'

- Entre 28 de fevereiro de 2001 e 22 de fevereiro de 2023 foram exatos 21 anos, 11 meses e 22 dias, ou então, 8.029 dias de espera para a Imperatriz Leopoldinense chegar ao seu nono campeonato. A escola de Ramos agora se torna a quarta maior vencedora do carnaval carioca, ao lado do Salgueiro e do Império Serrano. Quando conquistou o tri em 2001, Cesar Maia iniciava seu segundo mandato como prefeito do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho era o governador do estado, Fernando Henrique Cardoso o presidente, o Vasco vinha da conquista do título da Copa João Havelange (o Brasileirão de 2000), Flamengo e Fluminense estavam prestes a disputar o título da Taça Guanabara no sábado das Campeãs, o Botafogo estava prestes a disputar a decisão do Torneio Rio-São Paulo e Tiquinho Soares (principal atacante do clube atualmente) mal tinha completado 11 anos de idade.

'

- Pitty de Menezes é o primeiro intérprete campeão no ano de estreia desde Paulinho Mocidade em 1990. Criado na escola mirim da Viradouro, onde também foi cantor de apoio, até o ano passado era integrante do carro de som da Unidos da Tijuca e intérprete oficial na Porto da Pedra. 

'

- Pela primeira vez na história, a Viradouro termina entre as três primeiras colocadas por quatro carnavais consecutivos, sendo a melhor sequência histórica da escola de Niterói na elite. Foram dois vice-campeonatos (2019 e 2023 – ambas com a mesma pontuação, 269.7), um título (2020) e um terceiro lugar (2022).

'

- Na sexta colocação, a Grande Rio voltou a abrir o Desfile das Campeãs depois 9 anos.

'

- Com o sétimo lugar, o Salgueiro encerrou uma longa sequência de 14 desfiles seguidos marcando presença no Sábado das Campeãs. Entre 2008 e 2022, a escola obteve 1 título (2009), quatro vices (2008, 2012, 2014 e 2015), dois terceiros (2017 e 2018), um quarto (2016), cinco vezes o quinto (2010, 2011, 2013, 2019 e 2020) e um sexto lugar (2022). A escola não terminava nesta colocação desde 2007, última vez que não voltou entre as seis. 

'

- Com o oitavo lugar, mesma colocação de 2019, o Paraíso do Tuiuti vai para o sétimo carnaval consecutivo no Grupo Especial, melhor sequência histórica da escola na elite, cujo melhor resultado foi o vice-campeonato de 2018.

'

- É a primeira vez na história que a Unidos da Tijuca termina em nono lugar por três carnavais consecutivos.

'

- O décimo lugar foi o pior resultado da Portela desde 2005, ano do catastrófico desfile em que a velha guarda foi impedida de desfilar. A escola não terminava em décimo desde 2001. 

'

- O décimo primeiro lugar foi a pior colocação da Mocidade Independente de Padre Miguel desde 2013, quando também terminou em décimo primeiro na tabela. 

'

- O Império Serrano chegou ao seu quarto rebaixamento neste século – além de 2023, quedas em 2007, 2009 e 2019 – igualando a São Clemente. 

'

- Pra quem gosta de coincidências: a combinação Imperatriz campeã e Império rebaixada só havia acontecido uma única vez – em 1999.  

'

- Para quem gosta de coincidências, parte 2: em 2019 tivemos Leandro Vieira campeão, Viradouro vice, Vila Isabel em terceiro, Tuiuti em oitavo e Império Serrano rebaixado. Em 2023 aconteceu a mesma combinação.

'

- Pra quem gosta de coincidências, parte 3: o que os carnavais de 1995, 2001 e 2023 tem em comum? Imperatriz campeã no Grupo Especial e Porto da Pedra campeã no Acesso.

'

- Com a volta da Porto da Pedra à elite, Niterói e São Gonçalo voltarão a ter representantes no Grupo Especial depois de 14 anos – a sequência foi interrompida com o rebaixamento da Viradouro em 2010. 

'

- A Unidos de Padre Miguel conquistou seu quinto vice-campeonato na Série Ouro - 2015, 2016, 2018, 2020 e 2023. Se ainda houver CD físico, o boi vermelho da Vila Vintém estará mais uma vez na capa. 

'

- O quarto lugar é o melhor resultado do Império da Tijuca na Série Ouro desde 2019 – quando também foi quarta colocada. 

'

- Em sua estreia nos desfiles, a Acadêmicos de Niterói terminou em quinto lugar, superando o melhor resultado de sua antecessora Acadêmicos do Sossego na Marquês de Sapucaí - o sexto lugar no ano passado.

'

- O sexto lugar é o pior resultado da União da Ilha na Série Ouro desde 2004. Já a sétima colocação é o pior resultado da São Clemente no Acesso em 30 anos.

'

- União de Maricá e União do Parque Acari vão estrear na Marquês de Sapucaí em 2024, sendo as primeiras debutantes desde a Unidos de Vila Santa Tereza no antigo Grupo B em 2012. 

'

- A equipe de transmissão da Globo para os desfiles do Grupo Especial foi a mesma de 2022: Maju Coutinho e Alex Escobar na ancoragem, Milton Cunha e Pretinho da Serrinha nos comentários. Com a ida da Série Ouro pra Band, Pedro Bassan e Mariana Gross foram para a equipe de reportagem nos desfiles do Especial, enquanto Leonardo Bruno comentou o Acesso pelo canal paulista. Mariana ainda ancorou o Desfile das Campeãs pelo Multishow. 

'

A nota dez

'

Uma saudação especial à todos os veículos de imprensa que com pouco fizeram um bonito trabalho na cobertura dos desfiles. 

'

A nota zero

'

Para a LIESA e a Rio Carnaval, pelo imenso destrato e falta de respeito com a mídia especializada, colocando empecilhos no processo de credenciamento. Vários veículos receberam credenciais insuficientes ou então tiveram credenciamento negado para acompanhar os desfiles na Sapucaí. Corta-se de quem acompanha a festa o ano todo para priorizar quem só lembra que o carnaval existe em fevereiro ou para amigos do rei. Perguntado por este site sobre a situação, o diretor de marketing da Liga deu aquela famosa esquivada.

'

'

Que os gestores do carnaval valorizem de verdade quem divulga e debate a festa antes e depois de fevereiro.

 

A última volta do ponteiro 

'

E a dança das cadeiras para o próximo carnaval já começou. Em destaque, a volta de Lucinha Nobre a Unidos da Tijuca após sua saída da Portela, pra onde vai Squel Jorgea – que retorna ao carnaval após um ano de hiato. 

'

Sambando por Aí volta com atenções voltadas à janela de transferências do carnaval rumo aos desfiles de 2024.