PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

CARNAVAL 2023 PELO BRASIL – DESFILES DE VITÓRIA
   
   
CARNAVAL 2023 PELO BRASIL – DESFILES DE VITÓRIA


11 de fevereiro de 2023, nº 74


Coluna anterior: Falta Menos do que Antes...
'
Coluna anterior: Retrospectiva do Carnaval 2022 - Parte 2: O Carnaval da Volta, da Queda de Tabus e de Boas Novidades

Coluna anterior: Retrospectiva do Carnaval 2022 - Parte 1: Da Tensão à Redenção

Coluna anterior: O Tremendão no Samba: quando Erasmo escreveu obra para Roberto na Beija-Flor

Coluna anterior: Top 10 Concorrentes Derrotados (Escolhidos pelos Leitores)


O carnaval de avenida do Brasil começa oficialmente neste fim de semana. Na verdade, já começou – nesta sexta, com desfiles dos grupos de acesso de Santos (que volta a realizar carnaval após três anos) e Vitória. E é na capital do Espírito Santo, mais precisamente no Sambão do Povo, que começamos nossa tradicional viagem pelos desfiles de fora da Ponte Aérea. Tradicionalmente realizado uma semana antes da data oficial, “o primeiro carnaval do Brasil” segue tendo a Unidos da Piedade como sua maior detentora de títulos com 13, seguida por Novo Império, Jucutuquara e MUG, empatadas com 7.



Santo Antônio levou a Novo Império a conquistar o título de 2022, quebrando um jejum de mais de três décadas (Foto: A Gazeta)


Foi nas bênçãos de Santo Antônio que a Novo Império conquistou o campeonato de 2022, quebrando um jejum de 33 anos sem títulos, rompendo a hegemonia de Mocidade Unida da Glória e Independente de Boa Vista que perdurava desde 2010 e devolvendo a taça pra capital. Mas na preparação para os desfiles de 2023 nem tudo foi sorriso, diante de gravidades como o caso de um advogado que assediou passistas da Andaraí e, mais recentemente, um assassinato nas proximidades do Sambão do Povo que interrompeu o ensaio técnico da MUG ainda no começo.


Para além do espetáculo e da disputa dentro do Sambão, o folião capixaba levanta a bandeira por um carnaval de paz e alegria. E por falar nisso, conversa de sambista é samba: vamos ficar por dentro do que as escolas de Vitória estão preparando pro desfile de sábado? Só se for agora! Acompanhe:


1° - UNIDOS DA PIEDADE

Enredo: Bino Santo e as lutas que ecoam no Morro

Autores do samba: Thiago Brito, Thiago Meiners, Rafael Mikaiá e Vítor Jaime

Horário de desfile: 22h


Abrindo os desfiles e sem vencer há 37 anos, A Mais Querida vai homenagear São Benedito, padroeiro da escola, mostrando sua importância na construção da cultura popular do Centro de Vitória, através de registros históricos que relatam inúmeras preces atendidas por ele e milagres realizados. O enredo do carnavalesco Alex Santiago será desenvolvido com 1.600 componentes, três alegorias e dois tripés.




2° - UNIDOS DE JUCUTUQUARA

Enredo: Onde Ocê Foi Morar?

Autores do samba: Rafael Mikaiá, Rico Bernardes, Robeth Melodia, Fernando Brito, Leandro Maciel, Roni Alencastre, Daniel Barbosa, Cassius Macaé, Lucas Rigonato, Gigi da Estiva e Thiago Meiners

Horário de desfile: entre 22h50 e 23h12


A Coruja vai contar a história de migrantes que escolheram o Espírito Santo para morar, sendo uma destas histórias a de um nordestino que chegou no estado, ficou e construiu um legado de amor. O enredo do carnavalesco Osvaldo Garcia terá 1.300 desfilantes e 3 alegorias.





3° - NOVO IMPÉRIO

Enredo: Imperium – Abram Alas para Vossas Majestades

Autores do samba: Rogério Barbosa (Só Filé), Renilson Rodrigues e João Machado Alencastre

Horário de desfile: entre 23h40 e 0h24


Campeã do carnaval após 33 anos, devolvendo a taça pra capital, a escola do Caratoíra vai contar a história das coroas, retratando as majestades da humanidade. O tema é desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Balbino e contará com 1.500 componentes, 3 alegorias, 2 tripés e um elemento cenográfico.



 

4° - INDEPENDENTE DE BOA VISTA

Enredo: Humor: tanto riso, oh, quanta alegria... No tom da canção, a Boa Vista contagia

Autores do samba: Ciraninho de Castro, Noca da Portela, Flavinho Bento, Bid do Cavaco, Marcelo Adnet, Noca Neto, Milton Carvalho e Tinoco

Horário de desfile: entre 0h30 e 1h36


Na tentativa de recuperar a taça que escapou no ano passado, a tricolor de Cariacica vai fazer um tributo ao humor brasileiro, indo de grandes nomes como Jô Soares, Dercy Gonçalves e Chico Anysio, a personagens locais como Tonho dos Couros e Marly. O tema desenvolvido pelos carnavalescos Robson Goulart e Márcio Puluker terá 1.600 componentes, 3 alegorias e 2 tripés.

 



5° - MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA (MUG)

Enredo: A Caminho das Terras do Sol Poente

Autores do samba: Dudu Nobre e Diego Nicolau

Horário de desfile: entre 1h20 e 2h48


Sem vencer desde 2018 e tendo emplacado três vice-campeonatos seguidos, a MUG vai desbravar os aspectos culturais da cidade de Colatina, no Noroeste capixaba. Desenvolvido pelo carnavalesco Petterson Alves, o tema será contado na avenida com 1.200 componentes, 3 alegorias e 2 tripés.




6° - ANDARAÍ

Enredo: Carlos Magno e os doze pares de França: imperador do sertão, soberano da esperança

Autores do samba: João Machado, Renilson Rodrigues, Lauro e Thadeu Ronchi

Horário de desfile: entre 2h10 e 4h


Terceira colocada em 2022, a verde e rosa retratará a luta do povo nordestino contra as dificuldades diárias, além da apresentação de sua cultura, crenças, religiosidades e a esperança de um futuro melhor baseado na obra literária homônima, considerada a mais conhecida no Nordeste até o início do século XX. O enredo é desenvolvido por Cid Carvalho e terá 1.500 componentes, 3 alegorias, 2 tripés e um elemento cenográfico.




7° - CHEGOU O QUE FALTAVA

Enredo: O Tesouro Que Faltava

Autor do samba: Rafael Mikaiá

Horário de desfile: entre 3h e 5h12


Voltando ao Grupo Especial após 13 anos, a escola do bairro de Goiabeiras (que passará pela Sapucaí na próxima semana com a Inocentes de Belford Roxo) passeia por lendas e mitos do Espírito Santo, como as que envolvem o Palácio Anchieta, atual sede do governo estadual, e a Ilha da Trindade. O tema é desenvolvido pelos carnavalescos Jorge Mayko e Vanderson Cesar e terá 1.300 componentes, 3 carros e 1 tripé.



 

Transmissão


Na TV, os desfiles do Grupo Especial de Vitória serão transmitidos localmente por TV Gazeta (afiliada da Globo) e nacionalmente pela TV Brasil – em parceria com a TVE capixaba, que irá gerar o sinal – sendo a primeira transmissão da folia capixaba para todo país desde 2016. A transmissão da emissora estatal começa às 22h, enquanto a Gazeta abrirá os trabalhos às 23h15, mostrando da segunda escola em diante. Na internet, o G1 e as redes sociais e canal do YouTube da TVE transmitem para todos os cantos do mundo a partir das 22h.