PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

O TREMENDÃO NO SAMBA: PARA 2011, ERASMO ESCREVEU SAMBA PARA ROBERTO

   
O TREMENDÃO NO SAMBA: QUANDO ERASMO ESCREVEU OBRA PARA ROBERTO NA BEIJA-FLOR


23 de novembro de 2022, nº 70


Gigante gentil, amigo de fé, irmão camarada... muitas alcunhas definem a carreira de Erasmo Carlos, que faleceu aos 81 anos na última terça-feira, 22. Tendo influências na bossa nova, esse carioca da Tijuca, vascaíno, um dos grandes nomes da Jovem Guarda e pioneiro do rock nacional deixa uma vasta discografia de sucessos ao longo de sessenta anos de carreira como “Além do Horizonte”, “É Preciso Saber Viver”, “Gatinha Manhosa”, "Sentado a Beira do Caminho", “Se Você Pensa” e “Sua Estupidez”, muitos deles compostos ao lado do inseparável parceiro Roberto Carlos. E foi justamente o amigo de tantos caminhos e tantas jornadas que fez o Tremendão ter uma aventura no carnaval sem ser desfilando num carro alegórico - como já fizera na primeira homenagem que o cantor recebeu na Sapucaí, pela Unidos do Cabuçu em 1987.


Erasmo Carlos no desfile da Beija-Flor em 2011, que homenageou Roberto Carlos (Foto: Folhapress)


No dia 3 de agosto de 2010, o nome de Erasmo apareceu entre as 53 obras que concorriam ao posto de ser o hino oficial da Beija-Flor de Nilópolis para o carnaval de 2011, liderando uma parceria com o maestro Eduardo Lages e o consagrado compositor Paulo Sérgio Valle num dos casos mais emblemáticos de artistas que se aventuraram nas disputas de samba ao longo da história quase centenária das escolas de samba. "É uma honra ter o Erasmo Carlos na disputa. Não só ele como o Lages e o Paulo Sérgio, nomes importantes da música brasileira. Até o próprio Roberto Carlos poderia ter inscrito uma composição no concurso. Afinal, a Beija-Flor é uma escola democrática", comentou a época o então diretor de carnaval Laíla (1943-2021).


E lá estava ele. O homem que ao lado de Roberto escreveu "Nasci Numa Manhã de Carnaval" - gravado por Celina e regravado por ele no disco Pelas Esquinas de Ipanema, ambos nos anos 70 - e chegou mais próximo do samba num suingado de um dueto com Nando Reis para "De Noite na Cama" (de Caetano Veloso) no álbum Cidade do Samba três anos antes, compondo um samba para Roberto.


A obra defendida pelo veterano Gera, desprendendo-se do conservadorismo estético e sem muitos recursos poéticos que fugissem das citações muitos sucessos do Rei, ficou conhecida pelos refrães, sobretudo o principal "Beija, beija, beija, beija / Beija, beija meu amor / Beija, beija, beija, beija / Beija, beija Beija-Flor". Na disputa de quadra teve longa trajetória, chegou nas fases decisivas, mas acabara cortada antes da semifinal. No mar de lendas urbanas que permeiam o carnaval, há quem diga que a obra foi assinada pelo próprio Roberto, que ele nunca foi com a cara do samba vencedor (de Samir Trindade, Serginho Aguiar, Jr. Beija-Flor, Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Theo M. Netto, Kleber do Sindicato e Marcelo Mourão) que embalaria a Beija-Flor para seu décimo terceiro título, entre outras coisas.





Após o corte de seu samba, Erasmo declarou a Folha de S. Paulo que não estava levando a disputa tanto à sério: “Foi tudo uma brincadeira. Jamais tive intenção de entrar na disputa. Meu negócio é rock. Essa coisa toda cresceu muito e eu quero seguir em paz fazendo as minhas coisas", completando sua fala com uma pitada de sincericídio... até demais: "Carnaval para mim é ver mulatas gostosas na televisão”.


Posteriormente, o "Beija Beija" ganharia uma regravação na voz de Péricles, então cantor do grupo Exaltasamba.







Erasmo esteve no desfile, na alegoria que representou a Jovem Guarda. E cumpriu a promessa de nunca mais voltar a uma disputa de samba-enredo.


Letra: samba-concorrente de Erasmo Carlos, Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle para a Beija-Flor (2011)



Uma canção de amor

O sorriso, a flor, a inspiração

Simplicidade traz, no olhar a paz

Do seu coração

Sempre uma linda canção

Pra gente cantar

Tem romantismo e paixão

No ar

Muitas palavras de amor

Pra gente dizer

Como é grande o meu amor por você



Bate forte o coração e o tambor

Emoção, muito amor

Bate forte o coração e o tambor

É Roberto Carlos na Beija-Flor



Quando eu estou aqui

Eu vivo esse momento lindo

Sentindo a emoção da multidão

E a Beija-Flor sorrindo

Detalhes tão bonitos

Nessa festa a gente vai viver

Carinhos e abraços

Te proponho até o amanhecer



Beija, beija, beija, beija

Beija, beija meu amor

Beija, beija, beija, beija

Beija, beija beija-flor

Beija, beija, beija, beija

Beija, beija meu amor

Beija, beija, beija, beija

Minha escola é a Beija-Flor



Inscreva-se no canal SAMBARIO no YouTube

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca