PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

FALTA MENOS DO QUE ANTES...
  
   
FALTA MENOS DO QUE ANTES...


27 de janeiro de 2023, nº 73

Coluna anterior: Retrospectiva do Carnaval 2022 - Parte 2: O Carnaval da Volta, da Queda de Tabus e de Boas Novidades

Coluna anterior: Retrospectiva do Carnaval 2022 - Parte 1: Da Tensão à Redenção

Coluna anterior: O Tremendão no Samba: quando Erasmo escreveu obra para Roberto na Beija-Flor

Coluna anterior: Top 10 Concorrentes Derrotados (Escolhidos pelos Leitores)


O clima de carnaval já tomou conta da cidade. Na avenida, na rua, em qualquer lugar, só se contam as horas para chegar a folia. A menos de 20 dias para os desfiles, os três principais polos do carnaval de avenida já fervem com os ensaios técnicos e outros eventos. Nesta primeira coluna de 2023, vamos falar deles e mais alguns assuntos:


Ensaios técnicos no Rio...

Desde o último dia 14 a Marquês de Sapucaí tem recebido os treinos oficiais das escolas da Série Ouro (aos sábados, a partir das 19h30) e do Grupo Especial (aos domingos, 20h30). Onze escolas já passaram pela avenida. No próximo fim de semana será a vez de União de Jacarepaguá, Vigário Geral, Unidos de Padre Miguel, Porto da Pedra, Mocidade e Mangueira treinarem na passarela – o encontro da verde e branca com a verde e rosa no domingo, aliás, já foi batizado de “Uma Noite na PernamBahia”, repetindo o expediente da “Lollamacumba” do ano passado, quando ensaiara com a Grande Rio. Em todos os ensaios a entrada é franca.



Torcida da Unidos da Tijuca durante o ensaio técnico do último domingo (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)



Em São Paulo...

14 de janeiro foi o dia que também começaram os treinos oficiais dos três principais grupos do carnaval paulistano no Anhembi. Esta semana está tendo ensaios todos os dias, muito em virtude do feriado do aniversário de 469 anos da capital paulista (na quarta-feira, dia 25). Até domingo, 20 agremiações passarão pelo Sambódromo. Também com entrada franca



Mocidade Alegre durante seu ensaio técnico (Foto: Felipe Araújo/LigaSP)



E em Vitória...

Os treinos oficiais no Sambão do Povo começaram na terça-feira, com Unidos de Barreiros e Chegou o Que Faltava, e vão até o dia 2. Abaixo, o calendário completo.





Confirmado

Espantando os burburinhos de um começo de discussão sobre adiamento, Porto Alegre confirmou as datas de seu carnaval no Porto Seco: 4 e 5 de março.



Adiado

O atraso no repasse das verbas por parte da Prefeitura provocou o adiamento do carnaval em Niterói. Os desfiles no Caminho Niemeyer agora serão nos dias 24 e 25 de fevereiro.



Solo sagrado preservado

A Mocidade Unida da Mooca passou por um grande susto nesta semana, quando um pedido de reintegração de posse por parte do Ministério Público obrigaria a escola a deixar sua quadra. No momento em que fazia a desocupação do local, o Tribunal de Justiça de São Paulo acatou a liminar que anulou a decisão e manteve a MUM no local.








CDs antigos no streaming

Desde o mês passado a LigaSP tem disponibilizado nos tocadores de música os álbuns antigos do carnaval paulistano, desde o ano que ela assumiu o comando dos desfiles (1987) até os dias atuais. Também estão subindo os discos recentes, já presentes, em qualidade maior de áudio. Até o fechamento da coluna, ainda estão por ser disponibilizados os álbuns de 2010, 2011 e 2012.



E o CD, cadê?

Tudo caminha para que este seja o primeiro ano em que o álbum do Grupo Especial carioca não é lançado em CD físico, ficando restrito às plataformas de música. O porquê disto? A coluna apurou há alguns dias que a Liesa e seus parceiros fonográficos não têm encontrado fabricantes para fazer sua encomenda de tiragem, o que travou – por enquanto - as intenções de produção da mídia física para o ano.



A última volta do ponteiro

A Superliga começou a divulgar os sambas de seus grupos pelo seu canal no YouTube, enquanto a LIVRES anunciou intenções de aceitar uma proposta de carnaval temático sobre Cachoeiras de Macacu em 2024.



Sambando por aí volta esperando os tamborins repicarem na Nova Intendente, para os sambas de agora e (talvez) as exaltações cachoeirenses de depois.