PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Editorial Sambario

Edição nº 2

Cariocas sem acesso ao SAMBARIO? - Não foi a primeira queixa que recebi de internautas residentes na cidade do Rio de Janeiro de que o site não está abrindo de nenhuma maneira na Cidade Maravilhosa. Pelas informações passadas, o SAMBARIO entra na maioria dos computadores do Rio, mas insiste em nem dar as caras em alguns computadores cariocas, sendo substituído pela desagradável mensagem "a página não pode ser exibida". O pior é que isso deve acontecer também em outras localidades. Afinal de contas, qual a origem desta maluquice? Tudo bem que o V10, servidor gratuito que hospeda o SAMBARIO desde a sua fundação há exatos três anos, tem suas limitações. Mas este é um caso que... nem hipóteses adianta levantar porque simplesmente não há nenhuma explicação coerente. É o cúmulo do absurdo o site abrir em todas as localidades, menos em algumas conexões do Rio de Janeiro, justamente do Rio de Janeiro. Se for grilo de provedor de banda larga, pô, que troque para poder navegar no SAMBARIO! Deixando de lado a brincadeira, em breve registraremos um domínio ponto com no site, a fim de dar mais visibilidade e credibilidade ao nosso veículo e, sobretudo, acabar com histórias macabras como esta.

Anúncios de enredos - Vivemos o período em que fervilham informações sobre as escolhas dos enredos das escolas. Aos poucos, o carnaval 2008 começa a ser formalizado. Para o alívio das agremiações, a idéia de um carnaval temático sobre os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil foi restrita apenas aos enredos da São Clemente e da Mocidade, que abrirão os desfiles de domingo e de segunda no Grupo Especial, respectivamente. Vale lembrar do morno carnaval de 2000, quando todas as escolas do Primeiro Grupo tiveram de exaltar os 500 anos do Brasil, proporcionando desfiles repetitivos e sambas fracos. Os patrocínios milionários continuam falando mais alto nos casos da Beija-Flor (que falará do Amapá), da Grande Rio (e sua exaltação às "canalizações de gás") e, principalmente, da Mangueira, que jogará o centenário de Cartola pro alto a fim de homenagear o centenário do frevo. O Salgueiro homenageará novamente o Rio de Janeiro, mostrando a capital carioca nos dias de hoje. A princípio, é o enredo mais atraente das escolas do Grupo Especial, ainda mais que a Academia já tem tradição em exaltar a Cidade Maravilhosa, como já se viu nos desfiles de 1981 e de 1994. À medida que os enredos são confirmados, o SAMBARIO atualiza a sua seção Enredos 2008, que apresenta a lista dos enredos de cada escola para o ano que vem e dos respectivos carnavalescos. A ordem dos desfiles será inclusa também nesta seção, com o sorteio a ser realizado no começo de junho. A novidade do site com relação aos carnavais anteriores será a adição das sinopses dos enredos de cada escola, ou seja, aqui no SAMBARIO você também poderá ficar a par de tudo sobre o tema que será desenvolvido pelo carnavalesco de sua agremiação.

Continuísmo na Mocidade - O atual presidente da Mocidade, Paulo Vianna (D), foi reeleito para exercer mais um mandato. A meu ver, este continuísmo pode representar um problema para a escola. Como se sabe, a Mocidade vem numa preocupante trajetória descendente nos desfiles, piorando anualmente suas colocações no Grupo Especial até amargar a 11ª em 2007, sua pior posição no Primeiro Grupo desde 1959. Coincidência ou não, Paulo Vianna assumiu a escola depois do carnaval de 2004. A partir daí, ocorreria a desagradável seqüência da 9ª colocação em 2005, 10ª em 2006 e 11ª em 2007. Por isso, a melhor solução seria, evidentemente, uma renovação do comando da hoje ferida agremiação de Padre Miguel a fim de executar novas medidas para se encontrar um jeito de acabar com a crise financeira que assola a Mocidade. Após os últimos enredos classudos levados para a avenida, vamos ver como Cid Carvalho, campeão pela Beija-Flor como integrante da já tradicional Comissão de Carnaval encabeçada por Laíla, planejará contar a história do "Quinto Império". Muita sorte do mundo para a Mocidade, cujo futuro é preocupante, com o fantasma do rebaixamento rondando cada vez mais os arredores da Vila Vintém, além de contar com a vizinha Unidos, do Grupo B, no retrovisor após uma meteórica ascensão. Está na hora da estrela guia brilhar de novo!

Quem cala, consente! - Ainda sobre a polêmica da repercussão das críticas de alguns comentaristas do site ao samba-enredo "Candaces", o mesmo dirigente importante do Salgueiro que ofendeu o site em função do alvoroço provocado no fim do ano passado voltou a insultar o SAMBARIO ao tomar conhecimento da retomada deste assunto no Editorial passado. No fórum Espaço Aberto do Galeria do Samba, muitos foristas reprovaram a ressurreição de um "assunto morto", segundo o considerado por um deles. Claro, se utilizam de um procedimento rejeitado pelo SAMBARIO que é o cálculo das médias das escolas presentes na seção Comentários, já que mais notas e justificativas são adicionadas de acordo com o tempo. Me colocam um título sensacionalista no fórum, do tipo "site considera o samba do Salgueiro o pior do ano", denigrem a imagem do SAMBARIO a troco de nada e depois, quando resolvo colocar os pingos nos "is" a fim de esclarecer o mal-entendido, todos dão o pé atrás, evitando o assunto. Ainda sobre este dirigente, do qual eu não cito o nome, enviei-lhe uma mensagem explicando detalhes de tudo que havia acontecido, fazendo colocações não expostas ao público nos fóruns. A princípio, aguardava por uma resposta de sua parte. Porém, como até hoje este dirigente não me enviou nada, provavelmente envergonhado pelas declarações infelizes, ofensivas e injustas que proferiu contra o site, preferiu manter seu orgulho e não pedir desculpas por sua agressividade desnecessária. Mas este silêncio eu interpreto como uma falta de argumento para seguir adiante no debate. Por isso: quem cala, consente!

SAMBARIO: Três anos - Esta é a nossa atualização de aniversário. Estamos completando três carnavais passando por cima de todas as dificuldades e injustiças, e chegar a este terceiro aniversário tocando o site sozinho, com servidor gratuito e suas limitações, é um trabalho que, sem exageros, ultrapassa qualquer limite. Tudo isso vocês sabem que faço em prol do internauta bamba, que sempre sentiu falta de um portal que desse total ênfase ao samba-enredo em si, e não ao todo do carnaval como dezenas de sites pela Internet fazem. Você, evidentemente, está mais do que convidado para a nossa festa de aniversário. Continuando o projeto de divulgação de discos na íntegra, estamos disponibilizando, na seção Downloads, o álbum completo do Grupo Especial de 1990, o primeiro lançado em compact disc. Como nos sebos este CD é raríssimo, as versões das faixas de 90 mais conhecidas são as do vinil, com três minutos cravados de duração cada uma (uma passada e meia do samba). No CD, as faixas estão mais completas, com durações de quatro a cinco minutos (duas passadas completas). No pacote que estamos colocando para download, todas as versões são do CD, à exceção apenas da faixa da Santa Cruz, que possui curta duração. O disco está dividido em dois pacotes (cada um equivale às faixas do lado A e do lado B). Na seção Carnavalescos, nosso colaborador Gabriel Carin preparou, especialmente para a atualização de aniversário, uma ficha mais do que completa que relembra detalhadamente toda a carreira daquele que é considerado, talvez, o maior de todos os carnavalescos: o mago Joãosinho Trinta. Simplesmente imperdível! E depois de uma longa ausência, está de volta a coluna do polêmico analista João Marcos, além dos comentários dos internautas sobre os sambas continuarem aparecendo com destaque na seção Comentários. Para finalizar, prometo que este será o último aniversário do SAMBARIO em um servidor gratuito. Muito em breve, registraremos um domínio para o site dos sambas-enredo, a fim de torná-lo mais visível e com mais credibilidade. Já passou da hora disso acontecer! O atraso é pela simples falta de poderio financeiro deste que vos escreve. Mas todos os sacrifícios serão feitos em prol do internauta bamba, verdadeira razão da existência do SAMBARIO.