PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...  

MESA DESVIRADA, PONTAPÉ INICIAL PARA 2020 DADO (E O FIM DE UMA ERA)


26 de julho de 2019, nº 24

 . Coluna Anterior: Vai Desvirar?
 . Coluna Anterior: Vira, Virou...
 . Coluna Anterior: 15 Anos em 5 Colunas
 . Coluna Anterior: Enredos, Mudanças e Novo Comando da LIERJ: Colocando o Assunto em Dia
 . Coluna Anterior: Dissecando as Justificativas (Resumão da Série A)
 . Coluna Anterior: Dissecando as Justificativas (Outros Quesitos)
 . Coluna Anterior: Dissecando as Justificativas (Quesitos Musicais - Parte 2)
 . Coluna Anterior: Dissecando as Justificativas (Quesitos Musicais - Parte 1)

Saudações, carríssimos e estimados leitores deste jocoso Sambario. Cá estamos novamente com este humilde espaço pra dissecar todo o noticiário carnavalesco nos últimos dias. Demorou, mas abalou: o pontapé inicial para 2020 já foi dado. Sem tempo a perder, vamos aos assuntos.

Desvirou!

Em assembleia geral realizada no último dia 10, a LIESA decidiu por reverter a decisão da plenária de 3 de junho e cumprir o regulamento: pelo placar de 28 a 13 (com uma abstenção) a Imperatriz teve seu rebaixamento para a Série A reconfirmado.

Desfile de 2019 da Imperatriz, que teve o rebaixamento confirmado (Foto: Carlos Fonseca/Rádio Show do Esporte)

O dia do fico

Quem também reverteu uma decisão foi Jorge Castanheira. Com o regulamento de 2019 mantido, ele anunciou sua permanência na presidência da LIESA até o fim do mandato em 2021, desistindo da renúncia anunciada em junho.

Castanheira permanece como presidente da LIESA (Foto: Flávia Junqueira/O Globo)

Destino traçado no Especial...

Com todas as questões resolvidas, finalmente o pontapé inicial para 2020 foi dado. No último dia 18, a LIESA realizou em sua sede o sorteio da ordem de desfile para o Grupo Especial no próximo ano. A surpresa ficou pela volta dos pares, selado após a Tuiuti aceitar desfilar no domingo em plenária realizada antes do sorteio em si. A sequência final o leitor confere abaixo, na arte oficial da Rádio Show do Esporte.

 ...e na Série A também

Cinco dias depois da LIESA, foi a vez da LIERJ realizar, em sua sede no centro do Rio, o seu sorteio para definir a ordem de desfile da Série A para 2020, que ficou desta forma:

Como curiosidade

Minutos após o quadro de sorteio da Série A ser fechado, a direção da LIERJ acatou democraticamente uma troca envolvendo Unidos de Padre Miguel, Unidos de Bangu e Inocentes de Belford Roxo. Para explicar: a UPM foi sorteada como a segunda de sábado, a Inocentes como terceira e a Bangu como sexta. Com a troca tripla aceita, ficou do jeito que está acima. Que coisa...

A Era Luizinho chega ao fim

Antes do sorteio da Série A, uma bomba explodiu no noticiário carnavalesco: a renúncia de Luiz Pacheco Drummond à presidência da Imperatriz Leopoldinense e a consequente saída da escola após quatro décadas, seja como presidente ou patrono. Em carta entregue ao conselho, Luizinho alegou problemas de saúde.

As novas eleições estão marcadas para 6 de agosto. 

Mas nem todos querem que ele saia

Na mesma semana da renúncia, se criou um movimento na internet e grupos de Whatsapp denominado "#FicaLuizinho" pedindo por sua permanência na Imperatriz. Até mesmo a Renascer de Jacarepaguá entrou na campanha por suas redes sociais.

Afastamento também na Bela Vista

Darly Silva, o Neguitão, anunciou seu afastamento da presidência do Vai-Vai em razão da crise política na Escola do Povo, que em 2020 irá desfilar no Grupo de Acesso 1 pela primeira vez na história. O atual vice-presidente Renato Maluf (o Malufinho) e Clarício Gonçalves vão comandar a agremaição até as eleições, que irão acontecer após o desfile do ano que vem.

Tudo definido

Com as definições dos temas de Mangueira ("A verdade vos fará livre"), Portela ("Guajupiá, terra sem males") e Estácio de Sá ("Pedra"), já conhecemos todos os enredos do Grupo Especial do Rio para 2020. Confira estes (e mais outros enredos) na seção especial deste Sambario.

Há de brilhar, o sol renascerá mais uma vez...

O povo de Pilares está em festa. Após dois anos afastada, a Caprichosos de Pilares voltará a desfilar em 2020. Embora o trâmite judicial ainda prossiga, o presidente Carlos Leandro conseguiu judicialmente assumir o cargo para o qual foi eleito em 2017. O retorno da azul e branca contará com a ajuda do carnavalesco Leandro Vieira, que começou sua trajetória na escola em 2015.

A princípio, ainda não se sabe em qual grupo a escola irá desfilar. Mas não importa. A grande vitória do Carnaval 2020 é o retorno da Caprichosos. É Pilares (de volta) no grito da geral!

Caprichosos voltará a desfilar em 2020 (Foto: O Dia)

A última volta do ponteiro

O governador Wilson Witzel anunciou que o Estado vai assumir o carnaval e que o contrato será assinado nos próximos dias, mas o prefeito Marcelo Crivella fala em uma "divisão de custos".

"Sambando por aí" volta assim que soubermos quem vai ficar com o carnaval.

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br