PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

CARNAVAL 2024 PELO BRASIL – DESFILES DE VITÓRIA
 


3 de fevereiro de 2024, nº 84

Coluna anterior: Carnaval 2024 pelo Brasil - Desfiles de Santos

Coluna anterior:
 
Cinco Sambas que você nem faz Ideia que foram Reeditados

Coluna anterior: Retrospectiva do Carnaval 2023 - Passado, Presente e Saudade

   
CARNAVAL 2024 PELO BRASIL

DESFILES DE VITÓRIA

Considerado o terceiro maior carnaval de avenida do país, ajudado por seu fortalecimento na última década, Vitória realiza por volta das 22h deste sábado o desfile das escolas de samba do Grupo Especial. A festa no Sambão do Povo começou ontem, sexta-feira, com a apresentação das agremiações que disputam o Grupo A (segunda divisão) e vai terminar no domingo (4) com o Grupo B.


Mocidade Unida da Glória foi a campeã do carnaval capixaba em 2023 (Foto: Divulgação)

 

Quebrando um jejum de 5 anos e retomando a hegemonia de conquistas que monopolizou na última década com a Boa Vista – interrompida pela Novo Império em 2022, a Mocidade Unida da Glória conquistou seu oitavo título na capital capixaba no desfile do ano passado, quando homenageou a cidade de Colatina. O Leão se desgarrou de Novo Império e Jucutuquara e agora está isolado como o segundo maior vencedor de títulos no estado, atrás da Unidos da Piedade – que apesar de não vencer há 38 anos segue no topo com 14 taças.

Além da alegria e do espetáculo em si, o desfile das grandes escolas do Espírito Santo em 2024 servirá também como uma última grande homenagem a um dos grandes apaixonados pela cultura popular brasileira: dos sete sambas que passarão pelo Sambão do Povo nesta noite, três deles tem como compositor Cassius Silva de Abreu (1993-2023) – assinando artisticamente como Cassius Macaé, como fizera nos últimos carnavais.

 

Pela ordem de desfile, vamos acompanhar abaixo o que as escolas vão apresentar neste sábado. Cada uma atravessará a pista entre 55 e 62 minutos, havendo um pequeno intervalo entre os desfiles.

 

1° - NOVO IMPÉRIO

  

Enredo: Espírito Guerreiro Ancestral - Barra de São Francisco: A Sentinela Capixaba

Autores do samba: Arthur Nicolau, Gabriel Nicolau, Vinícius Moraes e Vitor Fracalossi

Intérpretes: Celso Jr e Vinicius Moraes

Horário de desfile: 22h

 

A heptacampeã abre os desfiles no Sambão do Povo homenageando a cidade de Barra de São Francisco, na Região Noroeste capixaba, mostrando a história, fauna, flora, os indígenas botocudos, o povo e o futuro promissor do município - o termo "Sentinela" representa a valentia e bravura dos agricultores e policiais mortos em defesa do território capixaba na Guerra do Contestado. O enredo do carnavalesco Márcio Puluker terá 20 alas e 3 alegorias.

 

 

2° - UNIDOS DE JUCUTUQUARA

 

Enredo: Gassho... Caminhos de Sabedoria

Autores do samba: Rafael Mikaiá, Rico Bernardes, Leandro Maciel, Gigi da Estiva, Leandro Gaúcho, Daniel Barbosa, Maurício Amorim, Thiago Brito, Roberth Melodia, Fernando Brito, Carlos Jarjura, Vinicius Moraes e Cassius Macaé (in memorian)

Intérprete: Danilo Cezar

Horário de desfile: entre 23h e 23h05

 

A coruja vai homenagear os 50 anos do Mosteiro Zen do Morro da Vargem, em Ibiraçu, e representar a meditação como ponte para o conhecimento e a relação de respeito e cuidado com a natureza. O enredo de Osvaldo Garcia terá 20 alas, 3 carros e 2 tripés.

 

 

3° - INDEPENDENTE DE BOA VISTA

 

Enredo: Viana Divinamente Brasileira

Autores do samba: Renan Fraga, Ewerton Fernandes, Diego Troup, João Machado, Thiago Lopes, Lico Sambista, Yuri Freitas, Wesley Silva e Felipe Viana

Intérprete: Emerson Xumbrega

Horário de desfile: entre 0h e 0h10

 

A águia de Cariacica vai falar sobre as culturas e tradições do município de Viana, a partir do olhar do açoriano pela cidade. O enredo desenvolvido pelos carnavalescos Robson Goulart e Cahê Rodrigues conta com 19 alas e 3 alegorias.


'

4° - MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA

 

Enredo: Massena, um olhar em aquarela

Autores do samba: Thiago Brito, Rafael Mikaiá, Rico Bernardes, Fernando Brito, Roberth Melodia, Lucas Rigonato, Cassius Macaé (in memorian), Gigi da Estiva, Maurício Amorim, Daniel Barbosa, Carlos Jarjura e Leandro Maciel

Intérprete: Ricardinho da MUG

Horário de desfile: entre 1h e 1h15

 

Uma aquarela no Sambão do Povo. Atual campeã, o Leão da Glória tentará o nono campeonato homenageando a vida e obra do pintor capixaba Homero Massena. O enredo assinado pelo carnavalesco Petterson Alves será defendido na pista por 20 alas, 3 carros e 2 tripés.

 

 

5° - CHEGOU O QUE FALTAVA

 

Enredo: Bravo! Abram-se as cortinas, o Glória em cena!

Autores do samba: Rafael Mikaiá, Rico Bernardes, Thiago Brito, Fernando Brito, Roberth Melodia, Lucas Rigonato, Cassius Macaé (in memorian), Gigi da Estiva, Daniel Barbosa e Carlos Jarjura

Intérprete: Igor Vianna

Horário de desfile: entre 2h e 2h20

 

A tricolor de Grande Goiabeiras vai desfilar no Sambão a história do Teatro Glória, localizado no centro histórico de Vitória e um dos espaços mais antigos da cidade. O enredo desenvolvido por Vanderson César e Jorge Maiko terá 22 alas, 3 carros e 2 tripés.

 

 

6° - UNIDOS DA PIEDADE

 

Enredo: Quilombo Piedade

Autores do samba: Lourival das Neves, Gibson Muniz, Sérgio Índio, Jefinho Rodrigues e Gilson Bernini

Intérpretes: Kleber Simpatia e Luiz Felipe

Horário de desfile: entre 3h e 3h30

 

Buscando o décimo quinto campeonato há quase 40 anos, a tricolor contará a história da própria comunidade, mostrando desde o processo de ocupação dos morros, com trabalhadores negros que com suas próprias mãos construíram a cidade de Vitória. Wagner Gonçalves desenvolve o enredo de 21 alas, 3 carros alegóricos, 1 tripé e 1 pede passagem.

 

 

7° - PEGA NO SAMBA

 

Enredo: Pérolas do Deserto

Autores do samba: Danilo Cezar, Xandinho Nocera, Nando do Cavaco, Vinicius Moraes, André Filosofia, Alcides Júnior, Leandrinho LV, Ronny Potolski e Rogério Só Filé

Intérprete: Thiago Brito

Horário de desfile: entre 4h e 4h40

 

De volta à elite do samba capixaba após 5 anos, a tricolor da Consolação encerra os desfiles mostrando a riqueza dos Emirados Árabes Unidos. Orlando Júnior é o carnavalesco que desenvolve as 19 alas e 3 carros.

 

 

Transmissão

A TV Gazeta (afiliada da Globo) transmite os desfiles para o Espírito Santo após o “BBB” – o G1 ES reproduz simultaneamente a transmissão. A TV Brasil exibe o carnaval capixaba em parceria com a TVE local para todo Brasil – exceto São Paulo, que acompanha os desfiles do Grupo de Acesso 2.


Os guardiões que vão brilhar na passarela

Para conhecer o quadro de casais de mestre-sala e porta-bandeira que passarão hoje pela avenida, o guia indica o material produzido pelo Observatório dos Casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, no Instagram.