PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

CARNAVAL 2025 PELO BRASIL – DESFILES DE VITÓRIA
               

22 de fevereiro de 2025, nº 101


Leia as colunas anteriores de Carlos Fonseca



CARNAVAL 2025 PELO BRASIL – DESFILES DE VITÓRIA

As escolas de samba dos principais grupos de Rio de Janeiro e São Paulo vão entrar na avenida apenas na virada de fevereiro para março, mas este fim de semana é marcado pela realização de desfiles nas tradicionais cidades brasileiras. A maior delas é Vitória, considerado o “primeiro carnaval do Brasil” e que neste sábado (22) recebe no Sambão do Povo as agremiações que disputam o Grupo Especial.

'


Comissão de Frente da MUG, que conquistou o bicampeonato em 2024 (Foto: Ricardo Medeiros/A Gazeta)

 

Em 2024, o leão rugiu mais forte novamente. A Mocidade Unida da Glória conseguiu o bicampeonato consecutivo pintando em aquarela as obras de Homero Massena. A MUG se consolidou como a segunda maior vencedora dos desfiles do Espírito Santo com 9 conquistas, duas a mais que Novo Império e Jucutuquara. Ela está a 5 títulos de distância da Unidos da Piedade, maior campeã.

 

É hora do sinal verde! Pela ordem de desfile, vamos acompanhar a seguir o que as 7 escolas do Grupo Especial capixaba vão apresentar no carnaval deste ano. Vale lembrar que o tempo máximo de desfile é de 62 minutos e que há um período de intervalo entre uma agremiação e outra.

 

1° - UNIDOS DE JUCUTUQUARA

 

Enredo: Pulsar da Vida

Autores do samba: Arthur Nicolau, Gabriel Nicolau, Kaike Santanna, Ariel Rodrigues e Vinicius Moraes

Intérprete: Edu Chagas

Horário de desfile: 22h

 

A Coruja tenta o oitavo título falando sobre a simbologia do coração e suas emoções ao longo de sua jornada pela existência. Seja nas religiões politeístas dos gregos, egípcios e romanos, nas manifestações religiosas da Índia e no Islã, no Cristianismo e em nosso cotidiano do dia-a-dia, o coração está presente em várias representações. O enredo assinado por Orlando Júnior terá 2.200 componentes, 3 carros alegóricos, um tripé fixo e um tripé andor.

 

 

2° - CHEGOU O QUE FALTAVA

 

Enredo: Da Lama Sai Muito Barulho

Autor do samba: Junior Fionda

Intérprete: Igor Vianna

Horário de desfile: entre 22h55 e 23h15

 

A tricolor vai homenagear a comunidade da Grande Goiabeiras, onde a escola está localizada, destacando a força cultural da região e os 50 anos da agremiação. O enredo é do carnavalesco Vanderson Cesar e terá 1.400 componentes, três alegorias e um tripé.

 

 

3° - UNIDOS DA PIEDADE

 

Enredo: Ibeji

Autores do samba: Jefinho Rodrigues, Lourival das Neves, Gibson Muniz, Sérgio Índio, Marquinho Gente Bamba, Xanxan e Gilson Bernini

Intérpretes: Luiz Felipe e Kleber Simpatia

Horário de desfile: entre 23h50 e 0h30

 

Maior campeã do carnaval capixaba, mas buscando o décimo quinto campeonato há quase quatro décadas, a tricolor conta a história de São Cosme e Damião, cultuados nas religiões de matriz africana como Ibejis, entidades infantis que trazem alegria e proteção às crianças. O tema do carnavalesco Vitor Vasale terá 1.800 componentes, três alegorias, dois tripés e um elemento cenográfico.

 

 

4° - MOCIDADE UNIDA DA GLÓRIA

 

Enredo: O Guerreiro da Capa Encarnada - Jorge do Povo Brasileiro

Autores do samba: Rafael Mikaiá, Roberth Melodia, Fernando Brito, Gigi da Estiva, Rogerinho do Cavaco, Marcos Bittencourt, Carlos Jarjura, Rodrigo Gauz, Ana Werka, Maurício Amorim, Thiago Meiners e Cassius Macaé (in memorian)

Intérpretes: Ricardinho da MUG e Thiago Brito

Horário de desfile: entre 0h45 e 1h45

 

Buscando o tricampeonato consecutivo, o Leão da Glória vai falar sobre São Jorge, tendo como ponto de partida uma alvorada do dia 23 de abril, Dia do Santo Guerreiro. O enredo de Petterson Alves desfilará pelo Sambão do Povo com 1.600 componentes, três carros alegóricos e dois tripés.

 

 

5° - NOVO IMPÉRIO

 

Enredo: As Voltas Que a Vida Dá

Autores do samba: Rafael Mikaiá, Roberth Melodia, Eduardo Lima, Fernando Brito, Carlos Jarjura, Artur Kadratz, Thiago Meiners, Rodrigo Carvalho e Rafael Prates

Intérprete: Danilo Cezar

Horário de desfile: entre 1h40 e 3h

 

A heptacampeã do desfile capixaba abordará a vida noturna e boêmia da cidade de Vitória, interpretando-a como um elemento propiciador de histórias, folclore e cultura, que serão representados por "voltas" conhecidas na cidade. O desfile é assinado por Osvaldo Garcia e terá 1.500 componentes, 3 carros alegóricos, 1 tripé e um elemento cenográfico.

 

 

6° - INDEPENDENTE DE BOA VISTA

 

Enredo: Os Olhos do Mundo - Assombros de Sebastião Salgado

Autores do samba: Roberth Melodia, Fernando Brito, R. Lira, Xandinho Nocera, Nando do Cavaco, Thiago Brito, Nellipe Costa, André Filosofia e Ronny Potolski

Intérprete: Emerson Xumbrega

Horário de desfile: entre 2h35 e 4h15

 

Buscando o título que não vem desde 2020, a águia de Cariacica vai passear pela obra do fotógrafo Sebastião Salgado, contando desde sua infância em Aimorés até sua consagração e sua ligação com o Espírito Santo. O enredo é de autoria de Cahê Rodrigues e vem desenvolvido pela pista em 1.500 componentes, três carros alegóricos, dois tripés e um elemento cênico.

 

 

7° - IMPERATRIZ DO FORTE

 

Enredo: Só Quem Sabe Onde É Luanda, Saberá Lhe Dar Valor

Autores do samba: Thiago Meiners, Lucas Donato, Dodô Ananias, Gustavinho Oliveira e Rafael Tubino

Intérprete: Dodô Ananias

Horário de desfile: entre 3h30 e 5h30

 

Retornando ao Grupo Especial após 3 anos, a verde e rosa do Forte São João encerra os desfiles falando sobre a vinda dos povos de Angola, na condição de escravizados, mas ressaltando a história e a riqueza cultural de mulheres e homens que viraram símbolo de resistência para as gerações nascidas no Brasil. O enredo é de Rodrigo Meiners e terá 1.200 componentes, três carros alegóricos e um tripé.

 

 

Transmissão

 

A TV Brasil irá transmitir os desfiles para todo país. A TV Gazeta (afiliada da Globo) exibe o carnaval do Sambão do Povo para o estado do Espírito Santo após o “BBB”, com um compacto da primeira escola e a transmissão integral e ao vivo das outras agremiações.

 

Para acompanhar o ano todo: o carnaval da capital capixaba é noticiado de perto pelos portais Capixabices, Carnavix, Blog do Dicesar e Blog do Carnaval de Vitória, além da coluna Ziriguidum, assinada pela jornalista Any Cometti no portal A Gazeta.




Leia as colunas anteriores de Carlos Fonseca






Inscreva-se no canal SAMBARIO no YouTube

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
BlueSky: @falafonseca