PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

UNIDOS DO IMPERADOR NITERÓI

UNIDOS DO IMPERADOR NITERÓI


PRESIDENTE  Gê Silva
CARNAVALESCO  Gê Silva
INTÉRPRETE  Thiago Acácio
CORES  Vermelho e Branco
FUNDAÇÃO 02/02/2008
CIDADE-SEDE

Brasília-DF


A agremiação fundada em Niterói, após várias tentativas, realizou um desfile espetacular em 2014, conquistando o vice-campeonato no CAESV.

Ano Enredo Colocação
2020 Prazer, Seu Jorge! 14º (Acesso)
2019 Para todo mal, a UIN tem a Cura 7º (B)
2018 É São João! não desfilou
2017 O Segredo da Vida (reedição de 2012) não desfilou
2015 ...E o Dia Clareou: Exewê Babá, Epá Babá! Um Cântico em Yorubá pela Preservação da Vida! não desfilou
2014 Em Busca do Eldorado 2º (CAESV)
2013 A mística África de todos os Deuses 9º (CAESV)
2012 O Segredo da Vida não desfilou
2011 É Cachaça 13º (CAESV)

SINOPSE ENREDO 2020

Prazer, Seu Jorge!

Autor: Ge Silva

¹“Se segura que é balanço que chegou para balançar.” O som grave, a mistura de rock, samba, funk não deixa dúvida: é o som do Seu Jorge. Seu estilo único de cantar e tocar, de estar presente no palco, da versatilidade como artista faz com que seja um dos principais artistas brasileiro da atualidade. É chegada a hora do swing “pisar” na passarela, as ² burguesinhas sambarem até o amanhecer, as ³ músicas para churrasco adentrarem na JJ30 e fazer todos os foliões se sentirem em um domingo de sol a beira da piscina, a 4 mina do condomínio que tanto o desprezou sambar até o amanhecer. Jorge Mário pede passagem para trazer à LIESV a sua história! Da pobreza construiu a base do seu caráter, das ruas absorveu a batida perfeita da sua musicalidade, da vida fez seu palco de sucessos. O trabalho pesado desde criança como borracheiro, marceneiro, descascador de batata, entre outros fez com que fosse realmente um 5“trabalhador brasileiro, que trabalha igual burro e não ganha dinheiro”; dinheiro esse que era para poder comprar seu sonhado saxofone, mas não deu. O trabalho árduo, para uma criança, nunca apagou o real sonho de ser cantor, e a música, desde sempre, o escolheu e as rodas de samba que frequentou fizeram parte da sua adolescência, como uma escola ao céu aberto. Esse mesmo céu abrigou Jorge Mário quando foi necessário. Com a morte de seu irmão e uma família se desestruturando, acabou morando na rua durante 3 (três) anos, que nesse caso se tornaram séculos. A rua sempre tem suas surpresas, sua forma de moldar a vida de alguém. A arte, com seu poder transformador, não decepcionaria dessa vez. Em seu destino havia um clarinetista, havia um clarinetista em seu destino, e a farinha que para muitos é uma fonte de matar a fome, aqui se tornou o manjar que mataria a fome da arte que ele tanto buscou. Fazendo parte da peça A saga da farinha, Jorge pode pela primeira vez avistar, ao longe, uma oportunidade, uma junção de arte e um abrigo para morar. A farinha deixou de ser uma simples saga e se tornou uma farofa recheada de esperança, o Farofa Carioca. Já nessa altura, o grupo cresceu, construiu uma nova maneira de fazer música, ganhou as ruas e a partir daí Jorge Mário da Silva deixou de existir para dar lugar, conforme Marcelo Yuka batizou, ao Seu Jorge. O voo estava preparado, o céu era o limite. Era inevitável o sucesso chegar…e chegou. Das rádios às telas de cinema. Seu Jorge encarna Mané Galinha, no filme Cidade de Deus, e a partir dali inúmeras participações em filmes e em TV, sendo agora um artista completo. Com 3 (três) Grammys Latinos no “bolso”, Seu Jorge hoje é um artista reconhecido não só no Brasil com também no exterior. O filho de Belford Roxo nos mostra uma história em que há sempre uma esperança para vencermos, lutarmos e jamais deixarmos de acreditar. 6“Agora minha sorte mudou, agora eu posso ter o que eu sempre quis pra mim.”

REFERÊNCIAS:

¹ Parte da letra da música América do norte
² Referência à música Burguesinha do cd América Brasil
³ Referência ao cd Música para churrasco volumes 1 e 2
4 Referência à música Mina do condomínio do cd América Brasil
5 Referência à música Trabalhador do cd América Brasil
6 Parte da letra da música Agora minha sorte mudou
https://pt.wikipedia.org/wiki/Seu_Jorge#Pr%C3%AAmios_e_indica%C3%A7%C3%B5es http://gshow.globo.com/programas/esquenta/O-Programa/noticia/2015/04/seu-jorge-relembra-dificuldades-do-inicio-da-carreira-eu-nao-tinha-o-que-comer.html https://www.jornaldocomercio.com/site/noticia.php?codn=31718

Unidos do Imperador Niterói

Presidente e carnavalesco: Gê Silva

Intérprete: Thiago Acácio