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Editorial Sambario

Edição nº 4

Os cortes de samba em tempos mercantilistas - Começaram as eliminatórias dos sambas-enredo nas escolas do Rio de Janeiro (à esquerda, a quadra da Beija-Flor no dia da escolha do samba para 2007). Para muitos bambas, é o melhor momento da fase pré-Carnaval. Dezenas de sambas são inscritos em cada agremiação e, disponibilizados pelos sites, muitos ganham uma torcida virtual. A emoção toma conta dessas disputas, ao mesmo tempo em que uma tristeza pode dar as caras pelo fato de um samba de intenso agrado ser cortado da fase seguinte. Até porque, nos moldes atuais do nosso carnaval, isso ocorre com alguma freqüência. O dito "poder de quem dá mais" cantado pela São Clemente em seu antológico samba de 1990 acaba patrolando compositores com menos poderio financeiro, mesmo que concorram com obras-primas. Como as escolas do Rio de Janeiro visam o lucro, para elas é imprescindível que suas quadras sejam lotadas pelas torcidas compradas pela parceria de compositores, que aluga ônibus para transportá-las até as quadras a fim de pagar o ingresso cobrado, consumir nos bares (a bebida quase sempre é bancada pela parceria) e, é claro, cantar a plenos pulmões o samba-enredo pelo qual "torcem". Tal sistema afastou os compositores mais tradicionais das escolas, por isso que não escutamos mais na avenida sambas de Martinho para a Vila Isabel, Monarco para a Portela, Djalma Sabiá para o Salgueiro, Helio Turco para a Mangueira... Eles foram substituídos pelas chamadas firmas de samba-enredo, em que um compositor compõe para várias escolas, porém não assina a parceria, dando vez a outras pessoas que assumem a composição. Isso sem contar o preço cobrado pelas agremiações para concorrer nas eliminatórias. Tem escola do Grupo B que chega a cobrar R$ 200 a inscrição. Isso mesmo, do Grupo B... Uma vez, no fórum Espaço Aberto do site Galeria do Samba, perguntei a um grupo de compositores se a média de gastos dos finalistas de um concurso do Grupo Especial era de R$ 10 mil. Eles retrucaram e me garantiram que, com esse dinheiro, dá para chegar no máximo até a uma terceira fase. Para se alcançar uma final, o cálculo é, no mínimo, em torno de R$ 30 mil. Isso explica a perda de qualidade dos atuais sambas-enredo, em função das restrições existentes nessa disputa. Quem quiser dar uma de compositor de escola de samba, que apele às virtuais em ligas como LIESV e Virtuafolia, destacadas na nota abaixo.

Carnaval Virtual - Feliz quem teve a idéia da criação dos divertidos desfiles das escolas de samba virtuais. Acessando os sites da Virtuafolia e da LIESV em tempo de desfiles (que ocorrem nos períodos de julho e agosto), você entra em uma passarela virtual e acompanha alegoria por alegoria, ala a ala desenhadas e inseridas em figuras nos formatos "gif" ou "jpg". É claro que os setores estão bem divididos, contando perfeitamente a história do enredo. Cada detalhe é percebido e um simples erro pode acarretar em descontos de décimos preciosos na apuração (achou que no desfile virtual você estava livre dela?). Essas ligas virtuais possuem até seus próprios CD's e puxadores de sambas renomados costumam participar das gravações, como Anderson Paz, Carlinhos da Paz, Igor Vianna, Leonardo Bessa, entre outros. Em minha monografia "Folia na Rede: O Carnaval na Internet" (que pode ser baixada clicando aqui), explico que os conflitos virtuais se assemelham aos reais. Tanto que a Virtuafolia foi criada por dez escolas que decidiram se retirar da LIESV em função de divergências. É, até as picuinhas virtuais acabam se tornando próximas da realidade em que vivemos. Pelo menos nas ligas virtuais não há atuação de bicheiros, nem das famigeradas firmas de compositores e seus ônibus de torcidas compradas. São bambas de verdade quem constroem o Carnaval Virtual!

Boi-bumbá no samba? - Caiu como uma bomba o boato lançado de que o novo intérprete da Mangueira seria o cantor de toadas do boi Garantido em Parintins. David Assayag conta com a admiração de Ivo Meirelles, que considera impecável a potência de sua voz. Tudo bem, o homem pode ser um excelente cantor. Porém, seria muito arriscado lançá-lo imediatamente como a primeira voz da Estação Primeira. Mais: como o substituto de ninguém menos do que Jamelão. Outra: seria uma grande afronta para excelentes intérpretes como Luizito, Clóvis Pê, Eraldo Caê e Leandro da Mangueira. A melhor solução seria colocar David como um dos cantores de apoio, com Luizito permanecendo como o intérprete oficial (se recuperado dos problemas de saúde, e tomara que fique logo 100%). Ali poderia se ter a noção se David Assayag reuniria ou não condições de conduzir a verde-e-rosa.

Parabéns ao Salgueiro! - E a André Albuquerque! O também webmaster do Galeria do Samba assumiu o site oficial da Academia e fez um trabalho magnífico, adicionando conteúdo em um belíssimo visual, aumentando cada vez mais o orgulho dos salgueirenses. Além de conter históricos de todos os desfiles do Salgueiro e de seus baluartes, você pode ouvir os 46 sambas concorrentes da escola para o Carnaval 2008. Todas as agremiações deveriam tomar iniciativas semelhantes e dar valor a seus acervos riquíssimos, divulgando-os ao público interessado em conhecer melhor a história das escolas de samba. Clique aqui para acessar o site do Salgueiro, cuja home está reproduzida à direita.

A propósito... - Qual será, afinal, o enredo da Portela para 2008? Acorda, Nilo! As eliminatórias de sambas em algumas escolas já começaram e a Águia nem definiu o tema ainda...

Atrações do site - Nosso intrépido Gabriel Carin não se cansa e continua a comentar sambas-enredo de todas as épocas, em textos espalhados pela seção Comentários. Outros agradecimentos especiais vão para Marcelo Abreu e André Ribeiro, que continuam enriquecendo cada vez mais a seção Fotos dos Desfiles. Ainda temos a coluna de João Marcos, além do texto conjunto escrito por nossa dupla de colunistas Ostelino e Fabato. A nossa seção Ordem de Desfiles e Enredos 2008 é constantemente atualizada, a cada enredo anunciado. No site dos sambas-enredo, você também está conhecendo as sinopses de cada tema, adicionadas à medida em que são divulgadas para a imprensa. E, por fim, vamos colocando na seção Downloads cada vez mais álbuns completos de sambas-enredo para que você possa baixar e se deliciar. Tudo isso só no SAMBARIO!