PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

CASSIUS - UM AMANTE DA CULTURA POPULAR QUE VIVEU INTENSAMENTE
Edição nº 101 - 01/08/2023

. Coluna anterior: Troféu Sambario 2023


CASSIUS - UM BATALHADOR PELA CULTURA POPULAR



Cassius Silva de Abreu (C) aparecendo na selfie de Ewerton Fintelman (E), no Festival de Parintins de 2023, poucos dias antes de sua morte


Anualmente, recebia as religiosas perguntas pelo WhatsApp. "E aí, Marco? Vai conseguir vir de Porto Alegre para a Sapucaí neste ano? Quando vamos nos conhecer pessoalmente?".

Cassius Silva de Abreu nunca se esquecia de questionar sobre a minha eventual presença in loco na Passarela do Samba. Infelizmente, fui postergando por razões pessoais um primeiro encontro que nunca aconteceria.

Mesmo diante de uma cardiopatia que lhe acompanhou desde o nascimento, Cassius optou por viver intensamente e aproveitar cada minuto do que mais amava.

Ou seja, mesmo diante de limitações de saúde, lá estava ele pulando nas frisas, fazendo coreografias e cantando os sambas a plenos pulmões, seja no Sambão do Povo ou na Sapucaí.

A incansável alegria de Cassius chamou atenção da Globo. Num certo Carnaval, a notória peculiaridade do nosso querido amigo fez com que a transmissão dos desfiles no Rio o acompanhasse com carinho e frequência.

Então, sua tradicional troca de camisas, conforme a passagem de cada escola de samba, foi documentada e exibida em rede nacional.

Era uma forma de reverência única que Cassius prestava às agremiações, estando sempre vestido a rigor e a caráter, estampando o enredo da escola correspondente que passava sobre o seu olhar.

Outra brincadeira bem humorada que costumava fazer, de maneira virtual, era transcrever gritos de guerra de sambas concorrentes. Como o da parceria de André Diniz e Evandro Bocão para a Vila Isabel em 2017.

Sempre muito solícito, atendia aos nossos convites para as lives do SAMBARIO. Então, participava com muita alegria, enriquecendo nossos debates, resenhas e bate-papos.

Cassius estava conosco, assim como em várias outras vezes, na LIVE SAMBARIO DEBATE do último dia 9 de fevereiro, uma semana antes do Carnaval.

Ninguém cogitava que o seu relato sobre o Carnaval de Vitória de 2023 seria nossa última reunião virtual.

Tampouco sabia ou desconfiava que possuía a cardiopatia já mencionada.



Quis o destino que Cassius se despedisse de nós de forma surpreendente, repentina e prematura, logo após prestigiar outro evento, símbolo da cultura popular brasileira, que também enaltecia.

Antes de partir, presenciou seu Boi Caprichoso vencer mais um Festival de Parintins.

Cheio de vida e louco para desfrutar mais dela, não demonstrava ter problemas de saúde durante os três dias no Bumbódromo.

Tanto que acompanhou os ensaios técnicos e também todas as sete horas e meia de apresentação do seu Boi azul, na soma das noites.

Infelizmente, uma amebíase contraída, logo após o domingo que encerrou a festa em Parintins, abreviou a intensa vida de Cassius Silva de Abreu no último 11 de julho.

Desde então, todos nós que somos amantes e defensores da preservação da cultura popular ficamos consternados com a perda de um imenso batalhador da causa, com apenas 30 anos de idade.

Afinal, Cassius foi um dos mentores do riquíssimo canal Carnaval & Parintins no YouTube.

Mas o trabalho do veículo deve continuar, dando sequência ao seu legado.



No último sábado, nós do SAMBARIO prestamos um humilde tributo a Cassius, na LIVE SAMBARIO DEBATE que celebrou sua memória e alegria.

Nosso colaborador do site dos sambas-enredo Ewerton Fintelman, que esteve com ele no Bumbódromo em seus últimos momentos de felicidade, participou ao vivo conosco.

No chat, tivemos a felicidade de presenciar muitos familiares de Cassius nos agradecerem pela iniciativa com mensagens.

Ou seja, acredito que não o tenhamos decepcionado, onde quer que esteja.

A live foi encerrada com a reprodução da sua despedida na nossa edição de 9 de fevereiro, em sua última participação no SAMBARIO.

"Até a próxima", disse Cassius.

Ali desabei e levei quase um minuto para voltar a falar.

Mas as homenagens não cessariam. No dia seguinte, a Folha publicou um obituário rico, repleto de informações sobre nosso eterno parceiro.


Horas depois, a tradicional Mocidade Unida da Glória (MUG) anunciou o samba-enredo com que Cassius concorria como o vencedor para desfilar no Carnaval 2024 em Vitória.

Além da MUG, nosso saudoso compositor Cassius Macaé também terá outra obra no Sambão do Povo, através da Chegou o que Faltava.

A Liga Independente das Escolas de Samba Virtuais (LIESV), no ano em que completa 20 anos do seu primeiro desfile, batizou sua Passarela Virtual com o nome de Cassius Silva de Abreu.



Lá do céu, Cassius deve ter improvisado alguma coreografia para se divertir com o "toc toc toc" da Beija-Flor.

É sempre assim que vamos lembrar dele.

Irradiando alegria numa vida em que celebrou cada segundo.


Inscreva-se no canal SAMBARIO no YouTube

Marco Maciel
Twitter:
@marcoandrews