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SINOPSE ENREDO 2009 O Pássaro de São Paulo Autor A União do Samba Brasileiro lança seu enredo para o
carnaval de 2009. Desfilaremos na avenida virtual as peripécias
de Anésia Pinheiro Machado, a primeira mulher aviadora do mundo.
Para apresentar essa proposta aos nossos compositores e à
comunidade carnavalesca em geral, selecionamos 7 momentos, que
podemos considerar como 7 vôos do pássaro de São Paulo. Esses
momentos conduzirão nosso desfile através de alguns dos
principais roteiros percorridos por Anésia que marcaram sua
trajetória. Evidentemente, outros fatos da vida de Anésia,
acontecimentos da época e informações relevantes aparecerão
em nosso roteiro de desfile. Entretanto, os fatos essenciais, o
fio condutor, aquilo que conduz a narrativa, está brevemente
comentado a seguir.
O vôo solo no Caudron G3 Anésia Pinheiro Machado (1902-1999) é reconhecida como a primeira aviadora do mundo. Na mesma escola de aviação, em São Paulo, Tereza de Marzo foi companheira de estudos de Anésia. Tereza recebeu o brevet nº 76, enquanto Anésia recebeu o brevet nº 77. Tereza abandonou a carreira cedo, 4 anos depois, após casar. Anésia permaneceu em atividade por mais de três décadas, realizando feitos memoráveis para a história da aviação. Anésia, que viveu a plenitude do século XX, foi uma mulher à frente de seu tempo, superando todos os preconceitos de gênero que a sociedade poderia impor. O vôo a caminho do mar O avião tem o poder maravilhoso de encurtar distâncias e permitir contemplar do alto as mais belas paisagens, como um pássaro que se entrega ao vôo e admira a criação maior da qual faz parte. O primeiro vôo interestadual realizado por uma mulher foi entre São Paulo e Rio de Janeiro. Voando uma hora e meia por dia, durante 4 dias, Anésia contemplou, do alto, os mais belos contornos do Sudeste brasileiro, a caminho do mar do Rio de Janeiro. Pelo feito, Santos Dumont deu a Anésia uma medalha de ouro, réplica da que ele recebera da Princesa Isabel. “E se fosse uma bomba?” Se os aviões têm o poder de encurtar distâncias, também foram utilizados com finalidades bélicas. A utilização de aviões em grandes guerras causou profunda dor em Santos Dumont e em amantes das maravilhas da aviação como Anésia. Em 1924, São Paulo iniciou uma revolta contra o governo central de Artur Bernardes. Tenentes e a população rebelada tomaram o poder, botaram o governador pra correr e enfrentaram tropas federais. São Paulo foi bombardeada aleatoriamente. Anésia pilotou um caça-bombardeiro JN por São Paulo. Ao sobrevoar o encouraçado Minas Gerais, no porto de Santos, optou por uma mensagem pacífica e criativa para desencorajar a luta. Em meio a rajadas de balas, arremessou sobre o convés um ramalhete de flores com um bilhete: “E se fosse uma bomba?”. Após o fracasso da Revolta, Anésia fez parte do grupo de revolucionários presos, agredidos e calados pelo governo central. Voando pelas Américas (1): a Cordilheira dos Andes A Cordilheira dos Andes é uma cadeia montanhosa que se estende pela costa ocidental da América do Sul. Uma paisagem natural ímpar, onde picos de neve se misturam a elevações de terra, formando belíssimos cenários naturais que, vistos de cima, proporcionam um espetáculo único. Em meio a essa paisagem, floresceram culturas milenares e permanecem até hoje povoações muito peculiares. Anésia foi a primeira mulher a atravessar esse cenário em seu avião. Voando pelas Américas (2): o vôo entre Nova York e o Rio de Janeiro Além de sobrevoar essa parte peculiar das Américas, Anésia realizou o primeiro vôo transcontinental de uma aviadora, em 1951. Este foi realizado de Nova York ao Rio de Janeiro. Partindo da grande maçã, sobrevoou essa massa de terra que abriga formações geográficas ímpares e uma pluralidade cultural imensa, até voltar ao Brasil, a maior das jóias americanas. Essas e outras aventuras de Anésia foram incentivadas pela chamada “política da boa vizinhança”, iniciada na década de 1930, que procurava promover a aproximação entre os Estados Unidos e a América Latina. Dessa política, também foram expoentes Carmen Miranda, Zé Carioca e Condorito. Anésia na Lua com Dumont Uma das principais lutas de Anésia foi pelo reconhecimento do gênio brasileiro Alberto Santos Dumont como o pai da aviação, feito que os americanos insistem em atribuir aos Irmãos Wright. Graças ao empenho de Anésia divulgando vida e obra de Dumont no Brasil e no exterior, hoje a nação reconhece esse seu herói. Também graças a campanha promovida por Anésia, o nome de Dumont foi elevado ao espaço em 1973. No dia 20 de julho, data de comemoração do aniversário do brasileiro e da chegada do homem à Lua, o nome de Santos Dumont foi dado a uma cratera próxima do local de pouso da Apollo 15. Um reconhecimento ímpar ao verdadeiro pai da aviação e à campanha de Anésia. É a genialidade brasileira elevada ao espaço! A Lua e o Brasil Graças a Anésia, a genialidade brasileira está gravada no espaço. Mergulhamos, então, nos seus sonhos para fazer nosso carnaval. A União do Samba Brasileiro realizou seu sonho de ser campeã e agora busca novos sonhos para seguir sua trajetória. O pássaro de São Paulo voou ao infinito, é ponto reluzente na imensidão. É um astro e, como astro, “tem influência no samba, clareia a mente de um bamba que cultiva a inspiração”. Seguimos, voz que não se cala, sempre com uma história a contar. Afinal, “a Lua, quando clareia o terreiro / em forma de pandeiro / o samba brasileiro fica mais bonito”... Orientações aos compositores Resolvemos revelar o enredo apresentando de maneira breve esses 7 momentos para resolver alguns dos problemas que pudemos perceber em nosso último concurso de samba. Pedimos que não se prendam a detalhes, mas ao que considerarem que pode fazer alusão de maneira poética de cada um dos momentos do enredo. Não se esqueçam de que estarão cantando uma mulher, pioneira da aviação, que venceu as barreiras do preconceito (não utilizem essa expressão) e realizou inúmeros feitos memoráveis na história da aviação. Percebam que o fio condutor são viagens, ou seja, Anésia nos conduz pelos principais roteiros que marcaram sua trajetória e não esqueçam de que sua trajetória só foi possível graças ao avião, invenção cujas características é citada ao longo do texto mas podem ser, opcionalmente, concentradas em algum momento do samba, caso optem por citá-las. O samba pode ser composto em primeira, segunda ou terceira pessoa, conforme a preferência dos compositores. Apesar dessas orientações, vocês têm total liberdade para compor. Vencerá o samba que, dentro de suas opções de composição, passar melhor a mensagem geral do enredo e puder acrescer mais características positivas ao desfile da escola. IMPORTANTE: a sinopse apresentada é bastante sóbria e flexível. Portanto, pedimos que optem por um caminho para seguir o enredo, pois tanto a sinopse dos jurados quanto o roteiro de desfile podem ser modificados em muitos pontos de acordo com as opções que forem apresentadas no samba-enredo campeão. Coloco-me à disposição para tirar qualquer dúvida. Não se preocupem, jamais estarão incomodando. Incômodo será se compuserem com dúvida. Meu e-mail é williantadeu@yahoo.com.br <mailto:williantadeu@yahoo.com.br>, minha ID Yahoo! é williantadeu. Fiquem à vontade para entrar em contato. |
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