Sinopse Porto 2009
Não
me proíbam criar. Pois preciso curiar! Sou o país do futuro e
tenho muito a inventar! (Porto da Pedra - 2009)
Apresentação
O enredo é a sedução da curiosidade humana, que revela o poder
da descoberta que ao longo dos anos fez com que o homem
alcançasse extraordinárias façanhas. Curiar é preciso, é a
"doma" da sede do poder, é a influência mística e
avassaladora existente em cada um de nós seres humanos, é,
talvez, a resposta de uma eterna questão: o que será do
amanhã? O fato é que a curiosidade é o principal agente do
processo evolutivo e das tendências futuras da humanidade.
Que por um lado, o desejo curioso, "eu quero saber",
dá ao homem um absoluto domínio ao desenvolvimento do mundo, e
por outro, promove "homéricas catástrofes", o que diz
respeito aos fenômenos naturais e a própria natureza humana. E
você é curioso?
ABERTURA
GÊNISES: O DELEITANTE PARAÍSO
Acredita-se na criação do universo pela graça divina... Deus
criou o céu e a terra.
Deus com sua infinita bondade gerou vida sobre a terra, separou a
luz das trevas - criando o dia e a noite. Criou o firmamento a
abóbada azul do céu, os mares, as densas florestas, o sol, a
lua e os astros. E por fim, criou os seres vivos e abençoou-os
dizendo: "Crescei e multiplicai-vos".
A terra estava pronta para receber o rei da criação: o homem.
Assim, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança,
concedeu-lhe plena autoridade para dominar sobre todas as coisas.
Mas havia, porém, uma observância: que ele jamais comesse o
fruto da árvore proibida, para não morrer. A mulher (Eva),
induzida pela astuta serpente que afirmava: "Vós não
morrereis! Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes,
vossos olhos abrirão, e sereis como os deuses, conhecedores do
bem e do mal". Eis que surge o "pecado original",
a serpente apresentou o fruto ao casal (Adão e Eva), que movidos
pela curiosidade, isto é, pelo forte desejo de descobrir os
mistérios que envolviam o tão precioso fruto, gozaram do livre
arbítrio dado pelo criador e comeram do fruto proibido,
decifrando o desconhecido.
1º SETOR - A DESCOBERTA DO FOGO
A sedução da curiosidade humana, que revela o poder da
descoberta que ao longo dos anos fez com que o homem alcançasse
extraordinárias façanhas. E talvez a mais importante delas ou a
primeira foi à descoberta do fogo. Acredita-se que o Homem, do
período paleolítico, descobriu o fogo observando-o que surgia
espontaneamente.
Aos poucos eles perderam o medo e começaram primeiramente
utilizá-lo de vez em quando e de maneira desorganizada, como
fonte de iluminação e aquecimento. Para isto foi necessário
descobrir como mantê-lo aceso, isto também resultou
provavelmente da observação de que brasas resultantes da queima
natural de madeira podiam ser realizadas pela ação do vento, ou
pelo sopro, fazendo a chama reaparecer.
Como produzir o fogo? Provavelmente observando notaram que o fogo
aumentava pelo aquecimento de galhos ou folhas secas, isto
indicava que a chama poderia ser iniciada com temperaturas
elevadas. Assim, descobriram que o atrito entre dois pedaços de
madeira seca aumentava a temperatura e produzia chama, que podia
ser ativada pelo sopro.
O homem ao descobri-lo aprimora sua utilidade e passa assar a
carne e/ou cozinhar vegetais. A se reunir, descansar e se
proteger do frio e de ataques de animais ferozes. A descoberta do
fogo foi o maior avanço do homem paleolítico, transformando seu
modo de vida e gerando um maior entendimento e controle da
natureza.
2º SETOR- A CURIOSIDADE DE PANDORA
A Lenda
No início da civilização cada povo, cada sociedade
particularmente elaboravam suas explicações para o surgimento
das coisas, incorporando todos os fenômenos num contexto
sobrenatural, místico, lendário, divino, etc.
Lenda de Pandora significa algo que pode conter, dentro de si,
todas as possibilidades, às vezes assustadoras, às vezes
maravilhosas, mas sempre surpreendentes, da criação. Um ato
decorrente do espírito curioso contra as leis proibitivas
criadas no mundo - essas que deveriam servir de empecilho, mas na
verdade, serviram de estímulos à curiosidade. Movidos pela
curiosidade abriram a caixa de pandora - que no ato ainda tentou
fechar a caixa, mas foi inútil, ela estava vazia, com a
exceção da 'esperança' que permaneceu presa junto à borda da
caixa.
3º SETOR - A ALQUIMIA DO SER
Pensamento Medieval
Durante a Idade Média, precisamente, no século IV o
cristianismo foi convertido em religião oficial do Império
Romano, passou assumir um papel predominante na estrutura do
pensamento medieval. A maneira do homem pensar, agir e conceber
nesse período era fortemente influenciado pela doutrina cristã.
Entretanto toda e qualquer teoria que não pertencesse ao grupo
dominante era radicalmente combatida e muitas delas levaram seus
praticantes a morrer como hereges - geralmente em atos públicos.
Tudo era proibido. Os homens, porém, sedentos por respostas
elucidativas acerca dos fenômenos ocorridos com a natureza, com
a vida humana, com o universo etc. Sentiam necessidade de buscar
novos caminhos que levassem ao conhecimento, para melhor entender
o sentido da fé cristã e, sobretudo entender o sentido de todas
as coisas. No século XIII Santo Tomás de Aquino já caminhava
nesta direção, quando para realizar a associação "Razão
e Fé", colocava o antros (homem), subordinado a teos
(Deus); o bios (natureza) e o cosmos (universo) subordinados ao
homem. E concluí: "Ora! A inteligência, a razão provém
de Deus e se Deus concedeu ao homem pleno poder para dominar
sobre todas as coisas, cabe a criatura - curiosamente - desvendar
todos os mistérios que envolvem a vida, a natureza, o
universo...
Lá pelos idos dos séculos XIV e XV, os tribunais da
Inquisição foram recriados sob forma de uma "Congregação
da Inquisição" contra os movimentos da Reforma Protestante
e contra as "heresias filosóficas e científicas"
saídas do renascimento.
Enfim, o fato é que ao longo dos anos ampliaram-se as
indagações, cresceram-se as possibilidades e com elas
emergiram-se fantásticas conseqüências no que diz respeito a
religião, ciência, arquitetura, artes, literatura, música,
teatro e, sobretudo, na mentalidade ampliando os horizontes para
uma nova era - o renascer de um novo mundo. Onde os principais
protagonistas serão os homens contemporâneos, pois a base para
essa explosão de conhecimentos existentes hoje foi a revolução
da "curiosidade" - a Renascença.
4º SETOR - A RENASCENÇA
Homens predestinados e decididos a conhecerem a partir da
ciência e das artes os mistérios da vida..."
Renascimento é o nome que se dá ao período da história
européia, caracterizado por um renovado interesse pelo passado
greco-romano clássico, que vai do século XV ao século XVI.
Fundamentado no conceito de que o homem é a medida de todas as
coisas, o renascimento significou um retorno às formas e
proporções da antigüidade greco-romana. Este movimento
artístico começou a se manifestar na Itália, no século XIV,
mais precisamente em Florença, cidade que a esta altura já
tinha se tornado um estado independente e um dos centros
comerciais mais importantes do mundo, e difundiu-se por toda a
Europa, durante os séculos XV e XVI.
As palavras: deus, homem, natureza, universo, conhecimento e
sabedoria à Renascença, nesse contexto, fizeram a
"história da curiosidade humana". Numa sociedade que
teve suas bases construídas sobre leis proibitivas, curiar foi e
será sempre preciso para que o homem continue a enfrentar os
mistérios da natureza e do universo em busca do seu conhecimento
para renascer em um novo mundo...
5º SETOR - A CURIOSIDADE DO AMANHÃ
Trata-se de um sentimento avassalador de instinto natural do ser
humano - a curiosidade. O planeta terra torna-se pequeno para
conter tamanha ânsia irreprimível por conhecer segredos ocultos
e investigar mistérios desconhecidos.
Aqui a curiosidade é levada aos extremos, o homem aguçado por
esse sentimento curioso percorre por diversos caminhos
objetivando conhecer o futuro... Estimulado pelos instintos
místicos presente em cada um de nós, é conduzido a grandes
descobertas e arriscadas aventuras. Essa característica humana,
talvez seja o motor que nos levou e nos leva a evoluir de
geração a geração, haja vista, que sempre será uma
constante; por isso, CURIAR É PRECISO!
O enredo assinala, portanto, a título de apresentação, a
criatividade do homem em desenvolver a sua curiosidade, buscando
através dos magos, símbolos, signos, astrologia, cartomancia,
numerologia, esoterismo, jogo de búzios, etc., não só as
explicações dos fenômenos que ocorrem em seu redor, mas,
sobretudo, o interesse em descobrir o seu próprio futuro...
6º SETOR - O APOCALIPSE
A curiosidade do homem resulta na sua evolução ou na sua
destruição? Em cinco mil anos de história esse avassalador
instinto presente no ser humano, proporcionou gloriosas
conquistas, mas também gerou atos inconseqüentes: conflitos
religiosos, guerras mundiais, haja vista, que ainda são
constantes as ameaças de guerras, sobretudo as da guerra
nuclear, devido a ambição dos homens. E o que diz respeito ao
meio ambiente, causou poluição do ar, dos mares, dos rios etc.
Interferiu com a genética no curso natural da vida, além de
outros agravantes como os surtos epidêmicos, a fome, a miséria
e a violência urbana... Isto é, ao mesmo tempo que curiar é
sinônimo de evolução é também de destruição.
7º SETOR - INVENTORES CURIOSOS...
Santos Dumont: o Pai da Criação
A cidade da luz sobre o espírito sorridente da Belle Èpoque
apaixonava-se pela ousadia de um brasileiro. Alberto Santos
Dumont - o pai da aviação, que no momento de um clima
entusiástico dos grandes engenhos humanos voa e controla o vôo
pela primeira vez!
Thomas Edison: o Feiticeiro de Menlo Park
Thomas Alva Edison (Milan, 11 de Fevereiro de 1847 - West Orange,
18 de Outubro de 1931) foi um inventor e empresário dos Estados
Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande
interesse industrial.
O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era
conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os
princípios da produção maciça ao processo da invenção.
Entre as suas contribuições mais universais para o
desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada
elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou
cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão
para o telefone, Edison é um dos precursores da tecnologia do
século XX. Tem um papel determinante na indústria do cinema.
A genialidade de Einstein
Einstein foi um homem livre.
Einstein conclui que sobre os fenômenos gravitacionais, que não
existe embaixo nem em cima no Universo, no sentido de que os
objetos caíam por serem puxados para baixo na direção de um
centro de gravitação. O movimento de um corpo se deve
unicamente à tendência da matéria para seguir o caminho de
menor resistência.
E prova, por meio de uma série de fórmulas matemáticas, a
curvatura do espaço, cujo ponto principal da teoria é: a
distância mais curta entre dois pontos não é uma linha reta,
mas uma linha curva, pois que o Universo consiste numa série de
colinas curvas, e todos os corpos do Universo caminham em redor
das ladeiras curvas dessas colinas. Na verdade, não existe
movimento em linha reta em nosso Universo. Um raio de luz, que
viaje de uma estrela remota em direção a Terra é desviado ao
passar pela ladeira do espaço que rodeia o Sol. Einstein
calculou matematicamente o ângulo reto desse desvio, que foi
revelado correto no eclipse de 1919.
O inventor do rádio - as ondas sonoras
Você, também, deve ter aprendido que o inventor do rádio foi
um italiano chamado Guglielmo Marconi. Mas provavelmente nunca
ouviu falar de Roberto Landell de Moura, o padre brasileiro
responsável por fazer em 1894 (dois anos antes de Marconi) uma
expe¬riência pioneira de radiodifusão - mas que acabou
menosprezado pelos registros históricos.
Landell tentou convencer o governo a financiá-lo. Seu plano
incluía uma demonstração envolvendo dois navios da Marinha. Ao
ser perguntado sobre a distância que os navios deveriam ficar um
do outro, o padre perdeu uma incrível chance de ficar calado.
Respondeu: "Coloquem-nos na maior distância possível, pois
esse invento um dia permitirá até conversas
interplanetárias!" Foi o suficiente para ser taxado de
louco e curioso por querer falar com ETs. Desiludido com a falta
de apoio acabou abandonando a ciência e dedicando-se
exclusivamente à vida religiosa. Contudo foi Marconi que
patenteou seu invento em 1896 e depois criou a Companhia Marconi
para usar comercialmente seu invento. Sendo, realmente, o
primeiro a investir na utilização comercial do rádio.
8º A NOVA ERA: O BRASIL DA ESPERANÇA
Curiar é Preciso
Curiar é preciso. Ato de curiar gera novas invenções e
atitudes para se salvar o planeta. Gera o Brasil da Esperança
onde curiar significa evolução à preservação.
Neste sentido o enredo "Não me proíbam de criar. Pois
preciso curiar! Sou o país do futuro e tenho muito a
inventar..." É a consciência coletiva para formação de
um Brasil de Esperança. Do qual o rugir prodigioso do Tigre da
Unidos do Porto da Pedra, no enredo, representa a fraternidade, a
cidadania e a igualdade...
E é no palco desse encontro mágico e universal chamado carnaval
que a Unidos apresenta a sua "Nação Vermelha e
Branca" - crianças e idosos, homens e mulheres revertendo o
cotidiano das comunidades brasileiras através da realização de
trabalhos sócio-culturais permitindo-lhes alçar vôo à novas
tendências e a descoberta de novas possibilidades de vida.
Não serão as crianças que desvendariam os mistérios do mundo?
Ou a riqueza da sabedoria humana? E se tratando dessas
referências celestiais: assim como a Unidos do Porto da Pedra
faz de sua "Nação", a divina luz de seus propósitos
sociais, Brasília, esotericamente mencionada como a terra do
amanhã, é a fonte da sabedoria, manto da riqueza esotérica,
laço da fusão de todas as raças, credos e filosofias... É a
existência da humanidade, a base de pouso da "fênix",
que de asas abertas repousa sobre do planalto central. De pedra
sobre pedra, Brasília preciosa é o significado da vida eterna,
é a busca incessante de um novo templo da paz entre todos os
homens...
Assim, a "Nação Vermelha e Branca se tinge de Verde e
Amarela formam o "universo" dos impulsos curiosos que
elevam à evolução da humanidade e à verdadeira "ciranda
da vida": um lugar místico e extraordinário, o palácio de
todas as cores, chamado BRASIL!
Carnavalesco: Max Lopes
Pesquisa e texto: Marcos Roza