PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Um Conto das Mil e Uma Noites – Lawrence da Arábia
SINOPSE ENREDO 2016

Um Conto das Mil e Uma Noites – Lawrence da Arábia


Enfim, é noite. A rainha Xerazade se prepara cuidadosamente para contar mais uma de suas mil e uma histórias. O rei está pronto para ouvir, ansioso, esperando mais uma noite mágica, de sonhos e fantasias, assim como, as fascinantes histórias já contadas por sua rainha. Relembrando Alladin e o tapete voador, o faquir, a lâmpada maravilhosa, Simbad, entre outras…

Dessa vez, a história de Xerazade ultrapassa o mundo imaginário e cai no mundo real, onde laços de amizade culturais podem ser a força mais importante para a construção de um povo.

A saga começa no árido deserto, onde camelos e beduínos se tornam um só e o sol escaldante torna-se inimigo ou aliado… A Inglaterra, seguindo seus interesses (a manutenção da guarda no canal de Suez – onde manteria o controle da principal rota comercial entre o ocidente e o oriente) envia o seu mais “louco” soldado, no qual sua inteligência ultrapassava os limites da sua época.

Lawrence parte para o deserto a fim de tratar de problemas políticos ingleses (o conflito da formação da Arábia, onde uma guerra entre tribos árabes e os turcos dificultava o domínio inglês naquelas terras), porém, como grande estudioso, se encanta e se envolve com a cultura.

Durante sua passagem são construídos laços e aprendizados culturais. O poderio e a organização estratégica do exército árabe, o entendimento religioso e de irmandade, o conhecimento geográfico, a honra, o patriotismo e o amor são reforçados.

Nosso herói se torna um “árabe inglês”, “uma parte deles” e reconstrói um povo a beira da ruína. Foram inúmeras batalhas, guerras, derrotas, vitórias, mas o povo superou tudo graças a sua engenhosidade.

Mal sabia Lawrence que sua luta não tinha terminado. No cenário atual são bombas explodindo, atentados terroristas e tudo por conta do passado. É hora de novos heróis surgirem pra mudar o mundo e unir os povos. Que o mundo sobreviva e para isso, precisamos do povo. O Paraíso da Folia clama pela paz e pela união.

Texto: Thiago Meiners