PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Hoje tem Alegria? Tem sim Senhor... O Mundo Circense, uma História Alegre na Intendente (Unidos de Lucas - 2012)
Hoje tem Alegria? Tem sim Senhor... O Mundo Circense, uma História Alegre na Intendente  (Unidos de Lucas - 2012)

No circo, o palhaço é a figura principal por ser o responsável pela alegria e descontração necessárias ao maravilhoso mundo circense, sua história e fascínios.
Respeitável Público:

“Hoje o Galo de Ouro fará da passarela o seu grande picadeiro, com as vestes do mestre de cerimônia brindará todos!”

O Circo é uma das formas de entretenimento mais antiga que existe até os tempos atuais.

As artes circenses apareceram em locais e momentos diferentes. Foi na china a mais de cinco mil anos que apareceram as principais formas de Circo.

No Brasil o Circo chegou através dos ciganos, povos nômades que por isso precisava montar seu palco com rapidez, deixando assim a lona como herança.

Os cavalos foram os responsáveis pela forma redonda do picadeiro a apresentação dos eqüinos.

No tocante a apresentação de animais, felizmente um novo capitulo tem sido escrito nas ultimas décadas. Devido aos métodos de treinamento, muitas vezes cruéis, diversos países no mundo têm proibido a participação deles, inclusive o Brasil em shows de circo, principalmente com animais selvagens, que freqüentemente são abandonados doentes e velhos, por não mais servirem para o Circo e já sem condições de serem reconduzidos aos seus habitats naturais. Lugar de animal selvagem é na selva livre e sem imposição de castigos.

O Circo exerce e sempre exerceu enorme fascínio sobre as pessoas de qualquer idade, as crianças ficam maravilhadas e os adultos relembram seus tempos de crianças, embevecidos que ficam pela apresentação de mágicos, equilibristas, malabaristas, engolidores de fogo, trapezistas, ciganas e videntes, números de força física, artistas diversos, atiradores de faca ilusionistas, mulheres bonitas, mulheres barbadas e outras atrações que os empresários de Circo trazem para exposição sob suas lonas. A tradicional banda de circo com seus pomposos uniformes que lembram Soldadinhos Chumbos dão o toque glamoroso de um sonho que se eterniza.

Diversas etapas se fazem necessárias a montagem do circo, etapas essas que vão desde acomodação no lugar escolhido, montagem da lona, acomodação dos artistas, autorização, alimentação, etc.

O fascínio do Circo de longa data vem unindo artistas que se apaixonam entre si casam-se, e com freqüência seus filhos e netos continuam a tradição de seus pais, convertendo-se em dinastias de famílias circenses.

Muitas pessoas embevecidas pelo maravilhoso mundo do Circo saíram de seus lugares de origem para nele trabalhar, “tentar a sorte no picadeiro”, e assim aprenderam funções, tendo ainda os casos de paixões pelos artistas circenses e em razão disso, pessoas fugiam de suas casas para acompanhar seus amores.

Os Palhaços são as principais figuras do Circo, reunido em suas funções a capacidade do humor constante mesmo em situações adversas, pois a principal função do Palhaço é fazer rir, a maioria destes profissionais reúne inúmeras habilidades, pois, no circo ainda crianças, ajudando seus pais. A vida circense tem dificuldades de toda ordem e somente com muito humor e criatividade as dificuldades são superadas.
 
Inúmeras são as lendas sobre os palhaços, que vão desde: “A alegria do palhaço é ver o circo pegar fogo”, até o famoso jargão circense, “ O palhaço o que é? È ladrão de mulher.”
Na entrada (porta) do Circo, tem tradicionalmente o pipoqueiro, a maçã do amor, pirulito, algodão doce, brinquedos oferecidos as crianças, tendo como vendedores palhaços, sendo o produto das vendas revertido em favor do Circo.

Nos dias de hoje, os hospitais recebem a visita de pessoas vestidas de palhaços, são voluntários de atividades diversas e alguns são médicos e profissionais de saúde. São os chamados DOUTORES DA ALEGRIA que levam palavras de conforto e divertem os pacientes internados, pois RIR É O MELHOR REMÉDIO, e mais uma vez a nobre função do palhaço exerce se fascínio e colabora na cura destes pacientes.

As companhias de Circo até hoje existem e levam alegria aos mais distantes rincões, sejam Circos de grandes portes ou Circo de uma carroça, o importante que esta arte se mantém e NUNCA IRÁ ACABAR. E assim, o apresentador, com todo glamour de sua vestimenta, abre os espetáculos com celebre frase:
“RESPEITÁVEL PÚBLICO, SENHORAS E SENHORES, O CIRCO”.

A Unidos de Lucas e o Circo se apresentam juntos na Intendente Magalhães brindando a imponência de seu espetáculo.
 
Carnavalesco LELÊ