PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Minha alma canta... Engenho da Rainha mostra. O orgulho de ser carioca (Engenho da Rainha - 2012)
Minha alma canta... Engenho da Rainha mostra. O orgulho de ser carioca (Engenho da Rainha - 2012)

" Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar praia sem fim
Rio, você foi feito pra mim".
(Tom Jobim)

Vou te contar...
Em versos descompassados por euforia
Misturando prosa à poesia
Como um trovador moderno
Reverenciando um povo.

Cujo a história tem inicio sob combate, eram corsários franceses a ludibriar tamoios até a chegada de Estácio de Sá. E entre mortos, feridos e expulsos cravada entre mar e montanha em perfeita comunhão, nasce a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Ah! Esse povo "maneiro" desde o principio, recebeu em grande estilo a Corte Portuguesa que tatuou em ti, marcos eternos somados a tua beleza.

O Theatro Municipal simboliza a arte que corre nas veias desses nativos. Na casa dos teus acervos, desvendam mistérios, ampliam horizontes, transformam utopias em realidade e vice-versa.

No teu Jardim voltam a ser crianças, tuas imponentes palmeiras-imperiais, parecem até tocar o céu. Exuberantemente verde, tom sobre tom, tua Floresta és tua alma a olhos nus.

E nesse clima tão tropical, essência chave carioca, um convite universal de causar inveja. Esse mar que te banha tem encantos...

Onde a mulher cheia de graça e curvas divinais cruzam olhares aos homens sarados .Todos de corpos dourados a passear em teu famoso calçadão.

Senhoras e Senhores, aplausos!!!
O Astro Rei se despede, após abrilhantar mais um dia.
Surge ela, a Dama da Noite.
Musa-inspiradora do compositor, do poeta e do cantor, que nos palcos das noites cariocas te cantam.

Oh! Lua... Teus boêmios te clamam! Tem malandros e cabrochas a sassaricar no salão. Sobre tua regência a Lapa não dorme.
Ah! Meu Rio Carioca de tantos janeiros... Quando chega fevereiro, os filhos nascidos de tuas entranhas e os por ti adotados, despem- se da realidade se tornando personagens.

São mascarados, pierrot, arlequins e colombinas à brincar teu carnaval.
De repente ecoa no ar... GOOOOOOL!!!! Explodem as torcidas é, mais um clássico sem igual.

Eita povo guerreiro, que tem Sebastião como padroeiro e São Jorge por devoção.Também não é pra menos, sobe escada, desce morro,é trem parando o tempo todo. É preciso muita Fé.
Mas o carioca é assim, "RAÇUDO", bate no peito e diz que é do subúrbio, transforma a adversidade em esperança, a desilusão em marcantes rimas e canções.

Principal motivo pelo qual seu cotidiano foi parar nos grandes telões.
Essa gente da Cidade Maravilhosa caminha ainda mais radiante, é o Rock in Rio "marcando a nostalgia", as Olimpíadas, dando realidade aos sonhos da sua pátria. Selando aqui a paz entre as nações.
Pudera esse povo brasileiro, que acolhe em si o mundo inteiro, como ensina o Cristo Redentor: "SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS", ser palco de fatos eternamente marcado na historia do país.

Hoje é carnaval e o G.R.E.S. Acadêmicos do Engenho da Rainha, rende-se aos encantos da sua cidade que reflete na "tua gente".

Deixando impresso no seu LIVRO-SÍMBOLO, palavras escritas pela emoção, onde...

Minha alma canta...
Engenho da Rainha mostra.
"O orgulho de ser Carioca"

"Humildemente conquistando meu espaço".

Dellauhá Cammpos, carnavalesca