PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sinopse Delírio 2010

Com orgulho e muito amor, sou da Silva e sou Delírio sim Senhor (Delírio da Zona Oeste - 2010)

A nossa agremiação irá neste desfile 2010, apresentar um enredo alegre, irreverente e singelo, homenageando o sobre nome DA SILVA que para muitos é visto como um sobrenome muito comum, mas que na realidade é muito importante e significativo.

De origem portuguesa, os SILVAS estão no Brasil desde o nosso descobrimento e existem muitas histórias envolvendo eles. Dos nobres portugueses aos negros alforriados, os SILVAS hoje são encontrados em qualquer parte, quer seja nos quartéis, nas padarias ou na política.

Nossos SILVAS estão em alta na política do nosso país, com seus maiores representantes, o nosso presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e seu vice JOSE DE ALENCAR GOMES DA SILVA.

SINOPSE DO ENREDO

Origem em Portugal, o leão vermelho foi estampado no brasão da família SILVA em homenagem aos reis de Leão, uma das mais bem sucedida e conceituada família do império português no século XII, um deles, GUTERRE ALDERETA DA SILVA, em Alderete, lutou junto com Fernando I., rei de Castela, na tomada de Coimbra e por isso foi elevado a Conselheiro do Reino.

Oficialmente, a primeira ramificação dos SILVAS surgiu em 1612, com o desembarque do alfaiate PEDRO DA SILVA no Brasil, mas alguns historiadores contam que os portugueses que atravessavam o Oceano Atlântico ganhavam acréscimos aos seus sobre nomes originais, assim que aqui desembarcavam. Os que ficavam no litoral incorporavam o sobrenome COSTA e os que adentravam para o interior da mata nativa incorporava o SILVA. O sobrenome SILVA é muito significativo e em latim SILVA significa SELVA.

No entanto nem todo SILVA tem origem nobre. Alguns negros alforriados e muitos deles que mais tarde foram beneficiados com a abolição da escravatura em nosso país, adotaram os sobre nomes de seus antigos senhores, principalmente SILVA e SOUZA. Alguns ainda escolhiam nomes aleatórios.

Os SILVAS estão muito presentes em nossa história, com anônimos e famosos, como nosso mártir JOAQUIM JOSE DA SILVA XAVIER, o “TIRADENTES”, mártir da Inconfidência Mineira.

CHICA DA SILVA que de escrava tornou-se amante e depois mulher do Contratador JOÃO FERNANDES DE OLIVEIRA DA SILVA.

No Exército Brasileiro o patrono Marechal LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA , “DUQUE DE CAXIAS”.

O sobrenome SILVA virou marca registrada do brasileiro. Até alguns famosos com outro sobre nome, tem um SILVA ali no finalzinho. Por exemplo, o nome de batismo de “FERNANDA MONTENEGRO” é ARLETE PINHEIRO ESTEVES DA SILVA. Um ícone consagrado da interpretação teatral, nos seriados ou nas novelas da TV Globo, concorreu ao Oscar no filme Central do Brasil, mas foi num festival internacional de cinema em Berlim na Alemanha que o citado filme foi premiado com o Urso de Ouro.

Nas tardes de domingo na TV temos o FAUSTO SILVA com seu programa “Domingão do Faustão”. No seriado da TV a Grande Família, ela é também a família SILVA. LINEU SILVA interpretado pelo ator Marco Nanini é o chefe da inusitada família. Como diz o refrão da música que faz a abertura do seriado “esta família é ouriçada, brigam por qualquer razão, mas acabam pedindo perdão”.   Quantas saudades das belas manhãs de domingo, quando assistíamos as corridas de Fórmula I na TV, torcendo pelo nosso saudoso ídolo AYRTON SENNA DA SILVA que sempre nos alegrava com as suas memoráveis vitórias.

Os SILVAS sempre foram presentes na música popular brasileira. Desde ISMAEL SILVA (in memorian) ao rei da voz ORLANDO SILVA (in memorian). O rei da malandragem MOREIRA DA SILVA, o “KID MORENGUEIRA” (in memorian).

O saudoso autor do samba tipo Sambandido, BEZERRA DA SILVA (in memorian), com seus sambas recheados de gírias populares, que retratam o cotidiano do cidadão comum, do tipo “Malandro é malandro, mané é mané, podes crer que é”

Não podemos esquecer o nosso querido malandro pagodeiro JESSÉ GOMES DA SILVA, “ZECA PAGODINHO”, portelense de corpo e alma e Cacique de Ramos de coração.

Os SILVAS são tão populares, que até os mais jovens lhe prestaram homenagem, através do FUNK, na música que diz: “Era só mais um SILVA que a sua estrela não brilha, ele era funkeiro mas era pai de família...”

No topo do poder político em Brasília, temos o expoente maior brasileiro dos SILVAS, que é o nosso excelentíssimo Presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, com seu vice, também Silva, JOSE ALENCAR GOMES DA SILVA. Foi com a chegada de um SILVA no poder que levaram o nosso povo a acreditar num futuro melhor.

No poder, existem no Distrito Federal outros SILVAS como a nossa Ministra de Meio Ambiente MARINA SILVA, que é historiadora por formação. Na recém criada Secretaria de Assistência e Promoção Social temos a ex-governadora do Rio de Janeiro BENEDITA DA SILVA.

O nosso Presidente LULA DA SILVA tem como uma grande meta em seu governo o combate à miséria e a fome. Criou a Pasta Extraordinária de Segurança Alimentar e Combate a Fome, programa este, popularmente conhecido como Fome Zero. Para comandar este programa nomeou um outro Silva, JOSE GRAZIANO DA SILVA.

Nos esportes, no dia 25 de fevereiro de 2007, na super copa do mundo em Hamburgo, na Alemanha, a nossa judoca EDINANCI SILVA conquistou a medalha de ouro, na categoria meio pesado. No Pan Americano de 2007, no Rio de Janeiro DIOGO SILVA conquistou a medalha de ouro no Tae Kwenondo.

Na seleção brasileira de Futebol Feminino, com a nossa estrela maior MARTA DA SILVA conquistou a medalha de prata nesta mesma olimpíada. No Para- Pan CLODOALDO DA SILVA que é cadeirante, conquistou a medalha de ouro na natação.

Do Brasil para o mundo, atualmente até nos Estados Unidos da América, as listas telefônicas das terras do “Tio Sam” estão repletas de sobre nomes DA SILVA.

Aqui na Cidade do Rio de Janeiro, não podemos de deixar de lembrar e homenagear os baluartes do samba WALTER TEIXEIRA DA SILVA e JOSE EDUARDO DA SILVA, Presidente e Vice Presidente da AESCRJ, Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro, que neste ano de 2009 completa 75 anos de existência, com total dedicação e amor ao carnaval do Rio de Janeiro.

Os SILVAS fizeram e continuam fazendo histórias neste nosso Brasil e é com muito orgulho que somos DA SILVA sim senhor e em Portugal nossa terra natal, somos da nobreza além mar.

Carnavalesco: Jorge Ricardo Veríssimo

Fonte de Pesquisa: INTERNET