PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Os Filhos da Paz

SINOPSE ENREDO 2012

Os Filhos da Paz

Justificativa

Nessa grande congregação de idéias que é o carnaval, o GRESV Camarões dos Pampas encontra na fé de Mahatma Gandhi o sonho de novamente trilhar um caminho vitorioso, tendo como inspiração seus belos ideais que caminharam sobre a Terra em busca da paz. E com as bênçãos de todos os Deuses da Bahia, mostramos sua influência ao povo que persiste na luta contra a intolerância religiosa

Sinopse

"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?"

Mahatma Gandhi

Despido de toda a mágoa que alguém poderia lhe causar, Mahatma Gandhi caminhou sobre a terra propagando a paz e o equilíbrio na luta pela independência da Índia frente ao imperialismo britânico. Usou da verdade contra a intolerância para vencer o armamento mais sofisticado que o homem pode fabricar. Encontrou em Vishnu a forma de vencer o caos para recompor a ordem, espalhando sua mensagem pelo mundo físico e espiritual.

"Senhor do Bonfim, faz um favor pra mim

Chama o pessoal

Manda descer pra ver Filhos de Gandhi"

A Bahia de Todos os Deuses sofre com a intolerância religiosa aos costumes africanos. Seus cortejos e celebrações, os Afoxés, eram perseguidos pela polícia e reprimidos pela Igreja Católica. Tal perseguição só foi amenizada com a fundação dos Filhos de Gandhy em homenagem ao líder pacifista Mahatma Gandhi, misturando os altares barrocos ao canto gegê e nagô. Pela paz jamais deixaram de lutar.

"Omolu, Ogum, Oxum, Oxumaré, todo o pessoal

Manda descer pra ver Filhos de Gandhi

Iansã, Iemanjá, chama Xangô, Oxossi também

Manda descer pra ver Filhos de Gandhi"

Senhor do Bonfim que alumia o caminho de todos, sagrado seja o destino que traçaste. "Aos Teus pés, que nos deste a Verdade" e a PAZ a unir seus filhos de credos e povos diferentes. Ê Gil, Ê Clara, salve o Olodum... Salve o canto de quem leva um ideal de tolerância e harmonia entre culturas. Salve os orixás! O Orun(Céu) se abre para "Filhos de Gandhy" passar...

"Oh, meu Deus do céu, na terra é carnaval

Chama o pessoal

Manda descer pra ver Filhos de Gandhi"

No Ayê(terra) enfim é carnaval. A congregação entre os povos e culturas recebe "Filhos de Gandhy", no seu manto branco e azul ao som dos agogôs em contraste com os atabaques, seguido pela multidão em procissão. Que Oxalá venha nos valer nessa noite cor de prata! É dia de libertar toda mágoa e coroar essa história de amor e devoção!

"Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence."

Mahatma Gandhi