PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Movimento (Unidos do Cabral - 2022)
Movimento (Unidos do Cabral - 2022)

Movimento: SM 1: Estado de um corpo que muda continuamente de lugar no espaço; 2: comoção; 3: atividade coletiva tendente a um fim; 4: velocidade do compasso musical; As leis do movimento planetário foram formuladas por Johannes  Kepler  no livro “A harmonia do mundo”, em 1618 (fonte: minidicionário enciclopédico escolar; Rocha, Ruth).

1º Movimento: “Movimento de criação do mundo”

Big-Bang a grande explosão… O 1º movimento. A via – Láctea se movimenta, os planetas se movimentam em torno do sol. A Terra se movimenta, e com seus movimentos de rotação e translação gera dias, meses e anos gerando outros movimentos… É o Gênesis da criação misturando ciência e religião no encanto do carnaval. A natureza se movimenta… Os seres humanos se movimentam e movimentam o mundo, movimentando a cultura,  as religiões  e a política. A vida é um movimento constante. Manifestações culturais, religiosas e políticas que reúnem várias pessoas em torno de um mesmo ideal, são chamadas de “movimento”, pois são capazes de mudar sociedades inteiras…

2º movimento: “O povo se movimenta para movimentar o mundo!”

No “Movimento carnavalesco” entraremos na avenida para movimentarmos nossas mentes… Lembraremos alguns movimentos políticos que mudaram os  ideais de algumas sociedades do mundo e da sociedade brasileira. A “Revolução francesa” com seus ideais de igualdade, liberdade e fraternidade, a “revolução industrial”, as “guerras mundiais”… “No Brasil“ “o movimento abolicionista”, “A revolução de 64” e a “passeata dos 100 mil” que anos mais tarde seria a inspiração para as ”diretas já”. O “movimento estudantil” dos “caras pitadas” que revolucionou o quadro político brasileiro, e o “movimento dos sem terra”, que nos dias de hoje chama a atenção da sociedade.

3º movimento: “Brasil: dos colonizadores ao carnaval, um grande movimento de fé e cultura!”

Quando os colonizadores aqui chegaram, encontraram a fé e a cultura de nossos índios, rezaram a primeira missa e mostraram aos nativos o movimento de fé da religião católica. Vieram os negros africanos cruelmente arrancados do seio de sua terra. E com a dor dos “Negreiros” trouxeram sua religião e sua cultura, que  foram magicamente incorporadas à cultura brasileira. Nosso folclore é dos mais ricos… Musicalmente, ritmos e sons que encantam o mundo… A Tropicália seduziu uma geração… E como é carnaval, não poderíamos esquecer o “samba” que movimenta o país e o mundo! O girar de nossas baianas… O movimento sonoro de nossa bateria… O gingado de nossos passistas… O bailar do mestre-sala e da porta-bandeira que movimentam o nosso pavilhão…

É proibido ficar parado! Movimente o corpo e a mente!

A avenida é a grande “Máquina do tempo”, onde as horas não param e a vida é uma eterna festa! O samba é o combustível de nossas almas! Porque o tempo não para!

Leonardo Soares