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SINOPSE
ENREDO 2019
Roma Negra
SINOPSE DE ENREDO
Nas margens de lá e nas margens de cá, ecoam choros e sofrimentos, Da África ao Brasil se tem um rio¹ manchado com as dores de um povo; Negreiros em crueldades, gênese insurgente aos infinitos lamentos, Onde “a sombra da voz da matriarca” ² protege os Rômulos e Remos deste império novo. E no desembarque a todo plural se denominou de nagô. Na imponente diáspora atlântica, o encontro do mundo afro com o português se fez Salvador. Chegaram de lá em ciclos como escravos, mas ricos de cultura e tradições, Vindos da Guiné, Angola, Costa da Mina, Benin e outros mais; Braços negros obrigados a erguer sacros monumentos entre os açoites e grilhões. Para sustenta e amamentar a branca nação cristã e seu dito legado de paz. Na alta construíram a riqueza e a beleza de uma cidade colossal, Na baixa manteve-se a resistência e a vivência de um legado imortal. Os negros desterritorializados lutaram para manter sua fé, Na união de diversos cultos, no velho engenho se estabeleceu o primeiro terreiro; No Ilê Iyá Nassô o preto se reterritorializou na roda de candomblé, E nos colos das grandes mães se consolidou culto afro-brasileiro. O panteão dos deuses negros é refletido na cidade de todos os santos, Onde Exu guarda todos os caminhos e Oxum é a mãe padroeira com todos os seus encantos. “O preto norte-americano forte” tomou as ruas de revolução, contra a opressão em busca de liberdade, Marcou seu espaço nas procissões, nas capoeiras e nos tabuleiros; Foi a inspiração dos “alvos” gênio, que expressaram na arte toda a sua baianidade, Desceu as ladeira com “o mais belo dos belos” ³ em um cortejo de bravos guerreiros. Espalhou os afoxés, “seguiu o Olodum balançando o Pelô” numa festa que nunca vai terminar, E transformou o solo soteropolitano na grande ágora da herança de Dodô e Osmar. Na “Meca da negritude” o desigual ainda fere os direitos da criança, A alma jovem é mira, é alvo nesse território de morte; A mãe triste labuta na casa grande, reprimindo seus sonhos e esperança, Levando no bolso um patuá, pedindo pra seus filhos proteção e sorte. Mas o negro resiste e segue na luta, e inspira seus iguais a crescer, No esplendor da Roma negra ele Veio, Viu, e vai Vencer! 4 Pesquisa e texto: Leandro Ramos. Glossário – Rio¹ – o termo faz referência ao oceano Atlântico, que era comumente chamado de grande rio pelos negros escravizados; – A sombra da voz da matriarca ² – trecho da canção Recôncavo de Caetano veloso, faz referência ao continente africano como a grande mãe da humanidade; – Rômulos e Remos – segundo a mitologia romana Rômulo e Remo eram irmão gêmeos e filhos de deuses, forma abandonados e criados por uma loba. Possuem sua representatividade ligadas a fundação da cidade de Roma; – Nagô – originalmente faz referência ao povo Ioruba – grupo étnico-linguístico da África ocidental -, mas também foi a designação comum dada a todo negro que desembarcava na condição de escravo nos portos da Bahia; – Grilhões – corrente de metal formada por anéis em forma de cadeado; Algemas de mãos ou de pés; – Diáspora – palavra de origem grega, que significa deslocamento, dispersão voluntária ou forçada dos povos por motivos políticos, econômicos ou religiosos; Mas para os povos negros diáspora é o nome que se dá ao fenômeno ou a experiência vivida por descendentes africanos nas Américas, na Europa e em outros lugares e o rico patrimônio cultural que construíram; – Colossal – que tem volume, altura ou proporções gigantescas, descomunal, vastíssimo; – Desterritorializados – ato ou efeito de desterritorializar; anular ou reduzir os limites territoriais. Desterritorializar uma etnia é a melhor maneira de vê-la desaparecer; – Ilê Iyá Nassô – da língua Ioruba “Casa Branca do Engenho Velho” foi primeiro terreiro de Candomblé fundado em Salvador; – Panteão – conjunto de deuses de um povo, de uma religião politeísta; – Exu – o orixá da comunicação, da paciência, da ordem e da disciplina. É o guardião das aldeias, cidades, casas e do axé, das coisas que são feitas e do comportamento humano; Segundo Jorge Amado no livro “Bahia de Todos os Santos” Exu guardas todos os caminhos da cidade de Salvador; – Oxum – orixá da água doce, dona dos rios e cachoeiras, cultuada no candomblé e também na umbanda; É a padroeira da cidade de Salvador, no sincretismo religioso ela é Nossa senhora da Conceição; – O mais belo dos belos ³ – canção do álbum “O Canto da Cidade” de Daniela Mercury lançado em 1992; Faz referência ao bloco Ilê Aiyê, o mais antigo bloco afro do carnaval de Salvador. Fundado em 1974 por moradores do bairro do Curuzu; – Olodum – é um bloco-afro do carnaval de Salvador, foi fundado em 25 de abril de 1979 ; É uma organização não governamental (ONG) do movimento negro brasileiro. Desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a autoestima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil. – Pelô – como é popularmente chamado O Pelourinho, bairro de Salvador, localiza-se no Centro Histórico da cidade; – Afoxés – é um cortejo de rua que sai durante o carnaval; É uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo Ioruba, onde geralmente seus integrantes são vinculados a um terreiro de candomblé; – Soteropolitano – habitante ou natural da Cidade de Salvador BA; – Ágora – termo grego para representar a praça central ou local de encontros, assembleias ou manifestações na antiguidade; – Dodô e Osmar – foram uma dupla de músicos formada por Adolfo Antônio do e Osmar Álvares Macedo, à eles é atribuída a invenção do trio elétrico; – Meca – cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos; Segundo alguns estudiosos Salvador seria a Meca da religiosidade negra; – Patuá – amuleto muito utilizado por pessoas ligadas ao Candomblé, feito de um pequeno pedaço de tecido na cor correspondente ao Orixá, ao qual é bordado o nome do mesmo, e colocado um determinado preparo de ervas e outras substâncias atribuídas a cada divindade. – Veio, Viu, e vai Vencer 4 – é uma variação da frase em latim “Veni, Vidi, Vici”, atribuída ao general e cônsul romano Júlio César em 47 a.C.; E é popularmente associada a uma consolidação ou vitória indiscutível. |
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