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Coluna do Rixxa Jr.

SAMBAS DE NORTE A SUL, LITERALMENTE: MANAUS E PORTO ALEGRE

5 de fevereiro de 2009, nº 23, ano VI

Porto Alegre - Link pra download
http://www.4shared.com/file/169867718/7c221885/Carnaval_de_Porto_Alegre_2010_.html

Crédito: Blog Só Carnaval de POA

O CD dos sambas enredo começou a ser comercializado bem antes do Natal, na primeira semana de dezembro de 2009. A produção do samba é boa, mas é como especial de fim de ano de Roberto Carlos: zero por cento de surpresa, nenhuma ousadia, nada de inovação. Há cinco anos que o disco vem sem o encarte com as letras dos sambas, o que facilitaria bastante o acompanhamento dos hinos pelos foliões. NOTA 7,5

IMPERADORES DO SAMBA – A atual campeã do carnaval porto-alegrense traz um samba competente, bem construído e bom de cantar. Melodia vibrante, pra cima e de clima alto astral, sob medida para o estilo descolado do intérprete Vinícius Machado. Todas as gírias das “tribos” mencionadas pelo enredo estão na letra. Os refrões são o melhor exemplo do estilo arrasta-povo. Detalhe para a introdução com a citação instrumental de Black or white, de Michael Jackson, pelo cavaquinho. NOTA 8,8.

IMPÉRIO DA ZONA NORTE – Apesar de toda a polêmica envolvendo a escolha do samba enredo, quando vários compositores retiraram suas obras em protesto à mudança – ainda com a disputa correndo – da letra no samba que viria a ser o escolhido, “É o amor... meu coração Imperiano pulsa de emoção” é fácil de ser cantado, é muito bem construído e tem um embalo gostoso. O intérprete Sandro Ferraz está muito à vontade em cantar este samba, que tem variações melódicas interessantes. O refrão principal é fortíssimo. Detalhe para a pegada firme da bateria do mestre Sandro Gravador. NOTA 9,3

ESTADO MAIOR DA RESTINGA – Confesso que, ao escutar este samba, ainda na versão dos compositores, pouco depois de ter vencido a disputa na Tinga, eu não dava nada pela obra. Sinceramente, achava o samba muito ruim. No entanto, a composição cresceu muito no CD, após levar um banho de estúdio. O jovem intérprete Renan Ludwig – que fisicamente lembra Wander Pires no início da carreira – , um dos mais promissores da nova geração, defende com vigor o samba. Ficou muito rico melodicamente o trecho O leão, o guardião da harmonia/ Dragão, filhos de folclores lendários... NOTA 8

IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA – A letra é um compilado das músicas mais populares da Enamorada do Samba Beth Carvalho que, infelizmente, por problemas de saúde, não vai desfilar no Porto Seco. A primeira parte do samba é mais suingada, ótima para dizer no pé. O segundo refrão tem variações interessantes, citando sucessos de Beth, como “Vou festejar”, “Coisinha do pai”, “Firme e forte” e “1800 colinas”. A segunda parte é um pouco mais travada, mas não compromete o todo da obra. NOTA 8,5

BAMBAS DA ORGIA – Para não ter erro, a direção da escola azul e branca preferiu encomendar o samba ao mesmo grupo de compositores da belíssima obra do ano passado. O resultado foi um samba correto, porém, sem a mesma inspiração que baixou ao falar de Clara Nunes em 2009. Um enredo sobre dança e com citação dos 70 anos da escola merecia uma obra menos burocrática. Destaque para a evolução de Leandro da Águia como intérprete. NOTA 8.

UNIÃO DA VILA DO IAPI – A União da Vila vem apresentando nos últimos anos sambas classudos, com apelo popular e extremamente bem construídos. Para falar do cinquentenário de Brasília, o Trem da Alegria escolheu um sambaço, que causaria inveja a muita escola consagrada do Rio de Janeiro. O intérprete Kauby se adaptou bem ao estilo da escola, que terá ainda na avenida, o auxílio luxuoso do puxador carioca Nego. O refrão principal tem tudo para balançar as arquibancadas do Porto Seco. Detalhe para os acordes da ópera O Guarani, de Carlos Gomes, na introdução do samba, já que a música é a trilha sonora do programa radiofônico A Voz do Brasil, quando o locutor anunciava, com voz solene: Em Brasília, 19 horas. NOTA 9

UNIDOS DE VILA ISABEL – Para falar do estado de Mato Grosso do Sul, a azul e branco de Viamão vem com um samba certinho, cadenciado e correto, porém, sem a inspiração que marcou alguns carnavais da entidade, principalmente na década de 1990. Na verdade, o samba é, até certo ponto, sonolento. Enfim, “funcional” é a palavra-chave. A interpretação do experiente Aryzinho também é burocrática. O trecho “Eu sou da Vila e ninguém vai me segurar” é muito manjado e quase todas as escolas já utilizaram deste recurso, de dizer, no refrão do samba que “ninguém vai me segurar”. NOTA 7,5

ACADÊMICOS DE GRAVATAÍ – Cuidado com a onça negra! Ela aparece de mansinho, ninguém dá nada por ela e, quando se vê, a escola de cores vermelha, preta e branca abocanha um ótimo resultado nos desfiles, muitas vezes até retornando no Sábado das Campeãs. O enredo, que fala sobre espelhos, é ótimo e inédito em POA. O samba tem melodia simples – quase reta – mas é muito animado, fácil e bom de cantar, o que facilitou e muito o trabalho do intérprete Rudi. NOTA 8,9

PROTEGIDOS DA PRINCESA ISABEL – Um dos melhores sambas da safra 2010 do Grupo Especial de Porto Alegre, com uma melodia bem construída e inteligente. Levado por Cezinha, é um samba que mantém um bom nível o tempo todo, e tem momentos diferenciados no final da primeira parte e no excelente refrão do meio. Na segunda parte, a tonalidade da música aumenta para maior, na citação da cidade de Novo Hamburgo até desembocar no excelente refrão principal, que é uma declaração de amor à própria Protegidos e à cidade de “Nóia”, como é carinhosamente chamada a Capital Nacional do Calçado. Na gravação, a bateria dá um show de swing e de sustentação de ritmo. Ouro puro! NOTA 9,5

ACADÊMICOS DE NITERÓI – Na sequência do CD, mais um sambaço! A obra tem, a meu ver, o melhor refrão do ano, falando de negritude e sobre o orgulho de ser afro-descendente. O tom é menor, mas nem por isso torna a obra melancólica ou depressiva. É um samba bem digno e vibrante, apesar da segunda parte apresentar uma ligeira queda, principalmente na questão da poesia, com problema de métrica e rima. Os últimos versos poderiam ser mais poéticos, mas, no conjunto, a obra se salva. Ótima interpretação de Lu Astral. NOTA 9,2

EMBAIXADORES DO RITMO – Taí um enredo que tinha tudo para ser épico: uma escola tradicional da cidade, como a Embaixadores do Ritmo, que completa 60 anos em 2010, revive seus carnavais mais marcantes. No entanto, a escola resolveu enumerar os festejos previstos no calendário (festa junina, procissões religiosas, Natal, Dia das Crianças, Semana da Pátria). A segunda parte deveria elencar os carnavais mais famosos, mas parece referir-se a carnavais obscuros. Para a condução do samba, a bordô e branco apostou nos Dois Tenores: Paulinho Mocidade (importado especialmente do Rio), e Farelo, que comanda o microfone da escola há mais de uma década. No entanto, é o intérprete carioca que aparece em primeiro plano na gravação do CD, conduzindo praticamente sozinho a primeira passada do samba. NOTA 8,4

ACADEMIA DE SAMBA PRAIANA – Para o seu jubileu de ouro, a verde e rosa homenageia o tradicional Theatro São Pedro. A letra é recheada de clichês do universo artístico (“bravo”, “aplausos”, “ato”, “descortina”, “ribalta”, “abrem-se as cortinas”), mas é bem construída e adequada ao tema. No CD, quem canta é Zinho Melodia, que foi demitido no início do ano. Na avenida, o samba será ouvido nas vozes de Vander Salles (apoio da escola que foi alçado à condição de cantor principal) e do carioca Ciganerey (puxador do Arranco do Engenho de Dentro e apoio da Estação Primeira de Mangueira), e que desde 2008 é coautor do samba dos Bambas da Orgia. No ano passado, a Praiana também fez um troca-troca de intérpretes antes do carnaval: Maurício – hoje na Academia Samba Puro, escola do Grupo de Acesso – gravou o samba no CD, mas foi demitido logo em seguida porque a escola anunciou para o posto o carioca Preto Jóia (que chegou a cantar em vários ensaios na quadra), dispensado poucas semanas antes do desfile. Na hora do desfile, quem segurou a onda mesmo foi Sandrinho Gessé, hoje no apoio do carro de som da Restinga. NOTA 9

IMPÉRIO DO SOL – A escola de São Leopoldo vai apresentar a história de uma rainha africana que, segundo o enredo, veio escravizada ao Brasil, mas que trouxe e difundiu os ideais do candomblé no país. Alguém aí lembrou da história de Agotime (Beija Flor 2001)? Sob o ponto de vista técnico, o samba “Um cântico de louvação à Otampé Ojarô” é uma bela obra. No entanto, no CD, mesmo recebendo um arranjo suntuoso, o samba ficou frio, não emociona, não é genuíno. Será que por ser composto por autores alheios à escola? A obra tem cara de samba padronizado, desses que se escuta e passa batido nas escolas do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro. Apesar destes detalhes, Joel Alves solta o gogó com correção. NOTA 9,3.

TRIBO OS COMANCHES – As tribos carnavalescas são exclusividade do carnaval de Porto Alegre. A campeoníssima Os Comanches, que conquistou duas vezes o anel de “doutora em carnaval” por ter vencido cinco vezes consecutivas o concurso de tribos, conta mais uma vez o Descobrimento do Brasil. Desta vez, a nação comancheira fala sobre “A primeira missa na Ilha de Santa Cruz”. O hino (não é samba enredo) tem melodia tem variações interessantes e a voz do intérprete Nilton garante vigor às belas harmonias. NOTA 9.

Manaus - Link para os sambas
http://www.4shared.com/dir/25474260/636642f2/Sambas_de_2010.html

A safra 2010 do carnaval de Manaus foi bastante criticada pelos foliões manauaras. Alguns, mais afoitos, chegaram a declarar que esta é a pior safra desde muitos anos, o que trata-se de um exagero, certamente! O CD com a versão oficial dos sambas traz as oito escolas do Grupo Especial. Destaque para os sambas da Mocidade Independente de Aparecida, Unidos de Alvorada e Mocidade do Coroado. NOTA DA GRAVAÇÃO: 8,5

A GRANDE FAMÍLIA – A atual campeã do carnaval manauara vai exaltar o trabalho que é feito pela Defensoria Pública, que presta assistência jurídica às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado. O samba é correto, mas mesmo homenageando um órgão público poderia ser menos burocrático (com o perdão do trocadilho). NOTA 8,5.

REINO UNIDO DA LIBERDADE – Dez anos sem vencer o desfile do carnaval de Manaus, a Reino Unido da Liberdade está decidida a recuperar o título em 2010. A diretoria está empenhada para acabar com o jejum de vitórias. O enredo “O Morro canta, o Amazonas se encanta, com a saga do boto que navegou sem medo” homenageia o ex-governador Gilberto Mestrinho (1928-2009), que já fora tema da Mocidade Aparecida em 2000. A melodia do samba é muito bonita, que no CD ganhou um arranjo suntuoso. A letra tem passagens líricas e emocionantes: Hoje / O palácio abriu pra você / Vai ter brinquedo, alegria pra valer / Coração de criança bate feito tambor / Meu maior presente foi o teu amor / A passarela do samba, palco de emoções / Transbordando alegria, agremiações / Banho de felicidade, amazonense a sorrir / Hoje o samba enaltece o Boto Tucuxi. Foi durante segunda gestão de Mestrinho (1991-1995) que o sambódromo de Manaus foi construído. NOTA 9,5

MOCIDADE INDEPENDENTE DE APARECIDA – A balzaquiana Pareca faz apologia às várias nuances do verde, a cor do seu pavilhão. O samba, composto por três sambistas de fora da escola, é muito bem construído, melodia gostosa de cantar e vibrante. No CD, a bateria dá um show de ritmo, sustentação e bossas. NOTA 9,6

UNIDOS DO ALVORADA – Em 2010 a Alvorada completa 15 anos de fundação e pretende comemorar a data conquistando o primeiro título do carnaval amazonense. Para chegar ao campeonato, a agremiação azul e branca optou pelo enredo “Sabedoria”, que será contado em três atos, começando pelo Rei Salomão e terminando com a sabedoria do homem amazônico que preserva a floresta e o meio ambiente. Entre os compositores está Mingau, multicampeão no carnaval carioca pela Grande Rio. O samba é vibrante, cheio de nuances na melodia e um refrão arrebatador: Alvorada já chegou, me leva / Meu samba hoje vem pra te levar / Com sabedoria, você vale ouro / A bateria sensação é meu tesouro. NOTA 9,5

VITÓRIA RÉGIA – A verde e rosa da Praça 14 de Janeiro levará para o Sambódromo o enredo “Abram Alas para a nossa Academia! 90 anos imortalizando o pensamento”, em que homenageia os escritores e intelectuais da Academia Amazonense de Letras. O samba, em tom menor, poderia ser menos melancólico e mais vibrante, o que pode deixar o desfile da escola um pouco arrastado. O intérprete Alzier tem uma voz potente, lembrando o estilo do paulistano Daniel Collête. NOTA 8,5

SEM COMPROMISSO – Além das cores (amarelo e preto) serem as mesmas, as iniciais do nome serem as mesmas (S e C), a Sem Compromisso escolheu um samba cuja melodia do refrão principal é muito parecida com a da São Clemente de 2009. A escola pisou redondamente na bola ao fazer isso, pois na sua história, a Morada do Samba tem um histórico de excelentes sambas, muitos até bem melhores que muita escola consagrada do Grupo Especial do RJ. NOTA 5,5

BALAKU-BLAKU – A vermelho e branca levará para a avenida o tema que versa sobre a tecnologia digital com enfoque nos surgimento e necessidade dos meios de comunicações até a Internet, no qual afirma “Se não comunicou, dançou” (hummm...já escutei isso em 1987, no Rio de Janeiro). O samba é descritivo e recheado de clichês do internetês. A interpretação de Frank da Mocidade é cheia de afetações e vibratos, parecendo que o cantor se esquece que tem que alavancar o canto da escola e não cantar sozinho. NOTA 6,5

MOCIDADE INDEPENDENTE DO COROADO – O samba da Coroado é tido e havido como o melhor da safra 2010. No entanto, de saída, eu já torço o nariz para os sambas-merchan. Para me conquistar, o samba patrocinado tem que ser MUITO BOM. A obra, apesar da letra extensa, não esmorece. O enredo visa o setor primário, que versa sobre a agricultura, piscicultura, agropecuária, dentre outros, e pode render boas soluções em alegorias e fantasias. Bela interpretação do puxador Vandinho. NOTA 9,2.