PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Samba Paulistano
    
9 de junho de 2019, nº 36
AS NOVIDADES DO GRUPO ESPECIAL DO CARNAVAL DE SÃO PAULO
por Bruno Malta

*A Mancha Verde, atual campeã, anunciou recentemente seu enredo para o Carnaval 2020. Com o título “Pai! Perdoai, eles não sabem o que fazem”, o tema irá tratar a religião para falar de problemas históricos como guerras, pobreza, injustiças, e preconceitos. Sob a assinatura de Jorge Freitas, agora carnavalesco com mais títulos no Anhembi, pelo segundo ano seguido. Além dele, a escola alviverde renovou o contrato do seu primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Marcelo e Adriana e do intérprete Freddy Vianna. A grande novidade no time da escola é a chegada do renomado mestre de bateria Guma Sena em substituição a Maradona que deixou a escola, após dez carnavais.

*A Dragões da Real, vice-campeã em 2019, também anunciou o seu enredo para o próximo ano. Com um leve tema sobre o riso, a escola da Vila Anastácio tenta chegar ao sonho do primeiro campeonato. Além do tema, a escola já fechou seu time. O carnavalesco Mauro Quintaes, o intérprete Renê Sobral, o casal Rubens e Evelyn e o mestre de bateria Tornado renovaram o contrato com a agremiação e seguirão na escola para o próximo Carnaval. A única mudança ocorreu no comando da Comissão de Frente. Vindo do Barroca Zona Sul, Ricardo Negreiros assume o quesito da escola para o próximo desfile.

*O Rosas de Ouro após o surpreendente resultado de 2019 optou por manter boa parte do seu time. Até o presente momento, a escola anunciou a renovação do carnavalesco André Machado, do intérprete Royce do Cavaco e da porta-bandeira Isabel. O mestre de bateria Rafael Gordinho ainda não teve seu contrato renovado de maneira oficial, entretanto. A única saída confirmada foi do mestre-sala Edgar Carobina que deixou a escola no mês passado criticando a direção da azul e rosa.

*A Unidos de Vila Maria que já havia definido a China como seu tema para o próximo ano ainda no pré-Carnaval de 2019, anunciou renovações nos principais segmentos. O carnavalesco Alexandre Louzada segue na escola junto de Cristiano Bara. Para a parte plástica, a escola trouxe o reforço de Leno Vidal que estava na Independente Tricolor. No comando do carro de som, outra manutenção. Wander Pires emplacará seu terceiro desfile seguido na escola do bairro do Jardim Japão. Renan Barov e Mestre Moleza, comandantes de Comissão de Frente e Bateria, respectivamente, seguem na escola também. A única mudança confirmada é a mudança do primeiro-casal de mestre-sala e porta-bandeira. Éverson e Laís, após dois anos juntos na escola, deixaram a agremiação. Os substitutos ainda não foram definidos.

*A Império de Casa Verde é mais uma escola que renovou com a maioria de seus segmentos. Flávio Campello segue como carnavalesco, Carlos Júnior como intérprete, Zoinho como mestre de bateria, André Almeida como coreógrafo e Rodrigo e Jéssica Gioz como primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira. A única indefinição segue sendo o tema que o Tigre terá para o próximo Carnaval.

*O Águia de Ouro é uma das escolas que mais se movimentou visando o próximo Carnaval. Com o sexto lugar em 2019, a escola da Pompeia reforçou seu time mirando o título inédito. Sidnei França, consagrado na Mocidade Alegre, chega para ser o carnavalesco. Anderson Rodrigues, de reconhecidos trabalhos na Dragões da Real, é o novo coreógrafo da escola. Além deles, Tinga e Douglinhas renovaram seguem como vozes oficiais da escola. Nos outros segmentos, foram mantidos o casal João Carlos e Ana Paula, o mestre de bateria Juca e o diretor de Carnaval Laíla. O enredo da azul e branca também já está definido. O título do tema é “O poder do saber – Se saber é poder … Quem sabe faz a hora não espera acontecer.”

*Diante de um resultado inesperado, o Acadêmicos do Tatuapé vem renovado para o próximo Carnaval. Dona de dois títulos nos últimos três anos, a escola da Zona Leste apostou na manutenção de seus quesitos. Segue Wagner Santos como carnavalesco, Higor como mestre de bateria, Celsinho como intérprete, Diego e Jussara como primeiro casal e Leonardo Halmer como coreógrafo. A mudança, no entanto, foi radical na linha de enredos. Causou surpresa entre os sambistas a aposta da escola no tema sobre a cidade de Atibaia. Com o título de “O ponteio da viola encanta… Sou fruto da terra, raiz desse chão… canto Atibaia do meu coração”, o tema será a aposta da escola para trazer a taça em 2020.

*Outra escola bastante machucada com o resultado em 2019 foi a Mocidade Alegre. A escola da presidente Solange Bichara foi uma das que mais mexeu no seu time para o próximo carnaval. Na Comissão de Carnaval, saíram o casal Carlos e Neide Lopes e chegou Édson Pereira, carnavalesco da Vila Isabel no último Carnaval. Na Bateria e no carro de som, manutenções de Sombra e Igor Sorriso, assim como na Comissão de Frente que segue sob a batuta de Jhean Alex. O casal da escola, após seis anos, foi desfeito. Émerson Ramires que acumulava catorze anos como primeiro mestre-sala deixou a agremiação. Já Karina Zamparolli, renovou seu contrato e segue como primeira porta-bandeira. O enredo da Morada do Samba também foi definido e irá exaltar a figura feminina. Com o título “Do canto das Yabás, renasce uma nova Morada”, a proposta afro promete resgatar a imagem da escola do bairro do Limão.

*Mordidos com o nono lugar em 2019 e no ano do seu cinquentenário, os Gaviões da Fiel trazem a maior novidade do Carnaval Paulistano para o próximo ano. A chegada do carnavalesco Paulo Barros, em parceria com Paulo Menezes, promete sacudir o sambódromo do Anhembi. A Torcida que Samba também aposta na manutenção dos seus quesitos. Seguem Edgar Júnior (coreógrafo), Wagner e Drika (casal de mestre-sala e porta-bandeira), Ciro Castilho (mestre de bateria) e Ernesto Teixeira (intérprete). Com um grande desfile de resultado decepcionante no último Carnaval, os alvinegros tentam com Paulo Barros mudar de patamar perante o júri. O enredo, no entanto, segue sendo um mistério.

*Após brigar para não ser rebaixada, pelo segundo ano seguido, a X-9 Paulistana mudou seu carnavalesco e seu cantor. Depois de dois anos seguidos, Amarildo de Mello deixou a escola para a chegada de Magoo, carnavalesco de passagens por Mancha Verde e Nenê de Vila Matilde. Darlan Alves, depois de três anos, também deixou a rubro-verde e foi substituído por Pê Santana que era o diretor de Carnaval no último ano. Além destas mudanças, a escola trocou o comando da bateria. Depois de três anos com comando duplo de Kito e Fábio, a escola da Parada Inglesa terá o único comando de Kito em 2020. Nos outros segmentos, manutenções. Yaskara Manzini e Marquinhos e Lyssandra seguem como coreógrafa e primeiro casal da agremiação. Outra definição recente foi que a escola seguirá apostando no modelo de encomenda de samba-enredo para o tema a ser definido.

*Depois de voltar ao Grupo Especial, o Colorado do Brás entra no Carnaval 2020 buscando a estabilidade na elite. Para isso, apostou na permanência dos seus contratados. O casal segue sendo Ruhanan e Ana Paula, o carnavalesco segue sendo Leonardo Catta Preta, o mestre de bateria segue sendo Allan, assim como o intérprete é Chitão Martins pelo quarto ano seguido. O enredo da escola também já foi definido. Com o título de “Que Rei Sou Eu?’, a proposta da escola é contar, de forma diferenciada, a vida do Rei Sebastião que tem a lenda envolvendo os Lençóis do Maranhão como a história mais curiosa.

*Mesmo com o decepcionante décimo segundo lugar, a Tom Maior optou por manter a maioria de seus segmentos. A agremiação manteve em seu time, o carnavalesco André Marins, o casal Jairo e Simone, o mestre de bateria Carlão e o intérprete Bruno Ribas. Fica a expectativa pelo anúncio do enredo que, segundo as redes sociais da escola, não tardará em ser divulgado.

*De volta ao Grupo Especial, o Pérola Negra apostou na manutenção do seu grupo. Anselmo Brito, de reconhecido sucesso em 2019, segue na agremiação como carnavalesco. O mestre Fernando Neninho, revelado pelo Camisa Verde e Branco, seguirá comandando a bateria da escola, alcançando o terceiro ano seguido. A porta-bandeira Eliana Sales segue na escola e será cortejada pela novidade Arthur Santos que será mestre-sala da escola, após deixar a Nenê de Vila Matilde. O cantor Daniel Collête é mais um que continua no time da Joia Rara da Vila Madalena”.

*Com uma ascensão meteórica nos últimos três anos, o Barroca Zona Sul reestreia no Grupo Especial com muitas mudanças em relação ao time que moldou a trajetória da agremiação nos últimos anos. Pixulé, no entanto, segue, em mais um ano, como cantor principal da agremiação. A comissão de Carnaval segue contando com Rogério Sapo e Yuri Aguiar, mas contou com a mudança de Fernando Dias que deixou a agremiação e a chegada de Rodrigo Meiners, que estava na Mocidade Unida da Mooca em 2019. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira foi modificado. Chega à escola, o mestre-sala Igor Sena que estava como segundo na Dragões da Real e a porta-bandeira Lenita Magrini que após um ano afastada do Carnaval, volta aos desfiles depois de uma passagem pela Independente. O mestre de bateria da agremiação continua sendo Acerola de Angola. Já a Comissão de Frente que teve a saída de Ricardo Negreiros para a Dragões da Real, conta agora com o comando da dupla Alê Batista e Thaís Seixas. Por fim, a escola é uma das que já definiu o enredo. A verde e rosa irá homenagear Thereza de Benguela

*Pra fechar as novidades, falamos sobre o sorteio, no último dia 3, a Liga definiu em qual dia cada escola vai desfilar em SP, vamos a eles:

Sexta-Feira: Barroca Zona Sul, Tom Maior, Mancha Verde, Dragões da Real, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé e X-9 Paulistana

Sábado: Pérola Negra, Colorado do Brás, Rosas de Ouro, Unidos de Vila Maria, Águia de Ouro, Mocidade Alegre e Gaviões da Fiel.

Sorteio: No dia 18 de Junho, ocorre o sorteio das posições de cada escola. Na sexta, Barroca abre e será seguida pela Tom Maior. A Mancha Verde, por ser atual campeã, tem o direito de escolher sua posição. Seu presidente Paulo Serdan anunciou na festa de lançamento do enredo que escolherá a quarta posição. Com isso, as outras quatro escolas serão sorteadas para ocupar as posições 3, 5, 6 e 7. Já no sábado quem abre é o Pérola que será seguida pelo Colorado. Neste dia, não há mais ninguém com posição pré-definida, o que, portanto, fará com que as cinco escolas possam sorteadas para as posições 3, 4, 5, 6 e 7.
 

Bruno Malta