PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Samba Paulistano

8 de agosto de 2014, nº 26, ano VI
FALANDO UM POUCO SOBRE ENSAIOS
Por Juninho Granzoto

Dizer que os preparativos para o desfile de uma escola de samba começam muito antes do Carnaval já se tornou um clichê muitas vezes repetido. Entretanto, algumas etapas desse processo ainda permanecem pouco conhecidas para o público em geral que não acompanha o dia a dia das agremiações. Uma dessas etapas são os ensaios de quadra que ocorrem semanalmente em todas as escolas espalhadas por São Paulo. Mas como funcionam? Qual sua função? Quem pode participar? Nessa coluna falarei um pouco da importância dos ensaios dentro dos preparativos para o Carnaval.

O termo ''ensaio'' em si já diz bastante coisa para entendermos a natureza desse evento. A primeira função dele é integrar os diversos setores da escola de samba com o samba-enredo escolhido (iniciando geralmente em outubro aqui em São Paulo). É nos ensaios que os componentes das escolas aprendem a cantar o samba, assim como os times de canto e cordas fazem alterações nas obras para deixá-las prontas para o desfile oficial. Setores da escola que geralmente chamam a atenção nos desfiles também precisam ensaiar bastante em suas quadras.

A bateria utiliza os ensaios para integrar sempre novos membros que irão aprender a tocar algum instrumento. Além disso, os diretores e mestres repassam aos ritmistas as bossas e convenções elaboradas dentro do novo samba-enredo. Os casais de mestre-sala e porta-bandeira também marcam presença nos ensaios, treinando novos passos e bailados. Portanto, se você quer conhcer melhor uma escola de samba, deve começar indo a um ensaio em sua quadra. Mas existe um padrão no decorrer do evento? A resposta é sim.

No geral, os ensaios nunca começam no horário que foram marcados. Costuma-se dizer que  os sambistas seguem um horário especial, o ''horário do samba''. Na verdade isso se dá pois não faz o menor sentido iniciar um evento sem um número mínimo de pessoas correspondendo seus setores – bateria, time de canto, casais etc. Assim, os ensaios sempre iniciam com um aquecimento da bateria da escola. O apito do mestre chamando os ritmistas para montar a bateria indica que o ensaio está prestes a começar. Esse momento serve também para os demais setores irem se organizando: as baianas se perfilarem, os casais astearem os pavilhões e o time de canto se dirigir ao palco.

Para além disso, os ensaios cumprem uma função social muito maior: em algumas localidades e até bem pouco tempo, eram a única opção de lazer das comunidades nos bairros em que estão localizadas as escolas. Muitos encontros, namoros e separações tiverem como plano de fundo as quadras das escolas de samba. Por isso, ''E se quiser ouvir bom samba'' é só ir a escola de samba mais próxima de você.

Segue link com a lista das escolas dos grupos Especial e Acesso e os dias de ensaios: http://www.carnavalsp.com.br/carnaval-o-ano-todo/ensaios-das-escolas/


Carnaval Paulistano
sambariosaopaulo@gmail.com