PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Samba Paulistano

30 de agosto de 2013, nº 17, ano V

DE VOLTA AOS TRABALHOS
Por Flávio Morganti e Denis Muraro

Depois de alguns meses parada, a Coluna Samba Paulistano está de volta. A convite do site, eu, Flávio Morganti, compositor e amante do carnaval de São Paulo, ao lado de Denis Muraro, amante do samba e que já desfilou em diversas baterias do carnaval paulistano, voltaremos a escrever a coluna.

Ela terá um formato um pouco diferente. Não serão apenas analises e críticas, mas também terá um conteúdo de notícias por trás delas. Traremos o que está acontecendo no carnaval paulista, de forma diferente. Comentaremos e analisaremos os fatos mais importantes acontecidos rumo ao carnaval 2014.

Nessa primeira coluna, trataremos de eliminatórias.

Algumas escolas já escolheram seus sambas, outras ainda vão escolher. Mas uma coisa é fato, as eliminatórias são uma das melhores partes do carnaval. Porém, seus valores estão invertidos.

Às vezes me pergunto, quais os critérios para escolha de samba?

Ouço muitos falando: “ah, o samba que mais sacode a quadra é o melhor...” Mas, como assim?

Se uma parceria X tem mais recursos que as demais, ela vai conseguir levar mais gente na quadra, vai conseguir “sacudir” mais.

Porém, vamos pensar. Acabaram as eliminatórias, aquela torcida não vai mais a quadra, e agora? As escolas tem que trabalhar um samba, que, talvez, não era o melhor da sua eliminatória.

Os valores estão invertidos, os moldes estão errados. Chegou a hora de repensar...

Vale mais uma quadra cheia na final de samba, ou um samba que seja o melhor?

Carnaval Paulistano
sambariosaopaulo@gmail.com