PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

E ELAS VIRÃO DESSE JEITO NO CARNAVAL.

19 de janeiro de 2010, nº 7, ano I

E ELAS VIRÃO DESSE JEITO NO CARNAVAL... ENSAIOS TÉCNICOS! PARTE I
Mocidade Alegre, Vai-Vai, Peruche, Tom Maior, Tucuruvi e Gaviões desfilam na Passarela do Samba paulistano! E o SAMBARIO estava lá!!!

 Por Weinny Eirado

                                                                                                                                     Weinny Eirado / SAMBARIO

Publico comparece ao Anhembi para acompanhar os ensaios das escolas paulistanas

 
Alô amigos do mundo do samba! Estive no Anhembi nesse final de semana, e acompanhei o ensaio técnico de todas as escolas que por lá passaram. Mesmo debaixo de um temporal que houve no sábado, produzi vídeos dos ensaios, que disponibilizo a partir de hoje para todos os que acompanham a minha coluna. Já aviso que os vídeos da Mocidade e Vai-Vai não ficaram muito bons, devido à chuva que ocorria. Protegi o meu equipamento com um saco plástico que tinha levado na mochila, e por causa do vento, ele teimava em aparecer na imagem, sempre atrapalhando o trabalho do nosso querido colunista e cinegrafista... “Mas você não tinha uma capa de chuva?” Tinha... mas não contei com a  possibilidade de um “pé d’água” naquele final de tarde, e acabei por esquecer que o equipamento também precisa estar bem protegido da água. Enfim, graças a essa proteção improvisada, deu para mostrar a forma com que a “Morada do Samba” e a “Saracura” virão para o Anhembi no desfile oficial.

As más noticias que infelizmente eu trago é que não consegui fazer registros da Uirapuru da Mooca, que abriu os ensaios de sábado. Todavia, deixo para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ouvir o samba da escola, o áudio oficial da agremiação que desfilará no grupo de acesso, que pode ser baixado clicando aqui. Mas o que me deixou profundamente chateado foi um fato ocorrido durante a apresentação da Leandro de Itaquera, onde tinha gravado desde o hino, até a entrada da bateria no samba. Mas por “uma força misteriosa existente no universo”, a câmera falhou na hora de salvar e perdi todo o material. Essa tal “força” também atrapalhou o trabalho de um companheiro, do site ‘O Desfile’ que não conseguiu salvar o esquenta de nenhuma escola no seu equipamento. Agora, quanto a Nenê, pela dificuldade de filmar “debaixo da água”, acabei apenas conseguindo fazer um registro sonoro do ensaio da escola, que está disponível para ser baixado clicando aqui.

Já no dia seguinte, graças ao bom tempo, consegui entrar na passarela e acompanhar os ensaios da Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi e Gaviões da Fiel. Porém, no desfile dessa última, o mundo começou a desabar em forma de água. Só que desta vez eu já tinha me preparado para essa possibilidade de clima ruim, e também entrei no sambódromo para mostrar o trabalho da tetracampeã do carnaval paulistano.

Ah, e além de todas essa novidades, trago uma outra para vocês... No ensaio do Unidos do Peruche, resolvi fazer um teste e gravar o primeiro ensaio técnico de São Paulo da história em “Full HD”! Só que, para “entrar” para o youtube, tive que fazer uma redução na qualidade, trazendo para todos os leitores o primeiro ensaio paulistano em “HD” disponibilizado por um portal carnavalesco. Aproveite e se delicie com esse material exclusivo do SAMBARIO.
 

MOCIDADE ALEGRE

 Confira o Vídeo do Ensaio Técnico da “Morada do Samba”: 

QUESITO AVALIADO NOTA
Time de Canto 9.9
Bateria 10
Harmonia 10
Componentes 10
Canto dos componentes 9.6


A Mocidade acaba fazendo um grande ensaio, mesmo debaixo de uma forte chuva. O time de canto perde 0.1 pelo erro na primeira passada de Clovis Pê, que chamou pela terceira vez o refrão central, mas foi segurado pela sua equipe de canto. A Imperador perdeu mais do que isso em 2004, num escorregão de Moises Santiago, que cantou 4 vezes o primeiro refrão na partida do samba. Ainda assim, o intérprete carioca deu um show, levantando a escola debaixo de chuva. A bateria deu um showzaço, como dá pra ver no vídeo. Relativo aos componentes, mesmo estando quase que completa, os componentes do fundo, longe do carro de som, quase não cantavam. Destaque para a harmonia que trabalhou perfeitamente, dando condições para a imprensa trabalhar também.

VAI-VAI

 Confira o Vídeo do Ensaio Técnico da “Saracura”:

 

QUESITO AVALIADO

NOTA

Time de Canto 10
Bateria 10
Harmonia 9.8
Componentes 10
Canto dos componentes 10

O Vai-Vai fez o melhor ensaio da noite, talvez pelo fato de pegar uma chuva mais moderada. Time de canto nota dez. Bateria retinha. Componentes muito bem uniformizados, impedindo a entrada de “penetras”. Componentes cantando bem, dando até liberdade para o carro de som parar durante o ensaio. Harmonia relativamente bem estruturada. O único ponto fraco foi o tratamento dado a quem estava trabalhando na hora do ensaio e não era da escola: a imprensa. A harmonia não permitia que os cinegrafistas filmassem a escola de dentro da pista, e nem que os fotógrafos se aproximassem da frente da bateria. Quem estava perto do carro de som, ficou “preso” até ele sair de lá. Tentei ficar à frente da bateria no recuo da concentração, e fui escorado e depois empurrado para dentro do “isolamento forçado” do carro de som. Alô Tobias, nós não estamos ai para atrapalhar o seu ensaio. Estamos aí para levar a preparação do carnaval para o povo. Olho nisso.
 
UNIDOS DO PERUCHE

                                                                                                                                                    Weinny Eirado / SAMBARIO

Ritmistas do Unidos do Peruche dão um show na concentração do Anhembi

Confira o Vídeo do esquenta da “Filial do Samba”:

 Confira o Vídeo em HD do Ensaio Técnico da “Filial do Samba”:



QUESITO AVALIADO NOTA
Time de Canto 10
Bateria 10
Harmonia 9.8
Componentes 8.5
Canto dos componentes 9.1

O Peruche veio para o Anhembi com poucos componentes. Por um momento achei que fossem cancelar o ensaio. O problema peruchiano ficou basicamente nisso. Falta de componentes e força dos componentes. O time de canto veio bem, casando muito bem com a bateria de Mestre Cal, que foi o ponto forte. A harmonia deveria ter escorado melhor o carro de som. Muita gente circulando, e dificultando a vida dos cantores e dos cinegrafistas. 

TOM MAIOR

                                                                                                                                                    Weinny Eirado / SAMBARIO

Bateria é o ponto alto da apresentação da Tom Maior no seu ensaio técnico

Confira o Vídeo do Ensaio Técnico da “Comunidade Vermelho e Amarelo” do Sumaré:

QUESITO AVALIADO NOTA
Time de Canto 10
Bateria 10
Harmonia 9.9
Componentes 9.8
Canto dos componentes 10

Não achei que a Tom Maior estivesse vindo tão bem para o desfile. Deu um show. Principalmente a bateria e René Sobral no microfone. O carisma do interprete é sensacional. A harmonia organizou bem os componentes, e até me deu instruções na hora de entrar na frente da bateria. Componentes afinadíssimos, já sabem a letra do samba. Mas a escola não veio com um “mar de gente”, assim como a escola seguinte, a Tucuruvi. 

ACADÊMICOS DO TUCURUVI

 
                                                                                                                                                 Weinny Eirado / SAMBARIO

Escola faz bom ensaio, indo em peso para o Sambódromo Paulistano

Confira o Vídeo do Ensaio Técnico da Comunidade da “Cantareira”:

QUESITO AVALIADO NOTA
Time de Canto 9.9
Bateria 10
Harmonia 10
Componentes 10
Canto dos componentes 9.7

Se pudesse, daria 1000.0 para a bateria. Ela deu um show de dez minutos na concentração. Tudo foi bem, exceto o numero de componentes que sabiam o samba inteiro. Muitos ainda estavam lendo o samba. É a única falha desta escola que veio absurdamente repleta de componentes, muito bem disciplinados pela sua harmonia. 

GAVIÕES DA FIEL

Confira o Vídeo do Ensaio Técnico da Nação Corintiana:

 
QUESITO AVALIADO NOTA
Time de Canto 9.8
Bateria 10
Harmonia 9.8
Componentes 10
Canto dos componentes 9.9

O problema da Gaviões teve um nome: chuva! Caiu o mundo, literalmente. Impossível de evoluir naquele mar. Trouxe muita gente para o ensaio. Mas debaixo daquela cachoeira era difícil cantar o samba e manter a velocidade ideal para um desfile... Por um momento andou rápido, por outro parou. O time de canto perde 0.3 pela falta de animação debaixo daquela chuva e pelo atraso do intérprete oficial, que quase deu uma de Wander Pires 08’. Chegou depois da sirene. Mas acabou por mostrar um belo trabalho, cantando debaixo de chuva, num momento raro da sua carreira. A bateria leva um 10 por manter a o ritmo naquelas condições climáticas. Mas que o som do surdo tava meio “chocho”, tava. É o que acontece tocando debaixo da água. 

E é isso aí galera... Em breve teremos mais vídeos aqui no SAMBARIO! Um abraço a todos! 

Weinny Eirado
sammyeirado@hotmail.com