PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna Passarela Virtual

 A INVASÃO AO MUNDO REAL

1º de setembro de 2009, nº 3, ano I

Ninguém aguentava mais a espera, e na noite de anteontem, a comunidade virtual conheceu suas últimas campeãs.

2009 foi um ano complicado, é verdade, e por causa de adiamentos e mais adiamentos, o desfile e a apuração da LIESV acabaram acontecendo em agosto. Por conta disso, parece que os julgadores tiveram dificuldades para comparecer, o que causou a ausência de quatro “arquivos” (que são os “envelopes” de notas que vão pra apuração); arquivos esses que poderiam muito bem ter mudado a história do negócio.

No fim das contas, a diretoria da LIESV, na pessoa do nosso querido João Marcos, resolveu suspender o quesito de desempate, para dar às escolas posições mais agradáveis. O resultado foi surpreendente, para dizer o mínimo: quatro agremiações empataram em primeiro lugar!

*****

Vamos começar pelo Grupo de Acesso, onde uma das escolas favoritas, a Acadêmicos do Setor 1, acabou correndo por fora, por causa da perda de 1 ponto nas obrigatoriedades. O motivo: estourou em aproximadamente 2 minutos o tempo regulamentar para o esquenta. A arrancada demorou para acontecer e a escola foi prejudicada por bobeira. Pelo mesmo motivo, foram punidas Raízes e União Independente. A Colibris também tomou meio ponto, mas por atraso na entrega do seu material.

Na divulgação das notas, nenhuma surpresa: A Bandeirante da Folia deu um show de 10 nas demais, assegurando fácil a primeira colocação. A preto e dourado de São Paulo só perdeu 4 décimos em samba-enredo por conta da nota 9,8, que foi repetida no segundo arquivo por ausência de julgador.

As grandes surpresas ficaram por conta da vice campeã e da terceira colocada, que também conseguiram com suas colocações uma vaga no Grupo Especial de 2010. A Camisa Dez – é, aquela que entrou na Liga com os remanescentes da Acadêmicos de Madureira – foi a única que conseguiu o 10 em samba, mas perdeu 6 décimos em conjunto. A Ponte Aérea conseguiu, com seu desfile inesperadamente bem humorado a nota 20 em conjunto, mas perdeu em samba e enredo. Ficou em terceiro lugar.

A Setor 1 ficou em 4º. E seria a campeã empatada com a Bandeirante (conseguiu as MESMAS notas) se não fosse o -1.

Na parte de baixo da tabela, a Raízes, que saiu da avenida como quem tinha o maior risco de ficar com a lanterna, ficou mesmo por lá. Junto com ela, o temido último lugar acabou ficando também com a tradicionalíssima Colibris, que foi presenteada com um 9 em conjunto, o que destruiu seu desfile.

Confira a classificação final:

1º: Bandeirante da Folia – 99,6 pontos (ascende ao Especial)
2º: Camisa Dez – 99,4 pontos (ascende ao Especial)
3º: Ponte Aérea – 99,0 pontos (ascende ao Especial)
4º: Acadêmicos do Setor 1 – 98,6 pontos (ascende ao Especial)
5º: União Independente – 97,9 pontos
6º: Pavão de Osasco – 97,8 pontos
7º: Raízes / Colibris – 97,3 pontos

*****

No Grupo Especial, a grande surpresa: quatro escolas perderam apenas quatro décimos de ponto durante toda a apuração. Com a abolição do desempate, as quatro foram campeãs – duas conseguiram o caneco novamente, e duas são novatas no topo do pódio.

Punições, três: Falcões da Serra, Cruzeiro do Sul e Sereno de Cachoeiro tomaram por atraso na entrega do material. Falcões e Sereno levaram meio ponto; Cruzeiro, 1 ponto.

A Imperatriz Paulista, que deu um show, perdendo 4 décimos em samba, conseguiu o tri-campeonato; se ela já era a maior campeã do CV, agora então ela só pode ser alcançada pela União do Samba Brasileiro, que conseguiu um feito inédito: o bi consecutivo. Os 4 décimos foram em conjunto.

As estreantes do pódio são a favorita Princesa da Zona Norte, e a zebra Rainha Negra. A azul e branco do Morumbi perdeu seus décimos em enredo e conjunto, mas saiu da apuração como todo mundo esperava: com o melhor samba do ano. Já a Rainha Negra, que perdeu 2 décimos em samba e 2 em conjunto, foi a maior surpresa da noite, se firmando como campeã entre as favoritas.

Do lado debaixo da tabela, a briga para não cair ficou entre Cruzeiro do Sul, Estrela do Amanhã, Falcões da Serra e Gaviões Imperiais. As duas escolas cariocas levaram a pior, enquanto a agremiação de Niterói e de João Pessoa ficaram no susto.

A classificação final ficou assim:

1º: Imperatriz Paulista/Princesa da Zona Norte/Rainha Negra/União do Samba Brasileiro – 99,6 pontos
2º: Império do Progresso/Altaneiros do Samba – 99,2 pontos
3º: Amigos do Samba/Imperiais do Samba – 99,0 pontos
4º: Sereno de Cachoeiro – 98,9 pontos
5º: Estrela do Amanhã – 98,3 pontos
6º: Falcões da Serra – 98,2 pontos
7º: Cruzeiro do Sul – 97,6 pontos (rebaixada ao Acesso)
8º: Gaviões Imperiais – 97,2 pontos (rebaixada ao Acesso)

*****

Agora que a temporada 2009 acabou, 2010 deve abrir com as inscrições para o Grupo de Avaliação, que desfila em junho do próximo ano. Lembrando que uma das campeãs de 2009, a Princesa da Zona Norte, surgiu de lá.

Mas eu ainda recomendo que, ao invés de inscrever uma escola, você, amigo leitor que ainda não participa da LIESV, se enturme com a Liga; as suas chances de conseguir uma vaga numa equipe de criação, escritor de enredo ou cantor são bem grandes. Na próxima coluna, falarei mais sobre o Grupo de Avaliação... E como evitá-lo.

*****

Terminado o Carnaval Virtual para este ano, a LIESV não para, não. Sempre que chega agosto, quando a gente já tem as campeãs, começa o processo que gosto de chamar de “invasão ao mundo real”. Nós, compositores, nos unimos para competir junto à galera das escolas de samba “reais”.

Os compositores que trabalham na LIESV já conseguiram emplacar sambas oficiais nas suas escolas, alguns considerados entre os melhores do ano Brasil afora. Os exemplos mais proeminentes, são o samba de Willian Tadeu, Conrado Laurindo (ambos da USB, presidente e vice) e Gustavo Real para o G. R. E. S. Consulado (Florianópolis) em 2007, e o de Imperial, Tico (Imperiais do Samba, presidente e intérprete), Silvio Negão, Fábio Bomfim, Biro-Biro, Raphael (do Império, intérprete da Império de Casa Verde) e Juninho (Berin, intérprete da Acadêmicos do Tatuapé), samba esse que não só venceu as eliminatórias da Mocidade Alegre de 2004, como também levou a Morada ao campeonato dos 250 anos de São Paulo. Haja moral, hein?

Esse ano, infelizmente, começou meio fraco pra gente. Haviam duas parcerias LIESV na Estação Primeira de Mangueira. As parcerias eram, nos seus CDs, defendidas por Guilherme Partideiro e Dieguinho S1. Tinha ainda o samba do nosso João Marcos e do Imperial na Morro de Casa Verde, acesso de São Paulo, defendido pelo nosso mais novo intérprete preferido, o Evandro Malandro. Cortado na final.

Dos sambas que ainda vivem, por enquanto, três. Um deste que vos fala e uma parceria 100% LIESV FC tentando a sorte no Paraíso do Tuiutí. Eu, James Bernardes (apoio na União de Jacarepaguá), Júnior Santana, Leandro Kfé (ambos da Amigos do Samba, e que já são nomes carimbados no Parque Curicica) e Thiago Meiners (que começou do outro lado da ponte, na Região Oceânica, e que atravessou a Baía de Guanabara pra dar uma moral) concorremos por lá com o samba nº 4. Os outros são os de Luís Butti (presidente da Imperatriz Paulista) na Gaviões da Fiel (Especial) e na Nenê de Vila Matilde (Acesso, ambas de São Paulo). Você já pode ouvi-los passando na seção de eliminatórias 2010 aqui mesmo no Sambario, ou em outros sites especializados em carnaval carioca, como o SRZD-Carnavalesco e o Galeria do Samba, e no paulistano, como o SASP.

Estamos no aguardo ainda dos sambas das parcerias de Willian Tadeu em Florianópolis (Protegidos da Princesa de Florianópolis, onde ganharam ano passado), e de Imperial no Grupo Especial de São Paulo. O Butti também deve se aventurar em Guaratinguetá de novo, já que se empolgou depois da vitória na Bonecos Cobiçados. Mas o alvo dessa vez deve ser a Acadêmicos do Campo do Galvão.

Na minha próxima coluna, a invasão continua – falaremos mais sobre os nossos concorrentes para a temporada 2010, e citarei os sambas da nossa galera que já passaram nas avenidas do Brasil. Para quem ficou curioso e quer se inteirar pode procurar a coletânea “Do Virtual ao Real”. São quatro CDs disponíveis para download grátis aqui no Sambario e no nosso site, www.liesv.com.br.

Aquele abraço!

Rodrigo Raposa
cruzeirodosul@rocketmail.com