PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Luiz Carlos Rosa

É PRA QUEBRAR O TABU

12 de fevereiro de 2010, nº 6, ano II


Corinthianos comemoram a quebra do tabu ajoelhados. Portelenses querem o mesmo.

Amigo sambista, 

Recentemente, a Rede Bandeirantes exibiu num domingo à noite o excelente documentário "23 Anos Em 7 Segundos", que retratava a conquista mais marcante da história corintiana, o Paulistão de 1977. Na minha visão futebolística, aquele campeonato é o título mais importante do clube centenário, mesmo sendo apenas um estadual. Mais até que o "mundial" disputado no Brasil em 2000 - a decisão conta o Vasco foi um jogo chato pra burro.

Aquele 13 de outubro de 1977 é inesquecível pois marcava o fim de uma angústia que atormentava a cuca dos corintianos há 23 anos, até então. O time da época tecnicamente era burocrático, só tinha um craque de verdade: o meia Palhinha. Mas era uma equipe esforçada, valente, guerreira. O gol daquele título tão esperado foi marcado por Basílio, um atacante de futebol mediano mais que estava no momento certo e assim, escreveu seu nome na história do futebol para sempre. Aos 36 minutos da etapa final, um bate-rebate interminável na área defensiva da Ponte Preta, lá estava o herói pra chutar o jejum pro gol. Pronto!!! Fim de jogo. Estava solto o grito de campeão, da libertação, da quebra do tabu. Naquele momento os corintianos deixaram de serem somente corintianos e se tornaram campeões. 

 
O time campeão de 77: tecnicamente burocrático

E O QUE O TÍTULO DO CORINTHIANS DE 1977 TEM A VER COM ESSE ARTIGO QUE É EXCLUSIVAMENTE DE CARNAVAL??? Calma amigo sambista!!! Como diria um conselheiro, "tabus e escritas foram feitos pra serem quebrados e apagados!!!", tanto no futebol como no carnaval, duas das maiores paixões dos brasileiros. 

Assistindo a esse documentário que remete a quebra de um tabu, a primeira coisa que me veio a cabeça não foi um boné. Exclusivamente me lembrei da Portela e da sua gloriosa história. Assim como o Corinthians, a Portela também tem seus fiéis; torcedores, admiradores e simpatizantes que estão loucos para soltar o grito de CAMPEÃ. Assim como aquele time de 1977, a escola quer se libertar, quer acabar com esse incômodo tabu. E cai pra nós: ser campeão depois de tantos e tantos anos é diferente. Ou melhor: tem um gosto ESPECIAL. São mais de 25 anos sem conquistar uma vitória. Mas ganhar o título dividindo com um ou dois coirmãos -vide 1980 e 1984 não é a mesma coisa de conquistar sozinho. E a Águia não comemora absoluta desde 1970. É muito tempo!!! O Brasil ainda não era tricampeão mundial de futebol, o país vivia sob o regime militar. Não existia a Ponte Rio-Niterói, os desfiles aconteciam na avenida Presidente Vargas, a Beija-Flor era uma emergente escola do Segundo Grupo, e por aí vai... 

 
Portela 1970 : Última vez que foi campeã sozinha

É por isto que na próxima segunda-feira de carnaval o portelense que vai desfilar, terá que colocar toda garra, toda valentia, a alma e o coração na ponta dos pés e cantar o samba - mesmo não sendo um bom samba - a plenos pulmões para trazer a vitória pra Madureira depois de 25 anos. Boa sorte a todos os portelenses do nosso universo e sigam a inspiração da conquista corintiano - a famosa quebra do tabu.

Ah... não sou portelense e muito menos corintiano.  

 ---------------------------------------------------------------------------------------------------

E se a Portela REALMENTE for a campeã deste ano??? E a trilha sonora de Diogo Nogueira e seus parceiros??? É amigo, o tão criticado samba portelense deverá ser o mais tocado na mídia até o próximo carnaval. Assim como o burocrático time do Corinthians de 77 que acabou sendo campeão, o samba (se a Portela ganhar) jamais será esquecido. "GENTE... LEMBRAM AQUELE SAMBINHA DA PORTELA CAMPEÃ DE 2010???" "É, AQUELA TRILHA SONORA FICOU MARCADA PELO FIM DO JEJUM DE TÍTULOS, JÁ FAZ UNS 50 ANOS!!!"  

 ------------------------------------------------------------------------ 

Das doze agremiações do Grupo Especial, a que está mais tempo sem vitórias é a Unidos da Tijuca: desde o longínquo ano de 1936. Se o título vier, a sensação será como se a escola conquistasse o primeiro campeonato. Uma perguntinha marota: Será que existe algum componente unitijucano vivo, que vibrou com aquele único título de 1936? 

Mocidade (desde 1996) e Viradouro (desde 1997) também estão na fila e querem quebrar seus tabus. A Imperatriz não ganha há nove anos. Já a minha Manga festejou pela ultima vez em 2002. 

Ilha, Grande Rio e Porto da Pedra querem sentir o sabor da vitória pela primeira vez. 

---------------------------------------------------------------------------

EU RECOMENDO...

O samba é de 1991, mas parece que foi composto ontem pelo mestre Monarco. "Portela Sem Vaidade" é uma bela obra que está no album Pixote do sambista Zeca Pagodinho. Vale a pena ouvir porque...esse eu recomendo!

.

------------------------------------------------------------------------

.

Posso até cair do cavalo, mas a Vila Isabel, na minha opinião, é a grande favorita pra a conquistar o carnaval de 2010. Alem de ter o melhor enredo e samba do carnaval carioca, a escola de Noel vive uma fase fantástica. A bateria do mestre Mug é simplesmente maravilhosa. Vamos ver no aspecto visual. O desfile deverá ser marcado pela emoção e o homenageado vai "baixar" na avenida. Tem tudo pra ganhar 10 em todos os quesitos.

Se não der Vila, três escolas poderão fazer a festa para seus torcedores e são as sub-favoritas: Beija-Flor (a soberana da década), a Portela (enredo e o samba são o calcanhar de aquiles) e Unidos da Tijuca (bateu na trave duas vezes com Paulo Barros). E por falar na escola unitijucana, foi a que mais me surpreendeu nos ensaios técnicos - como dizem treino é treino, jogo é jogo!!! O samba foi bem cantado e Barros promete muitas surpresas e ousadia.

Apesar de ser a atual campeã, não vejo o Salgueiro como um dos favoritos, mas tem presença garantida no Desfile das Campeãs, assim como a Grande Rio (apesar do enredo Mandrake, mais por ser uma escola da mídia é forte candidata ao pódio), Imperatriz (pesa o dia e o horário de desfile) e a renovada Mangueira (será a ultima a desfilar).

Mocidade é uma incógnita. O samba anima qualquer defunto, deverá "ferver" na avenida, mas ainda não se encontrou 100% com a bateria. Fora que será a primeira a desfilar na segunda. Se os componentes ABRAÇAREM a escola como se fosse um filho, tem tudo para garantir um lugar nas Campeãs. Mas se a escola vier descompromissada como nos últimos anos - apesar dos jurados meterem a mão na escola - deverá ficar na parte intermediária pra baixo.

Com a chegada de Rosa Magalhães a Ilha vai continuar no Grupo Especial. Deverá ficar na zona intermediária.

Não vejo boas perspectivas para Viradouro e Porto da Pedra. Todas as duas têm um samba tecnicamente ruim e deverão perder pontos preciosos nesse quesito. O ponto forte da Viradouro será no aspecto visual, já que o enredo dá essa liberdade. A Porto da Pedra é uma escola que sempre tá cotada pra cair - como estou analisando agora - mas tem um chão muito forte e consegue fazer um bons desfile na base do coração. 

No Grupo da LESGA, a favorita é a Estácio que tem um enredo pródigo em belos desfiles. Corre por fora o Império Serrano (Império Serrano é Império Serrano e não se fala mais nisso) e São Clemente.

---------------------------------------------------------------------------------

Galera, vamos se divertir, botar a fantasia e cair no samba. Se beber não dirija e não arrume problema. Não se esqueçam da camisinha. Um ótimo carnaval pra todos!!!

QUE O NOSSO TAMBOR CONTINUE SEMPRE A RUFAR DENTRO DE NÓS, GRAÇAS A DEUS!!!

Um grande abraço e até a próxima, amigo sambista!!!

Luiz Carlos Rosa
luizfuga@yahoo.com.br