PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Luiz Carlos Rosa

OS SAMBAÇOS DA DÉCADA QUE PASSOU

18 de janeiro de 2011, nº 10, ano III

Amigo sambista,

Divulgação
Os atentados de 11 de setembro de 2001: uma afronta a humanidade
 
Já faz parte do passado a primeira década do novo milênio. Muita coisa rolou de importante desde 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2010. Como não lembrarmos de alguns fatos importantes que marcaram esse período. Os atentados terroristas aos EUA que deixou a humanidade perplexa tamanha a trucidade, tudo isso ao vivo, para todo o planeta assistir. Um verdadeiro SHOW DE HORROR que acabou dizimando milhares de pobres inocentes.
 
Comemoramos a conquista de um pentacampeonato mundial de futebol pela nossa Seleção. A bem da verdade uma Seleção desacreditada. Eu mesmo imaginava que o nosso escrete canarinho não passaria das oitavas. Mas para minha felicidade tive que engolir sapo. Marcos, Rivaldo, Ronaldinho Gaucho foram os destaques. Mas o grande jogador da Copa de 2002 foi sem sombras de dúvidas o Ronaldo. Acabou dando a volta por cima e virou artilheiro da Copa.
 
Momentos históricos na política. Por motivo de doença, Fidel Castro passou o comando para seu irmão e se desligou do governo cubano. Saddam Hussein foi executado na forca. Barack Obama, o primeiro presidente negro da história norte-americana. E no nosso país tupiniquim??? Lula se torna o primeiro operário presidente do Brasil. E Dilma Rousseff a primeira mulher eleita "presidenta" da nossa nação.
 
Os falecimentos do carismático Papa João Paulo II e do astro-pop Michael Jackson comoveram o mundo. Seus funeráis foram transmitidos via satélite.
 
Foi a década da expansão virtual, da nossa Seleção de Volei (tanto masculino como o feminino), da nova moeda européia - o Euro, do crescimento inevitável da pirataria, da explosão do Hip-Hop, da previsível queda do samba-enredo...
 
Isso mesmo, amigo sambista!!! Infelizmente a década passada marcou a INVOLUÇÃO do gênero samba, evidentemente devido a vários fatores que a gente está careca de saber, mas que é sempre bom lembrar. Uma delas é a padronização e engessamento imposta pela LIESA. Se o samba for aquele politicamente correto da "Silva" leva 10. Se por acaso causar diferença ou fugir da mesmice leva um 9,7 ou 9,5. E assim caminha a humanidade...
 
Outro grande contribuidor para a derrocada do gênero mais popular do planeta foi o surgimento dos sambas-de-escritórios, deixando as disputas desiguas em nível financeiro. O samba virou negócio, NEGÓCIO DA CHINA. Antigamente, só prestigiavam um samba concorrente amigos e parentes. É claro que rolava uns petiscos e cervejinhas. Hoje em dia, tem parceria que leva um grande comboio, com faixas de torcidas organizadas (e olha que não estou falando de futebol!!!), bandeiras, fogos de artifícios, interpretes de ponta... O gasto gira em torno de 40 mil mingaus.
 
Sabe aquele compositor cascudão, que num passado distante ou não tão distante assim, compusera sambas inesquecíveis para a sua escola? É amigo, teve que se reciclar. Teve que mudar seu estilo de composição para se adequar a modernidade.
 
Os enredos deixaram de ser criativos e autorais para dar vez aos patrocínios. O pior disso tudo é que quando o enredo é complicado ou ruim mesmo, as diretorias de determinadas escolas ao invés de ousar e escolher um samba "diferenciado", optam por escolher o mais "corretinho", talvez por medo. Vai que tira uma nota 9,6...
 
"SAMBA BOM É AQUELE QUE FUNCIONA!" Essa frase tão comentada por alguns sambistas é a tônica de como o samba-enredo se encontra. Algumas agremiações se importaram em apresentar obras funcionais em detrimento ao SAMBA DE ENREDO DE VERDADE. Sim!!! É verdade que o numero de sambas trash, os "bois" caíram consideravelmente em relação a outras décadas. Só que dificilmente você encontra um samba antológico, aquele que mexe com seus brios, que arrepia do refrão principal até o final da segunda parte. Diferentemente de tempos atrás, você conta nos dedos as grandes obras-prima da década passada.
 
Será que esta NOVA DÉCADA, a segunda do novo milênio teremos safras com grandes sambas? Será que o samba-enredo vai voltar aos seus dias de glórias? Será que teremos recorde de vendas de CDS??? Quem sabe, fico na torcida por tempos melhores e claro que as safras de sambas não seja como a desse ano, uma chatice sem igual!!! 
 
--------------------------------------------------------------------------
 
Este artigo é de numero 10. Nada mais justificável do que apresentar o meu TOP 10. Para isso peço licença ao colega Rixxa Jr. para usar seu tópico e apontar os 10 Melhores Sambas da Primeira Década do novo Milênio. TEVE MUITA COISA BUROCRÁTICA??? Teve!!! Mas tambem teve muita coisa boa. Tive a grande tarefa de escutar em duas semanas pelo menos uns 300 sambas divulgados da década recem terminada. Queria colocar uns 30 mas como é a 10ª coluna, vamos lá, por que "só quem fica em cima do muro é caco de vidro"!!!
 
10º LUGAR - TUIUTI 2001
Enredo: Um Mouro no Quilombo: Isto a História Registra
Autores: César Som Livre, Kleber Rodrigues, David Lima e Cláudio Martins
LCR: É uma obra absolutamente emocionante e diferenciada. A escola tinha acabado de estrear no Grupo Especial e apresentou uma obra-prima de letra simples com versos curtos que são fáceis de memorizar. A melodia é sensacional com variações extremamente ousadas. Os refrões são maravilhosos. O de cabeça revela toda a satisfação de estar desfilando no Grupo Principal. O central é embalante, com um gingado bacana. No final, o Tuiuti acabou sendo rebaixado, mas a agremiação deixou esse legado. Um sambão de primeira!!! 
 
9° LUGAR - ARRANCO 2006
Enredo: Gueledés, o Retrato das Almas
Autores:  Sylvio Paulo, Espanhol, Fernando, Bola e Bira Só Pagode
LCR: O enredo era absolutamente complexo. A sinopse então nem se fala - repleta de citações. Só mesmo os craques Sylvio Paulo e Espanhol com todo seus conhecimentos e suas experiencias para acabar de vez com as interrogações que circundavam o Engenho de Dentro. O resultado é este fabuloso sambaço de uma pegada impressionante, dotada de uma letra qualificável e uma melodia irresistível, com subidas e descidas de extremo bom gosto.
SAMBA PREMIADO COM O ESTANDARTE DE OURO E TROFÉU SAMBANET.
 
8º LUGAR - VIRADOURO 2003
Enredo:  A Viradouro canta e conta Bibi, uma homenagem ao teatro brasileiro
Autores: Gusttavo Clarão, Gilberto Gomes, Heraldo Faria e Gelson
LCR: A homenagem a atriz Bibi Ferreira rendeu a escola de Niteroí, o seu melhor samba na decada. O ponto alto desta maravilhosa obra é sua extraordinária melodia com soluções suaves, adornada por subidas e descidas magistrais. A letra narra com competencia a biografia de Bibi. Os refrões, principalmente o central é de uma beleza impar. Uma homenagem inesquecível da Viradouro.
  
7° LUGAR - BEIJA-FLOR 2001
Enredo:  A Saga de Agotime Maria Mineira Naê
Autores: Déo, Caruso, Cleber e Osmar
LCR: O maravilhoso sambaço nilopolitano é trilha sonora do MELHOR desfile da primeira década do novo milênio. É uma obra extremamente valente, com refrões fortíssimos e uma letra que aborda a temática afro de uma forma espetacular. Não é tecnicamente perfeito mas tem pegada, e isso é fundamental num samba enredo, principalmente os afros.
 
6° LUGAR - BOI DA ILHA 2001
Enredo: Orun-Ayê
Autores: Aloísio Villar, Paulo Travassos, Clodoaldo Silva e Silvana da Ilha
LCR: A agremiação do Bairro Freguesia, na Ilha do Governador estreava no Grupo de Acesso e logo de cara apresentou um samba absolutamente inesquecível. De temática afro, possui uma melodia extremamente forte e uma letra coesa, que retrata o enredo com muita dignidade. Simplesmente o MELHOR samba do Grupo A na primeira decada do novo milênio.
SAMBA PREMIADO COM O ESTANDARTE DE OURO
 
5° LUGAR - MANGUEIRA 2002
Enredo: Brasil com 'Z' é pra cabra da peste, Brasil com 'S' é nação do Nordeste
Autores: Lequinho e Amendoim 
LCR: Incrível como esse sambaço tem a cara e fucinho da Velha Manga. A letra apesar de simples conta o enredo sem precisar de ver o desfile. Aliás, essa obra foi fundamental para o 18° título da escola. A sua melodia é envolvente até o talo e os refrões são magnificos principalmente o principal.
SAMBA PREMIADO COM O ESTANDARTE DE OURO
  
 LUGAR - UNIDOS DA TIJUCA 2003
Enredo: Agudás: os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África o Brasil!
Autores: Rono Maia, Jorge Melodia e Alexandre Alegria
LCR: De 1999 a 2003 a Unidos da Tijuca apresentou sambaço atrás de sambaço. O samba de 2003 é o melhor da escola na década passada, pois possui uma letra bem construída e inspirada. A melodia é diferenciada, ousada, transcedental. A africanidade passou maravilhosamente bem no CD, mas no desfile o andamento bastante acelerado prejudicou o samba. Mesmo assim arrebatou o Estandarte de Ouro.
SAMBA PREMIADO COM O ESTANDARTE DE OURO
 
 LUGAR - IMPERATRIZ 2010
Enredo: Brasil de Todos os Deuses
Autores: Jeferson Lima, Flavinho, Gil Branco, Me Leva e Guga
LCR: A religiosidade foi bem contada pela GRESIL. Um samba gostoso de cantarolar por tudo quanto for lugar, afinal, quem não quer pegar uma onda do mar de fiéis? A letra é absolutamente poética e a melodia passa suave. Uma obra-prima pra ouvir de joelhos.
SAMBA PREMIADO COM O ESTANDARTE DE OURO
 
2º LUGAR - BEIJA-FLOR 2004
Enredo: Manoa, Manaus, Amazonas - Alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz
Autores: Claudio Russo, José Luis, Marquinhos e Jessey Beija-Flor
LCR: Até 2010, o grande samba da década fora este aqui. Manoa gerou uma obra romântica, com uma letra extremamente poética e que conta o enredo de forma brilhante. A melodia é excelente, linda toda a vida, com variações de ótima qualidade. Ao som deste sambaço que a escola garantiu pra Nilópolis seu bicampeonato.

Divulgação
 
 
SAMBA DA DÉCADA  - VILA ISABEL 2010
Enredo: Noel: a Presença do "Poeta da Vila"
Autor: Martinho da Vila 
LCR: A exaltação ao poeta Noel Rosa foi extremamente perfeita. Aliás, um samba feito por um poeta para O poeta. Martinho ignorou alguns críticos que achavam que a disputa de samba na Vila era "marmelada" e coisa e tal. Ganhou por que foi a MELHOR obra do certame. Esse samba sofreu inúmeras mudanças mas isso é como enxugar gelo. A letra é sensacional e o lirismo da melodia emociona até quem não gosta de samba. Infelizmente não foi premiado com o Estandarte de Ouro. Mas sem dúvida alguma é o MELHOR SAMBA DA PRIMEIRA DÉCADA DO NOVO MILÊNIO.
 
Divulgação
Martinho da Vila e o seu samba da década
'
 ---------------------------------------------------------------
 
Em algumas disputas, tivemos obras que por algum empecilho foram preteridas por suas agremiações, mas que jamais podem ser esquecidas por suas belezas melódicas e poesias nas letras. Aquele samba que causa estranheza nas nossas audições. Mas é estranheza gostosa que a gente não cansa de ouvir. Eu sei que vai rolar muita indignação mas eis os 10 melhores sambas eliminados. Não foram pra avenida, mas estarão para sempre gravados em nossas memórias.
 
10º LUGAR - Autores: João Estevam, Marcinho, Duda Ferreira e Eduardo Medrado (Salgueiro 2003)
Enredo: Salgueiro, Minha Paixão, Minha Raiz - 50 Anos de Glória  
LCR: Um samba altamente ousado com linhas melódicas diferenciadas. Refrão principal bastante empolgante
 
 
9º LUGAR - Autores: Carlinhos da Paz, Paulinho Valença, Karlinhos Madureira, Luiz Carlos, Alexandre Roberto e Do Canto (Império Serrano 2006)
Enredo:  O Império do Divino   
LCR:  Samba extremamente valente. Possui uma letra bacana e uma melodia forte com a cara e fucinho da escola.
 
 
8º LUGAR - Autores: Eduardo Medrado, João Estevam, César Som Livre e André Bonatte (Imperatriz 2006)
Enredo:  Um por todos e todos por um    
LCR:  Uma obra cheia de romantismo, porem com melodia que foge do comum com soluções bastante ousadas.
 
 
7º LUGAR - Autores: Jeferson Lima, Veneza, Me Leva, Dhiego Moura e Guga (Imperatriz 2009)
Enredo:   Imperatriz.... só quer mostrar que faz samba também! 
LCR:  Um samba absolutamente emocionante de letra descritiva e melodia fantástica. Merecia ter ido para avenida.
 
 
6º LUGAR - Autores: Conrado Laurindo, Fred, Mancha do Cavaco e Willian Tadeu (Mangueira 2010)
Enredo:  Mangueira é Música do Brasil   
LCR:  Pura nostalgia. Samba classudo, com alto teor de emoção. O refrão principal é SENSACIONAL.
 
 
5º LUGAR - Autores: Gusttavo Clarão, Gilberto Gomes, Nando e Dominguinhos do Estácio (Viradouro 2008)
Enredo:  É de Arrepiar...  
LCR:  A escola preferiu levar em 2008 um sambinha repleto de equívocos ao invés deste aqui. Um sambaço poético, apesar do enredo abstrato e melodia rica em variações.
 
 
4º LUGAR - Autores:  Leleco, Cláudio Russo, Zé Luiz e Isaac (Grande Rio 2006)
Enredo:  Amazonas, o Eldorado é Aqui  
LCR:  Sambaço que narra o enredo sobra o Amazonas com galhardia além de uma melodia de beleza ímpar. Muito bonito!!! 
 
 
3º LUGAR - Autores: Agrião, Cláudio Jorge, Jonas e Luiz Carlos da Vila  (Vila Isabel 2005)
Enredo:  Singrando Em Mares Bravios... E Construindo o Futuro   
LCR: Mas um bélissimo samba classudo composto pelo saudoso mestre Luiz Carlos da Vila. Uma letra imponente, poética e melodia extremamente marcante. Merecido pódio!!!
 
 
2º LUGAR - Autores: Luiz Carlos do Cavaco e Jorginho do Império (Império Serrano 2005)
Enredo:  Um Grito Que Ecoa no Ar. Homem/Natureza - em Perfeito Equilibrio  
LCR: Sambaço!!! A letra é de qualidade impecável e a melodia é maravilhosa com soluções de altíssima qualidade.
 
 
1º LUGAR - Autores: Beto Mussa, Simas, Edgar Filho, Gari Sorriso e Bené do Salgueiro (Salgueiro 2009)
Enredo:  Tambor 
LCR: Uma obra diferente mas à moda antiga. Três refrões envolventes, melodia cadenciada e uma letra extremamente descritiva. Esta obra desafiou a padronização mas infelizmente foi cortado sem receber um voto sequer por "não ser um samba pra desfile". Mesmo assim, é o melhor samba eliminado da década, na minha concepção.
 
---------------------------------------------------------------------

QUE O NOSSO TAMBOR CONTINUE SEMPRE A RUFAR DENTRO DE NÓS, GRAÇAS A DEUS!!!
 
FELIZ 2011!!!!!!

Um grande abraço e até a próxima, amigo sambista!!!

Luiz Carlos Rosa
luizfuga@yahoo.com.br