PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Luiz Antônio Fernandes

Coluna do Luiz Antônio Fernandes

POR QUE GOSTAR TANTO DE SAMBAS-ENREDO?

Sinceramente não sei. Um ritmo musical que só acontece no carnaval e em cidades onde existe desfile de escolas de samba. O que teria de tão fascinante? Uma musica cantada em ritmo mais acelerado que os demais ritmos existentes na musica brasileira, por que haveria de agradar aos ouvidos de muitos viciados por samba?

Por que será que a cada samba enredo inédito escutado (antigo ou atual) dá aquela ansiedade de escutar mais um outro, e mais outro, e mais outro? É um vicio, um vicio gostoso que tenho e que felizmente muitos colegas o tem.

Não existe música na MPB tão instrutiva quanto um samba-enredo, ou onde mais poderíamos aprender e não esquecer, por exemplo, quais são as maiores obras de Machado de Assis, quais as grandes contribuições de Dom João VI ao país, a história de Chico rei, as lendas do Maranhão, a historia do sapato, guarda-chuva, as tribos indígenas, as lendas do nosso folclore, a arte negra, a cultura Yorubá, realmente cada samba-enredo é uma aula de história cantada.

Já faz tempo que ouço sambas-enredos, vai pra mais de 22 anos. O primeiro que ouvi e comecei a compreender que se tratava de algo fantástico foi "Carnaval Carioca... A Oitava Maravilha do Mundo" da Beija Flor de 1981. A partir daí foi paixão a primeira vista. Não consigo passar um dia sem escutar pelo menos um samba-enredo. Devo escutar em média 4 sambas-enredos por dia desde 1981. Há dias que não escuto nada, mas há dias que escuto de 2 a 3 CD's, o que ajuda a atingir esta média.

Por ter este vício, durante estes 22 anos, sempre que tinha uns trocados e surgia a oportunidade, comprava os discos. Mais tarde, já com mais algum dinheiro, comecei a comprar todos os CD's que encontrava. Mas sempre faltavam aqueles mais difíceis de se encontrar (da década de 70, dos grupos A e B, etc...) e somente através da internet é que pude comprar, com muita paciência e pesquisa, adquiri todos os CD's que tenho hoje.

Alguns foram trocados com amigos, outros foram gravados e remasterizados a partir de LP's, e assim fui aumentando minha coleção.

Possuo hoje cerca de 150 CD's com sambas-enredos do RJ, SP, Niterói e Santos. E algumas coletâneas.

Nesta minha coluna no site, vou procurar comentar sobre determinados sambas, independente de cidades, grupos, etc... Procurando ressaltar sambas poucos conhecidos, de escolas e grupos menores, colocando as informações, as letras dos sambas e, se possível, disponibilizar em MP3.

Falarei também sobre os puxadores e alegorias, mas isto é para mais tarde...

Esta foi minha primeira inserção no site e, de agora em diante, estarei quinzenalmente com uma nova coluna. Espero que tenham gostado...

Um grande abraço.

Luiz Antonio Fernandes

luizfan@terra.com.br