PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

LEÕES DA CASA VERDE

LEÕES DA CASA VERDE

PRESIDENTE Gabriel Bernardes
CARNAVALESCO Franklin Silva
INTÉRPRETE Luan Bessa
CORES Vermelho, Preto e Branco
FUNDAÇÃO 07/07/2012
CIDADE-SEDE São Paulo-SP
SÍMBOLO Leão
FACEBOOK Link

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual Leões da Casa Verde é a escola de samba virtual representante de seu bairro, que fica na zona norte de São Paulo/SP. A agremiação foi fundada na data 07/07/2012 por Gabriel Bernardes, seu presidente. A filosofia de trabalho da escola é: História, cultura e luxo!

Ano

Enredo

Colocação

2021 Nova Holanda, o Paraíso Tropical de Maurício de Nassau 10º (Especial)
2020 Brasil Café, o Amargo Grão do Progresso 8º (Especial)
2019 Salve o Santo Padroeiro. Salve São Jorge Guerreiro 5º (A)
2018 Mama África – O ventre do Mundo 4º (B)

SINOPSE ENREDO 2021

Nova Holanda, o Paraíso Tropical de Maurício de Nassau

Em 1580, se iniciava o período mais amargurado da longínqua história de Portugal. Após a morte do místico rei Dom Sebastião, e uma época de instabilidade, o rei Filipe II, da Espanha, assumia o trono e com a junção das coroas, se estabelecia a União Ibérica. Dessa forma, todos os territórios portugueses seriam controlados pela a coroa espanhola.

Neste período a principal atividade economia na américa portuguesa no século XVII era o açúcar. Financiado e distribuído no continente Europeu pelos holandeses. Porém, tudo isso muda quando decreta-se o vínculo entre hispânicos e lusitanos — Pois, holandeses e espanhóis estavam em guerra declarada, desde 1568 — Portanto, acontece um rompimento na relação comercial entre Brasil e Holanda, ocasionando nas invasões no nordeste brasileiro, visto que os holandeses cobiçavam dominar o mercado açucareiro.

No ano de 1624, os holandeses conquistam Salvador, a capital do Brasil. Porém, no ano seguinte são expulsos. Em 1630, os holandeses, novamente invadem e conquistam, mas dessa vez, Recife, que naquele período era o maior exportador de açúcar das américas. Aos poucos foram expandindo territórios, que se estendiam do Ceará até as margens do Rio São Francisco. Em 1636, João Maurício de Nassau-Siegen, assume o governo-geral da colônia holandesa no Brasil. Durante sua administração construiu os Palácios de Friburgo e da Boa Vista, a primeira fábrica de cerveja das Américas, um Zoológico, um observatório astronômico, um jardim botânico e um Museu Natural; além de efetuar empréstimos para o estímulo das produções açucareiras e também investimentos em infraestrutura, como por exemplo, a reurbanização da cidade de Recife.

Entre 1637 e 1644, holandeses renomados, como, pintores, astrónomos, médicos e cientistas fizeram missões para explorar e retratar a fauna e a flora brasileira; era bastante nítido e explícito o interesse cultural, artístico e científico do nobre governante na colônia. Os pintores representaram em suas obras: Flores, paisagens, animais esdrúxulos, frutos e também os povos nativos.

Em 1645, começava a Insurreição Pernambucana. Revolta de caráter burguês que contou com a ajuda das tropas portuguesas. E os motivos foram a alta taxa de impostos e as cobranças dos empréstimos realizados no início da gerência de Nassau. Além da questão religiosa, já que a Europa estava no contexto da Reforma e Contrarreforma. A Insurreição durou até 1654, quando conseguiram expulsar de vez os invasores, colocando fim em um dos períodos mais importantes e desenvolvimentista da história de nosso país.

Autor do enredo: Gabriel Bernardes
 

Leia a sinopse de 2020 da Leões de Casa Verde

Leia a sinopse de 2019 da Leões de Casa Verde


Voltar ao Espaço LIESV