PRINCIPAL EQUIPE LIVRO DE VISITAS LINKS ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES ARQUIVO DE COLUNAS CONTATO |
||
VOCÊ PULA, PEDE AUXÍLIO ÀS CARTAS, À PLATÉIA OU... AOS UNIVERSITÁRIOS? Na escolha do seu
hino para Eu vi uma sinopse
de um grupo formado por ex-alunos de uma faculdade de carnaval.
Bem escrita, ambiciosa (era enorme e tinha sido feita para uma
escola de grupo D ou E, não lembro). Porém, não tinha qualquer
faísca de originalidade. Era a sinopse de ex-universitários. O
problema é que o sujeito não aprende a ser artista na
faculdade. A turma do Pamplona, que hoje domina o carnaval, não
se tornou o que é por causa de faculdade. Eles tiveram a visão
ampliada, porém eram artistas natos, antes de tudo. A vida
acadêmica foi algo que somou alguma coisa ao trabalho deles,
evidentemente, mas a sensibilidade artística de Rosa, Lage, Max,
Joãozinho Trinta e quem mais for fora de série, nasceu com
eles. Eles não precisaram ler um livro do tipo “como
escrever enredos” para conseguirem se expressar. E o que mais
falta, hoje em dia, é esta sensibilidade artística. Vejam bem,
até a parte do enredos está sendo “terceirizada” para
pesquisadores e tal escreverem sinopses. Aí chegam aquelas
sinopses quadradíssimas e sem nenhuma poesia para os
compositores, que têm de ficar quebrando a cabeça para tirar
alguma coisa dali. O profissionalismo no carnaval está
começando a chegar ao limite do bizarro. Eu sou da
opinião que o que é importante é sensibilidade artística. O
sujeito pode ser um excelente aluno, ter cultura, etc., mas se
não for artista, o máximo que ele vai fazer é algo admirável
do ponto de vista acadêmico. Só que carnaval é uma
manifestação de arte popular – pelo menos, deveria ser, na
minha inocente opinião. Este é um dos
grandes problemas das escolhas de samba. O que faz os
universitários da Tijuca saberem mais de samba do que um
analfabeto? Absolutamente nada. O que faz a diferença é
sensibilidade artística. E você pode ser um diretor com 200
anos de escola e não ter essa sensibilidade para escolher samba.
Pode ser um presidente ou um ótimo carnavalesco, e não saber
escolher. O carnavalesco costuma optar por aquele que tem a letra
mais “adequada” (engraçado – é só ler as
justificativas que você percebe que os jurados não se importam
muito com isto). Já o presidente e os demais diretores seguem a
vontade da quadra (quando a coisa é séria, claro). Isto faz com
que os compositores acabem usando o expediente da torcida
comprada como uma das armas para direcionar as escolhas. E aí, eu
pergunto – será que o Laíla pede auxilio aos
universitários? ***** Um leitor me
perguntou o que eu acho das “super parcerias”, como a
do Diogo Nogueira e cia., Igor Leal e cia., Lequinho e cia.,
reunindo compositores que eram rivais em concursos anteriores. Eu
acho que é mais uma alternativa resultante do próprio sistema
– eles, evidentemente, não se uniram por afinidade
artística, mas para diluírem gastos, aumentar o poder
político, ganhar destaque na mídia carnavalesca e terem mais
facilidade para terem seus sambas escolhidos. Se isto é bom para
as escolas? Acho que elas são indiferentes ao fenômeno. Na
minha opinião, nenhuma destas superparcerias conseguiu fazer um
samba que seja o melhor da disputa nas respectivas escolas. E
tirando a Portela, que pode montar umas cinco "super
parcerias", as demais tiveram safras abaixo da média. ***** CD - OS MELHORES
SAMBAS DE ENREDO 2009 - SEGUNDO JOÃO MARCOS
Resolvi
disponibilizar o CD com os meus sambas preferidos para o Rio, em
2009. Gostaria de agradecer o amigo Ewerton Fintelman, que
elaborou a capinha engraçadinha. Estes são os sambas que tem o
selo “ok!” do JM – que, como vocês sabem, não
vale grande coisa – o que vale é a brincadeira. BEIJA-FLOR – “O
mais saudável coração do mar ao chuveiro é divino”.
Laíla mudou as regras do jogo na Beija-Flor e deu um nó na
cabeça dos compositores, que já tinham incorporado aos seus
próprios seres o estilo de samba que a escola utilizou nos
últimos dez anos. Se a idéia era atrapalhar o tri de Cláudio
Russo, acho que deu errado. Não que o samba seja fantástico
– como apontado em outro artigo, a letra é uma confusão,
principalmente no seu casamento com a melodia na segunda parte.
Porém, a pegada do samba é irresistível e os refrões são
perfeitos. E Cláudio Russo ganha todas mesmo, então acho
difícil perder esta. SALGUEIRO – “Menina,
quem foi teu mestre?”. Eu até preferia outro samba no
início das Eliminatórias, o do Aranha, que segundo fontes, foi
eliminado porque um samba “do pessoal da Ilha” não
poderia vencer no Salgueiro. Veja a contradição que é a
escolha de um samba-enredo – ou a escola preserva a ala de
compositores ou abre geral e deixa o melhor ganhar. Se você
abre, tem de tratar todos os sambas com o mesmo carinho. É sem
sentido o samba do Aranha ter sido eliminado da forma como foi,
longe de uma final e por estes motivos. Com relação ao samba do
Edgar, apesar de achar que cai um pouquinho em momentos da
segunda parte, quando tem trechos melódicos de estilo semelhante
(não é plágio, apenas o tipo de construção é parecida) a
sambas do Grupo de Acesso dos anos 80, como Em Cima da Hora 84, e
de ser meio complicado de cantar em algumas partes
(principalmente em “E desde então o baticum não quer parar
/ Zambê, zabumba, ilu-abá / Angoma, tumba, candongueiro”.
Eugênio Leal errou ao criticar o refrão de cabeça, que está
com a métrica correta e é facilmente cantável) acho que é a
opção mais interessante para a escola (e que provavelmente
será descartada). O samba é uma delícia de cantar, é
encorpado, e tem momentos extremamente emocionantes, A letra tem
soluções poéticas brilhantes, como o próprio refrão de
cabeça, um verdadeiro achado. Cortar o samba por achar que não
vai funcionar por ter este ar “nostálgico” seria mais
do que falta de sensibilidade artística, já que sambas como
este sempre funcionaram – vide Império Serrano e Portela
2004. O corte seria uma amostra de falta de coragem. Obviamente,
a escola teria de fazer um trabalho específico bem forte com o
componente, acostumado com sambas mais agitados, e a bateria
teria de entrar na cadência correta. Mas nada disso é
impossível. GRANDE RIO – “Oui!
voilá!!” O de Mingau e cia. é o único samba em toda a
disputa com alguns momentos diferenciados, como o refrão de
cabeça, que é fortíssimo, e o do meio, onde a melodia tem uma
variação na forma como as sílabas são entoadas, mais
rapidamente. É um pouco longo e cansa em alguns momentos, mas os
demais concorrentes não tem tantos bons momentos. Segundo fontes
na escola, deve dar Márcio das Camisas, um samba que,
sinceramente, não me causou grande impressões. PORTELA – “Para
bailar la bamba”. A disputa na Portela é barra
pesadíssima. O nível é bom, com muitas parcerias fazendo obras
bastante inspiradas. O do Diogo Nogueira e cia. não me agradou
– acho que falta sentimento ao samba. É um samba mais
fácil de admirar do que de amar. O do Espanhol e cia. é uma
delícia de cantar, mas é diferente demais da nova cara da
Portela. O que mais me agrada é o de Bororó e cia. E como a
Portela “também se modificou...” Este samba me lembra
o estilo dos sambas recentes da Vila Isabel (e vence os da escola
de 2004 para cá, com exceção de 2005, utilizando as mesmas
armas) e a interpretação do Tinga reforça mais ainda a
impressão. Porém, independente de qualquer coisa (a gente quer
o que é melhor, não é mesmo?), é o samba que tem mais
momentos interessantes, com bons refrões e uma segunda parte
emocionante. Outros sambas interessantes são o do Mauro Diniz e
o do Caixa D'água. UNIDOS DA TIJUCA - "Lua
cheia..." É uma escola que tem uma boa safra, com bons
sambas, mas nada que ainda tenha me cativado. O de audição mais
agradável é do de Telmo Augusto, cantado por Dominguinhos, que
ainda continua na disputa. É um samba que está passando
despercebido na internet, mas que é simpático, inocente e só
peca devido ao peso desnecessário da melodia. A letra pedia mais
leveza. Porém, é o mais gostoso de cantar e conta o enredo com
simplicidade. O refrão do meio é o ponto de destaque. IMPERATRIZ - "La la
la la lauê". A Imperatriz é meio imprevisível em escolha
de samba, por isso quase sempre tem as eliminatórias mais
interessantes. O meu preferido é o do Inácio Rios e cia., que
é extremamente leve, com ótimos refrões e sacadas de melodia
muito interessantes. É um samba ótimo para o Paulinho cantar. A
safra da escola é nivelada, porém apenas razoável. O samba de
Josimar não tem metade da força da obra do ano passado e o de
Guga me parece forçar na emoção, sem sucesso, apesar de ser
ótimo, o segundo melhor da disputa. Outro samba interessante é
o do Tuninho Professor. O de Armênio Poesia é bom, mas o
refrão de cabeça é genérico e a melodia não causa grandes
impressões. VIRADOURO - "Caô,
Xangô, Iansã, Yalodé". O samba de Heraldo Faria e
Flavinho Machado lembra a Viradouro do início dos anos 90 e
conseguiu passar o enredo com clareza sem utilizar o
"baianês" que prejudica a maioria dos sambas na
disputa. Outro que merece destaque é o de Gilberto Gomes e cia.,
ex-parceiro do Gusttavo - este samba, comparado ao do Clarão, na
Mangueira, é uma prova de que o Gilberto tinha uma
participação nos sambas da escola muito maior do que o crédito
que lhe era dado. Faltam as variações melódicas arrojadas que
davam forma aos melhores sambas da parceria Gilberto e Clarão,
mas é um bom samba. MOCIDADE - "Nessa
fusão... tem bamba!" A safra da Mocidade é mediana, sem
grandes destaques. Os sambas seguem a linha granderiodense do
samba de 2008, com excessão do de Dico da Viola, que, talvez por
isso, tenha sido o que mais me chamou a atenção. O da
"super parceria" de Igor Leal é muito bem realizado,
mas falta momentos com um maior diferencial. É um samba
funcional, cheio de aspas, com aqueles jogos de palavra que foram
popularizadas pelo André Diniz, como "ser tão"
(sertão), "rosa" com vários significados e etc. E
neste estilo, é inferior ao da outra "super parceria"
da escola, de Jefinho, Santana, Simpatia e cia., porque este tem
trechos mais emocionantes. VILA ISABEL - "Eu
sou João do Rio, como vai?". O meu preferido é o de
Eduardo Medrado e cia. É aquele estilo de samba que o consagrou
como sucesso de crítica, mas que quase nunca ganha. Com o
reforço político da filha de Martinho e com uma melodia um
pouco menos complicada, pode chegar a uma semi ou final. Outro
interessante é o de Luis Carlos da Vila, que é maravilhoso de
cantar. No entanto, deve dar André Diniz mesmo. MANGUEIRA - "Mangueira,
tradução mais singela, tem na passarela um nome a zelar".
Com a queda do samba de Renan, o mais bem feito e poético, todo
mundo já sabe quem vai ganhar. O décimo lugar não ensinou nada
para os diretores da escola. PORTO DA PEDRA -
"Salve Ogum, é meu Rei!". O samba de Jorge Melodia e
cia. é a minha paixão no momento. Não que seja o mais bonito
do ano, mas dá gosto de ouvir uma gravação tão bonita. Eu
gostaria de uma produção do CD oficial dos Sambas Enredo que
fosse próxima disso - uma cadência gostosa, com cada
instrumento audível, com um belo arranjo de cordas, com molejo.
É diferente daquela "parede" de som que são as
baterias dos CDs do Especial e do Acesso. A interpretação de
Tiãozinho Cruz é absurda, personalíssima, dando um clima
dramático que torna a faixa ainda mais interessante. O refrão
do meio é arrasa-quarteirão. Ótimo samba. IMPÉRIO SERRANO - A
simpática regravação do Gonzaguinha. UNIÃO DA ILHA - "Deixa o
devaneio te levar!" O samba de Kleber Rodrigues. Não é
tão "doido", tem um certo romantismo e uma ótima
letra. É uma proposta de samba diferente na Ilha. Levando-se em
conta que a escola precisa se reencontrar, quem sabe um samba
diferente possa dar uma renovada no ânimo? Eu sei que é sonhar
demais, mas... IMPÉRIO DA TIJUCA - A
ótima regravação do Pixulé. Links: http://www.4shared.com/file/63900327/2f6689df/Preferidos_do_JM.html?dirPwdVerified=ad5f427b
***** Enquete:
Qual deveria ser o título do CD dos sambas enredos de 2009? a) O melhor de
Cláudio Russo. ***** Só para constar,
a brincadeira acima não é para ofender o compositor. Quem tem
talento, tem de tentar usá-lo ao máximo. Eu faria o mesmo. É
apenas uma crítica às escolhas das escolas de samba. Não matem
os ótimos compositores que existem por aí. Há alternativas,
algumas extremamente interessantes. Abram os ouvidos! Abraços a todos! João
Marcos |
Tweets by @sitesambario Tweets by @sambariosite |