PRINCIPAL EQUIPE LIVRO DE VISITAS LINKS ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES ARQUIVO DE COLUNAS CONTATO |
||
TENDÊNCIAS O carnaval de
2008 está se aproximando. E com ele, as tendências. Enquanto
lê-se pelos sites de carnaval que a Portela está no ferro, que
a Beija-Flor está quase pronta *, eu, por outro lado vou
observando as tendências pro quesito bateria. Aproveitando pra falar de tamborim. Ouvi vários desenhos essa semana. Fiquei surpreso com alguns, e confirmei expectativas quanto a outros. No geral, o nível mantém de 2007. No geral, avaliando as tendências, creio que mais uma vez teremos notas altas e injustas em bateria... ****************************************** Recebi um
e-mail falando de um assunto muito interessante dentro do quesito
bateria. No e-mail, fui perguntado quanto ao som da bateria na
transmissão da Rede Globo. Realmente, assim como dizia no
e-mail, o som ao vivo é uma coisa: na TV é totalmente
diferente. Aí, já entramos numa matéria de física chamada
Acústica, tendo como sub leitura, a microfonação. Vou explicar
melhor: Uma bateria possui, em média 250 ritmistas. Claro que
seria inviável microfonar ritmista por ritmista, não daria
tempo, e também não haveria condições de mixar tudo. Para
resolver isso, seguindo a teoria da acústica, foram colocados
microfones em pontos estratégicos da bateria. Mas é aí o
&ldquox&rdquo da questão. Que ponto estratégico é
esse? O que temos de
saber primeiro, é que cada bateria tem a sua devida arrumação.
Há baterias com tamborins no meio, surdos de base na ponta
abafando o som do meio. Caixas na laterais, mas no geral, nenhuma
tem a mesma arrumação. Acaba que essa microfonação tem um
resultado muito ruim no som bruto. É por isso que o jurado
avalia o som da bateria apenas quando a mesma passa em seu
módulo, porque de forma alguma pode se avaliar uma bateria por
qualquer tipo de gravação, mesmo que tenha sido feita em
estúdio, gravando instrumento por instrumento. O Carnaval do Século XXI é Capitalista, e tempo é dinheiro. Enquanto uma escola está passando, a próxima já organiza a microfonação, o carro de som, etc. O tempo é pouco. No e-mail que recebi, houve uma reclamação com o som da Globo. É justamente isso. A Globo tem seus próprios microfones, que são nada mais nada menos que o som captado de cima, ou seja, é um microfone captando o som das caixas (de som) da Sapucaí. Resultado: temos um som microfonado de uma caixa de som, o que não é bom. Quanto a isso, nada pode ser feito. O que vale mesmo é ouvir ao vivo. ************************************** ATENÇÃO
GALERA DO TAMBORIM!!! *************************************** Lembrando a todos, que qualquer dúvida, sugestão, elogio, críticas etc, mande e-mail para etho_vp@globo.com . Esta coluna está em construção, precisamos da opinião do leitor para aperfeiçoá-la. Ewerton Fintelmann |
Tweets by @sitesambario Tweets by @sambariosite |