PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Editorial Sambario

Edição nº 55 - 29/05/2014

O Grande Decênio, sem PIS-PASEP e FUNRURAL - 10 anos... Chegamos lá! O SAMBARIO, colocado no ar no entardecer de um sábado, completa o seu grande decênio nesta quinta-feira, a exatamente duas semanas do início da Copa do Mundo no nosso país. Ao contrário da exaltação milica da então incipiente Beija-Flor de Nilópolis no longínquo 1975, o nosso grande decênio não tem qualquer galhardia. Um site que mantém a mesma simplicidade daquele 29 de maio de 2004, sem fins lucrativos, tampouco grife ou glamour. Um projeto que visa unicamente o amor pelo samba-enredo e pelo Carnaval. No foco ao conteúdo, aquela página feinha e novata (podem ver como ela era em agosto de 2004 aqui), de imediato, já se atrevia a tecer análises dos sambas, algo que provocaria tanta polêmica ao longo desses dez anos... Além dos comentários, inspirado num site hoje extinto, o SAMBARIO começava a publicar as primeiras fichas de intérpretes, cuja seção é uma das identidades do site dos sambas-enredo, um verdadeiro diferencial. Hoje temos 137 fichas dos cantores que embalam nossos hinos, e ainda falta muita gente...

Quando o site nasceu (acima, o design inicial, num print de 2007), ainda não possuía domínio próprio. Apenas quatro anos depois, registraríamos o atual sambariocarnaval.com. Nos primeiros tempos, o SAMBARIO era hospedado pelo servidor gratuito V10, numa relação de amor e ódio, com direito a passagens relâmpagos e infrutíferas por Miarroba e Hypersite. Mesmo com precariedades e adversidades, o site continuou crescendo. E até hoje mantém sua essência, com a estrutura tradicional baseada em páginas HTML, na contramão dos portais atuais.

Não sou apenas eu, Marco Maciel, que desde o distante 29 de maio de 2004 mantém o SAMBARIO
(acima, o visual de 2009, que permaneceu até 2013, quando houve a troca pelo atual). Desde o primeiro dia, nossos colaboradores são imprescindíveis. Todos, sem exceção, contribuíram e contribuem de forma louvável para que o site dos sambas-enredo siga oferecendo um conteúdo do agrado de todo o internauta bamba, tanto nas fichas como nas colunas e comentários. Não citarei nomes para não cometer a injustiça de esquecer ninguém. Daqui, fica o eterno reconhecimento aos amigos. E também àqueles que sempre nos prestigiaram, sejam os mais antigos ou quem conheceu o site agora. A gratidão será eterna!

O SAMBARIO não existiria sem a presença de grandes portais carnavalescos marcantes ao longo desses 10 anos. Infelizmente alguns dos listados abaixo encerraram suas atividades, mas outros seguem divulgando as últimas do ziriguidum do país todo. Aqui vai um tributo a eles!


Apoteose Online - o primeiro site carnavalesco que conheci, o "padrinho" do SAMBARIO


Esquentando os Tamborins - o antigo tamborins.com.br, hoje extinto, tinha o saudoso fórum Setor 1


Academia do Samba


Galeria do Samba


O Batuque


SRZD


Carnavalesco


SASP


O Dia na Folia


Tudo de Samba


Papo de Samba


O Carnaval Carioca


SP Carnaval


Carnaval Ao Vivo - antigo carnavalaovivo.cjb.net, extinto


O Desfile - antigo odesfile.com, extinto, também completaria 10 anos nesta semana


Setor 1 - RS


LIESA


Viva Samba


Carnaval Capixaba - antigo carnavalcapixaba.com, extinto


Samba Sul


Rádio Arquibancada


Ouro de Tolo


LIESV


Virtuafolia

Marco Maciel
sambariobr@yahoo.com.br