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Preto, cadê a Jóia? - Para se adequar aos desfiles atuais, os intérpretes predominantes no carnaval precisam ter uma voz mais potente do que o normal e, acima de tudo, agudos qualificados, de tal forma que se "berre" o samba. As escolas colaboram subindo desnecessariamente tons de alguns trechos originalmente em menor, procurando deixar a obra sempre "pra cima", o que contribui para a famigerada pasteurização do gênero. O que notamos são os clássicos cantores de samba-enredo, que tanto apreciávamos até meados dos anos 90, relegados à segundo plano e preteridos por estes profissionais cujos agudos têm potencial para, por que não?, quebrar copos. Preto Jóia (E), uma das mais consagradas vozes da Marquês de Sapucaí dos últimos tempos, perdeu espaço não só na Imperatriz como também no Grupo Especial do Rio. Após uma passagem meteórica pela Inocentes de Belford Roxo, onde apenas gravou o samba no CD, o experiente Amaury Valdo foi parar no obscuro segundo grupo do carnaval paulistano. Em 2011, defenderá a modesta Acadêmicos do Tatuapé, campeã do terceiro grupo e que, teoricamente, tentará se manter na segundona do Anhembi. Os CDs do Carnaval de São Paulo foram recentemente lançados. E quando você coloca a faixa da Tatuapé... com toda a franqueza de quem ouve samba-enredo há tantos carnavais, Preto Jóia faz o amante de samba manter fixo o sorriso no rosto. Seu clássico "Ih, gente... dá licença" já nos desperta alguma nostalgia. O estilo que o velho Preto Jóia conduz o samba da Tatuapé é algo similar a artigo de colecionador: não se ouve mais nos últimos álbuns. É reflexo da categoria de um verdadeiro intérprete de samba-enredo, cujos expoentes atualmente oferecem suas experiências para outras praças como Porto Alegre, onde se encontram Paulinho Mocidade e Quinzinho, que já chegaram a ser os mais cobiçados pelas escolas cariocas há um certo tempo, além de Rico Medeiros e Sobrinho, atualmente desempregados, com o último citado praticamente cego. A audição do samba-enredo da escola paulistana é deliciosa, você deixa tocando sem parar na função "repeat" de seu player e se esquece da vida. Tudo por conta da incrível leveza que Preto Jóia imprime à sua interpretação. Sempre natural e sem forçar, com um toque individual que apenas ele parece capaz, o ex-intérprete da Imperatriz fornece ao samba ginga, malandragem e clima absolutamente irresistíveis. O carismático Preto Jóia é daquelas personalidades cuja ausência no carnaval faz o simpatizante da folia do Momo sentir-se órfão. Sua antológica atuação no registro do samba-enredo da Tatuapé, pelo menos pra mim, é a maior alegria deste período pré-carnavalesco. Profissionais do seu naipe, com tanta presença e que proporcionam do mais simples ao complexo samba um espetáculo, infelizmente estão em extinção no carnaval, graças à proliferação dos intérpretes "gritões" e dos que apelam para reverberações vocais que beiram o insuportável em alguns momentos. Preto Jóia faz falta no carnaval carioca. A Tatuapé agradece! O Anhembi também! A propósito... - Qual a moral daquele andamento afrevado da bateria da Vai-Vai no CD? E até quando vai essa parafernália de dividir a comercialização dos sambas-enredo de São Paulo em dois discos, um para cada liga? Como sempre... - O SAMBARIO foi o primeiro veículo carnavalesco a divulgar as opiniões a respeito dos sambas-enredo cariocas para 2011. É um serviço que o site dos sambas-enredo presta ao bamba desde a sua primeira atualização, em 29 de maio de 2004. As avaliações divulgadas aqui, desde este período até hoje, sempre foram isentas, julgando apenas e tão somente a qualidade da obra, sem se deixar levar por torcida por esta ou aquela agremiação ou pelo samba ser de autoria do fulano ou sicrano. Já aconteceu de um compositor de samba com avaliação razoável por nossa equipe se queixar pessoalmente pela mesma obra ter obtido notas 10 do júri oficial. Ora, nos desfiles, o que é levado em conta é somente a adequação da obra ao enredo apresentado, além de um ou outro reparo melódico. Daí a razão pela qual tantos "bois" colecionam notas máximas. Já o time do SAMBARIO julga o samba como um todo, tanto em letra quanto em melodia, num procedimento bastante distinto. Nosso trabalho é geralmente mal visto em fóruns de discussão, já que, na ampla maioria dos casos, os debatedores seguem doutrinas particulares, levando em consideração se o samba de sua escola foi injustiçado em sua opinião, ou que a obra composta pelo amigo ou conhecido merecia posições melhores... Pura praxe! Fla-Flu na verde-e-rosa - Menos mal que prevaleceu o bom senso na decisão do presidente mangueirense Ivo Meirelles quanto ao esdrúxulo caso Luizito (E). Afastar um homem que há mais de uma década dedica sua vida à Estação Primeira e que, por ela, quase sacrificou a própria vida ao aguentar um desfile inteiro com pontes de safena recém inseridas... por causa de uma discussão com um torcedor? Caso encerrado, viramos a página!E as reedições? - Saíram de moda mesmo... Não há nenhuma repetição de samba-enredo nos discos do Especial, A e B. O que se sabe é que apenas a Canários das Laranjeiras, no Grupo E, irá utilizar um tema que a própria já apresentou em 1991, quando foi campeã do quarto grupo na época. Os contrários às reedições, que são muitos, e as alas de compositores não têm do que reclamar!
Bambas no aguardo do seu samba
- A sinopse da escola virtual do site, a Bambas Sambario, continua
disponível para você que gosta de compor samba-enredo, mas
que não tem a oportunidade de disputar os concursos reais por
estes não premiarem apenas o talento... O nosso homenageado em
2011 será o saudoso sambista Agepê, no enredo "Moro Onde não Mora Ninguém, mas Sambo onde Você Samba Também".
Em nosso terceiro desfile, queremos manter a tradição de
levar para a Passarela Virtual João Jorge Trinta grandes sambas
e, principalmente, manter fiel a nossa ala de compositores, que
já nos proporcionou belíssimas obras tanto no enredo sobre Bezerra
da Silva em 2009 como na nostalgia dos anos 90 em 2010. O prazo para
entrega dos sambas-enredo da Bambas Sambario expirará no
próximo dia 6 de fevereiro. Até lá, você
terá todo o tempo para prestar sua homenagem ao grande nome
do samba que foi Agepê. A sinopse você encontra no blog oficial da Bambas ou neste link. Estamos recebendo os sambas através do nosso e-mail sambariobr@yahoo.com.br. Procure gravá-lo em MP3 ou WMA (através do programa Audacity, que pode ser baixado aqui)
e envie em anexo o áudio e a letra no formato "txt" ou
"doc" e também transcrita no campo de mensagem. Estaremos
no aguardo de seu samba! Ninguém calará nosso
barracão! Desabafo - Pra fechar, disponibilizo integralmente o e-mail do internauta Renne Blum Barbosa, que em pleno Dia Nacional do Samba (2 de dezembro) tentou adquirir ingressos para as frisas da Sapucaí, porém esbarrou no contestado serviço por telefone ao tentar reservar a preferência para a compra. Um absurdo. Hoje pela manhã, mas precisamente as 9:00 começou a venda de ingressos de frisa para o Desfile da Escolas de Samba do Grupo Especial, como de costume eu e minha Mãe, já estávamos preparados para o verdadeiro “INFERNO” que seria a compra dos mesmos. Acordamos e começamos a ligar (via fax) para a Liesa para poder efetuar a compra, só que o tempo passava, passava, passava e nada, somente ocupado. Resumindo, fiquei sem os ingressos, que com certeza, como é de praxe, já tinha se esgotados em menos de uma hora. Fica a pergunta, será que esse método de venda de ingressos é justo? As empresas de turismo têm preferência? (que na minha opinião, com certeza tem). A verdade seja dita, o sambista de verdade, fica de fora do espetáculo. Minha família, muito digna, diga-se de passagem, está totalmente triste em um dia que era pra ser festejado, regado a samba, cerveja e muito alegria, vejo um clima completamente de abatimento. Hoje dia Nacional do Samba dia 2 de Dezembro, devia ser mais respeitado e mais reconhecido por essa Liga. Tenho a certeza que mesmo sem a frisa (um lugar que com certeza tem muito conforto, onde trabalho dia e noite para juntar meu “suado” dinheiro, para poder curtir o Carnaval) brincarei bastante em qualquer outro setor da Avenida. Mas o que realmente me deixa bastante, posso dizer, EXTREMAMENTE chateado, é a mordomia em que pessoas não ligadas ao Carnaval têm, tirando o direito de sambistas de verdade que não podem pagar o preço de subir em um camarote, ou comprar seu divido ingresso, seja na frisa, na arquibancada, seja em qualquer lugar, para que pessoas como artistas, e mulheres “capa de revista” as ocupem. O sambista de verdade não quer que seja dado nada a ele, quer somente o direito de curtir o Carnaval do jeito que ele deseja, e não que um simples telefonema restrinja o seu momento mais emocionante de todos, Desfile das Escolas de Samba. Abaixo a esse método ridículo de venda de ingressos. Assino embaixo! 2011 vem aí com novo visual para o SAMBARIO. Que todos tenham um Feliz Natal e um Ano Novo com muito samba no pé! |
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