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EDITORIAL SAMBARIO

Edição nº 14 - 15/5/2008

Mais um retorno à Padre Miguel - O mais esperado aconteceu: Wander Pires (E) está de volta à Mocidade! Agora o próximo questionamento a fazer é: qual será o intérprete da escola para o carnaval de 2010? Porque se formos recordar os carnavais a partir de sua primeira saída da Mocidade em 1999, as mudanças anuais de escola do intérprete chegam a beirar o bizarro. Depois das passagens meteóricas por Salgueiro e União da Ilha, Wander ensaiou um retorno à Padre Miguel em 2002, que jurou ser definitivo. Até surgir o convite da Grande Rio em 2003, onde permaneceria nos próximos três carnavais. Eis que em 2006 ele regressa a Mocidade, mais uma vez jurando amor eterno. Incrivelmente, Wander Pires deixa mais uma vez a escola de coração... para voltar à mesma Grande Rio. Nos dois últimos carnavais, Wander teve dificuldades para puxar o samba. Em 2007, estava de muletas. E em 2008, ocorreu o misterioso atraso até então pouco esclarecido, o que provocou sua demissão da agremiação de Duque de Caxias. Aliás, esse ano não é dos melhores para o intérprete, pois também fora despedido da escola paulistana Império de Casa Verde, mesmo após ter sido anunciado oficialmente. Sua estréia no carnaval de São Paulo fora adiada porque o Império desejava um intérprete que se dedicasse apenas a uma escola. E Wander tinha em mente cantar no Tigre Guerreiro de Casa Verde e também em outra escola do Rio. Conclusão: está confirmado seu terceiro retorno à Mocidade Independente (com risco de multas em 10% do salário em caso de atraso ou até mesmo em 50% caso este seja em meia hora ou mais). Mais uma vez, o intérprete deve jurar por tudo que é mais sagrado que ficará para sempre na verde-e-branco de Padre Miguel. Até surgir um novo amor em forma de cifras, muitas cifras, que suplanta qualquer contrato ou compromisso firmado. Wantuir, que abandonou a Unidos da Tijuca para defender a própria Grande Rio, que o diga. É hora de relembrarmos mais uma vez o célebre samba-enredo da São Clemente de 1990: "O puxador vendeu seu passe novamente, quem diria minha gente, veja o que o dinheiro faz". Por conta disso, parece que estou vendo, daqui a exatamente um ano, os noticiários carnavalescos da Internet publicarem a manchete: "Wander Pires deixa a Mocidade e retorna mais uma vez à Grande Rio". Ou qualquer outra escola. O destino de Wander após o desfile de 2009 deverá ser a maior curiosidade a ser saciada. Já contando a partir de agora!

A propósito... - O mercantilismo que assola o nosso carnaval é sintetizado por um episódio protagonizado pelo próprio Wander Pires. Em 2005, no especial de carnaval do programa "Sem Censura", da TVE-RJ, o intérprete canta o samba-enredo da Grande Rio daquele ano: "Alimentar o Corpo e a Alma faz Bem". Samba, aliás, também marcado pelos desnecessários merchans forçadíssimos em sua letra ("Moça, o teu doce é saboroso", "Lá em nosso Ninho tem sabor especial"). Para completar a farra marqueteira, Wander, ao terminar de cantar o samba, emenda: "Permitem que eu cite o patrocinador". E entoa, com a mesma melodia do trecho "Meu bem querer" do refrão do samba-enredo: "É da Neeeeestléééééééé". Reflexos das contemporâneas Super-Escolas de Samba S/A...

Perseguição às eufonias - Lembram-se do caso protagonizado pelo ator e dublê de jurado Benvindo Siqueira (D), que em 2006 tirou preciosos pontos de harmonia da Unidos da Tijuca em função do trecho "Mi-NHÁ Tijuca" ser cantado com a sílaba tônica invertida no vocábulo "minha"? É um debate bastante polêmico, pois a presença dessas eufonias são bem corriqueiras nos sambas de enredo. Todos os sambas que falam sobre a África, por exemplo, provavelmente seriam descontados pelo julgador, já que sempre a última sílaba do nome do continente é mais reforçada no canto ("Áfri-CÁ"). E o que dizer dos inúmeros "Vo-Á, Vo-Á", presentes em sambas como Portela-1987, Salgueiro-2001, Portela-2003 e Tuiuti-2008? Inclusive, no samba-enredo de 2001 do Salgueiro, a eufonia é entregue no trecho "Oh, morena more-NÁ" (e na seqüência, o folclórico "Vo-Á vo-Á Tuiuiú". Em 2008, a Império da Zona Norte foi campeã do carnaval porto-alegrense cantando o seguinte verso: "Mas é o samba-enredo que le-VÁ nossa bandeira". Nenhuma dessas obras citadas tiveram descontos de nota em função de eufonias, ou seja, mudança na sílaba tônica de uma palavra para encaixar a melodia. Esta polêmica lançada por Benvindo Siqueira não possui nenhum fundamento e tampouco sentido, a não ser limitar ainda mais o conjunto melódico dos sambas-enredo de hoje em dia. Como ocorreu no samba da Mangueira para 2007, quando a verde-e-rosa evitou as eufonias dos trechos "Faz do PÁ-lácio do samba" e "Às folhas secas caí-DÁS de Mangueira", acentuando corretamente as palavras "palácio" e "caídas", proporcionando prejuízos melódicos. Daí a missão de levar para a avenida apenas sambas funcionais e sem nenhum brilho e ousadia, na intenção apenas de convencer jurados fanfarrões a fim de obter a nota máxima, apelando para uma simplicidade nada empolgante. Ah, e não incluí o cacófato "Com a músiCAGAnha o coração", que também serviu para Benvindo sacrificar o Pavão Tijucano. Totalmente desnecessário...

Em tempo! - No mesmo ano que Benvindo Siqueira implicou com o "Mi-NHÁ Tijuca", o Império Serrano, em seu lindo samba "O Império do Divino", entoou o seguinte trecho: "Á-GUÁS de cheio, água de Oxalá". E o samba levou a nota máxima de todos os jurados (com louvor!). Por que o mesmo jurado então não descontou pontos também do Império Serrano? Coincidência que acentua de vez a total falta de lógica e coerência dessa perseguição às eufonias.

Continuísmo na Viradouro - Mesmo com as medidas e decisões malucas do presidente Marco Lira, este deve ser reeleito na agremiação niteroiense. Até porque ele conta com o apoio de membros fortes da escola, como Mestre Ciça e o intérprete Nêgo. A beldade e ex-rainha de bateria Luma de Oliveira (E) chegou a reinar também nas discussões nos fóruns carnavalescos em função da possibilidade dela concorrer à eleição da Viradouro. Uma de suas primeiras atitudes seria trazer Dominguinhos do Estácio de volta ao microfone principal. Porém, Luma acabou desistindo por saber que Marco possui muitos aliados e que manteria a Viradouro em ordem. Até porque o próprio presidente já descartou a hipótese da utilização do samba-enredo do Salgueiro de 1969 no desfile, com modificações na letra. Ufa!!!!! Quem sabe Marco Lira, um homem que parece ser um tanto alheio à história do carnaval, não amadureça em seu segundo mandato e passe a deixar de lado seu rol de fanfarronices a fim de tomar as medidas mais adequadas para a agremiação. Paulo Vianna, por exemplo, começou mal na Mocidade, mas aos poucos está reerguendo a escola de Padre Miguel com um excelente trabalho que tende a alçar a verde-e-branco a vôos mais altos. Quanto à minha opinião sobre uma ex-modelo e dublê de atriz como Luma de Oliveira comandar uma escola de samba... se até Arnold Schwarzenegger é governador do mais rico e próspero Estado norte-americano, por que não dar um voto de confiança na beldade caso ela levasse a idéia adiante???

Descaso com os puxadores - Segundo o jornalista e compositor Eugênio Leal no site Carnavalesco, Dominguinhos do Estácio lhe declarou que o intérprete não recebe um tostão pela gravação do samba-enredo no disco oficial, com seus direitos sendo absorvidos pela escola. Além do mais, o termo "puxador" teria sido criado para descaracterizar a função do intérprete. Percebe-se porque Jamelão relutou para participar dos LP's e ainda abomina o termo... Uma total falta de respeito com o talento desses profissionais. Entende-se porque puxadores históricos e queridos como Carlinhos de Pilares morreram pobres e até hoje Sobrinho passa por profundas dificuldades financeiras. Além do mais, Dominguinhos, mesmo convidado pelos baluartes da Estácio de Sá, acabou sendo proibido de entrar na quadra da escola sem nenhuma explicação. Até onde vamos, meu Deus???

Alôôôu, Neguinho! - No excelente programa "CQC - Custe o que Custar" da TV Bandeirantes, Neguinho da Beija-Flor (D) se submeteu ao CQTeste e conseguiu ser o pior do ranking dentre as celebridades sabatinadas na atração. Inacreditavelmente, o intérprete não conseguiu acertar a seguinte pergunta: "Que enredo a Beija-Flor apresentou em 1995?". Justamente um dos mais populares temas da agremiação, lembrado até hoje por quem inclusive nem é tão bamba assim. Sem contar o samba-enredo, de forte apelação e na ponta de língua de muitos. Isso mesmo: Neguinho não conseguiu se recordar do enredo sobre a cantora lírica Bidu Sayão (nem quando o irreverente repórter Rafael Cortez deu a dica do cachorrinho da Turma da Mônica), e chegou a chutar como resposta "São Luís do Maranhão" (em referência a "A Saga de Agotime" de 2001). É, realmente a memória do simpático puxador nilopolitano está em baixa... Confira essa e outras pérolas soltas por Neguinho da Beija-Flor no CQC clicando aqui.

Críticas vagas - Infelizmente tem muita gente que continua vendo o SAMBARIO com outros olhos, o qualificando de forma negativa mesmo sem nunca sequer tê-lo visitado uma única vez. Algumas pessoas acabam se baseando em opiniões de terceiros em casos isolados para tecer uma visão definitiva (e, ao mesmo tempo, subjetiva) sobre o nosso veículo, através de termos pejorativos e irônicos. Isso vem ocorrendo desde a polêmica avaliação do nosso colunista João Marcos para o samba-enredo salgueirense Candaces, de 2007. A essa pessoas eu peço: visitem o SAMBARIO pelo menos uma única vez na vida. Navegando por nossas múltiplas e variadas seções, vocês verão que o site não é apenas uma relação de opiniões distintas sobre os sambas-enredo e os rumos do nosso carnaval. É também um dos melhores acervos da folia na Internet, modéstia a parte!

Esclarecimentos sobre Virtuafolia I - Com respeito ao meu último Editorial, em que comentei sobre as diferenças entre a LIESV e a Virtuafolia (as duas principais ligas do carnaval virtual), Anderson Baltar, vice-presidente da Ociosos de Gericinó e um dos homens fortes da Virtua, prestou o seguinte esclarecimento: "(...) A Virtuafolia não é uma liga irreverente. Temos várias escolas com temáticas mais sérias em seus enredos. Vide Arranco do FGAF (Cabanagem), Colibris (homenagem à Beija-Flor), União da Beijilha (Galinha D'Angola), Império do Jardim Damasceno (Japão), o próprio projeto da Ligação Hidrogênio e outros exemplos. O que diferencia a Virtuafolia é a total liberdade de opiniões e o debate franco. Sua estrutura horizontalizada permite que as escolas sejam inteiramente participativas e definam todos os pontos do projeto. Acho que é muito prematuro comparar a Virtuafolia com qualquer outra coisa. Estamos em nosso segundo carnaval, sendo que o primeiro foi feito em apenas seis meses. Discordo que nossa divulgação seja ruim. Estamos nos principais sites de carnaval, as escolas utilizam muito o Espaço Aberto (principal fórum de carnaval, do Galeria do Samba) para divulgar suas atividades. Conseguimos matéria no portal Terra, um programa inteiro de TV dedicado a nós (Agito do Rio) e temos um quadro fixo na Rádio Manchete. Quanto ao nosso site, concordo que deixamos a desejar, mas o mesmo está entrando nos eixos. A comunidade do Orkut ainda não explodiu, mas é questão de tempo. A Rádio Virtua já é sucesso. (...) Temos muito a melhorar, com certeza. E críticas construtivas como a sua são fundamentais".

Esclarecimentos sobre Virtuafolia II - Guilherme Andrade, presidente da escola Ligação Hidrogênio, tem opinião semelhante: "(...) Sinceramente, não vejo uma diferença tão grande assim na organização das duas entidades virtuais. Acredito apenas que, por conta da experiência com o site, assim como a maior quantidade de informações diante dos carnavais antigos, dêem a impressão que a LIESV é mais organizada... o que é falso. Neste momento estamos na nossa fase de escolha de sambas, onde foi alugada uma rádio virtual apenas para isso. Um calendário de datas de eventos foi elaborado, assim como acontece no carnaval real. (...) É uma experiência bem legal ver a diferença das duas ligas, que não se resume a "escracho X seriedade". Pelo contrário... Muitas escolas da Virtua tem características mais sérias do que que escrachadas, como você disse".

De fato... - A comunidade do Orkut da Virtuafolia foi bem movimentada na escolha dos sambas, que por sinal já estão todos definidos. Clicando aqui, você pode conferir as letras e os áudios provisórios. A divulgação no fórum Espaço Aberto, o mais movimentado sobre carnaval da Internet, também foi exemplar. Realmente fizeram eu engolir minhas palavras... felizmente! Quanto aos sites, tanto Virtuafolia como LIESV realizaram atualizações discretas, apenas para divulgar a relação das letras dos sambas. As páginas das duas ligas deverão bombar quando forem divulgados os áudios oficiais para download. A previsão para a disponibilidade dos sambas-enredo de ambas é para o fim de maio. Inclusive a Virtuafolia promoverá uma festa na quadra da Vizinha Faladeira no dia 31 de maio, às 21h, com entrada franca. E é claro: o Editorial SAMBARIO se comprometerá a avaliar todas as obras das duas ligas virtuais. Primeiramente, haverá a opinião sobre cada um dos sambas-enredo da LIESV. No Editorial seguinte, será a vez da Virtuafolia. É só aguardar que a folia na Internet está cada vez mais próxima!

A propósito... - Não perca todo domingo, às 21 horas, na Rádio Web Capital, o programa Capital do Samba. Comandado por Guilherme Dourado, a atração apresenta sambas-enredo de todas as épocas, além de diversos concorrentes, sambas clássicos, de raiz... e, é claro, as obras da LIESV, o maior espetáculo da tela. No programa, as gravações oficiais dos sambas-enredo de 2008 da liga virtual já podem ser ouvidos. Uma bela dica para quem é internauta e bamba de carteirinha! E clique aqui para conferir as letras dos sambas da LIESV para 2008.

Fonogramas no Galeria do Samba - Numa estupenda iniciativa do webmaster André Albuquerque, o site Galeria do Samba disponibiliza desde abril a seção Fonogramas (E), em que o próprio internauta pode enviar sambas concorrentes das mais diversas escolas e épocas para que sejam ouvidos e prestigiados. Até o momento, passa de 400 o número de concorrentes enviados. Clique aqui para conhecer e saber mais sobre os Fonogramas. Convém salientar que o site só aceita versões das eliminatórias, as demo, para não correr riscos de violar direitos autorais. Além do mais, o arquivo não pode passar de 4 MB (o ideal é mandar ripado em 64 kbps).

Novas colunas no SAMBARIO - Mal chegou no site dos sambas-enredo e ela está publicando sua quinta coluna. Ela é Denise, uma das mais antigas, populares e respeitadas foristas de carnaval da Internet que desde abril vem reforçando a equipe do SAMBARIO com o seu vasto conhecimento e opinião forte a respeito da folia carioca. Sua coluna vem fazendo muito sucesso, com bastante repercussão por parte dos bambas. Outra coluna nova é a "Quesito Bateria", que será dividida por dois jovens exímios entendedores do coração da escola de samba: a bateria. Ewerton Fintelman (presidente da escola LIESViana Rainha Negra) e Bruno Guedes (estudante de Jornalismo) são os dois rapazes responsáveis por manter no ar o projeto, que terá como objetivo avaliar as características das baterias de cada escola e a adequação de seus respectivos andamentos. É conferir e prestigiar!

Para encerrar... - Como prévia da atualização do quarto aniversário a ser realizada no próximo dia 29 (quando o SAMBARIO assoprará mais uma velinha), estamos disponibilizando o disco do Grupo de Acesso de 1978 (capa à direita) na seção Downloads. Um dos melhores LP's do grupo, o álbum conta com sambaços como "Festa de Olubajé" (Unidos da Ponte), "Vamos Brincar de ser Criança" (Imperatriz), "Festa da Uva no Rio Grande do Sul" (Caprichosos) e "Cor, Ação e Samba" (União de Jacarepaguá, numa estupenda e emocionante gravação). Ainda há aquele que eu considero o melhor registro fonográfico de Dominguinhos do Estácio para um samba-enredo, que é o belo "O Mestre da Musicologia Nacional" (Santa Cruz). Pela boa safra de sambas aliada a uma gravação vibrante, é um disco que vale a pena ser baixado! Ah, e uma surpresa ainda mais agradável está reservada para daqui a duas semanas, na atualização dos quatro anos. É só aguardar que 14 dias passam rápido!