PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

A PRIMEIRA NOITE DE DESFILES DO GRUPO ESPECIAL

A PRIMEIRA NOITE DE DESFILES DO GRUPO ESPECIAL 2026

16 de fevereiro de 2026, nº 79

NITERÓI - A Acadêmicos de Niterói abriu a primeira noite de desfiles do Grupo Especial e  apostou na forte comunicação com o público. A comissão de frente, porém, trouxe um telão de LED (recurso já manjado) e um elemento cenográfico simplório para representar a troca de faixas, o golpe de 2016 e a ascensão da extrema direita, simbolizada pelo “Bozo”, que reapareceu como presidiário na última alegoria.

No enredo, houve problemas de concepção ao aproximar a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva de nomes que enfrentaram diretamente a ditadura, como Zuzu Angel, Henfil e Vladimir Herzog. Além disso, a abordagem soou datada em alguns momentos.

A evolução foi lenta, com paradas ao longo do percurso. Ainda assim, o objetivo de causar foi atingido. Em sua provavel rápida passagem pelo Grupo Especial, a escola assumiu riscos e gerou debate.

IMPERATRIZ - A Imperatriz Leopoldinense apresentou-se mais solta do que em 2025, com um enredo leve e de forte comunicação com o público em homenagem a Ney Matogrosso. A narrativa fluida e afetiva favoreceu a empatia ao longo de todo o desfile, coroada pela presença do artista no último carro alegórico, em momento de grande apelo simbólico e emocional.

O samba, apontado por muitos como o mais fraco do grupo antes do Carnaval, mostrou força na Avenida e foi amplamente cantado pela arquibancada, criando um ambiente de participação intensa.

A comissão de frente apostou na dança e remeteu às coreografias marcantes de Fábio de Mello, com desenhos bem definidos e execução segura.

Houve harmonia impecável entre a plástica das alegorias e o desempenho do chão, com evolução consistente. O conjunto alegórico desponta como possivelmente o mais impactante que passará pela Sapucaí em 2026.

Belíssimo trabalho de Leandro Vieira, que imprimiu identidade estética e narrativa clara ao desfile.

Um problema na composição de uma alegoria provocou a paralisação da escola por alguns minutos, mas, pelo conjunto apresentado, o incidente não deve tirá-la da briga pelo título.

PORTELA - A Portela apresentou um desfile plasticamente muito bonito, embora tenha enfrentado problemas de acabamento nas alegorias que, assim como as fantasias, estavam excessivamente pesadas. Algumas delas tiveram contratempos antes e durante a apresentação, o que prejudicou seriamente a evolução da escola em determinados momentos.

Entre os destaques positivos, as apresentações seguras de Zé Paulo e Vitinho merecem registro. Ambos tinham a dura missão de substituir Gilsinho e Nilo Sérgio, respectivamente, e corresponderam com competência e firmeza.

A azul e branca acabou repetindo velhos erros e deve depender de tropeços das coirmãs para beliscar uma vaga no Desfile das Campeãs. Ainda assim, a missão de realizar uma apresentação digna, após um ano marcado por desfile pífio, mudanças e perdas, foi cumprida com louvor. Agora é rever o desfile de 2026 com atenção, corrigir as falhas e trabalhar para que os mesmos equívocos não se repitam no próximo carnaval.

MANGUEIRA - A Estação Primeira de Mangueira fez um desfile seguro e consistente na maioria dos quesitos, mostrando organização e confiança ao longo da apresentação.

A bateria veio mais cadenciada, possivelmente por causa do andamento do samba, o que deixou o desfile firme, mas sem tantos momentos de maior impacto.

O enredo sobre Mestre Sacaca acabou se mostrando um pouco denso, o que dificultou a leitura de algumas alegorias e fantasias.

O conjunto alegórico apresentou certa disparidade: enquanto algumas alegorias tinham mais impacto visual e melhor acabamento, outras pareceram mais simples, quebrando um pouco a unidade do desfile.

O abre-alas também teve dificuldade para deixar a pista, o que causou transtornos na evolução e gerou pequenos momentos de compressão entre as alas.

Ainda assim, a Mangueira praticamente garantiu vaga no Desfile das Campeãs, consolidando-se entre os destaques da primeira noite, ao lado da Imperatriz.

Cláudio Carvalho
claudioarnoldi@hotmail.com