PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

PORTELA: FAVOR RESPEITAR!

PORTELA: FAVOR RESPEITAR!

7 de abril de 2025, nº 73

O desfile da Portela em 2025 foi cercado por muitas expectativas, sobretudo no que diz respeito ao enredo. Milton Nascimento, que já havia sido homenageado pela Unidos do Cabuçu em 1989, emocionou a bolha do Carnaval com seus vídeos nas redes sociais, onde falava da emoção de ser tema da Majestade do Samba. Não houve quem não ficasse com os olhos marejados ao assistir a escola ensaiar ao som de "Maria, Maria" em Madureira ou na Sapucaí.

Talvez toda essa comoção tenha gerado no público e na mídia a certeza de que, independentemente da colocação, a Portela faria um grande desfile. Infelizmente, não foi isso que aconteceu. Numa apresentação cercada de problemas, a escola foi uma das grandes decepções do ano. A sensação de que Milton merecia muito mais foi praticamente unânime. Na Praça da Apoteose, o desapontamento estava estampado no rosto do portelense e de quem queria ver Bituca triunfal.

Num ano em que a apuração aconteceu apenas algumas horas após o término dos desfiles, houve pouco tempo para especulação acerca dos resultados. Era praticamente unanimidade nos grupos de WhatsApp, no entanto, que a Portela estaria fora do Desfile das Campeãs. Alguns mais exaltados chegaram a falar em briga pra não cair. Numa comparação descabida, lembraram do desfile de 2023. Alguns até de 2005, vejam vocês! Pois bem! A abertura dos envelopes, pela primeira vez lacrados após a apresentação de cada escola, destinou um inesperado quinto lugar à azul e branca.

O resultado, muito comemorado pelo portelense, escondia problemas evidentes. A escola não foi devidamente despontuada em quesitos onde foi muito mal, como evolução, por exemplo. O gabarito em samba-enredo também chamou atenção, apesar do esquecimento da jurada no último módulo.

Para além disso, o Salgueiro, que fez uma apresentação irretocável, ficou em sétimo lugar. Juntamente à rebaixada Unidos de Padre Miguel e à vice-campeã Grande Rio, a vermelha e branca da Tijuca foi uma das grandes injusticadas desse carnaval. Cabe ressaltar que não estamos questionando o título da Beija-Flor, mas sim os quesitos onde a escola de Caxias perdeu pontos preciosos, bem como as justificativas.

Dito isso, reiteramos que consideramos o resultado injusto. Nossa colocação final ficou assim:

Grande Rio
Beija-Flor
Imperatriz
Viradouro
Salgueiro
Tijuca
Mangueira
Portela
Vila Isabel
Unidos de Padre Miguel
Mocidade
Tuiuti

Entendemos, enquanto alguém que acompanha carnaval há mais de 20 anos, que a Portela foi uma das "beneficiadas" de 2025, o que, importante ressaltar, nada tem a ver com alguma influência da escola nos bastidores do carnaval.

Discordamos veementemente, no entanto, daqueles que dizem que a escola deveria brigar para não cair ou mesmo que merecia o rebaixamento. Muita gente tem dito isso, como o fez em 2023. Basta a Portela fazer um desfile problemático para que esse reivindicação venha à tona, quase sempre sem nenhuma justificativa técnica. Até porque ela não existe.

Nunca é demais lembrar que a escola gabaritou justamente em quesitos de chão, como harmonia e bateria, onde quase todas abaixo dela (e algumas acima) patinaram. Diante disso, só encontramos uma explicação para o "Portela deveria cair": mágoa e rancor.

Mágoa daqueles que não gostam da escola, ao contrário do que um discurso politicamente correto dá a entender. Rancor daqueles que, literal ou metaforicamente, lutam outro combate e querem medir a Águia Altaneira com sua réguas.


A Portela já foi beneficiada algumas vezes, como todas as escolas já foram. Também já foi prejudicada em inúmeras outras ocasiões. Poderia ter sido campeã em 2008, 2014, 2015 e 2016. Deveria ter sido campeã em 1995. Poderia voltar no Sábado das Campeãs em 2002 e deveria em 2004, por exemplo. Acho que aqui quase ninguém questiona isso.

Há que se ter cuidado para não se criar uma narrativa que gere uma "lei da compensação às avessas" e prejudique a escola em 2026. Ou será que não é justamente esse o objetivo?

Portanto, fazemos um apelo àqueles que de fato amam o samba. Questionem o que precisa ser questionado, mas poupem o fígado. A Portela não fez desfile pra cair pra Série Ouro. E por falar nisso, vocês realmente gostariam de ver a escola que criou o carnaval como conhecemos neste grupo, cujos resultados tanto criticam? Pensem bem e cuidado com o que desejam! Paz, luz e serenidade!


Cláudio Carvalho
claudioarnoldi@hotmail.com