PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Coluna do Cláudio Carvalho

AS "PREVISÕES" DE "PAI CLÁUDIO" PARA O CARNAVAL 2019

2 de janeiro de 2019, nº 45

Ele voltou! Após 10 anos, o polêmico "Pai Cláudio" está de volta, com suas não menos polêmicas "previsões" para o Carnaval 2019. Brincadeira à parte, queremos, antes de mais nada, deixar claro que:

- o autor da coluna, apesar de espírita, não é pai de santo, babalorixá ou nada parecido, e suas "previsões" nada mais são do que estimativas, baseadas nos bastidores do carnaval.

- Estas estimativas não refletem o desejo do autor, e não tem qualquer compromisso com escola, presidente ou quem quer que seja.

Dito isso, vamos às "previsões"...

Grupo Especial:

Beija-Flor: A atual campeã desponta como grande favorita ao bi, apesar de desfilar no domingo. A crise financeira que assola o carnaval carioca não parece ser um problema pelas bandas de Nilópolis.

Tuiuti: Dificilmente repetirá o feito de 2018. Apesar das notícias do barracão adiantado, desfile das campeãs já será lucro pra escola de São Cristóvão.

Salgueiro: A guerra política pode ter efeitos negativos pra escola e tirá-la da briga pelo título. Não fosse isso, seria franca favorita.

Portela: Em porteira que passa boi, passa boiada. Depois do fim do jejum de 33 anos sem título, o céu é o limite em Oswaldo Cruz e Madureira. Lá vem trovoada!

Mangueira: Os acontecimentos envolvendo o presidente da escola transformam o desfile da verde e rosa numa grande incógnita, mas uma coisa é certa: garra e disposição não vão faltar!

Mocidade: Outra escola que se rejuvenesceu com o título e que voltou a ser favorita. Além disso, vai encerrar o desfile. Pesa contra si, segundo a própria, a crise financeira. Vamos aguardar...

Tijuca: A chegada de Laíla trouxe novos ventos e recolocou a escola nos eixos. Tem um dos melhores, senão o melhor samba do ano e vem muito forte.

Imperatriz: Pode beliscar uma vaga no sábado das campeãs, mas por enquanto, corre por fora. Tendência a se manter no meio da tabela.

Vila Isabel: Após desfilar completamente descaracterizada na passagem relâmpago de Paulo Barros, a Vila retomou o eixo e se reforçou. Tem tudo pra voltar no sábado e pode surpreender.

Ilha: Nada de novo no front. Tendência a permanecer onde está, mas precisa abrir o olho pra não flertar com o rebaixamento.

São Clemente: Briga pra permanecer.

Grande Rio: Após protagonizar a grande polêmica de 2018, a escola deve passar despercebida em 2019. Dificilmente vai repetir o mesmo infortúnio ou brigar pelo título. Tendência é a posição intermediária.

Império Serrano: Briga, com muita dificuldade, pra permanecer.

Viradouro: Parece que voltou pra ficar e, se bobear, pode até beliscar uma vaga nas campeãs.

Pra resumir...

Favoritas: Beija-Flor, Portela e Tijuca
Correm por fora: Mocidade e Salgueiro
Podem surpreender: Vila e Mangueira
Figurantes: Grande Rio, Imperatriz, Tuiuti e Viradouro
Brigam pra permanecer: Ilha, São Clemente, Império Serrano

Série A: Nunca uma escola que desfilou na sexta-feira foi campeã, e a Unidos de Padre Miguel, que vem batendo na trave há três anos, pode quebrar esse tabu. Brigam pelo título, junto com ela, Estácio e Porto da Pedra. Cubango pode surpreender. Alegria da Zona Sul, Bangu, Sossego e Ponte brigam pra permanecer.

Enfim, essa me parece a tendência, hoje, 2 de janeiro de 2019, de acordo com o que apontam os bastidores. Até lá, muita água vai rolar, e já no Guia do Carnaval, do próximo mês, poderemos ter novidades. A coluna deseja a todos um feliz 2019, com muita saúde, paz, e samba no pé.

Com crise ou sem crise, com ensaio ou sem ensaio, vai ter carnaval! Evoé!


Cláudio Carvalho
claudioarnoldi@hotmail.com