PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...
     
O (AGITADO) MERCADÃO DO CARNAVAL 2023

16 de maio de 2022, nº 65


Um carnaval acabou e outro já está no horizonte. Mal completou um mês em que a Grande Rio festejava seu inédito campeonato e as movimentações do mercado carnavalesco para 2023 estão a mil por hora - e ao melhor estilo sucesso do momento: desenrola, bate, joga de ladinho... Enfim, caso o leitor deste SAMBARIO esteja por fora do noticiário e perdeu algum detalhe, apresentamos aqui um panorama do vai e vem do carnaval carioca pontuando alguns destaques, em formato que remete ao famoso "vai e vem do mercado" do jornal Lance! nas décadas passadas (bateu aquela nostalgia, né?)

Importante destacar ao leitor: as informações do quadro abaixo tem como base o que foi anunciado pelas escolas até o fechamento desta coluna, portanto, desconsiderando movimentações que tenham acontecido após a publicação do mesmo - algumas escolas, por exemplo, ainda não oficializaram renovações e/ou trocas em determinados segmentos.


LEGENDA: Nome (cargo, nas chegadas, escola de onde veio / nas saídas, escola para onde vai)


Barca dos Exus: o abre-alas da Grande Rio (Foto: Cláudio Carvalho/Sambario)


GRANDE RIO

Quem veio: ninguém

Quem fica: Toda a equipe atual (carnavalescos, intérprete, direção de carnaval, mestre de bateria, mestre-sala e porta-bandeira) foi renovada para 2023

Quem vai: ninguém



BEIJA-FLOR

Quem veio: Jorge Teixeira e Saulo Filenon (coreógrafos, Mocidade)

Quem fica: Dudu Azevedo (diretor de carnaval), Alexandre Louzada (carnavalesco), Valber Frutuoso e Simone Sant'anna (direção de harmonia)

Quem vai: Marcelo Misailidis (coreógrafo, contratado pela Imperatriz)


DESTAQUE: Um dos integrantes da equipe que desenvolveu o desfile de 2022, ANDRÉ RODRIGUES foi efetivado como carnavalesco da azul e branca de Nilópolis e vai assinar o próximo carnaval ao lado de Alexandre Louzada. Um acerto e tanto!





VIRADOURO

Quem veio: Priscilla Motta e Rodrigo Negri (coreógrafos, Mangueira)

Quem fica: Tarcísio Zanon (carnavalesco), Zé Paulo Sierra (intérprete), Julinho e Rute (mestre-sala e porta-bandeira), Alex Fab e Dudu Falcão (diretores de carnaval)

Quem vai: Marcus Ferreira (carnavalesco, contratado pela Mocidade), Alex Neoral e Márcio Jahu (coreógrafos, contratados pela Vila Isabel)



DESTAQUE: Diretor de carnaval há quatro carnavais, DUDU FALCÃO também ficará responsável pela direção de harmonia da vermelha e branca de Niterói, em parceria com Jefferson Coutinho e Marcos Mendes. Em 2023, veremos um Dudu multitarefado, já que fora anunciado como diretor de carnaval na União da Ilha.






VILA ISABEL

Quem veio: Paulo Barros (carnavalesco, Paraíso do Tuiuti), Alex Neoral e Márcio Jahu (coreógrafos, Viradouro)

Quem fica: Tinga (intérprete), Marcinho e Cris Caldas (mestre-sala e porta-bandeira), Moisés Carvalho (diretor de carnaval)

Quem vai: Edson Pereira (carnavalesco, contratado pelo Salgueiro), Márcio Moura (coreógrafo)


PORTELA

Quem veio: ninguém

Quem fica: A maioria da equipe atual (carnavalescos, mestre de bateria, mestre-sala e porta-bandeira) foi renovada para 2023. Os demais segmentos não listados em parênteses devem continuar, esperando apenas a eleição na escola para confirmação.

Quem vai: ninguém


SALGUEIRO

Quem veio:
Edson Pereira (carnavalesco, Vila Isabel)

Quem fica: Sidclei e Marcella Alves (mestre-sala e porta-bandeira), Patrick Carvalho (coreógrafo), Guilherme e Gustavo (mestres de bateria)

Quem vai: Alex de Souza (carnavalesco, contratado pelo Império Serrano)


MANGUEIRA

Quem veio: Guilherme Estevão (carnavalesco, Império da Tijuca), Annik Salmon (carnavalesca, Porto da Pedra), Cláudia Mota (coreógrafa, Paraíso do Tuiuti), Dowglas Diniz (intérprete, Engenho da Rainha), Rodrigo Explosão e Taranta Neto (mestres de bateria, pratas da casa), Amauri Wanzeler (diretor de carnaval), Helton Dias (diretor de harmonia)

Quem fica: Marquinho Art'Samba (intérprete), Matheus e Squel (mestre-sala e porta-bandeira)

Quem vai: Leandro Vieira (carnavalesco, contratado pela Imperatriz), Priscilla Mota e Rodrigo Negri (coreógrafos, contratados pela Viradouro), Wesley (mestre de bateria)


DESTAQUE: A responsa agora está com eles! De carnavais recentes na Série Ouro, GUILHERME ESTEVÃO E ANNIK SALMON assumem a tarefa de substituir Leandro Vieira no desenvolvimento de carnaval da Estação Primeira. No microfone, um prata da casa e recentemente campeão do Grupo B da LIVRES com o Engenho da Rainha: DOWGLAS DINIZ vai conduzir o carro de som verde e rosa ao lado de Marquinho Art'Samba.





MOCIDADE

Quem veio: Marcus Ferreira (carnavalesco, Viradouro), Paulo Pinna (coreógrafo)

Quem fica: Marquinho Marino (diretor de carnaval)

Quem vai: Fabio Ricardo (carnavalesco), Jorge Teixeira e Saulo Filenon (coreógrafos, contratados pela Beija-Flor)


UNIDOS DA TIJUCA

Quem veio: ninguém

Quem fica: Jack Vasconcelos (carnavalesco), Wantuir e Wic Tavares (intérprete), Casagrande (mestre de bateria)

Quem vai: Phelipe Lemos (mestre-sala, contratado pela Imperatriz)


DESTAQUE: Grande revelação do carnaval 2022, WIC TAVARES faturou 13 prêmios - entre eles o Estandarte de Ouro - e, de contrato renovado, vai seguir como cantora oficial do Pavão ao lado do pai, Wantuir. No dia 2 de junho acontece a cerimônia do TROFÉU SAMBARIO. Será que vai pintar o décimo quarto prêmio na galeria?


Wic Tavares (Foto: Thiago Bernardes / UOL)


IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

Quem veio: Leandro Vieira (carnavalesco, Mangueira), Marcelo Misailidis (coreógrafo, Beija-Flor), Pitty de Menezes (intérprete, Porto da Pedra), Phelipe Lemos (mestre-sala, Unidos da Tijuca), Mauro Harmonia (diretor de carnaval), Thiago Santos e Paulo Brandão (diretores de harmonia)

Quem fica: Rafaela Theodoro (porta-bandeira)

Quem vai: Rosa Magalhães (carnavalesca, contratada pelo Paraíso do Tuiuti), Thiago Soares (coreógrafo), Bruno Ribas (intérprete, contratado pela Unidos de Padre Miguel), Arthur Franco (intérprete)


DESTAQUE: O sonho virou realidade e PITTY DE MENEZES enfim terá sua primeira chance como intérprete oficial no Grupo Especial, após dois (ótimos) anos defendendo a Porto da Pedra.





PARAÍSO DO TUIUTI

Quem veio: Rosa Magalhães (carnavalesca, Imperatriz), João Vitor Araújo (carnavalesco, Cubango)

Quem fica: Raphael e Dandara Ventapane (mestre-sala e porta-bandeira), Marcão (mestre de bateria)

Quem vai: Paulo Barros (carnavalesca, contratada pelo Vila Isabel), Cláudia Mota (coreógrafa, contratada pela Mangueira)


DESTAQUE: Experiência e juventude bem mescladas no Paraíso: ROSA MAGALHÃES E JOÃO VITOR ARAÚJO vão dividir o desenvolvimento do próximo carnaval da azul e amarelo.





IMPÉRIO SERRANO

Quem veio: Alex de Souza (carnavalesco, Salgueiro), Ito Melodia (intérprete, União da Ilha), Marlon Flores e Danielle Nascimento (mestre-sala e porta-bandeira, União da Ilha), Junior Scapin (coreógrafo, São Clemente)

Quem fica: Vitinho (mestre de bateria), Wilsinho Alves (diretor de carnaval)

Quem vai: Leandro Vieira (carnavalesco, contratada pela Imperatriz), Patrick Carvalho (coreógrafo), Nêgo (intérprete, contratado pela Porto da Pedra)


DESTAQUE: Segura a marimba, Serrinha! ITO MELODIA deixou a União da Ilha depois de 20 anos e vai defender as cores do Reizinho de Madureira. A movimentação que surpreendeu (e balançou) o mercado do carnaval.



Ito Melodia muda de casa depois de 20 anos (Foto: Vanessa Aragão/Império Serrano)


Destaques na Série Ouro

- A São Clemente contratou o diretor de carnaval Thiago Monteiro e trouxe de volta o carnavalesco Jorge Silveira.

- Um nostálgico reforço em São Gonçalo: a Porto de Pedra anunciou a volta de Mauro Quintaes à escola depois de 24 anos. Foi no Tigre onde o carnavalesco despontou pra folia nos anos 90.

- Reforço triplo na Unidos de Bangu: o intérprete Pixulé, o mestre de bateria Laion e o carnavalesco Robson Goulart, tricampeão em Vitória com a Boa Vista.

- Com a ida de Guilherme Estevão para a Mangueira, o Império da Tijuca aposta em uma dupla de carnavalescos: o experiente Junior Pernambucano, que retorna à escola por onde venceu o Acesso em 2013, e o jovem Ricardo Hessez, assistente em agremiações como São Clemente e Dragões da Real e que assinou o carnaval da Botafogo Samba Clube em 2022.

- União da Ilha irá anunciar esta semana seu novo time de carnaval



Uma negra rosa em Niterói

Foi anunciado o primeiro enredo do Grupo Especial carioca para 2023 de maneira oficial: desenvolvido por Tarcísio Zanon, "Rosa Maria Egipcíaca" será o tema apresentado pela Unidos do Viradouro, contando a história de Rosa Courana, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no país.





Pra tomar nota

Já é sabido que a Grande Rio vai homenagear Zeca Pagodinho, que a Portela exaltará seu centenário e que o Império Serrano está em vias de anunciar a homenagem a Arlindo Cruz. No entanto, as três ainda não deram maiores detalhes acerca de seus respectivos desenvolvimentos.


A última volta do ponteiro

No próximo fim de semana acontecerá os desfiles das escolas de samba em Ilhabela, litoral-norte de São Paulo. É a cidade que fecha o ciclo carnavalesco do país em 2022. Neste mês de maio tivemos desfiles em Porto Alegre, Cruz Alta e Nova Friburgo.

Sambando por Aí volta assim que terminar de prestigiar a folia na cidade homenageada pela Unidos de Vila Maria em 2016.



Coluna anterior: No Ifá das Entrelinhas, um Resumo do que se viu na Sapucaí
Coluna anterior: Carnaval 2022 pelo Brasil - Desfiles de Corumbá
Coluna anterior: Carnaval 2022 pelo Brasil - Desfiles de Niterói
Coluna anterior: Carnaval 2022 pelo Brasil - Desfiles de Vitória

Se inscreva no canal SAMBARIO no YouTube

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca