PRINCIPAL    EQUIPE    LIVRO DE VISITAS    LINKS    ARQUIVO DE ATUALIZAÇÕES    ARQUIVO DE COLUNAS    CONTATO

Sambando por aí...
   
A SERRINHA PISOU NO GRAMADO

31 de maio de 2021, nº 55


Peço licença e perdão ao grande Madureira Esporte Clube, vice-campeão estadual há 15 anos, por mudar a sua citação no samba de 2013 da Portela, mas é por um nobre motivo. A partir da tarde desta segunda-feira, 31, uma outra estrela de Madureira vai pisar no gramado. O Império Serrano, nove vezes campeão no carnaval carioca, iniciará sua jornada no Campeonato Carioca da Série C, hoje equivalente à quinta divisão no estado do Rio, com a equipe de futebol montada pela diretoria da agremiação.

A ligação entre futebol e carnaval é muito antiga. Algumas escolas surgiram de times de futebol, grandes exemplos que são a Mocidade Independente de Padre Miguel, oriunda do Independente Futebol Clube, e a Unidos do Porto da Pedra, fundada a partir do Porto da Pedra Futebol Clube. Em São Paulo, a torcida de um time de futebol de várzea na década de 70 deu origem a Colorado do Brás, que ao longo de sua história foi associada à nomes lendários do carnaval paulistano como Dom Marcos (1956-2019) e Geraldo Filme (1927-1995). Sem falar nos exitosos projetos sociais voltados ao esporte de Mangueira e Salgueiro, que possuem vilas olímpicas.

A poucos momentos da sirene tocar para a Serrinha começar a desfilar nos gramados do Rio, esta coluna apresenta um guia completo destacando toda a preparação da verde e branco de Madureira para sua estreia na Série C do Estadual. Acompanhe, em quatro pontos, como o Reizinho chegou a este tão aguardado 31 de maio de 2021.


O anúncio da equipe


Apresentação dos uniformes do Império Serrano Esporte Clube (Foto: Fábio Rossi/Agência O Globo)


Na noite do dia 9 de março, o portal Futebol do Rio, veículo que acompanha as divisões inferiores do futebol carioca (uma espécie de "sucessor" do FutRio, site que por quase 10 anos acompanhou os clubes de menor porte) noticiou a filiação do Império Serrano à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), deixando no ar a possibilidade da agremiação disputar a Série C estadual - a partir deste ano a quinta divisão. A escola desembolsou R$ 200 mil, quantia exigida pela FFERJ para aceitar novos clubes em seus quadros.

Após a publicação da reportagem, o Império emitiu nota oficial confirmando a filiação e o interesse de viabilizar uma equipe para a disputa da Série C do Carioca para "ajudar os jovens das comunidades do Complexo da Serrinha e adjacência" e "cada vez mais valorizar o compromisso com a responsabilidade social; Para tal, além dos serviços de entrega de cestas básicas e encaminhamento para emissão de documentos e orientações jurídicas, a agremiação vem viabilizando a filiação e desenvolvimento de atividades em diferentes modalidades esportivas".

Poucos dias depois do anúncio, a equipe foi apresentada oficialmente na live do 74° aniversário da escola.


Reforços

O Império se reforçou bastante para disputar a quintona. O plantel comandado por Marcelo Mariano terá para o gol, Léo Flores (o mais experiente do time, com passagens por vários clubes do Rio), Leandro (passagens por clubes de Portugal e pelo Barra da Tijuca), Daniel Reis (ex-Madureira e Cascavel) e Yan Acioly (ex-Madureira, Operário-PR e Angra dos Reis). Nas laterais, Guilherme Conceição (base do Vasco, ex-Sãocarlense), Maurício (veio da base do Osasco Audax), Lucas Feitosa (ex-Rondoniense), Baianinho (ex-Rondoniense e Grêmio Mauaense) e Dieguinho (ex-Volta Redonda, Duque Caxiense e Villa Rio). Zagueiros: Matheus Nunes (surgido na base do Grêmio e passagem pelo Goytacaz), Yuri (ex-Barcelona/RJ e Teresópolis), Anderson Corrêa (ex-Tigres do Brasil), Anderson Nascimento (ex-Olaria e Angra dos Reis) e Gabriel (estreando no profissional, também atua como volante). O meio campo conta com Julio (ex-Bangu, Fluminense, Penapolense-SP), Murilo (passagens por São Cristóvão, Olaria e até na República Dominicana), Luciano (ex-Barcelona/RJ e Portuguesa da Ilha), Walney (ex-Barra da Tijuca), Gabriel Bittencourt (ex-Audax), Vitor (ex-Nova Cidade), Paulinho (longa passagens pelo futebol japonês) e Keven (ex-Madureira e São Gonçalo). Para o ataque, Thompson (ex-Bonsucesso e Bangu), Richardson (jogou nas categorias de base de Botafogo, Fluminense e Vila Nova), Erik (ex-Jacioba) e Mamute (ex-Carapebus, São Cristóvão e Gonçalense).

Novas contratações ainda estão previstas, faltando detalhes para serem oficializadas.


Preparação


Império Serrano realiza jogo-treino contra o Paduano no CFZ (Foto: Divulgação/Império Serrano EC)


O Expresso da Serrinha realizou nada mais que 11 jogos-treino, com saldo de sete vitórias, dois empates e duas derrotas. O primeiro teste foi em 10 de abril na cidade de Belford Roxo: vitória de 2 a 0 sobre o Porto Real. Depois, 1 a 1 com o America, 3 a 1 no sub-20 do Madureira no primeiro "clássico" da região, 4 a 0 no Campo Grande, 1 a 0 na equipe sub-23 do Audax, 2 a 1 no SAFERJ, 2 a 1 no Uni Souza, triunfo de 3 a 2 no Rondoniense e revés, pelo mesmo placar, para o Paduano. O último desafio foi contra a equipe sub-20 do Vasco, atual detentora dos títulos Carioca e Copa do Brasil da categoria. O duelo terminou empatado em 2 a 2.

Um parêntese: o Império também fez um jogo-treino contra o Bangu, em Moça Bonita, em 13 de abril. Vitória alvirrubra, mas o resultado não fora divulgado.


O caminho da Serrinha no certame

A estreia do Império Serrano na quintona carioca será como visitante. A verde e branco vai até a Casimiro de Abreu enfrentar o Búzios, às 15h. Aliás, nas danças que o calendário promove, a partida foi de domingo pra segunda e de Cabo Frio para Casimiro. Este jogo, aliás, esteve ameaçado de não acontecer, já que o Búzios não havia inscrito o número mínimo de atletas exigido pela federação, conforme noticiou o Plantão Enfoco no último sábado.

Depois da estreia, o Expresso da Serrinha recebe o Independente em Conselheiro Galvão no dia 3 de junho - isso se o calendário não for mexido, claro. Já no dia 6, enfrenta o União Central fora de seus domínios. O clube folga na quarta rodada, já que são 15 clubes na disputa da Série C - eram 17, mas Canto do Rio e EC Resende desistiram do certame. Após a folga, o Império volta a campo em 14 de junho contra o Itaboraí Profute. A primeira fase está prevista para terminar em 19 de agosto, uma quinta-feira, onde a esquadra verde e branca joga contra o Barcelona/RJ em casa.

Os quatro primeiros colocados disputam a semifinal. Os finalistas da C sobem para a Série B2 do Campeonato Carioca.


Citando "O Tempo Não Para", samba-enredo imperiano do carnaval de 1995, a ver se os gramados fluminenses vislumbram um bom astral pra coroa imperial.

(Colaborou: Pedro Menezes)

Carlos Fonseca
Twitter: @eucarlosfonseca
Apresentador do Carnaval Show na Rádio Show do Esporte todas às quartas-feiras às 20h
www.radioshowdoesporte.com.br